Descubra as diferenças entre Free Fire e PUBG Mobile


Ricardo Azevedo

PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) e Free Fire Battegrounds são provavelmente os melhores games estilo Battle Royale para mobile. À primeira vista, parecem iguais, mas existem pontos que os diferenciam.

Free Fire Battlegrounds é bastante inspirado em PUBG, com algumas diferenças fundamentais. PUBG começou como um jogo de PC enquanto Free Fire sempre foi pensado para uso mobile. 

Ambos os games possuem vantagens e desvantagens. Confira o nosso guia e descubra qual desses games Battle Royale é o mais indicado para você.

Plataformas e requisitos

Android ou iOS pubg Free Fire

PUBG Mobile e Free Fire existem para Android e iOS, grátis. Free Fire é leve, correndo em dispositivos bem modestos como um Galaxy J1 mini. PUBG precisa de um dispositivo bem mais potente para conseguir correr de forma fluida. 

PUBG Mobile AndroidPUBG Mobile iOSFree Fire AndroidFree Fire iOS
OSAndroid 5.1.1 ou superioriOS 9.0 ou superior Android 4.0 ou superioriOS 8.0 ou superior
RAM2 GB (mínimo)1 GB (mínimo)1 GB1 GB
Armazenamento1.5GB+903.1 MB600 Mb600 MB

Vencedor: Free Fire

Saiba mais sobre os requisitos mínimos para jogar PUBG Mobile e Free Fire e aprenda como otimizar o PUBG Mobile para rodar liso!

Lutando para sobreviver

Mapas Diferentes Free Fire PUBG

Nos jogos Battle Royale, um número determinado de jogadores começa sem equipamento ou armas e tenta sobreviver em um ambiente hostil, enfrentando outros jogadores, até restar apenas um jogador ou um time vencedor.

PUBG opõe 100 jogadores, tal como a sua versão PC, com partidas que podem durar quase 30 minutos. As partidas em Free Fire duram no máximo 10 minutos, com 50 jogadores. Naturalmente, Free Fire criou esse modo para agilizar o game, forçando o confronto entre jogadores. Isso torna uma partida cheia de ação, mas com menos estratégia.

PUBG tem acesso a três mapas, ErangelMiramar e Sanhok exatamente iguais à versão PC. É importante, ao explorar o mapa em PUBG, assegurar um veículo para não ser pego pela radiação, devido ao seu tamanho massivo. Os mapas de Free Fire, Bermuda e Purgatório são bem menores, com menos vegetação e diferenças entre zonas. 

Nº Jogadores por PartidaDuração Média de Partida MapasModos
PUBG Mobile10030 minutos3Solo, Duo, Squad
Free Fire5010 minutos2Solo, Duo, Squad

Vencedor: Free Fire, pela maior ação em jogo.

Armamento e itens 

Armamento PUBG e Free Fire

PUBG começou como um mod do Arma 3 e sempre houve grande cuidado em conseguir armas que atirem de modo realista. O recoil e bullet drop (queda da bala em tiros a longa distância) são muito similares à versão PC. Em Free Fire, esse tipo de detalhe foi simplificado ao extremo, pois as distâncias de tiro são menores.

Nota-se maior diferença no tipo de disparo entre armas diferentes no PUBG. Por exemplo, em PUBG uma AKM e uma M416 são armas bem diferentes, apesar de serem as duas rifles de assalto. Em Free Fire, as armas de cada tipo são relativamente semelhantes no tipo de tiro sendo que a maior diferença é o dano que causam.

Os extras para armas que pode pegar em PUBG são variados e melhoram diferentes partes da arma. Em Free Fire, os extras ajudam no recoil e na quantidade de munição, mas a melhoria não é significativa.

Em PUBG, há maior variedade no tipo de explosivos de arremesso. Existem granadas de fumaça, granadas ofensivas, coquetéis molotov e granadas de atordoamento. Em Free Fire, é apenas possível usar granadas ofensivas. 

Existem diferentes tipos de curativos em PUBG (ataduras, mala de curativos, analgésicos) e maneiras de aumentar a sua velocidade de sprint como bebidas energéticas. Em Free Fire, existem apenas Kits Médicos, todos iguais, com a mesma capacidade de cura, sem limite.

Armas de que pode TransportarDiferença de CalibreArmas Corpo a CorpoMunições Diferentes
PUBG Mobile3 (com exceção de corpo a corpo)SimSimSim
Free Fire3 (com exceção de corpo a corpo)NãoSim Sim

Vencedor: PUBG, pela maior quantidade de armamento e pelo seu realismo.

Modo Competitivo

Lutas Ranqueadas PUBG Free Fire

Partidas ranqueadas sempre estiverem presentes em PUBG a partir de um certo nível. Mais tarde, Free Fire habilitou também esse modo, tornando possível competir com jogadores do mundo inteiro. Ambos os jogos aumentam a sua pontuação e experiência consoante as eliminações, lugar conquistado na partida, tempo sobrevivido, distância e outros detalhes.

Vencedor: PUBG 

Personagens e experiência

Personagens Free Fire ou PUBG

No Free Fire, existem 5 personagens com habilidades especiais. Ao longo da sua carreira como jogador, você pode acessar a novos fragmentos da história de cada personagem, aumentando o poder da sua habilidade assim como personalizar o seu equipamento a nível cosmético. Em PUBG, não existem personagens diferentes, apenas o avatar do jogador, que também pode ser alterado com roupas e adereços.

Vencedor: Free Fire

Hora de Escolher

Pubg ou Free Fire Veredito

Se o seu dispositivo móvel não é muito moderno, é possível que não consiga correr bem o PUBG com gráficos muito básicos. Nesse caso, Free Fire será a melhor opção. Com partidas mais curtas e com menos jogadores, Free Fire também toma menos tempo, quase sempre recheado de muita ação. 

Por outro lado, se o seu dispositivo permite e se você prefere jogos mais táticos, com mapas maiores, juntamente com um grande leque de armamento e itens, PUBG será uma boa escolha. PUBG é mais realista na pontaria e na forma que as armas atiram, se bem que ligeiramente mais difícil, com partidas bem mais demoradas. 

Descubra qual é o consumo de dados de Free Fire e PUBG Mobile!

Ricardo Azevedo
Disparando desde as selvas de Sanhok de PUBG até os escombros enegrecidos de Torres Tortas de Fortnite, esse cara já fez de tudo. Se você cair no mesmo Battle Royale, vai perder.