Pokémon GO: saiba tudo sobre as reides! (2021)


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

As reides (ou raids) em Pokémon GO são modos de batalha em que você precisa se juntar com outros jogadores para derrotar chefes pokémons muito fortes chamados raid bosses. Ao vencê-los, os participantes recebem recompensas exclusivas e a chance de capturar os pokémons derrotados. Confira abaixo todas as regras sobre reides em Pokémon GO!

Quem são os chefes de reides? Eles são fortes?

A lista de chefes de reides varia periodicamente e não há uma intervalo fixo para as alterações.

As reides são divididas em 5 níveis, sendo o 1 o mais fraco e 5 o mais forte. As reides de categoria 1 e 2 podem ser facilmente completadas por um único jogador. Da categoria 3 para cima, o número de jogadores necessários para vencer aumenta de acordo com o pokémon, mas saiba que 8 jogadores são suficientes para vencer qualquer chefe do jogo (mesmo os mais fortes) com certa facilidade.

Para saber o nível de uma reides, basta olhar o número de ícones "Raid - Pokémon GO" que aparecem junto com o pokémon.

E o que são as Reides EX?

As Reides EX (EX Raids) são reides mais restritas que acontecem em Ginásios EX. Para ter acesso a uma, é necessário completar uma reide normal em um Gináxio EX para concorrer a um convite. Se você ganhar um, terá o direito de participar de Reide EX no local e hora marcada pelo jogo, além da possibilidade de convidar um amigo da sua lista de contatos.

Com exceção da limitação do convite, as Reides EX funcionam exatamente como as reides normais, oferecendo as mesmas premiações e chance de capturar os pokémons derrotados. Geralmente esses pokémons são extremamente raros como Deoxys, Regigigas, Mewtwo etc. Com o tempo, esses pokémons ficam disponíveis em reides normais.

Devido a pandemia, as Reides EX estão suspensas por tempo ilimitado.

Mega Reides

Reides - Pokémon GO

As Mega Reides foram introduzidas em Pokémon GO em 2020. Nessa modalidade, todos os chefes são megaevoluções, com nível de dificuldade equivalente a reides nível 5. Elas se destacam das reides normais por aparecerem com um ovo diferenciado, como na imagem acima.

Todo o funcionamento das Mega Reides são idênticos aos de reides normais, com as únicas diferenças:

  • Ao derrotar um chefe de Mega Reide, não temos a chance de capturá-lo naquela forma, mas sim na anterior. Por exemplo, ao derrotar um Mega Charizard, só teremos a chance de capturar um Charizard.
  • Além das recompensas normais, chefes de Mega Reides oferecem Mega Energia ao serem derrotados.

Confira nosso guia completo de Mega Evoluções para entender melhor!

Como participar de reides

Para participar de reides em Pokémon GO, você precisa ser, no mínimo, nível 5 e deve possuir um item chamado Passe de Reide (Raid Pass). Esses itens funcionam como ingressos para você entrar nas batalhas e podem ser obtidos ao girar o disco em Ginásios. Saiba que você só pode ter um Passe de Reide desse tipo por vez, ou seja, você só conseguirá obter outro no disco depois que utilizar o primeiro.

Outra opção é obter Passe de Batalha Premium comprando-os na loja por 100 pokéCoins cada. Nesse caso, não há limite diário para o item.

Por último, é possível utilizar o item Passe de Reide a Distância, um tipo de passe especial introduzido no jogo por último que permite participar:

  • De reides que estejam no seu campo de visão no mapa do jogo.
  • De reides em qualquer lugar do mundo caso você seja convidado por alguém que já esteja na sala.

Como funcionam as reides?

Raids - Pokémon GO

As reides sempre acontecem em Ginásios. Se a reide ainda não estiver disponível, ela estará marcada no mapa com um ovo gigante e um cronômetro decrescente. Assim que o tempo acabar, o ovo abrirá e o chefe será revelado. Caso a reide já esteja disponível, o chefe será mostrado no lugar do ovo e, quando o tempo acabar, a reide será finalizada.

Ao se aproximar do Ginásio você poderá entrar na sala (lobby) da reide. Essas salas comportam até 20 jogadores. Esse é o número máximo de pessoas que podem combater o chefe ao mesmo tempo. Assim como em batalhas normais de Ginásios, você precisará montar um time de 6 pokémons para derrotar esses chefes.

Iniciada a batalha, os jogadores têm um tempo determinado para vencer o chefe. Esse tempo varia de acordo com a dificuldade da reide. Assim que o grupo derrotá-lo, cada jogador receberá um determinado número de pokébolas para tentar capturar o chefe. O número exato de pokébolas será definido com base:

  • No nível de contribuição do seu time;
  • No número de amigos que você tem no grupo;
  • Se o seu time é da mesma cor do ginásio.

Existe também a chance do chefe aparecer na sua versão Brilhante (Shiny), caso ela exista no jogo.

Algumas dicas sobre reides

  • Assim como em qualquer combate em Pokémon GO, escolha pokémons de elementos que counterem os chefes de reides. Acesse nosso guia completo de todos os tipos de pokémon e aprenda quais elementos usar em cada caso.
  • Tente juntar o máximo de pessoas no lobby para derrotar os chefes mais facilmente, mesmo que seja possível derrotá-lo sozinho.
  • Não arrisque seus Passes de Reide. Utilize-o só quando houver gente suficiente para derrotar os chefes.
  • Reides normais conferem 3000 de XP e reides Lendárias conferem 10000XP.
  • Confira nosso guia de como sempre fazer jogadas Excelentes para não deixar o chefe escapar.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, seja FPS, de luta, estratégia, etc.