Free Fire, PUBG ou Fortnite: saiba qual consome menos internet


Ricardo Azevedo

Confira o nosso teste de consumo de dados móveis do Free Fire, PUBG Mobile e Fortnite Mobile e fique sabendo qual dos Battle Royale gasta menos internet. Jogar esses games sem conexão Wi-Fi não é um absurdo como muita gente pensa, mas nem todos gastam pouca internet.

Na verdade, o consumo de dados por jogo é baixo. Existem diferentes variáveis que podem aumentar ou diminuir o seu consumo enquanto joga, dependendo também do game em si. Confira o nosso teste!

Consumo de dados móveis dos Battle Royale Mobile

Tempo Free FirePUBG MobileFortnite Mobile
5 minutos2.84 MB2.54 MB4.1 MB
10 minutos5.69 MB5.08 MB9.2 MB
15 minutos7.51 MB6.77 MB12.3 MB
20 minutos11.48 MB10.06 MB16.5 MB
30 minutos15.20 MB14.2 MB24.6 MB
60 minutos30.6 MB28.06 MB50.3 MB
120 minutos61.2 MB57.03 MB101.5 MB

PUBG Mobile é o Battle Royale que gasta menos dados móveis. Apesar de estar muito próximo do Free Fire, é possível fazer facilmente três partidas (cerca de 60 minutos) sem gastar 30 MB. Por outro lado, o Fortnite Mobile gasta muito mais dados móveis e recomendamos que jogue sempre com conexão Wi-Fi.

Testamos o consumo de dados usando o app Data Usage para medir o consumo de dados móveis. Todos esses testes foram realizados em modo Solo, em partidas diferentes. Esses dados gastos são aproximados, pois podem variar de acordo com vários fatores, inclusive na mesma rede e no mesmo dispositivo.

Conferindo a tabela, se você jogar uma hora por dia, todos os dias do mês, precisará de 900 MB a 1.5 GB disponíveis. Lembre que o YouTube, por exemplo, pode gastar mais de 240 MB por hora, se usar a definição padrão (480p) 

Atenção: se jogar Duo ou Squad, usando o micro, você pode gastar ligeiramente mais dados, pela maior quantidade de informação que está colocando no servidor.

Conheça as diferenças entre Free Fire e PUBG Mobile!

Aprenda como baixar e instalar o Fortnite no celular

O que é que gasta mais dados em um game?

Graficos PUBG

Jogar online tem um consumo baixo de dados móveis comparando com assistir a vídeos, por exemplo. Depois do game ser instalado no dispositivo do jogador, as informações trocadas entre esse dispositivo e o servidor são simples. No entanto, assistir a um vídeo em HD requer que cada frame do vídeo seja renderizado e transmitido.

Porém, em qualquer game, todos os gráficos e texturas, por melhores que sejam, são gerados no hardware (celular, computador, console) e apenas informações simples são trocadas entre esse dispositivo e o servidor do game: basicamente, apenas a sua posição e ações. Essa informação é mínima, usando apenas caráteres numéricos e texto simples. Resumindo, baixar os seus gráficos não vai fazer você consumir menos dados. 

Em games com o modo Squad, onde por vezes é necessário usar seu microfone (VOIP), você vai gastar mais dados. Isso é natural, pois além das informações de ações e posição, também estão sendo transmitidas as suas ordens, berrando com os seus colegas de squad que morreram por rushar sem pensar. Soa familiar?

Dicas para não quebrar o limite de dados móveis

Consumo

Se a sua operadora de internet tem um limite de dados, siga essas dicas para controlar o seu consumo. 

  • Faça updates apenas em Wi-Fi; você pode escolher as apps manualmente para essa função.
  • Os arquivos de instalação de jogos são normalmente pesados; baixe apenas em Wi-Fi.
  • Crie limites de consumo para cada app.
  • Gosta de escutar música no seu dispositivo? Use arquivos locais ou baixe as músicas. 
  • Evite assistir a vídeos usando a rede móvel. 

Agora que já sabe o consumo de internet, chegou a hora de jogar no ranqueado. Conheça todas as patentes do Free Fire e patentes do PUBG Mobile e saiba como subir.

Ricardo Azevedo
Disparando desde as selvas de Sanhok de PUBG até os escombros enegrecidos de Torres Tortas de Fortnite, esse cara já fez de tudo. Se você cair no mesmo Battle Royale, vai perder.