Pokémon GO: conheça os pokémons mais raros do jogo! (2021)


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Como em qualquer jogo de Pokémon, Pokémon GO possui aqueles monstrinhos que são muito mais raros que os outros. Nesse artigo listamos aqueles que, mesmo estando constantemente disponíveis no jogo, ainda são extremamente incomuns e valiosos para aqueles que gostam de colecionar.

Atenção: como dito acima, a lista abaixo inclui apenas os pokémons que estão sempre disponíveis no jogo, então não mencionamos nenhum pokémon exclusivo de eventos temporários. Também deixamos de fora qualquer critério relacionado ao IV (Individual Values) dos pokémons, de forma que a única coisa que importe é o encontro e a captura das criaturas.

Ditto

Pokémons raros - Pokémon GO

Começando por um "rarinho", Ditto é um dos pokémons mais cobiçados de Pokémon GO por ser necessário para completar a tarefa 3/9 da missão "Vamos nessa, Meltan! (3/9)" e a tarefa 5/9 da missão "Uma descoberta mítica (5/9)", ou seja, se você quiser um Mew ou um Meltan, terá que conseguir um Ditto primeiro. Além disso, o pokémon possui uma mecânica única de poder transformar-se em outros, então você nunca sabe se encontrou um até efetuar uma captura completa de algum dos seus disfarces. Se você não sabe quais são eles, confira nosso guia atualizado de como capturar um Ditto!

Pikachu com roupa de luta livre

Pokémons raros - Pokémon GO

Esse é difícil, mas só depende de você. O Pikachu com roupa de luta livre foi adicionado a Pokémon GO junto com a Liga de Batalha GO e é oferecido como recompensa para todos os jogadores que atingirem o rank 10 do PVP em qualquer temporada, o que é uma tarefa nada fácil. Para quem não sabe, a partir do rank 7 as derrotas afetam o seu rating no PVP, então você precisa de um ótimo diferencial vitória/derrota para continuar subindo. Uma vez no rank 10, você precisa então ganhar 3 partidas dentro de um set para ter direito a recompensa de captura do Pikachu. Boa sorte!

Unown

Pokémons raros - Pokémon GO

Quase um mito dentro do jogo, Unown é tão raro que a maioria dos jogadores nunca o viu. Também é comum que jogadores pensem que ele é um pokémon exclusivo de eventos, já que ele a maioria das suas capturas acontecem em eventos de Zona de Safari, mas este não é o caso. A verdade é que a Niantic dá um "boost" considerável no spawn de Unowns durante esses eventos, mas eles podem, sim, aparecer na natureza a qualquer momento, podendo também ser rastreados como qualquer outro pokémon.

Como se a raridade não fosse o bastante, Unown pode assumir a forma de cada letra do alfabeto além dos sinais de exclamação de interrogação. É claro, todas as formas ainda tomam apenas um lugar na Pokédex, o que não diminui nossa vontade de obter a coleção inteira.

Uxie, Mesprit e Azelf

Pokémons raros - Pokémon GO

O trio psíquico de regionais Lendários!. Uxie, Mesprit e Azelf também estão no grupo de pokémons tão raros que muitas pessoas pensam que eles são restritos a eventos ou mesmo limitados a Reides. Novamente, este não é o caso. Como dito, além de regionais eles são Lendários, então diferentemente dos demais pokémons exclusivos (que basta que você viaje para a região certa para encontrá-los facilmente), nada garante que você encontrará um deles mesmo estando no local correto, fazendo com que até jogadores que usam trapaças como "Fake GPS" não os tenham.

Shadow Shinies

Pokémons raros - Pokémon GO

Pokémons shiny (brilhante) em geral já são raros e altamente cobiçados pelos jogadores que gostam de colecionar. Quando se trata de shadow (sombroso) shiny, a coisa fica ainda mais complicada, já que não basta que você ande pela natureza clicando em pokémons e esperando a sorte dele brilhar. Não. Para obter shadow shinies é necessário derrotar membros da Equipe GO Rocket, podendo ser Recrutas ou Chefes (não é possível capturar shadow shinies do líder Giovanni até o momento). É aqui que o nível de raridade se divide em 2:

Shadow shiny de Recrutas: os menos raros do grupo (apesar de ainda serem MUITO raros) já que é possível batalhar contra Recrutas com boa frequência em Poképaradas ou mesmo através do balão. Considerando que os Recrutas não utilizam escudo, as batalhas são sempre muito fáceis então dá para participar da "loteria do shiny" bem mais vezes.

  • Exemplo: shadow shiny Koffing, shadow shiny Ralts, shadow shiny Drowzee, etc.

Shadow shiny de Chefes: muito mais raros que os mencionados acima pois só é possível combater Chefes da Equipe GO Rocket após obter um Radar Rocket ao juntar 6 Componentes Misteriosos derrotando Recrutas. Além disso, derrotar um Chefe destrói o seu Radar e é necessário montar outro. Isso significa que a frequência que você pode encontrar esses pokémons é MUITO menor, então dar a sorte de aparecer um shiny em uma dessas poucas batalhas é realmente algo raríssimo de acontecer.

  • Exemplo: shadow shiny Beldum, shadow shiny Absol, shadow shiny Bagon, etc.

Shiny Spinda

Pokémons raros - Pokémon GO

Um dos pokémons raros mais curiosos do jogo. Spinda só pode ser capturado de uma forma: completando-se a Pesquisa de Campo "Acerte 5 ótimas bolas curvas seguidas", que é uma das tarefas mais difíceis de se encontrar em Poképaradas. Uma vez que você encontre e a complete, você será recompensado com a captura de um Spinda. Só nesse momento você pode "concorrer" a um shiny.

Pokémon bebês shiny

Pokémons raros - Pokémon GO

Via de regra, os ovos de 7km obtidos através de presentes de amigos chocam os chamados "pokémons bebês", que são pré-evoluções de pokémons mais populares e apresentados em gerações anteriores. Nesse grupo podemos encontrar Elekid, Magby, Budew, Togekiss, Ibblybuff, etc. Todos esses pokémons possuem uma versão shiny disponível que, obviamente, são extremamente raras já que você precisa andar 7 quilômetros até ter a mínima chance de obter um. O destaque especial aqui é o shiny Mime Jr., que além de bebê, é também regional.

Riolu

Pokémons raros - Pokémon GO

Riolu não é mais nenhuma novidade em Pokémon GO já que foi adicionado ao jogo faz um bom tempo. Mesmo assim, pouquíssimos jogadores o possuem já que ele nunca foi liberado na natureza e sua taxa de aparecimento em ovos é extremamente baixa. Vale mencionar que pokémons que foram lançados junto ou depois de Riolu (como Gible e até mesmo Deino) já se tornaram muito mais populares, aparecendo na natureza, recompensa de PVP, Reides, etc. Faz sentido já que se trata do melhor pokémon Lutador do jogo!

Axew

Pokémons raros - Pokémon GO

Axew ainda é um pokémon novo em Pokémon GO e com uma taxa de spawn baixíssima na natureza. Por não figurar em reides ou recompensa, e também por ser extremamente raro em ovos, o dragãozinho ainda é um dos pokémons mais raros do momento, mas isso pode mudar no futuro. Por enquanto, a crescente relevância da sua última evolução Haxorus na Liga Mestra do PVP faz com que mais e mais jogadores procurem capturá-lo.

Míticos de Pesquisas Especiais

Pokémons raros - Pokémon GO

Tudo bem que a maioria dos jogadores mais experientes de Pokémon GO já possuem os 4 pokémons acima, mas todos os Míticos ainda são extremamente raros, já que só podem ser capturados após completar as Pesquisas Especiais mais longas e difíceis do jogo. No entanto, desde o início de 2021 a Niantic vem disponibilizando novas quests temporárias que oferecem mais uma chance de capturar os pokémons acima, ou seja, até o momento cada jogador pode ter, no máximo, 2 de cada (com exceção do Meltan).

No caso específico do Meltan, o pokémon pode ser obtido através da Caixa Misteriosa, um item que só pode ser obtido ao conectar a sua conta com um Nintendo Switch através dos jogos Let's Go Eevee ou Let's Go Pikachu. Uma vez que você use o item, Meltan aparecerá repetidamente durante 30 minutos (como um Incenso), então é possível capturar diversos exemplares.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, seja FPS, de luta, estratégia, etc.