Free Fire vs Fortnite: saiba qual o Battle Royale ideal para você


Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo

Free Fire Battlegrounds e Fortnite: Battle Royale são dos games mais populares do estilo Battle Royale, com uma grande comunidade de jogadores do mundo inteiro. Os dois games são muito legais, mas têm várias diferenças.

Nós comparamos os requisitos, as características das partidas, o armamento e outros detalhes importantes para saber qual é o game ideal para você. Confira as principais diferenças e semelhanças entre Fortnite e Free Fire.

Plataformas e requisitos

Free Fire Vs Fortnite 1

Free Fire foi originalmente pensado para rodar apenas em dispositivos móveis (apesar de ser possível jogar em um PC). Fortnite existe para PC, Mac, Xbox, Playstation e dispositivos portáteis Apple (apenas iPhone 6S/SE, iPad Mini 4, iPad Pro, iPad Air 2 ou iPad 2017), assim como a Nintendo Switch.

Free Fire é um jogo muito mais leve, ocupa pouco espaço, corre liso até em equipamentos mais antigos. Fortnite é bem mais pesado (mesmo na sua versão móvel) e precisa de muitos recursos para correr de maneira fluida. 

Hora da luta

Jogabilidade Free Fire Vs Fortnite

As partidas de Free Fire são disputadas entre 50 jogadores, com uma duração média de 10 a 15 minutos por partida. Fortnite opõe 100 jogadores com uma duração média de 20 minutos. A ação nos dois games é rápida. 

Nº Jogadores por PartidaDuração Média PartidaModosEventos EspeciaisMapas
Fortnite10020 minutosSolo, Duo, SquadSim1
Free Fire5010 minutosSolo, Duo, SquadSim2

A ação em Fortnite se desenrola em apenas um mapa, que vai sofrendo ligeiras alterações ao longo das temporadas. Em Free Fire, existem 2 mapas diferentes. 

É possível jogar Solo, Duo ou Squad nos dois games e cada um tem alguns modos que funcionam de maneira ocasional como, por exemplo, Corrida Mortal no Free Fire ou modo 20X20 no Fortnite. Nos dois jogos é possível jogar com amigos. 

Em Fornite, há a possibilidade de construir diferentes tipos de estruturas para defesa, ataque ou formas de chegar a locais difíceis usando recursos que podem ser coletados no mapa como madeira, pedra ou ferro.

Construir no Fortnite
A construção em Fortnite é uma das grandes diferenças

Construir proporciona outro estilo e estratégia, diferenciando Fortnite de muitos outros games. Enquanto que em Free Fire é preciso atirar bem para vencer, em Fortnite só atirar bem não basta. É preciso construir bem e rápido. 

Armamento

Armamento Free Fire Vs Fortnite

Free Fire e Fornite têm diferentes tipos de armas, agrupadas por tipo. Existem snipers, fuzis, pistolas e até lança granadas. Fortnite tem um sistema de cores que define o dano e a eficácia de cada arma coletada, mas não permite extras. Em Free Fire, é possível usar extras em muitas armas, melhorando em muito o seu dano, recoil e capacidade do carregador.

Em Fortnite, o jogador só pode carregar até 5 itens na sua mochila, armas incluídas. Em Free Fire, o jogador pode carregar 3 armas, sem contar com outro equipamento na mochila. Portanto, em Fortnite, é preciso saber bem o que transportar.

Ranqueado

Ranqueado Free Fire vs Fortnite

Ambos os games têm um ranqueado e um modo carreira onde a progressão do jogador fica gravada. O modo ranqueado em Free Fire depende de vários fatores como a pontuação em cada jogo durante a temporada. Já em Fortnite, essa progressão é sempre geral, em relação ao tipo de plataforma, o tipo de passe de batalha e outros detalhes.

Personalização e personagens

Personagem Free Fire Vs Fortnite

Em Free Fire existem diferentes personagens, cada um com diferentes habilidades e você pode personalizá-los com diferentes roupas e equipamentos. Além disso, os personagens podem carregar diferentes itens que ajudam a sobreviver no mapa antes da partida. 

Itens Free Fire Personagem

Em Fortnite, no modo Battle Royale, não existem personagens com diferentes habilidades, mas há um grande número de skins, equipamentos de construção e asa deltas para comprar. Esse equipamento é puramente cosmético, não oferecendo nenhuma vantagem para o jogador.

Dinheiro 

Dinheiro Free Fire Vs Fortnite

Tanto Free Fire como Fortnite são grátis para jogar. No entanto, para personalizar o  seu personagem com itens melhore e/ou raros, é preciso gastar dinheiro real. No caso de Fortnite, é possível farmar algum dinheiro do jogo, chamado de V-Bucks, jogando o modo Salve-o-Mundo. Em Free Fire, o jogador pega moedas de ouro por jogo, com um limite diário. 

Qual o jogo certo?

O importante, em qualquer game, é conseguir se divertir e esses dois games conseguem isso, com servidores cheios de jogadores e partidas muito emocionantes, com grandes comunidades .

Free Fire é um jogo leve, que corre até em celulares modestos, com partidas bem curtas, mas carregadas de momentos legais. Não gasta muito tempo e não é muito complexo.

Fortnite é um jogo muito bonito graficamente, que junta ao tiroteio a possibilidade de construir. É toda uma nova experiência que desafia qualquer gamer que se preze. É altamente competitivo e requer muitas horas de investimento para ser um jogador decente.

Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo
Atirando desde as selvas de Sanhok de PUBG até os escombros enegrecidos de Torres Tortas de Fortnite, esse cara já fez de tudo. Se você cair no mesmo Battle Royale, vai perder.