Roblox: como criar um jogo no Roblox Studio!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O Roblox conta com milhões de jogos gratuitos disponíveis. E você pode ser um dos criadores desses jogos! Fazer isso, contudo, é bastante trabalhoso e exige de você alguma prática na ferramenta Roblox Studio. Neste artigo vamos explicar como usá-la, para que possa criar os mais variados tipos de jogos.

Passo 1: baixando e instalando o Roblox Studio

O Roblox Studio é a única ferramenta que você pode usar para criar um jogo no Roblox. Por isso mesmo não dá para criar um jogo ou mesmo um mapa no celular ou em tablet, visto que o app do Studio está disponível apenas para computadores, tanto Windows quanto Linux e Mac.

Entendido isso, acesse o site principal do Roblox. O registro é muito rápido e não pede nada além de data de nascimento, login e senha. É rápido e intuitivo! Uma vez feita a conta, poderá acessar os jogos já criados por você, bem como os games criados pelos seus amigos ou por outros jogadores.

tela roblox
Tela da homepage da sua conta

Agora pode baixar o Studio na seção de criação da Roblox. Basta clicar em "Criar", ao lado da "Loja do Avatar", no menu superior, como pode ver na imagem acima. A instalação não demora mais do que alguns minutos.

Depois que estiver devidamente instalada, podemos passar para o passo seguinte! O passo seguinte dependerá do seu objetivo ao criar um jogo e do seu nível de experiência usando o Roblox Studio. Por isso verá abaixo:

  • Como criar jogos do zero
  • Como criar jogos por tema
  • Como criar jogos por tipo de gameplay

Passo 2: criando o jogo com o Studio

Nosso tutorial se baseia em 3 tipos de criadores de jogos:

  • Iniciantes: terão prontos todo o visual e a parte física, assim com as regras do jogo. Podem fazer edições visuais pontuais, como alterar objetos, mudar o dia para a noite, personalizar o avatar, etc. Não é preciso quase nada de conhecimento de código.
  • Intermediários: terão o terreno pronto, temático, usando um modelo do Roblox. Não precisarão criar personagens, objetos e modelos básicos, mas terão de criar o gameplay. Portanto precisam de um bom conhecimento de código e de programação.
  • Experientes: vão criar terreno, objetos, personagens, regras e sistema de regras do jogo, o gameplay. Precisam conhecer muito de código e de programação.

1. Criando jogos com gameplay pronto - Nível Iniciante

Aqueles que não têm muita experiência criando jogos e que não sabe muito sobre programação e código, deve optar pelo modelo do gameplay. É a forma mais rápida e fácil, pois as regras do jogo já estão estabelecidas. Nesse caso, são apenas 7 modelos que o jogo oferece.

gameplay roblox

Digamos que tenha escolhido "Obby", que é jogo estilo plataforma: ir de um lugar a outro. Tudo que deve fazer é acrescentar ou trocar elementos visuais, como objetos ou o avatar. O gameplay já está lá, portanto não terá de criar muitas coisas. É deixar o jogo "mais a sua cara" e pronto!

obby roblox

No exemplo acima poderia fazer alguns ajustes. Exemplo: trocar as cores das bases, alterar o dia pela noite e até mesmo, se conseguir, mudar a duração do jogo. As opções no Roblox Studio são muitas, por isso tente ficar calmo e explorar pouco a pouco.

2. Criando jogos por tema - Nível Intermediário

mapas roblox studio
Se clicar em "Theme", verá diversos mapas temáticos como modelo

A base temática permite que você comece com uma base de terreno já pronta. Existem diversos temas disponíveis, como um medieval, em que você começa a criar a partir de um castelo com uma vila. A vantagem dessa escolha é que você gasta menos tempo fazendo as fundações do jogo. Além disso, pode encontrar um tema que se encaixe no gameplay que quer fazer.

Abaixo criamos um mapa baseado no tema "Castle" e colocamos nosso avatar para andar por ele. Como pode ver, já tem vários objetos e construções prontas. Inclusive o próprio avatar. Mas se quiser, pode deletar todos ou alguns que ache que não valha a pena manter. E, claro, pode mudar a aparência do seu personagem e dos NPCs.

testar jogo roblox

Porém aqui as mecânicas do gameplay não estão definidas. Ou seja: é preciso um conhecimento de programação e de código também. Dessa forma conseguirá criar mesmo o jogo em si, não apenas o mapa, pois terá seu sistema de regras.

3. Criando jogos do zero - Nível Experiente

Criar um jogo do zero é o mais difícil, mas pode ser o mais divertido, pois você tem 100% de liberdade de criação. Para isso, vamos usar o mapa baseplate. Esse modelo é um "tela em branco". Você já tem o céu pronto, mas tem que construir todo o terreno, passando pelos objetos, NPCs, etc.

Na imagem abaixo pode ver que não tem mesmo nada no mapa:

baseplate roblox

A partir disso, o primeiro passo é criar o terreno. O terreno pode ser dos mais variados elementos. Podemos usar madeira, basalto, gelo, pedra, areia, água, plástico e até lava. Demora um pouco até encontrar todas as ferramentas. No editor de terrenos, você pode selecionar alguns elementos básicos para gerar de uma vez só:

gerador de terreno

No caso, optamos por gerar um mapa ártico.

neve artico roblox

Uma vez criado o terreno, você vai começar a adicionar todos os demais elementos:

  • Objetos
  • Personagens
  • Efeitos visuais
  • Efeitos sonoros
  • Regras do jogo

Não entraremos em detalhes quanto a esses aspectos para manter este tutorial simples. Porém você terá de explorar com bastante calma e atenção a aba "Model". É nela onde criará os avatares, por exemplo, assim como poderá definir os comportamentos de todos os elementos do jogo. Aliás, se criou um avatar em outro tipo de programa de criação, pode exportá-lo para o Studio!

avatar roblox
Exemplos de avatares que pode importar de outras criações

Assim que criar todos os elementos do jogo, vai estabelecer as mecânicas de funcionamento do gameplay. Início de jogo, fim de jogo, regras, etc. Nesse ponto terá de ter algum conhecimento de programação e código, principalmente de HTML.

Passo 3: testando o jogo no Roblox Studio

Esse passo é super importante. A cada mudança na edição do jogo, você pode testar para ver como ele está ficando. É bacana para verificar se os NPC's estão fazendo o que você quer que eles façam ou se o comportamento do mundo todo está de acordo com o esperado.

testar jogos roblox
Tela de teste do jogo no Studio!

Para isso, vá em "Test" no menu superior e clique no símbolo do "Play". Agora poderá andar por todo o mundo do jogo livremente, usando as setas de movimentação no teclado. Pode interagir com os objetos que setou para serem interativos, por exemplo, confirmar se pode entrar nos prédios ou se esqueceu de adicionar qualquer coisa ao mapa.

Para voltar ao modo de edição, clique em "Stop".

Passo 4: publicando um jogo no Roblox

Quando você tiver certeza de que o seu jogo está pronto para ser jogado, é hora de publicá-lo. Para fazer isso, basta clicar em "Publish to Roblox" no menu superior "File":

publicar jogo no roblox

Na tela seguinte terá de definir o gênero do jogo, se ele será público ou privado, nome e os dispositivos em que estará disponível. Assim que determinar todas essas opções, basta clicar em "Create" para colocar seu jogo online!

criar jogo roblox

Criar mapa e jogo no Roblox é a mesma coisa?

Não. Você pode usar o Roblox Studio para criar mapas e editar mapas já criados, mas criar um jogo é diferente. O mapa faz parte da criação de um jogo, sendo a primeira etapa dela. Depois disso, você terá de definir as regras do gameplay, quantos jogadores podem participar, etc. Tudo pela ferramenta do Studio.

Quando você cria um mapa do zero, por exemplo, precisa escolher se esse mapa é jogável. Se ele for jogável, temos um jogo. Se for apenas temático, apenas teremos um mapa onde os outros jogadores poderão estar, visitar, andar e até interagir. Porém não há a componente de regras e de objetivo de um jogo.

Veja também:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.