10 jogos parecidos com GTA para os amantes de mundo aberto


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Todos os jogos da franquia GTA já venderam mais de 120 milhões de cópias. E esse sucesso da Rockstar parece estar em uma fórmula simples: um mundo aberto, em que o jogador se insere em uma realidade de gangues, corrupção e crimes. Se você é fã desse tipo de gameplay, saiba que existe uma porção de jogos parecidos com GTA.

Muitos desses jogos são gratuitos e estão inclusive disponíveis para celulares. Outros, por sua vez, você precisa pagar, seja para PC ou para PlayStation e XBox. Independente se você é um jogador mobile ou de consoles, veja abaixo nossa lista com 10 jogos semelhantes aos da franquia Grand Theft Auto.

1. Watch Dogs 2

watch dogs 2

Plataformas: PS4, Xbox One e PC

Watch Dogs, desenvolvido pela Ubisoft, foi lançado em 2014, mas não obteve críticas muito positivas. Foi somente com uma continuação, em 2016, que essa franquia ganhou a atenção dos jogadores. Se você não soubesse nada sobre o jogo e experimentasse o gameplay, certamente pensaria que está jogando algum tipo de spin-off de GTA.

O enredo não é inteiramente focado na criminalidade das ruas de uma grande cidade, mas há muitos elementos relacionados a isso em Watch Dogs 2. Você assume o controle de um jovem hacker, que quer destruir uma grande empresa de tecnologia. Você está munido de um sistema de hackeamento, que pode controlar praticamente tudo que há no jogo.

Além disso, é claro, você tem a sua disposição uma série de armas de fogo e de armas brancas. É possível roubar carros e motos e sair pela cidade dirigindo à toa. Há uma porção de missões secundárias que envolvem tirar selfies em monumentos importantes ou ajudar NPCs aleatórios.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gosta de mundos abertos inspirados em cidades reais
  • Se gosta de um gameplay que envolva tecnologia e hackeamento

2. Mafia III

mafia III

Plataformas: PS4, Xbox One e PC

Só pelo nome já é possível perceber que Mafia III é um jogo bastante semelhante a GTA. O enredo envolve o jogador, que assume a personagem Lincoln Clay, em uma temática de vingança e de violência. O objetivo é desmantelar a máfia da cidade de New Bordeaux, inspirada em New Orleans.

Essa cidade fictícia do jogo se apresenta ao jogador como um amplo mundo aberto. Nesse mundo aberto é possível cumprir missões principais e secundárias, que normalmente envolvem eliminar inimigos. Algo interessante é que além do uso de armas de fogo, é possível derrotar adversários no combate físico. Há, também, a possibilidade de fazer isso usando técnicas de furtividade.

Algo bastante diferente de GTA é a presença de interrogatórios. Se desejar, pode interrogar inimigos para obter informações relevantes ao progresso do jogo. Um ponto interessante de Mafia III é poder atacar e controlar edifícios pertencentes à máfia italiana. Além de tudo isso, dá para se divertir pela cidade dirigindo seu carro.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Interessar-se por temáticas relacionadas à máfia
  • Gostar de um gameplay com furtividade e com ação ao mesmo tempo

3. Bully

bully

Plataformas: PS2, PS3, PS4, Xbox 360, Wii, PC e Mobile

Bully, também da Rockstar, consegue ser mais controverso do que GTA. Como sugere o nome, a temática é focada na prática de bullying. O jogador controla Jimmy Hopkins, um adolescente que vive em um ambiente escolar nada saudável. Lá ele tem contato com professores e com funcionários imorais, além de colegas valentões que batem nos mais indefesos.

Esse jogo traz o conceito de mundo aberto, embora seja um mundo aberto limitado. Inicialmente se tem acesso apenas aos dormitórios e a todo o terreno da escola e a seus prédios. Como você está em um internato, deve participar das aulas, que são várias e até bastante interessantes. Mas é ao explorar o mundo estudantil que Bully se prova interessante.

Você não tem armas de fogo, é óbvio, mas pode usar estilingues e suas mãos para enfrentar adversários. Eles são os valentões da escola e membros de gangues estudantis. Seu objetivo é sobreviver a esse mundo de ameaças e agressões, protegendo sempre os mais fracos. Claro que esse jogo lhe permite ser tão bully quanto os seus inimigos, porém isso é uma escolha de cada jogador.

O sistema de combate, aliás, é muito bem desenvolvido em relação até mesmo a jogos atuais, como GTA V. Você pode levar o inimigo para o chão e finalizá-lo com golpes diferentes de acordo com a posição de ambos. Além disso, cada oponente tem um nível de dificuldade diferente. Um nerd é mais fácil de ser derrotado do que um atleta, por exemplo.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser simular uma experiência escolar
  • Experimentar um clássico do PlayStation 2

4. True Crime: New York City

true crime new york city

Plataformas: PS2, Xbox, Nintendo GameCube e PC

O segundo jogo da série True Crime é mais uma aventura urbana muito semelhante a GTA. O protagonista é Marcus Reed. Foi membro de uma gangue, até ser baleado e salvo por um policial. Apenas cinco anos depois tornou-se policial de New York. Cidade, essa, que é palco das missões do jogo.

O mundo aberto de True Crime: New York City é muito pequeno se comparado ao de GTA V e mesmo ao de GTA: San Andreas. Ainda assim, é possível dirigir e andar por ruas icônicas dessa metrópole. Se quiser, pode pedir um táxi para se deslocar por Manhattan ou mesmo pegar um metrô.

Talvez o ponto mais divertido desse jogo seja o fato de haver dois finais diferentes. Há o final Good Cop e o final Bad Cop. Os finais serão selecionados pelo jogo de acordo com seu desempenho durante as missões principais. Se for um policial correto, que não matou suspeitos nem roubou dinheiro, terá um bom final. Caso tenha sido corrupto, sabe o que lhe espera.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Achar interessante jogos com finais alternativos
  • For fã da série True Crime

5. Sleeping Dogs

sleeping dogs

Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC

Assim como Mafia III, Sleeping Dogs é um jogo que envolve o combate à máfia, no caso a chinesa. Esse game se passa na cidade de Hong Kong, com um mundo aberto imenso. No comando do detetive da polícia Wei Shen, é possível andar a pé pelas ruas ou conduzir veículos. Entre eles estão barcos, motos e carros.

O combate não é tão focado no uso de armas de fogo, mas sim na luta corporal. Há elementos de Batman: Arkham City no sistema de golpes, no estilo "FreeFlow". Já o sistema de condução de veículos possui elementos da série Need for Speed.

Como todo jogo em mundo aberto semelhante ao GTA, o jogador pode ou não cumprir as missões principais. Elas servem para progredir no jogo e para liberar áreas da cidade. Sleeping Dogs oferece, no entanto, uma porção de missões secundárias e de atividades extras.

Se quiser, pode roubar carros, participar de clubes de luta e apostar em brigas de galo. É possível participar de corridas de carro e, se for do seu interesse, visitar namoradas do jogador principal.

Lembrando que Sleeping Dogsé uma continuação de True Crime: New York City. O nome não foi True Crime: Hong Kong porque houve uma troca na desenvolvedora durante a produção do game.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser se aprofundar em uma narrativa sobre a temida máfia chinesa
  • Gostar de explorar mundos abertos enormes

6. Saints Row IV

saints row IV

Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC

A aclamada série de jogos Saint Row não poderia faltar nesta lista. O mais recente, Saints Row IV, traz novamente o líder do grupo Third Street Saints. Ele agora é Presidente dos Estados Unidos, o que significa que o jogo todo se passa em uma cidade fictícia semelhante a Washington D.C. Na verdade é a mesma Steelport do terceiro jogo, mas redesenhada.

O que chama a atenção em Saints Row IV é que a disputa entre gangues, clássica temática dos jogos anteriores, já não existe. O inimigo agora é extraterrestre. O objetivo agora é enfrentar aliens, em uma Steelport distópica e futurista. Para tanto, o jogador recebe poderes elementais e sobrenaturais.

Em relação ao título anterior, agora a personagem pode saltar prédios e correr a uma super velocidade. Além de variados super poderes, há uma árvore de habilidades, que podem ser melhoradas ao longo do jogo. Como nos demais jogos da série, é possível customizar quase inteiramente a aparência da sua personagem.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de temáticas alienígenas
  • Quiser customizar seu avatar

7. Total Overdose

total overdose

Plataformas: PS2, Xbox e PC

Um jogo pouco mencionado e que passa longe dos best-sellers, mas que é bem interessante. Ele é evidentemente inspirado em GTA, além de ser uma paródia do filme Era uma vez no México. O jogador pode controlar três personagens: Tommy, Ernesto e Ramiro. Os dois primeiros são controláveis apenas nas duas primeiras missões, no entanto.

É com Ramiro que você se aventura no combate a cartéis de droga mexicanos. O gameplay é aquilo que já conhecemos: dirigir ou andar a pé em um mundo aberto que se passa em uma cidade Mexicana. Você tem a possibilidade de usar uma série de armas de fogo, assim como pode adqurir carros comuns e outros lendários dentro da narrativa.

O sistema de combate corpo a corpo tem uma particularidade interressante: você pode finalizar um inimigo com os chamados Loco Moves. São seis diferentes Loco Moves, sendo que cada um dá acesso a diferentes combos e pontos de experiência.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de cultura ou referências à cultura mexicana

8. The Godfather: The Game

the godfather the game

Plataformas: PS2, PS3, Xbox, Xbox 360, Wii e PC

Com certeza a música tema dos filmes e mesmo do jogo já veio a sua cabeça. The Godfather: The Game, inspirado inteiramente no clássico de 1972, conta com muitas dublagens do filme original. Apesar disso, no entanto, ele é apenas inspirado, pois o enredo segue caminhos bem diferentes.

O jogo é um dos mais simples da nossa lista, em praticamente todos os sentidos. Apesar de se passar em um mundo aberto, na cidade de New York, o modo de exploração não é assim muito amplo. Tudo se foca mais em destruir as famílias rivais à família Corleone. O objetivo do jogador é se tornar o novo "Don".

O divertido é que ao longo das missões você poderá reconhecer alguns momentos retirados do filme.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Assistiu aos flmes da série O Poderoso Chefão
  • Gostar de assuntos relacionados à máfia italiana

9. Yakuza 6 - PS4

yakuza 6

Plataforma: PS4

Yakuza 6 é o último título da celebrada franquia Yakuza, cujo foco é a máfia japonesa. Nesse jogo você controla Kazuma Kiryu, um ex-membro dessa máfia e que a combate depois de ter sido expulso do grupo. Apesar das melhorias gráficas e dos sistemas de combate e de condução de veículos, Yakuza 6 continua o legado de outros jogos da franquia.

Ou seja, esse game traz a mesma dinâmica mista entre exploração em mundo aberto e eliminação de inimigos com armas de fogo ou na luta corpo a corpo. Há localidades em três cidades japonesas: Onomichi, Tokyo e Kamurocho. Em todas elas o jogador tem acesso a missões primárias e secundárias, além de itens novos, conforme a progressão do jogo.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Tiver jogado títulos anteriores da franquia
  • Ainda não experimentou nenhum título Yakuza

10. Reservoir Dogs

reservoir dogs

Plataforma: PS2, Xbox e PC

Quem é fã de Quentin Tarantino certamente vai entender a referência. Reservoir Dogs é uma adaptação do filme dirigido pelo diretor e é repleta de controvérsias. Não recebeu críticas muito positivas, tendo sido banido em países como Alemanha e Austrália, por promover atos de pura violência.

De qualquer forma, é um jogo em parcial mundo aberto. As missões são basicamente sequestrar pessoas e fazer reféns. A ideia não é matar ninguém. A mecânica de Reservoir Dogs classifica o jogador ou como "Profissional" ou como "Psicopata", dependendo da forma como ele age durante o gameplay. O final vai depender também de como você se comportou ao jogar.

Você deve jogar esse jogo se:

  • For fã de Quentin Tarantino
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.