Como batalhar em Pokémon GO: líderes de equipe, treinadores, ginásios e reides!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Não há dúvida de que um dos elementos mais divertidos de Pokémon GO são as batalhas. A mecânica foi lançada no final de 2018 e adicionou um aspecto competitivo que estava faltando no jogo. Pouco mais de 1 ano depois, o game já conta até com torneios oficiais de batalhas entre treinadores.

Para batalhar em Pokémon GO, você precisa atingir os níveis:

  • 5, para batalhar em ginásios, contra líderes de equipe e em reides.
  • 10, para batalhar contra outros treinadores (PvP), contra Equipe GO Rocket.

Confira abaixo como participar de cada uma dessas batalhas e veja quais são suas regras!

Como batalhar contra líderes de equipe

Ao atingir o nível 5 você terá a opção de se juntar a uma das 3 equipes de treinadores em Pokémon GO: Sabedoria, Valor e Instinto. Ao fazer isso você desbloqueará as batalhas contra os líderes dessas equipes, que é uma das primeiras formas de combater no jogo e também uma ótima maneira de treinar.

Para batalhar contra um líder de equipe você só precisa ir ao menu principal do jogo, selecionar "Batalhar" e, em seguida, descer a próxima tela até embaixo até encontrar a sessão "Treinamento" e então escolher entre Blanche, Candela ou Spark:

Batalhas Treinadores - Pokémon GO

Após definir seu rival, selecione "Treinar". Na próxima tela você deverá escolher em qual Liga a batalha será travada. Falaremos sobre isso logo abaixo.

Como batalhar contra outros treinadores (PvP)

Existem três formas de batalhar contra outros treinadores:

Batalhas ranqueadas

Liga de Batalha GO

A versão mais recente de PvP em Pokémon GO. A Liga de Batalha GO oferece batalhas ranqueadas em que os jogadores podem competir contra outros do mundo todo em troca de recompensas. Quanto mais vitórias, maior o ranque e maiores são os prêmios. Para acessá-la, basta entrar no menu principal do jogo, escolher "Batalhar" e, na próxima tela, selecionar "Batalhar" na modalidade desejada: básica ou premium. A única diferença entre elas é que a premium oferece melhores recompensas.

Após escolher a modalidade, você será redirecionado para uma batalha contra outro jogador ao redor do mundo.

Batalhando contra Treinadores próximos

Para lutar contra outros jogadores, você precisa, primeiro, estar próximo da pessoa com quem deseja batalhar. Em seguida, basta voltar ao menu "Batalhar" e, em vez de escolher um dos líderes de equipe, selecione "Desafiar um Treinador". Isso acionará sua câmera para que você escaneie o QR Code (Código de Batalha) do oponente e envie um convite para a luta. Alternativamente, você pode mostrar o seu código para a outra pessoa escanear:

Batalha PvP - Pokémon GO

Batalhando contra ultra-amigos

Também é possível batalhar contra outros Treinadores de forma remota, sem ser pela Liga de Batalha GO. No entanto, a função só é desbloqueada entre pessoas que tenham alcançado a ultra-amizade. Nesses casos, você só precisa acessar sua lista de amigos, escolher o rival e selecionar o botão "Batalhar":

Batalha remota - Pokémon GO

Assim que o convite for aceito pela pessoa desafiada, o desafiante deverá decidir em que Liga o duelo será jogado.

Ligas de batalha em Pokémon GO

Ligas - Pokémon Go

Para fazer com que todos os pokémons sejam relevantes, a Niantic criou três Ligas para as batalhas entre Treinadores e contra líderes de equipe. Nesses dois tipos de batalhas, a Liga deverá ser escolhida pelo desafiante antes do duelo começar.

Cada Liga possui um limite máximo de PC, o que acaba incluindo ou excluindo determinados pokémons. São elas:

  • Grande Liga: a Liga mais fraca do jogo, com limite de 1500 PC. É desbloqueada assim que você atinge o nível 5.
  • Ultra-liga: a Liga mediana, com limite de 2500 PC. É desbloqueada assim que você obtém três pokémons com mais de 1500 PC.
  • Liga Mestra: a Liga mais forte, sem limite de PC. É desbloqueada assim que você obtém três pokémons com mais de 2500 PC.

A divisão entre Ligas confere muita variedade e diversão aos combates, pois permite que pokémons não tão fortes possam ser usados nas Ligas mais fracas. Por exemplo, se você tem um pokémon de 1498 de PC, definitivamente não deverá usá-lo nas Ligas mais fortes, mas ele poderá ser uma ótima opção para a Grande Liga. Da mesma forma, um jogador mais experiente poderá duelar contra um jogador novato em uma luta justa nas Ligas mais fracas, já que ele não poderá usar seus pokémons mais fortes.

Batalhas contra a Equipe GO Rocket

Equipe GO Rocket - Pokémon GO - Como batalhar

A Equipe GO Rocket é o grupo de vilões de Pokémon GO. Eles invadem pokéstops aleatórias e impedem que você receba a quantidade normal de itens no local. Sempre que você gira uma poképarada invadida por eles, poderá escolher entre duelar contra um membro ou apenas fugir. Ao derrotá-los, terá a chance de capturar o primeiro ou o segundo pokémon utilizado pelo vilão.

Regras de batalhas em Pokémon GO

Todas as batalhas contra líderes de equipe, Treinadores e Equipe GO Rocket seguem as mesmas regras:

  • Cada participante utiliza 3 pokémons escolhidos antes do combate.
  • Cada participante tem direito a 2 escudos que podem ser usados para defender ataques carregados.
    • Recrutas da Equipe GO Rocket não utilizam escudos.
    • Líderes de equipe só utilizam escudos na Liga Mestra.
    • Os líderes e o chefe da Equipe GO Rocket (Arlo, Sierra, Cliff e Giovanni) sempre usam seus escudos na primeira chance.
  • Cada participante pode trocar de pokémon (entre os 3 escolhidos antes do combate), mas precisa esperar 60 segundos para trocar novamente.
  • Vence o participante que zerar os Pontos de Saúde dos 3 pokémons oponentes.
  • Batalhas entre Treinadores e contra líderes de equipe não causam dano e não nocauteam pokémons.
  • Batalhas em ginásios e reides (ver abaixo), e contra a Equipe GO Rocket causam dano real e também podem nocautear seus pokémons.

Mecânicas de combate

Como batalhar - Pokémon GO

As mecânicas de combate em Pokémon GO são bastante simples, por isso a diferença entre vencer ou perder é decidida nos detalhes:

  • Cada pokémon possui, por padrão, um ataque ágil e um ataque carregado.
  • Para usar um ataque ágil, basta que você aperte em qualquer lugar da tela. A velocidade com que você precisa tocar na tela varia de acordo com a animação de ataque do seu pokémon.
  • Cada ataque ágil concede uma quantidade de energia ao seu pokémon, enchendo aos poucos a "barra" do golpe carregado. Uma vez preenchida, você pode usar o ataque a hora que quiser.
  • Ao utilizar um ataque carregado, o jogador precisará tocar em vários ícones em movimento na tela. Esses ícones se movem em um padrão fixo que só varia de acordo com o elemento do ataque (por exemplo, qualquer ataque carregado de fogo terá o mesmo padrão). Quanto mais ícones forem tocados, mais dano será causado pelo ataque carregado.
  • É possível juntar energia mesmo quando a barra já estiver cheia na tela. Isso serve para acumular ataques carregados para usá-los de uma só vez.
  • A força dos ataques varia de acordo com o PC e IV (individual values) do Pokémon, bônus climático, velocidade da animação de ataque, conjunto de ataques e tipo de ataque. Para saber quais elementos são super efetivos contra outros, confira nosso guia completo de vantagens e desvantagens em Pokémon GO!
  • Alguns ataques possuem propriedades especiais que modificam atributos do pokémon usuário ou do alvo (aumentando o ataque ou diminuindo a defesa, por exemplo).

Batalhas em ginásios

Ginásios - Pokémon Go - Como batalhar

As batalhas em ginásios são um pouco diferente das batalhas entre Treinadores, líderes de equipe e Equipe Go Rocket, e possuem algumas regras próprias:

  • As batalhas acontecem nos ginásios espalhados pela cidade. Para participar de uma, basta entrar em um ginásio controlado por alguma equipe rival do seu time. Não é possível batalhar em ginásios controlados pela sua equipe.
  • Ao atacar um ginásio, você enfrentará os pokémons deixados no local por outros jogadores. Eles lutarão automaticamente através da inteligência artificial do jogo.
  • As mecânicas de batalha em ginásio são as mesmas, com exceção dos ataques carregados, que aqui são usados automaticamente ao se pressionar o botão correspondente. Não é necessário, portanto, acompanhar o padrão de movimentos dos ícones do ataque.
  • É possível esquivar em batalhas de ginásios. Para isso, basta deslizar o dedo para esquerda ou direita um pouco antes de receber um golpe. Quanto mais precisa for a esquiva, menos dano seu pokémon receberá.
  • Ao derrotar um pokémon defensor, ele perderá parte da sua vida, que aqui é representada pelos Pontos de Combate. Dependendo da quantidade de PC restante no pokémon, pode ser necessário derrotá-lo várias vezes até que ele seja retirado do ginásio.
  • O PC de um pokémon em ginásio diminui constantemente com o tempo, mesmo se não for atacado.
  • Após retirar todos os defensores do ginásio, o controle do local será da sua equipe e você poderá deixar um pokémon defensor. Essa é a única forma de ganhar moedas no jogo sem gastar dinheiro de verdade.
  • Não é possível defender um ginásio ativamente. Você só pode deixar o pokémon no local e ele lutará automaticamente sem a sua participação. Quando ele for abatido, você receberá uma notificação informando que ele voltou ao seu estoque.

Batalhas de reides

Reides - Pokémon GO

As batalhas de reides são muito parecidas com as batalhas de ginásios (possuem as mesmas mecânicas, inclusive a esquiva), com a diferença que o pokémon atacado não pertence a nenhum jogador. Os chefes de reides são distribuídos aleatoriamente pelos ginásios da cidade. Para saber mais, confira nosso guia completo de reides em Pokémon GO

Agora que você já sabe o básico sobre as batalhas em Pokémon GO, aprenda quais são os melhores ataques do jogo!

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.