As 8 melhores formações para usar no FIFA 21


Maurício Amaro
Maurício Amaro

A melhor formação do FIFA 21 é para muitos a 4-2-3-1 fechada. Mas nós trouxemos outros bons esquemas para você decidir qual a melhor formação para o seu estilo de jogo. Veja dicas de táticas, de jogadores e de times para usá-las com o máximo de eficiência nos gramados virtuais!

4-2-3-1 (fechada)

4-2-3-1 fechada fifa 21

Essa é considerada a melhor do FIFA. O principal motivo é que ela é equilibrada em todos os setores, além de se transformar conforme a sua necessidade. Se souber usar táticas, ela é perfeita!

O que ela exige?

Você pode ter um 4-2-4 quando estiver atacando, já que os meias armadores avançam e dão suporte ao centroavante. Na hora de defender, pode migrar para um 4-5-1, que pode ocupar só o centro do campo ou tudo.

Os meias armadores devem ter bom fôlego. Eles vão voltar para ajudar várias vezes para ajudar na defesa, por isso não podem cansar. Os volantes tem que ter passe exemplar. O atacante, de preferência, deve ser rápido, pois atuará muito como um sexto meio de campo e como condutor de bola.

Como jogar com essa formação?

Essa formação é muito boa para posse de bola e para contra-ataque. Com tantos homens no meio de campo, tanto pode manter a bola sob controle, com trocas de passe, como pode invadir o campo adversário correndo.

Alguns times para essa formação

  • Juventus
  • Real Madrid
  • AC Milan
  • Internazionale

4-2-2-2

4-2-2-2 formação fifa 21

Muitos consideram essa a formação "padrão" do FIFA. Tanto que jogadores iniciantes usam ela por ser 50% defesa e 50% ataque. Na medida certa, sem correr riscos, é mesmo ideal para quem está começando.

O que ela exige?

Os dois volantes protegendo a zaga precisam ter boa saída de jogo para ligar a defesa com os jogadores ofensivos. E os quatro ofensivos devem ser os mais qualificados que puder.

Os jogadores mais importantes são os meias. Eles serão a ligação dos volantes com os atacantes, portanto devem ter boa reação e agilidade, domínio de bola e passe curto. Do contrário, perderão a bola assim que a receberem.

Como jogar com essa formação?

Os volantes podem ter instrução para cobrirem o centro de campo. Isso vai deixar os zagueiros e laterais presos, ma é bom. Se os volantes cobrirem as laterais, a zaga vai subir para dar combate, o que é perigoso.

Os meias precisam ter instrução para movimento livre de criação. Um deles pelo menos precisa ser mesmo rápido. Assim poderá criar jogadas rápidas pelos flancos ou mesmo atrair a marcação, deixando espaço para infiltrações pelo centro.

Alguns times para essa formação

  • Bayern de Munique
  • Borussia Dortmund
  • Atlético de Madrid
  • Tottenham

4-3-3 (defensivo)

4-3-3 (defensivo) fifa 21

Outra formação bastante equilibrada entre defesa e ataque. Com dois bons volantes e com um meia central, dificilmente você vai tomar aqueles gols bobos que todos nós odiamos. Porém é uma formação que sacrifica um pouco o ataque se você não for criativo.

O que ela exige?

O ideal é ter um meia central do nível de De Bruyne, orientado para manter posição. Sem isso, você terá uma formação muito boa na defesa, mas com pouca presença no ataque.

Os pontas precisam ser velocistas, enquanto o centroavante precisa ter um pé calibrado, como o de Lewandowski. São muitas peças para encaixar, mas valerá a pena quando os gols começarem a sair.

Como jogar com essa formação?

Não mande o atacante correr por trás da zaga. Mande-o fazer pivô. Como você tem "oficialmente" poucos jogadores ofensivos, todos têm de participar das jogadas ofensivas.

Vale a pena usar essa formação como contra-ataque nas táticas. Ela pode ser mortal nesse sentido se o meia central e se os jogadores de ataque forem os ideais.

Alguns times para essa formação

  • Juventus
  • Barcelona
  • PSG
  • Real Madrid

3-5-2

3-5-2 formacao fifa 21

Engana-se quem pensa que o 3-5-2 preza pela defesa apenas, pois é uma formação ofensiva se usar as táticas certas. Mas no fundo, aqui o que importa é não correr riscos e manter a posse de bola.

O que ela exige?

Três zagueiros e 2 volantes fortes e com muita resistência, para começar. Se possível, que sejam ágeis. Assim como os 2 alas de suporte. Devem ter um arranque absurdo para levarem a bola rapidamente para o setor ofensivo.

Os alas são os mais importantes aqui. Eles precisam ser muito rápidos e resistentes. Você vai usá-los para defender e para atacar o tempo todo. Portanto evite usá-los para contra-ataque. Essa formação vai desgastá-los, o que faz com que percam para os adversários ao tentarem defender contra-ataques.

Como jogar com essa formação?

Se você tiver a tática certa e as instruções no lugar, poderá envolver o adversário em um jogo imbatível. É toque de bola, paciência e buscar a infiltração dos alas.

O meia deve ser um exímio passador. De Bruyne, por exemplo, ou Neymar. É ele que vai alimentar o setor ofensivo. Os atacantes, por sua vez, precisam se preocupar apenas em atacar, e convém que sejam finalizadores excelentes. A ideia é ter pouca chance de gol, mas aproveitar todas elas.

Alguns times para essa formação

  • Napoli
  • Arsenal
  • Manchester United

4-3-2-1

4-3-2-1 fifa 21 formacao

Uma formação para quem não tem medo de placares cheios de gols. Esse esquema pode fazê-lo destruir o adversário em 15 minutos, mas pode levá-lo a sofrer uma goleada em 2 ou 3 ataques do oponente.

O que ela exige?

Essa formação exige dois pontas de muita velocidade e com drible. Eles vão tocar o terror no time adversário, sempre com profundidade, tentando jogar nas costas dos zagueiro. Nessa formação recomendamos que os pontas fiquem focados apenas em atacar.

Indicamos, ainda, pressão total. Faça os meias centrais darem suporte no ataque, chegando com 6 homens à área adversária.

Como jogar com essa formação?

Você terá de jogar com MUITA frieza. Se tomar um gol de cara, calma: não desista da estratégia de pressão. O ideal é que você tente matar os jogos nos primeiros 30 minutos. Se for online, poderá fazer com o adversário desista da partida, o que não desgastará seus jogadores.

Alguns times para essa formação

  • PSG
  • Barcelona
  • Manchester City
  • Liverpool

3-4-2-1

3-2-4-1 formação fifa 21

Essa formação pode ser conhecida como "tudo ou nada", pois se você não usar a tática certa, vai sofrer contra-ataques pesados e constantes. Os 3 zagueiros e os 2 meias centrais podem não ser suficientes se os meias abertos não ajudarem na defesa, por exemplo.

O que ela exige?

Portanto como tornar essa formação útil e eficaz? Primeiro certifique-se de que os meias abertos têm boa resistência e velocidade para comporem a defesa sempre que necessário. Os meias centrais devem ser ótimos passadores e terem um bom desarme. Aqui vai contar muito ser capaz de desarmar o jogo adversário no meio do campo.

Suas táticas devem ser muito bem pensadas. Mantenha os meias laterais abertos para criarem pelos corredores, mas faça-os ficar quando estiver sendo atacado. Certifique-se de dar liberdade de movimento aos meias centrais, pois eles precisam encontrar espaço até o ataque.

Os segundo atacantes devem ser rápidos e devem pedir a bola e buscar o jogo. Certifique-se de que o centroavante está fixo, pois essa formação é ótima para encontrar o artilheiro próximo do gol para marcar.

Como jogar com essa formação?

O toque de bola é essencial aqui para iniciar o jogo. Nada de bolas longas, mesmo quando estiver contra-atacando. O contra-ataque deve ser rápido, mas organizado. Muita tabelinha entre os meias centrais e os meias laterais, chamando os segundo atacantes para a brincadeira.

Cruzamentos podem ser uma boa estratégia. Se o seu centroavante for alto, ordene que os atacantes de suporte caiam pelas laterais para receberem do meio e cruzarem.

Alguns times para essa formação

  • Manchester City
  • Liverpool
  • Real Madrid

4-1-4-1

4-1-4-1 formação fifa 21

O valor dessa formação é que ela é mutante. Apenas mudando as táticas você passa de uma formação super defensiva para uma mais agressiva, com pressão no campo do adversário logo na saída de bola. Ou pode retrancar-se com qualidade caso precise segurar o resultado.

O que ela exige?

O segredo aqui está, como sempre no meio. O volante precisa ser do tipo Busquets ou Kanté, que seja bom na marcação e na interceptação de bolas. Ele deve receber a ordem para ficar na defesa durante os ataques.

Os meias centrais e laterais são o exército. Os que jogam nas pontas precisam ser bons corredores e passadores. Nomes como Douglas Costa, Jadon Sancho e Min Son são exemplos de qualidade. Já os centrais precisam ter toque de bola exemplar: Bruno Fernandes, Bernardo Silva e De Bruyne são perfeitos.

O ataque é solitário. Aqui conta muito ser alguém rápido e matador. Mbappé, Neymar, CR7 e Messi são escolhas óbvias, mas pode ser mais modesto e usar Suárez ou Dyballa.

Como jogar com essa formação?

O jogo aqui é 8 ou 80. Meta muita pressão em cima no início de jogo, buscando matar a partida no primeiro tempo. Todos os meias, à exceção do volante, devem ter táticas ofensivas. Mande o atacante buscar o jogo junto aos meias, para garantir maior conexão com o meio de campo.

Se não souber jogar bem com pressão total, garanta que é bom em dominar a posse da bola. Gire o jogo de uma ponta à outra do campo, buscando espaços. Tenha paciência e chame os laterais para o ataque. Aqui deve subir devagar, para evitar um contra-ataque impossível de defender.

Alguns times para essa formação

  • Real Madrid
  • Manchester United
  • PSG
  • Barcelona

5-2-1-2

5-2-1-2 formação fifa 21

Essa é uma formação com a qual poucos sabem jogar. Mas acredite: é uma das melhores! Ela é muito equilibrada, permitindo ir rapidamente do 5-2-1-2 ao 3-5-2 ou mesmo a um poderoso 3-2-5. Veja o que é preciso para todos os cenários!

O que ela exige?

As estrelas aqui são os alas. Alexander-Arnold e Kimmich são os dois melhores nomes para essas posições. Eles vão levar o jogo para o ataque com velocidade e com qualidade de passe para criar as jogadas ofensivas junto com meia. Esse deve ser um excelente passador e, se possível, ter um chute de longe de qualidade.

Os meias centrais podem ajudar no ataque, mas aconselhamos que um deles seja mais defensivo e que fique postado à frente da zaga. O outro pode ganhar mais liberdade para ajudar o meia armador e os alas na criação.

Os atacantes devem ser rápidos e com bom arremate a gol. Nada de fixá-los à espera das bolas. Eles participarão ativamente da criação de jogadas, quase atuando como meias.

Como jogar com essa formação?

Como dito, pode transformar essa formação em outras conforme vai para o ataque. O 3-2-5 é possível se chegar com os dois alas ao ataque ao mesmo tempo e tiver o meia armador na boca da grande área. Deve combinar as táticas para que os alas fiquem no ataque e para que o meia também fique próximo dos atacantes.

Mas o melhor é transitar para 3-5-2 durante movimentos ofensivos. Não deixe os alas subirem demais, pois o risco de tomar um contra-ataque mortal é alto tendo 3 zagueiros e 2 meias centrais para se defender.

Alguns times para essa formação

  • Liverpool
  • Juventus
  • Real Madrid

Veja outras dicas sobre FIFA 21:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.