Como encontrar um jogo que não sei o nome: veja 3 métodos


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Todo mundo já passou pela situação de querer encontrar um jogo, mas não lembrar do seu nome. Pensando nesse problemão, a gente criou este artigo para lhe passar 3 métodos que podem lhe ajudar a descobrir qual é aquele game cujo título está na ponta da língua!

Salientamos que nenhum dos mecanismos abaixo é 100% eficiente. Tudo vai depender do quanto você sabe ou se recorda do jogo que está procurando.

Mas não só! O Google trabalha com algorítimos de pesquisa. Ou seja: muitas vezes o que vai contar é a forma como você está pesquisando e quais palavras está usando para alimentar o browser.

Método 1: use bases de dados famosas

O primeiro método é entrar em bases de dados famosas em todo o mundo. Nelas há dezenas de filtros e de formas diferentes de encontrar um jogo. Pode ser por gênero, por plataforma, por data de lançamento ou por tantas outras maneiras.

Você pode até não lembrar do nome do game, mas certamente se lembra de algo relacionado a ele. Qualquer informação nesse sentido que possa inserir na base de dados vai facilitar sua busca.

Recomendamos 3 bases de dados de videogames:

Método 2: faça perguntas em fóruns especializados

Há dezenas de fóruns especializados na internet em games. Muitos pertencem a desenvolvedoras, a produtoras ou a plataformas. Alguns, como Reddit e Quora, são mais neutros, mas podem lhe ajudar como último recurso.

Assim como faria em uma base de dados no Método 1, diga aos usuários tudo que sabe sobre o jogo em questão. Certamente algum jogador saberá de qual jogo está falando. Pode ser que ele mande uma imagem e você prontamente confirme que é esse mesmo game!

Método 3: procure no Google Imagens

pesquisar nome de jogo por imagem

O terceiro método é o que menos pode dar resultado, pelo menos de forma imediata. O que você faria seria digitar algo que acredite ter no nome ou mesmo no próprio jogo na barra de pesquisa do Google Imagens. Ao lado escreveria "Screenshot", com a esperança de que aparecesse uma imagem referente ao título que você quer.

Digamos que quisesse procurar por Skyrim, mas não soubesse que esse é o nome. Você poderia digitar "dragão", "aventura", "jogo", ps4" e "screenshot". Pode ser que essa busca usando essas palavras não seja suficiente. Basta ir trocando ou adicionando, até que finalmente apareça a imagem do jogo que deseja.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.