Tudo sobre os mapas e modos de batalha de Arena of Valor


Joana Maltez
Joana Maltez

Arena of Valor oferece a experiência de um MOBA de qualidade de forma gratuita no seu celular. O game chinês tem vários mapas e modos de batalha que podem parecer intimidantes no começo, mas que são realmente muito fáceis de aprender.

Entenda tudo o que precisa saber sobre os mapas e os diferentes modos de batalha do game.

Como é o mapa tradicional de Arena of Valor?

Arena of Valor

Nesta primeira parte do artigo, vamos focar no mapa mais popular do jogo, aquele que é usado nas partidas de 5v5. Como muitos MOBAs, Arena of Valor tem o mapa dividido em 3 “lanes”: Top, Middle (também chamada de Mid) e Bottom (ou Bot). Top é a lane da parte superior do mapa, Mid é a lane do meio e Bot é a lane inferior.

As lanes são os caminhos que os heróis percorrem para chegar à base inimiga e destruir o seu núcleo. Algo comum em todas as lanes é o objetivo de matar os minions e atacar os inimigos, impedindo que eles ataquem as suas torres ou mesmo cheguem à sua base.

No meio do mapa está a Jungle (ou selva) que funciona como uma área para ganhar experiência na luta contra monstros e farmar ouro. Os junglers (jogadores que se dedicam a combater na jungle) são habitualmente heróis ágeis e podem também usar esta área para gankar inimigos.

Existem 20 torres em Arena of Valor, 10 para cada equipe e 3 por cada lane. Estes edifícios ajudam a proteger de invasões e estão divididos em três tipos diferentes, variando o seu HP, nível de ataque, armadura e resistência mágica. Quanto mais próxima da base, mais resistente e poderosa é a torre, com o Núcleo sendo a mais importante das torres.

Como jogar em cada lane

Arena of Valor

Normalmente, as lanes de Top e Bot são jogadas com dois heróis em cada uma, enquanto Mid é habitualmente jogada por apenas um jogador. Qual será o melhor caminho para você? Isso vai depender do seu herói e do seu estilo de jogo.

Heróis de classes como Guerreiro, Tanque, Suporte ou Atirador são normalmente candidatos ideais para jogarem em Top ou Bot. Mas os Magos ou heróis com ataque de longo alcance são uma ótima escolha para Mid, enquanto os Assassinos são heróis perfeitos para Jungle.

Dicas rápidas:

  • No início de uma partida, depois de matar os minions, espie o minimapa e veja se o seu time não precisa de ajuda em outro local.
  • Desconfie se uma lane estiver sem inimigos e avise a sua equipe. Isso é normalmente sinal de que o time adversário está se juntando em outra lane ou preparando uma emboscada.
  • Se estiver em desvantagem numérica, espere pelo respawn dos membros da sua equipe junto a uma torre, ajudando-a a se defender.

Os monstros da selva

A Jungle é a área do mapa povoada por monstros que dão experiência e ouro quando são derrotados, com algumas mortes concedendo até buffs ou melhorias ao Jungler ou ao seu time. Mas quais são os principais monstros que você pode encontrar nessa selva?

Seagle

Arena of Valor

Esses são os monstros que patrulham o rio junto das lanes Top e Bot, sendo as criaturas menos poderosas que você vai achar na jungle. Aliás, esse é um animal que só ataca se for atacado primeiro, o que faz deles criaturas realmente dóceis.

Então o que você ganha em matar um destes monstrinhos? Com a sua derrota, a criatura dá ouro, experiência e liberta uma luz especial que vai ser como um espião na jungle dos inimigos, revelando os heróis que ali se escondem.

Poderoso

Arena of Valor

Derrote o Golem vermelho e você vai receber um bônus temporário que reduz a velocidade de movimento do inimigo quando você atingi-lo com um ataque normal e dá ainda um extra de dano.

Sábio

Arena of Valor

Quando derrotado, o Golem azul dá ao jogador uma diminuição de 20% no tempo de recarga e um aumento de 2% por segundo na regeneração de mana.

Espírito Sentinela

Arena of Valor

Esse monstro voador é um perigo para combater no início do jogo, sendo melhor esperar um pouco antes de tentar a sua sorte. Com a morte desse sentinela, o herói ganha ouro para todo o time, regeneração de 35 HP por segundo assim como um bônus de 30% na sua velocidade de movimento.

Dragão Abissal

Arena of Valor

Esse é um dos monstros que são essenciais para ajudar o seu time a chegar à vitória e deve ser considerado uma prioridade no jogo. Quando derrotado, o dragão dá ouro e experiência para toda a equipe.

Demônio das Trevas

Arena of Valor

Não há criatura tão forte como essa em Arena of Valor. O Demônio das Trevas é mesmo um monstro muito difícil e poderoso de enfrentar – e é por isso mesmo que a recompensa da sua morte é tão grande.

Derrote o monstro e todo o seu time recebe um bônus de 30% no dano causado e um aumento de 1% na regeneração de HP e Mana.

Os diferentes modos de batalha e seus mapas

Arena of Valor oferece experiências variadas aos seus jogadores – que vão desde o tradicional 5v5 até o inovador Guerra dos Ganchos, mas o que você pode esperar desses modos de batalha?

Grande Batalha: 5v5 no mapa Antaris

Arena of Valor

É na Grande Batalha do campo de batalha Antaris que acontece o modo de jogo mais competitivo de Arena of Valor. O clássico 5v5 é o que vai exigir mais pensamento estratégico dos seus jogadores e onde vemos a importância de jogar em equipe.

Como o seu nome indica, são dois times de 5 jogadores lutando pela destruição da base inimiga. Neste modo clássico, é essencial derrotar monstros como o Dragão Abissal e o Demônio das Trevas para chegar à vitória. Neste mapa existe o Altar da Vida, ou seja, a possibilidade de cada herói voltar à sua base para restabelecer Vida perdida.

Cada jogador começa com 300 de ouro e as batalhas costumam durar entre 12 a 18 minutos, sendo esse o modo mais lento, mas com maior recompensa de ouro e experiência. É no 5v5 que você deve aplicar tudo aquilo que falamos neste artigo.

Vale do Combate: 3v3 no mapa Batalha nos Pampas

Arena of Valor

Em Vale do Combate, cada equipe pode ter apenas 3 heróis, tornando o processo de escolha dos personagens mais complicado. Cada jogador começa no nível 3 e com 800 de ouro e, neste modo, todos os heróis ganham experiência e ouro de forma muito mais rápida.

Existe apenas uma lane nesse modo de batalha e somente uma torre defendendo a sua base, mas o objetivo é igual ao 5v5: destruir a base inimiga. Neste mapa também existe o Altar da Vida.

Aqui existem dois monstros diferentes à sua espera na jungle: Garnak e Winged Sandals. Quando derrotado, Winged Sandals concede um aumento de 30% na velocidade de movimento durante 30 segundos; já Garnak é um dragão de duas cabeças que dá diferentes bônus a cada derrota:

  • A primeira vez que é morto, Garnak dá um bônus à equipe no dano causado às torres inimigas. Atenção: com esta primeira derrota, o jogador recebe a Maldição do Dragão que diminui o dano infligido a Garnak em 30% num próximo combate.
  • Na segunda vez, todo o seu time tem um aumento de 20% no dano enquanto reduz em 15% o dano recebido.
  • Na terceira vez, a sua equipe recebe 1% de regeneração de HP máximo por segundo.

O modo de jogo 3v3 dura habitualmente entre 5 a 8 minutos, sendo uma alternativa rápida e divertida ao mais lento 5v5.

Conflito Abissal: 5v5 no mapa Garganta do Abismo

Arena of Valor

Este é um dos modos de batalha mais divertidos e insanos de Arena of Valor, apesar de ter apenas uma lane e duas torres para cada time. Em Conflito Abissal, o Desafiante entra em um modo de batalha de duas equipes 5v5, mas com um detalhe importante: não vai poder escolher os seus heróis. A escolha dos personagens é feita de forma aleatória pelo próprio game no início da partida.

Mas isso não significa que você não tem a opção de mudar o seu herói. Existe uma primeira tentativa de mudança (reroll) que é gratuita, mas, a partir daí, você tem de usar gemas para ganhar a chance de mudar de herói.

Cada jogador começa com 800 de ouro e o objetivo é igual ao do modo tradicional: destruir a base inimiga. Não existe jungle, logo, não existem monstros. Isso significa que para ganhar experiência e ouro, você vai ter de matar minions e outros heróis.

No mapa da Garganta do Abismo não existe Altar da Vida nem a opção de voltar à sua base ou a possibilidade de comprar itens a qualquer momento. Só depois do seu herói morrer é que você vai poder adquirir os tão necessários itens.

Saiba como ganhar gemas e como usá-las

1v1 no mapa Arena Cidade das Sombras

Arena of Valor

Os duelos de Arena of Valor acontecem no mapa da Cidade das Sombras. No modo 1v1, dois jogadores se enfrentam em uma única lane, sem jungle e com somente uma torre defendendo a sua base. Apesar dessas limitações, o Altar da Vida está desbloqueado nesse mapa.

É boa ideia escolher heróis fortes em combate corpo a corpo como é o caso de Lu Bu, Violet ou Taara. Existe apenas uma recarga de Vida no centro do mapa e é essencial dominar esse ponto se quiser sair vitorioso.

Este é o modo de jogo mais rápido do game e é ideal para jogadores mais experientes que querem provar o seu valor.

Guerra dos Ganchos no mapa Baía do Tesouro

Arena of Valor

Este modo de batalha é tão especial que só está disponível no fim de semana. Quando jogar Guerra dos Ganchos, esqueça o que sabe sobre MOBAs, porque esse modo é completamente diferente do habitual!

Inspirado em histórias de piratas, Guerra dos Ganchos tem como mapa dois navios e o objetivo é conseguir o controle do tesouro entre esses navios. O tesouro é rodeado por uma “caixa” retangular azul e ambas as equipes lutam para alcançar 100% do domínio da área, bem ao estilo controle de vários outros games.

Quando um jogador entra no espaço do tesouro, a percentagem avança em direção ao desejado 100% e a primeira equipe que consegue esse objetivo, ganha. Mas se estiverem heróis de times opostos nessa área, então ninguém ganha pontos nem vê a percentagem aumentar.

E o gancho do nome? Cada jogador recebe uma nova habilidade semelhante a um gancho, podendo disparar até uma longa distância e, se atingir o alvo, ele é puxado para junto do atirador. É com os ganchos que os jogadores vão lutar pelo domínio do tesouro.

Não existem torres, nem Altar da Vida e muito menos jungle com monstros nesse mapa. Você pode comprar apenas itens na sua base e só se tiver morrido. Mais importante ainda: você não escolhe o seu herói. O sistema de heróis Conflito Abissal é o mesmo da Guerra dos Ganchos, ou seja, os heróis são atribuídos aleatoriamente aos jogadores. Mas tal como acontece no outro mapa, aqui você também pode usar gemas para ganhar chances de mudar seu personagem. Que a sorte esteja com você!

Joana Maltez
Joana Maltez
Mestre em Design e Nerd apaixonada por boas histórias de ficção, perdendo horas jogando um game ou assistindo séries e filmes.