Dicas como fazer loot e escolher as armas no Free Fire


Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo

Free Fire, como qualquer game Battle Royale, depende do loot que o jogador consegue encontrar. Encontrar loot não é difícil, pois ele está espalhado nos dois mapas. O mais difícil é escolher o loot certo e descartar o que já não é necessário. O mesmo acontece com as armas que escolhe. Quais serão as mais adequadas para o seu estilo de jogo?

Saiba mais sobre fazer loot e descubra as vantagens e desvantagens das diferentes armas, itens e equipamentos.

Prioridade do loot

Prioridade do Loot

Existem locais melhores que outros para pegar loot, tanto no mapa Bermuda como no mapa Purgatório. Depois de escolher o local onde vai pular e aterrissar, as prioridades são estas:

  1. Arma de fogo: pegue a primeira arma de fogo que encontrar. Não perca tempo escolhendo, qualquer uma serve para sobreviver nos primeiros minutos.
  2. Colete e capacete: a proteção é essencial desde o momento em que começa o jogo.
  3. Curativos: é sempre bom conseguir pegar de início, porque nunca se sabe se a ação começa cedo.
  4. Mochila: assim você vai conseguir carregar mais loot com muitas munições, curativos e granadas.

Existem outras maneiras de pegar loot, como o ponto de reabastecimento/mapa do tesouro ou um Airdrop. Mas se não conseguir chegar ao ponto de reabastecimento vivo ou sobreviver tempo suficiente para usar o drop, o problema é seu.

Qual é o melhor set de armas?

Melhor set de Armas Free Fire

Se fizer essa pergunta a 10 jogadores, com certeza teria 10 respostas diferentes. No entanto, preferências pessoais à parte, podemos assumir que o melhor set de armas deve cumprir com alguns requisitos:

  1. Ter uma arma para distâncias longas e médias e outra para distâncias curtas.
  2. As armas devem combinar bem com o seu estilo de jogo.
  3. As armas que permitem aplicar extras permitem mais controle e melhores tiros.

Decidimos agrupar alguns sets de armas que parecem cumprir esses requisitos. Essa é uma questão de preferência e há muitas outras combinações úteis. Obviamente, todo os jogadores adorariam usar apenas armas de drop, com todos os extras nível 3, mas isso é raro de acontecer, apesar de não ser impossível.

Colocamos um nome em cada set, para diferenciá-los. Esse é um nome extraoficial. Não estamos contando com os extras nem com o colete, capacete ou mochila, assim como a pistola.

Set 1: Elite

Free Fire Set Elite

Não há muitas surpresas aqui. Duas armas de drop, com alto dano. A Groza cuida de quem chegar muito perto e a AWM faz cirurgia cerebral na longa distância.

Desvantagens: armas muito raras; é preciso pegar rápido drops que caírem ou usar lanterna de Airdrop.

Set 2: Letal

Free Fire Set Guerreiro

Esse set cobre bem as distâncias curtas e longas. A SVD consegue bons tiros em semi-automático com alto dano e a MP40 tritura quem tiver a coragem de chegar perto.

Desvantagens: a SVD é um arma de drop apenas. A MP40 gasta muitas munições e o pente pode acabar em um momento chave.

Set 3: Guerreiro

Free Fire Seta Guerreiro M249

Apesar da M249 ser uma arma de Drop e o Lança também ser raro, esse set consegue um bom equilíbrio nas várias distâncias. A M249 tem cadência suficiente para combate a curta distância e dano que chegue para tiros longos, em especial se conseguir pegar uma mira. O Lança é uma arma muito eficaz, apesar das poucas munições disponíveis. Esse set é melhor utilizado como parte de um Squad.

Desvantagens: as duas armas são raras. A M249 precisa de alguma prática para ser dominada em distâncias curtas e demora bastante tempo a recarregar. O Lança precisa de bons olhos também, nem sempre é fácil atingir um inimigo em movimento.


Set 4: Fúria Russa

Free Fire Set Furia Russa

Nada como equipamento russo para alegrar o seu dia. A SKS é uma sniper que pode ser coletada no mapa e causa bastante dano nas mãos certas. A AK, com um grip 3 e estoque para dominar o recoil, é uma arma versátil, capaz de eliminar qualquer inimigo rapidamente.

Desvantagens: Esse é um set para jogadores experientes. O recoil massivo da AK precisa ser bem dominado para ser eficaz. A SKS tem uma mira fixa, não podendo ser alterada.

Set 5: Rushador

Free Fire Set Rushador

Rushar precisa de muita agressão e rapidez. A FAMAS é uma boa arma para conseguir manter o inimigo coberto de chumbo – graças ao seu modo de rajada e com mira e extras, você pode até usá-la em tiros mais longos. Pode usar qualquer AR com boa cadência. A SPAS12 é devastadora em curta distância, mesmo com colete 4,os seus inimigos precisarão de um milagre para escapar.

Desvantagens: a FAMAS não é uma arma boa para tiros longos nas mãos de um jogador iniciante, em especial se não tiver os extras certos. A SPAS12, apesar de todo o seu dano, não deixa de ser uma escopeta e é preciso usá-la no momento certo.

Set 6: Clássico

Free Fire Set Clássico

Um set que qualquer jogador experiente de Free Fire já deve ter utilizado. A M4A1 é uma arma bem popular entre jogadores, mesmo que não cause tanto dano como outras AR, tem uma boa taxa de tiro e pouco recoil. Com extras de nível 2 ou três e uma boa mira, fica um animal bem feroz, capaz de bons tiros. A SPAS é um canhão para o corpo a corpo, como já foi falado.

Desvantagens: a M4A1 precisa de bons extras para competir bem na longa distância.

Existem dezenas de outras combinações possíveis. Escolha sempre um set de armas que domine bem e que combine com o seu estilo de jogo. Não se preocupe com a opinião outros jogadores!

Saiba quais são os pontos fortes de todas as armas de Free Fire!

Itens essenciais no loot

Equipamento Free Fire

Estes itens são essenciais para se manter vivo por mais tempo e, com alguma sorte, vencer a partida.

Colete Anti Bala

Esse item protege você de tiros, mas não de quedas, choques com veículos ou da zona do gás. Existem 5 coletes diferentes, cada um com um nível de proteção. Você pode usar a mala de ferramentas para reparar ou upar o seu colete.

Capacete

Esse item protege você de tiros na cabeça. Existem 4 capacetes diferentes. O de nível 3 é o que oferece mais proteção.

Curativos

Os kits médicos mantém a sua barra de vida cheia. Cada kit cura 75 pontos de vida e demora 4 segundos a atuar, portanto tente sempre carregar de 5 a 6 kits. Eles permitem encher a sua barra de vida completamente quase 2 vezes.

Granada de Gelo

Um item que você pode usar para criar uma barreira para se proteger ou negar acesso a um inimigo. São bem valiosas, carregue todas as que conseguir.

Granadas, Minas, Coberturas (Arbusto Ghillie e Barrill) e itens especiais como Lanterna de Airdrop ou fogueiras são itens legais e eficazes, mas não são essenciais.

Saiba mais sobre os itens de Free Fire com todo o detalhe!

Encontrou melhor? Largue o antigo

Descartar Itens Free Fire

Isso parece óbvio, mas muitos jogadores continuam esquecendo de mudar o seu equipamento. Encontrou um capacete nível 3 e está com um nível 1? Troque. Tem duas escopetas e encontrou uma AR? Não precisa de duas escopetas, troque uma. Decidiu largar uma arma qualquer? Largue as munições dela, se não precisar. Encontrou uma mira de 4X ? Largue a anterior. Por que ocupar espaço na sua mochila com lixo desnecessário?

Do mesmo jeito, se depois de um combate o seu colete ou capacete ficarem arruinados, troque-os, mesmo que seja necessário trocar por outro de nível mais baixo. Um capacete ou colete quebrados oferecem pouca proteção.

Uma boa forma de aprender é assistindo jogadores experientes. Conheça os melhores youtubers de Free Fire!

Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo
Atirando desde as selvas de Sanhok de PUBG até os escombros enegrecidos de Torres Tortas de Fortnite, esse cara já fez de tudo. Se você cair no mesmo Battle Royale, vai perder.