Conheça os 6 melhores RPG de mesa online!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Mesmo com tantos jogos eletrônicos de sucesso, os RPG de mesa nunca perderam seu charme e diversão. Narrar uma história, rolar dados, contar casas e tomar decisões ainda atrai milhares de jogadores, e a prova disso é a existência de RPGs de mesa online! Abaixo você encontrará uma lista com as 6 melhores plataformas para você ter a mesma experiência das mesas presenciais, na tela do seu computador. Afinal, nem sempre é possível reunir todo mundo no mesmo lugar, mas não é por isso que a Campanha deve parar. Confira!

1. Roll20

RPG de Mesa Online

Acesse Roll20 aqui

Provavelmente o RPG de mesa online mais conhecido do mundo, Roll20 tem todas as ferramentas que você precisa. Compatível com mais de 10 sistemas (Dungeons & Dragons, Call of Cthulhu, Pathfinder, etc), a plataforma oferece várias opções de customização de cenários, fichas, personagens habilidades e monstros. Caso você ainda não encontre o que deseja, o Roll20 permite que você faça upload das suas texturas e imagens para inserir no mapa.

As ferramentas de Roll20 também são muito intuitivas e práticas, tornando o papel do Mestre muito mais fácil. Tudo o que você precisa utilizar está sempre visível na tela.

2. Fantasy Grounds

RPG de Mesa Online

Acesse Fantasy Grounds aqui

Mais um dos grandes. Fantasy Grounds possui mais licenças de RPGS do que qualquer outro site de RPG de mesa online. Com suporte para mais de 20 sistemas como D&D, D&D Classic, Vampire, Traveller, Pathfinder e outros. O jogo também tem centenas de imagens para você utilizar com monstros, personagens, lugares, animais, etc, além de diversos mapas prontos de cavernas, masmorras e túneis.

A única e grande desvantagem de Fantasy Grounds é que a versão grátis é apenas demo, ou seja, a maior parte do conteúdo é pago.

3. RRPG Firecast

RPG de Mesa Online

Acesse RRPG Firecast aqui

RRPG Firecast é, visualmente, mais limitado que as opções acima mas ainda possui todas as ferramentas necessárias para uma boa campanha. O site tem suporte para os principais sistemas de RPG como D&D, 3D&T, Vampiros, GURPS, etc, e conta com chat, rolador de dados (todos os tipos), suporte para microfone e, principalmente, uma grande comunidade ativa.

4. Astral

RPG de Mesa Online

Acesse Astral aqui

Astral é, possivelmente, o RPG de mesa online mais visualmente bonito que você encontrará. Com mais de 12.000 itens e imagens para inserir na sua história, você nunca ficará sem opções de monstros, lugares, personagens, etc. A plataforma também possui inúmeros efeitos visuais para você inserir no tabuleiro, deixando a experiência muito mais dinâmica.

A desvantagem de Astral é que ele não possui licença para usar o sistema Dungeons & Dragons, contando apenas com outros títulos como Call of Cthulhu, Vampire, Pathfinder, Fantasy Age, etc.

5. Fabletop

RPG de Mesa Online

Acesse Fabletop aqui

Fabletop é um RPG de mesa online muito mais humilde do que os citados acima. Com uma identidade visual minimalista, o jogo não possui grandes opções de imagens e acessórios para usar nas histórias. A plataforma também não possui licença para usar sistemas famosos de RPG, então utiliza um conjunto de regras próprio que é bem explicado no site oficial, o que acaba sendo o maior "charme" do jogo. No mais, recomendamos Fabletop para jogadores novatos que querem aprender o que é RPG de mesa.

6. Taulukko

RPG de Mesa Online

Acesse Taulukko aqui

Taulukko é um RPG de mesa online brasileiro que quase não conta com nenhum elemento visual. Toda a interação acontece através do chat da plataforma e os jogadores tem acesso apenas a algumas imagens para ilustrar personagens e monstros. Aqui você pode editar totalmente a sua ficha para que você possa criar o seu próprio sistema ou replicar um dos famosos.

Você também pode se interessar por:

Conheça os melhores MMORPG para browsers!

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.