Arena of Valor: 10 dicas avançadas para ser o mestre das batalhas


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Quem gosta de jogos MOBA certamente já jogou Arena of Valor. Esse é um dos melhores games do gênero para mobile, principalmente porque é bastante competitivo e oferece aos jogadores um nível de desafio enorme. Mas se você é daqueles que já dominou o básico e quer se tornar um profissional no game, não pode deixar de conferir agora as nossas dicas avançadas de Arena of Valor!

1. Escolha a sua função preferida e jogue sempre com ela

Função em Arena of Valor

Se você é iniciante em Arena of Valor, é óbvio que o mais recomendado é que experimente todas as funções que o jogo lhe permite experimentar. Portanto jogue um pouco dando suporte, depois brinque de ser curandeiro, aja como atirador e jogue como tanque. Somente depois que descobrir qual a função com a qual mais se identifica será possível desenvolver suas habilidades nela.

Isso é uma das mais principais atitudes dos jogadores profissionais de Arena of Valor. Principalmente quando o game tem se tornado um dos mais jogados no mundos dos e-sports e dos jogos competitivos. Quando você se acostuma a um estilo de jogo próprio, focado em uma função dentro da arena, é mais fácil de desenvolver todo o seu potencial enquanto player.

2. Conheça os heróis do jogo

Essa dica é bastante linkada com a dica anterior. Não adianta você descobrir sua função preferida se usar um herói qualquer para jogar a partir dela. Um erro muito comum dos iniciante em Arena of Valor é escolher sua personagem baseando-se em questões estéticas. Visual cool, armadura bonita ou arma legal: nada disso importa se você quer sair sempre vencedor nas partidas competitivas do jogo.

Digamos, por exemplo, que você escolha uma personagem visualmente "grande", que é um tanque, para usá-lo forma ofensiva. Você estará cometendo um erro, já que, apesar da aparência assustadora, os tanques são mais defensivos. Portanto invista um tempo lendo sobre todos os heróis de Arena of Valor, mas principalmente sobre as funções de cada um.

Podemos lhe adiantar, por exemplo, que se você quiser ser o jogador que parte sempre para a briga, o melhor é escolher um guerreiro. Quem prefere uma abordagem mais furtiva, deve usar um assassino, tendo em mente que é mais fácil de ser abatido. Já os magos são ótimos em lançar ataques explosivos e de grande dano, contudo são mais eficientes se ficarem um pouco distantes da batalha.

3. Seja agressivo, mas com estratégia

Dicas de ataque em Arena of Valor

Jogos MOBA normalmente exigem de seus jogadores que eles sejam agressivos. Afinal, a melhor defesa é o ataque. Mas se engana quem pensa que a melhor abordagem ofensiva é aquela sem estratégia. Apertar os botões e sair desferindo golpes ou enviando magias de qualquer jeito é um erro. Pode até ser que funcione, mas na maioria das vezes acaba não sendo esse o caso.

Em Arena of Valor, portanto, o melhor a fazer é traçar uma estratégia de ataque. Olhar a arena ao seu redor e perceber como os inimigos estão posicionados rapidamente é uma atitude inteligente. Tente verificar quais os tipos de oponente que tem a sua frente. Busque os mais fracos primeiro e imediatamente busque atacá-los com tudo.

Cercar ou encurralar um herói é uma atitude que pode dar bons frutos, principalmente no início de um combate. Não se preocupe tanto com perder pontos de vida, pois é provável que algum healer lhe dê aquele help. Isso tudo, claro, se você for um jogador que tem uma função mais ofensiva no time.

4. Converse com seus companheiros de batalha

Em jogos online a comunicação entre você e outros players costuma ser essencial. Nos jogos MOBA isso é ainda mais importante, porém não exatamente para socializar. A ideia de bater papo com seus parceiros de equipe é justamente para transformar seus ataques ou seus movimentos de defesa em movimentos coerentes e precisos.

Por isso você não deve se abster de usar os botões de ação que ficam no canto superior direito da tela de jogo. São variadas opções de ação que eles lhe permitem tomar. É possível pedir que os companheiros recuem de um ataque ou que vão com tudo para cima dos oponentes. Em um MOBA como Arena of Valor, o trabalho em equipe é simplesmente fundamental.

Caso ache que esses botões de ação não são suficientes em termos de comunicação, sem problemas. O jogo conta com uma barra de chat por texto. Outra opção é usar um headset para falar e ouvir seus colegas de guerra.

5. Compre novos equipamentos e evolua os que já tem

Arena of Valor e novos equipamentos

Essa dica quase se explica toda só pelo título. Isso porque conforme você evolui no jogo e vai aprimorando sua forma de jogar, todo seu equipamento pode ficar ultrapassado. Cedo ou tarde você verá que tanto suas armas quanto sua armadura parecem não corresponder as suas habilidades.

Os jogadores mais experientes não hesitam, portanto, em gastar boa parte do ouro que têm na melhorias dos seus equipamentos. Quem é mais apegado aos seus equipamentos costuma preferir evolui-los ao máximo em vez de trocá-los por novos.

Por outro lado, recomendamos que você visite com frequência a loja virtual do jogo e dê uma olhada em tudo que ela pode lhe oferecer. Nem sempre você encontrará o que procura, o que não é motivo para desespero. A loja atualiza de tempos em tempos, além de o jogo ter um sistema de ajuda, que indica os melhores itens a serem comprados para o seu herói.

6. Personalize a evolução do seu herói

Outra coisa que os jogadores profissionais fazem é personalizar a sua "Árvore de habilidades". Há mais de uma forma de progredir o seu herói e de lhe garantir novas habilidades em Arena of Valor. Grande parte acaba escolhendo seu próprio ramo de evolução, o que garante que o seu herói acabe se tornando mais único em relação aos demais. Isso é possível usando a Change feature.

7. Resgate suas recompensas diárias

Recompensas diárias de Arena of Valor

Todo jogador, seja iniciante ou não, sabe que resgatar as recompensas diárias é fundamental em Arena of Valor. Para isso, basta que você faça login uma vez por dia e mexa um pouco no jogo por alguns minutos. Isso é o suficiente para que o jogo lhe dê acesso às recompensas diárias.

Lembramos que além desses "prêmios de login" há outras coisas que você pode ganhar apenas por jogar Arena of Valor. Quem joga pelo menos três partidas todos os dias, por exemplo, aumenta suas chances de desbloquear mais heróis.

8. Pratique o jungling

Jungling é uma técnica bastante avançada e que exige confiança em seu potencial, assim como exige comunicação com o time. Ela consiste em você ficar fazendo um switch entre a sua linha de posição e entre as demais. Dessa forma é como se você ficasse no controle de todas as linhas de ataque e de defesa do grupo.

Mas qual a vantagem disso e por que exige confiança em seu potencial? Primeiro porque você terá que dar suporte aos seus companheiros ou a um herói específico, mas em meio tanto aos inimigos controlado por outros players como aos controlados pela IA. É preciso, então, que o seu herói seja poderoso e que você consiga lidar bem com enfrentar vários inimigos ao mesmo tempo.

As criaturas controladas pela IA costumam variar de nível. As mais fortes podem exigir de você muito poder como jungler. Ao mesmo tempo, essas mesmas criaturas dão buffs muito poderosos e que podem beneficiar todo o time. Nesses casos, pode ser que a equipe necessite de mais de um jungler ao mesmo tempo, exigindo comunicação entre todos os seus membros.

9. Não se movimente de forma desnecessária

Movimentos ofensivos em Arena of Valor

Nem todo mundo gosta de ter um Rambo em sua equipe. Aquele player que já começa o jogo indo para o ataque de forma descontrolada costuma ser um dos mais odiados nos jogos MOBA. Portanto saiba quando é necessário se movimentar e quando deve ficar apenas paradinho na sua linha de ataque.

Isso vai ao encontro do que falamos acima sobre ser jungler. O jungler normalmente é escolhido no início da partida, normalmente via chat. Se você não for o responsável pelo jungling, respeite a sua linha de atuação para não quebrar a coerência do time. Se ficar saindo muito da sua linha, irá deixar a equipe desprotegida.

Saia apenas quando precisa dar suporte a outro jogador aliado. Do contrário, espere que um inimigo apareça na sua frente para que tome uma atitude mais ofensiva. Como sempre, em um jogo online do tipo de Arena of Valor, o melhor mesmo é sempre criar diálogo com outros companheiros.

10. Perceba quando o recuo é o melhor caminho

Nem todos os jogadores de Arena of Valor sabem, mas há uma recompensa muito maior para quem dá o golpe final, que irá terminar a partida. Exige muita sorte, timing, habilidade e foco para que você seja esse jogador. Normalmente quem consegue o last hit age como o Rambo que mencionamos acima, uma atitude um tanto suicída.

Isso porque quase sempre há inimigos escondidos atrás de torres, no meio de arbustos ou há armadilhas esperando por você. Quando é esse o cenário, as chances de você tomar danos à toa são enormes. Nesses casos, o melhor mesmo acaba sendo recuar para a sua base.

Não há qualquer vergonha nisso. Os jogadores mais experientes sabem que recuperar sua energia é o mais correto. Assim você pode voltar para a batalha com força total, sem prejudicar os seus companheiros.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.