9 jogos competitivos para Android para você começar as disputas!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Já faz um tempo que a era dos eSports (electronic sports) já se estabelece também nos aparelhos celulares. Cada vez mais as desenvolvedoras apostam em jogos capazes de combinar diversão com competição para atrair todos os tipos de públicos. Por isso, reunimos aqui uma lista com os principais jogos competitivos para Android para você começar os treinos.

Escolhemos apenas jogos consolidados ou em processo de consolidação no cenário competitivo. Todos os jogos da lista já contam com campeonatos ao redor do mundo, times, patrocinadores, prêmios e tudo o que um eSport deve ter. Confira!

1. Playerunknown’s Battlegrounds Mobile

pubgmobile

O jogo que tornou o gênero battle royale um fenômeno não demorou nada para receber sua versão para celulares. PUBG Mobile acompanha de perto as mudanças efetuadas na versão para consoles e PC e, assim, se mantém bastante atualizado e competitivo.

Assim como em outros battle royales, em PUBG Mobile você é colocado em um cenário com outros jogadores (geralmente 100 jogadores, mas pode ser menos dependendo do modo escolhido) e o último a sobreviver vence a partida.

No gênero de jogos de tiro multiplayer, PUBG Mobile é um dos mais completos: vários modos, perspectiva em 1ª e 3ª pessoa, muitas opções de personalização de controles, constantes atualizações, partidas solo, dupla, squads e muito mais.

O que faz de PUBG Mobile um eSport é a alta complexidade de suas mecânicas. Para ser um bom jogador você precisará dominar o recuo de cada arma (cada uma possui um padrão diferente), entender o caimento de bala, ter boa comunicação, noção de mapa, interpretar sons e fazer escolhas rápidas.

Clique aqui para ver vários artigos de PUBG Mobile!

2. Brawl Stars

Brawl Stars

Brawl Stars é o mais novo sucesso da desenvolvedora Supercell. O jogo é de tiro multiplayer e conta com vários modos diferentes e mais de 20 personagens (Brawlers) com características únicas.

Em Brawl Stars você pode jogar sozinho, em dupla ou em squads, dependendo do modo escolhido. Cada modo possui mecânicas e objetivos diferentes, e são mais favoráveis para determinados personagens. Assim, dependendo do mapa e do modo, os jogadores precisam adaptar suas estratégias e reorganizar o time.

À primeira vista Brawl Stars parece um jogo simples mas para ser jogado no nível mais alto é necessária muita skill e coordenação. Já existem competições oficiais do jogo que demonstram como as partidas podem ser competitivas e as mecânicas podem ser elevadas ao máximo. Timing, coordenação com o time e conhecimento profundos dos atributos dos Brawlers são elementos essenciais nesse jogo.

Confira dicas e tutoriais de Brawl Stars!

3. Clash Royale

Clash Royale

Clash Royale é mais um sucesso da Supercell e o maior eSports para celulares no momento, tendo recebido, inclusive, uma liga para partidas competitivas oficiais. O jogo mistura elementos de card game, MOBA e de Tower Defense. O jogo é extremamente inovador e conta com muitas mecânicas interessantes que o tornam um game competitivo.

Em Clash Royale os jogadores precisam ser estratégicos na hora de decidir o deck, ter alto conhecimento dos atributos e habilidades das cartas, tomar decisões rápidas e gerenciar recursos.

Confira mais guias e artigos de Clash Royale!

4. Clash of Clans

Clash of Clans

Pra variar um pouco a lista, Clash of Clans é um MAIS UM fenômeno da Supercell. Dessa vez o jogo é voltado para construção e administração de uma vila. O objetivo é farmar recursos para construir unidades e construções para se defender e atacar as vilas de outros jogadores. Existe também a opção de formar alianças com outros jogadores para ajudarem com recursos e nas batalhas.

Embora o cotidiano do jogo não seja propriamente competitivo (já que os combates ocorrem entre jogadores com diferentes níveis de recursos), Clash of Clans possui mecânicas interessantes na hora dos conflitos e, com as regras certas, se torna um jogo perfeitamente apto para competições. Exatamente por esse motivo, já existem campeonatos do jogo ao redor do mundo.

5. Hearthstone

Hearthstone

O jogo de cartas da Blizzard que reúne personagens e criaturas de Warcraft ganhou muito espaço no cenário competitivo dos eSports. O jogo envolve muita estratégia, pensamento rápido, conhecimento das cartas e de match ups (como uma carta interage contra outra) e também um pouco de sorte.

Hearthstone conta com uma jogabilidade muito atraente e uma interface inovadora para os jogos de carta. O jogo é um sucesso tão grande que bateu a faixa de 100 milhões de jogadores ao redor do mundo e conta com torneios periódicos com prêmios de milhares de dólares.

Veja dicas e tutoriais de Hearthstone!

6. Vainglory

Vainglory

Vainglory é, sem dúvida, um dos melhores MOBAs para celular. O jogo possui gráficos e jogabilidade excelentes, mais de 40 heróis e diversos modos diferentes para manter o jogo variado.

Apesar de ser pensado originalmente para celulares, Vainglory ganhou uma versão para PC junto com a função crossplay, que permite que os jogadores das duas plataformas se enfrentem online.

Vainglory é considerado o MOBA para celulares mais balanceado e com heróis mais bem trabalhados. Mesmo assim, não é o jogo mais popular do gênero, possivelmente pelo fato de que os outros MOBAs para celular são mais simples e intuitivos.

Assim como em outros MOBAS, para competir em Vainglory é necessário muito conhecimento do jogo (heróis, habilidades e itens), estratégia, tomada rápida de decisões, reflexos e boa comunicação.

7. Arena of Valor

Arena of Valor

Arena of Valor é o MOBA para celulares mais bem-sucedido competitivamente até o momento, já tendo distribuído cerca de 500 mil dólares em prêmios. O jogo conta com todas as mecânicas clássicas do gênero: 5 jogadores em cada time e o objetivo é avançar pelas lanes (trilhas) até destruir a base inimiga.

Arena of Valor é muito parecido com outras MOBAS para Android. Talvez o único grande diferencial é que, entre os mais de 80 heróis disponíveis, você pode escolher entre personagens famosos do universo DC como Superman, Batman, Joker e Mulher-Maravilha.

Clique aqui para ver dicas e tutoriais de Arena of Valor.

8. Critical Ops

Critical Ops

Critical Ops é um Counter Strike para celulares, não tem um jeito melhor de defini-lo. Todas as características de CS estão presentes aqui: um time de contraterroristas (CT) enfrenta um time de terroristas (TR). O objetivo dos terroristas é plantar a bomba ou matar todos os oponentes. O objetivo dos CT é impedir que a bomba seja armada ou mesmo desarmá-la.

Além das características principais, Critical Ops também copia o sistema econômico de Counter Strike, através do qual os jogadores recebem uma quantia em dinheiro no início de cada round. Todo o arsenal deve ser adquirido com esse dinheiro, por isso, gerenciamento da economia também é algo que os jogadores precisam trabalhar.

Com relação aos mapas, Critical Ops também conta com vários voltados para a competição e, assim como em CS, alguns mapas são mais favoráveis para o ataque ou para a defesa.

Reflexo, posicionamento de mira, controle de recuo da arma, frieza e comunicação são as principais habilidades requeridas para jogar Critical Ops competitivamente.

9. Mobile Legends

Mobile Legends

Mobile Legends é o MOBA mais popular para celulares no momento. Os gráficos medianos fazem o jogo ser acessível para aparelhos um pouco mais fracos e a jogabilidade simplificada é extremamente atraente para novos jogadores.

Mobile Legends conta com mais de 70 personagens, vários modos, uma comunidade nacional e internacional bem ativa, sistema de conquistas, skins, e muito mais. Além disso, o jogo já está recebendo as primeiras competições internacionais na Ásia.

Confira dicas e tutoriais de Mobile Legends aqui!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.