Medidor de FPS: 4 formas de ver os quadros por segundo de seus jogos


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Todo gamer de PC tem curiosidade em saber com quantos frames per second estão rodando os jogos em suas máquinas. Em alguns títulos isso pode ser visto nas configurações do game, mas em muitos casos essa opção não está disponível. Por isso nós trouxemos 3 ferramentas básicas, que servem como medidores de FPS.

FPS
Quanto maior a taxa de quadros por segundo, melhores são os gráficos

1. GeForce Experience da NVIDIA

Quem é experiente em jogar no computador provavelmente já tem essa ferramenta ou pelo menos já ouviu falar nela. De qualquer forma, ela só funciona se você tem uma placa de vídeo da empresa e se ela tiver suporte para ShadowPlay.

Se preencher esses requisitos, vá ao site da Nvidia. Baixe o GeForce Experience. Com ele, poderá usar o ShadowPlay, cuja função primária é capturar telas enquanto você joga. Uma de suas funções secundárias, contudo, é dizer com quantos FPS determinado jogo está rodando.

Ao entrar no GeForce Experience, verifique nas configurações se o ShadowPlay está ativo. Se estiver, entre nessa seção e vá no FPS Counter. Agora é só escolher em qual canto da tela ele vai aparecer.

Nesse mesmo menu pode selecionar um teclado de atalho para o FPS Counter. Isso permitirá que o desative sempre que quiser.

2. Steam

Baixou ou comprou um jogo pela Steam? Sorte a sua! Se vai jogar usando essa plataforma, está dispensado de qualquer ferramenta extra. A Steam já tem uma opção própria para fazer essa medição, e ela é bem simples de ser usada.

Tudo que precisa fazer é ir ao menu Steam. Uma vez lá, vá à seção Em jogo. Agora ative o Contador de quadros por segundo (FPS). Agora sempre que for jogar qualquer game dessa plataforma, saberá como sua máquina está rodando em termos de frames.

3. Fraps

O Fraps é um programa infelizmente pago, mas que para sua felicidade tem uma versão gratuita. Essa versão conta com um medidor de FPS. Tudo que tem de fazer é ir ao site oficial do programa e baixá-lo para o seu computador.

Assim que o aplicativo for baixado e instalado, abra-o. Vá à aba FPS e selecione a opção para que o medidor passe a funcionar. Nessa mesma seção você pode selecionar o canto da tela em que ele vai aparecer, bem como qual atalho do teclado usar para ativar/desativar o medidor.

4. MSI Afterburner

Esse é um programa que você pode baixar para otimizar seu hardware e obter maior potência de sua placa de vídeo. Isso, óbvio, se feito da forma correta, pode melhorar os quadros por segundo de seus jogos. Como é de se esperar, esse software conta com medidor de FPS.

Para usá-lo, primeiro vá ao site do programa e baixe-o. Quando ele estiver devidamente instalado, acesse as configurações e vá à aba de monitoramento. Selecione a opção para ativar o medidor de frame rate. Agora habilite-o na tela para que apareça durante suas sessões de jogatina!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.