Como melhorar o desempenho do PC para jogos: veja 10 dicas!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Quem tem um computador gamer sabe como é frustrante ver sua máquina ficar para trás. Por isso é muito importante saber como melhorar o desempenho do PC para jogos.

1. Aumente a memória RAM

Aumentar memória RAM
PC gamer com baixa memória RAM tem performance ruim!

Quando seu computador ficar muito lento, pode ter certeza de que isso tem a ver com a memória RAM. Ela é responsável por manter seu computador com desempenho, seja ele alto ou baixo. Um sistema operacional Windows, por exemplo, pode consumir até 2 GB dessa memória.

O que acontece quando há sobrecarga é que os dados começam a ser transmitidos ao disco rígido. Se for SSD já é ruim, se for um HD, então, é ainda pior. Nesses casos, vale a pena adicionar pentes de RAM para equilibrar as coisas.

O mínimo recomendado para quem quer jogar no PC é 8 GB de RAM. Mas a maioria dos PCs gamers de ponta tem 16 GB e mesmo 32 GB. É um investimento alto, a gente sabe, mas que é compensado pela performance.

2. Feche os aplicativos não usados

Quando você for jogar, o foco da máquina precisa estar inteiro no jogo. Quando isso não acontece, é normal que a experiência seja travada. Portanto não esqueça de desativar aqueles apps de inicialização do Windows. Eles consome muita memória RAM de cara!

Isso pode ser feito facilmente usando o Gerenciador de Tarefas se você possuir um Windows 8 para cima. Do 7 para baixo recomendamos que use o msconfig.exe. Lá poderá desativar a inicialização automática de todos os aplicativos.

3. Tenha um SSD

Um HD está aos poucos virando uma tecnologia ultrapassada. Apesar de a maioria dos PCs terem HDs de 1 TB ou até de 2 TB, o espaço não compensa, visto que a velocidade do computador diminui. Por isso inventaram o SSD. O SSD processa os dados de forma muito mais rápida.

Os pontos negativos dele é que ele ainda é mais caro que o HD e normalmente tem bem menos espaço. Contudo se a ideia é ter uma alta performance em um PC para jogos, você não vai fugir disso. Há quem prefira os modelos híbridos, com HD e com SSD, mas o ideal mesmo é ter uma máquina somente com SSD.

4. Remova softwares indesejados

Todo PC vem com aplicativos que você nunca vai usar. Você pode achar que não, mas eles vão sim atrapalhar a performance de seus jogos. Lembra do que falamos acima? A memória RAM acaba sendo consumida rapidamente por esses softwares.

A solução ideal é desinstalar todos. Entre na lista de aplicativos e veja quais são

5. Aprenda a gerenciar sua placa de vídeo

Placa gráfica
Não adianta ter uma super placa se ela estiver desatualizada

A placa de vídeo, óbvio, é parte fundamental de um bom desempenho em seu PC. Não basta ter a melhor GeForce ou a melhor AMD se não souber gerenciar todas as funcionalidades da placa. Além disso, é de extrema importância que atualize seus drivers para as versões mais recentes, obtendo o máximo de potência.

Se tiver uma Nvidia, baixe o GeForce Experience. Caso tenha uma placa da AMD, vamos com o AMD Catalyst Center. Verifique no site das empresas quais as melhores configurações e atualizações que pode fazer.

6. Tenha duas placas de vídeo potentes

O mais comum é as pessoas atualizarem a placa de vídeo para uma mais potente. Pague-se muito mais, mas em compensação a performance visual dos jogos fica espetacular. Uma alternativa mais em conta, até para não se desfazer da sua placa antiga, é ter duas da mesma empresa.

Para isso, seu PC precisa ter um slot PCI Express x16 na placa-mãe. Assim você poderá adicionar uma placa de vídeo extra, seja da Nvidia ou da AMD.

7. Ative o Modo de Jogo do Windows

Dica exclusiva para quem tem um sistema operacional Windows 10. Vá às configurações do sistema. Lá vá à seção "Jogos". Seleciona a opção "Modo de Jogo" para ativar. Isso fará com que a performance do PC seja focada no desempenho dos games, inclusive dando a opção de captura de tela, barra com atalhos e mesmo transmissão ao vivo das suas partidas.

8. Faça ajustes nas opções visuais do Windows

Ativar o Modo de Jogo do sistema operacional não é o bastante. É preciso ajustar os efeitos visuais do Windows para obter maior performance. No Windows 10 eles dão um ar mais bonito as suas operações diárias, mas são desnecessários para quem usa o PC para jogar.

Na seção "Ajustar a aparência e o desempenho do Windows" basta selecionar a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho".

9. Atualize seus jogos manualmente

Gráficos PC
Chegar aos gráficos mais bonitos no PC exige alguns sacrifícios!

Isso é um problema principalmente para quem joga usando o Steam. O Steam tem uma função em que seus jogos são atualizados com patches sempre que há algo novo nesse sentido. O update automático é bacana, mas consome RAM e pode deixar o PC lento quando você está no meio de uma partida online.

Portanto vá às "Configurações" do Steam e em "Dowloads" simplesmente remova a opção de fazer downloads enquanto joga.

10. Aumente o consumo de energia do PC

Por regra, seu Windows virá setado com um esquema de energia equilibrado. Ou seja, terá performance moderada e consumo energético normal. Aumentar o consumo de energia fará com que a performance fique muito melhor, o que descarrega a bateria com maior rapidez, caso esteja usando um notebook.

Além disso, essa "técnica" pode viciar sua bateria a longo prazo. Mas se você não se importa com isso, basta ir as opções de energia do Windows. Clique em escolher um plano de energia e selecione o que privilegia performance.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.