Pokémon GO: os 21 melhores pokémons para a Grande Liga! (PvP)


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Com o início das batalhas ranqueadas em Pokémon GO, é muito importante conhecer a fundo quem são os melhores pokémons do jogo para participar de cada Liga. Com mais de 600 pokémons no jogo, a decisão de quem inserir no seu time pode ser bastante complicada para quem não está ligado no metagame.

Por isso, para você não fazer maus investimentos de Poeira Estelar e Doces, juntamos abaixo uma lista com os 21 melhores pokémons a serem utilizados na Grande Liga (CP máximo de 1500). Saiba que alguns pokémons muito fortes ficaram de fora da lista pois colocamos aqui somente os melhores dos melhores. Aproveite!

1. Azumarill

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 10

Um dos favoritos entre os jogadores e também um dos melhores pokémons do jogo. Azumarill possui uma resistência acima da média que o permite até sobreviver alguns golpes super efetivos. Sua combinação de tipos (Água e Fada) também garante resistências muito úteis contra tipos relevantes na Grande Liga como Lutador, Sombrio e Dragão.

Melhores ataques

Ágil: use Bolhas, já que o golpe causa mais dano e gera mais energia.

Carregados: Jogo Duro e Raio Congelante é a combinação mais versátil pois fornece cobertura contra pokémons do tipo Planta, os principais counters do Azumarill.

2. Skarmory

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 10

Perfeita para a Grande Liga, Skarmory também conta com ótima resistência e uma tipagem incrível que lhe garante 10 resistências e apenas 2 fraquezas! Seu maior desempenho acontece contra pokémons de Planta, que podem ser derrotados mesmo sem o uso de ataques carregados. No geral, Skarmory é, acima de tudo, uma opção segura para integrar seu time.

Melhores ataques

Ágil: a escolha entre Golpe de Ar e Asa de Aço é totalmente pessoal. A primeira opção gera um pouco mais de energia e garante vantagens contra pokémons do tipo Lutador, Planta e Inseto. Já a Asa de Aço é melhor contra Gelo, Pedra e Fada, além de causar um pouco mais de dano no geral.

Carregados: Ataque Aéreo e Canhão de Flash.

3. Altaria

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 10

Altaria é um pokémon devastador na Grande Liga. Além de possuir uma resistência absurda, seu dano é extremamente alto mesmo sem usar ataques carregados. Como se não fosse o suficiente, o custo para adquirir um novo ataque carregado para Altaria é de apenas 10.000 Poeira Estelar!

Considerando sua qualidade, muitas vezes é necessário um counter específico para lidar com Altaria. Nesse sentido, as melhores opções são Azumarill, Bastiodon e Probopass. Também vale lembrar que Altaria possui dupla fraqueza contra Gelo.

Melhores ataques

Ágil: Sopro do dragão, pois é um dos ataques ágeis mais fortes do jogo.

Carregados: Ataque Aéreo e Pulso do Dragão. O primeiro exige pouca energia e causa ótimo dano, enquanto o segundo é uma forte opção contra outros Dragões, especialmente quando os escudos já tiverem acabado.

4. Registeel

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 10

Registeel possui a sétima maior Defesa do jogo, tornando-o um dos pokémons mais resistentes do jogo. Sendo unicamente de Aço, Registeel possui fraquezas contra tipos não tão presentes no metagame da Grande Liga como Fogo, Terra e Lutador. Com a recente disponibilidade do golpe ágil Mirar, Registeel teve seu problema de geração de energia consertado, o que o torna um dos melhores pokémons para PvP.

Melhores ataques

Ágil: Mirar, já que fornece toda a geração de energia necessária para Registeel usar seus lentos golpes carregados.

Carregados: Canhão de Flash e Explosão Focalizada. Utilize este segundo só em casos extremos.

5. Venusaur

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Apesar de não possuir tanta resistência, Venusaur bate FORTE. O pokémon também não conta com atributos espetaculares ou mesmo resistências interessantes, mas o que o torna forte para a Grande Liga são os golpes disponíveis. Além disso, por também ser do tipo Venenoso, Venusaur consegue abrir vantagem contra outros pokémons de Planta.

Melhores ataques

Ágil: Chicote de Vinha, pois gera mais energia.

Carregados: Ira de Planta e Bomba de Lodo.

6. Umbreon

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Umbreon é mais um dos melhores pokémons para PvP. Apesar de ter o atributo de Ataque baixo, sua resistêncai é muito acima da média e, o que o permite lançar vários dos seus golpes carregados rápidos. No geral, Umbreon é uma ótima opção para combates neutros, mas a sua limitação de golpes o torna muito vulnerável a counters.

Melhores ataques

Ágil: Rugido, pois gera mais energia.

Carregados: Jogo Sujo e Último Recurso (ataque de evento). O primeiro é o golpe sombrio de maior dano para Umbreon, enquanto o segundo é útil contra Fadas e Insetos.

7. Deoxys (Forma de defesa)

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Deoxys na sua forma de defesa é quase injusto. Com a segunda maior Defesa do jogo, esse pokémon psíquico possui uma resistência sem igual na Grande Liga. Além disso, com os ataques certos, Deoxys é capaz de causar dano super efetivo em 10 (!!!!) tipos diferentes de pokémons, incluindo, obviamente, vários top tiers. Sua única desvantagem é o fato de ser extremamente inacessível já que ficou disponível somente em reides EX.

Melhores ataques

Ágil: Contra-atacar, pois é um dos melhores ataques ágeis para PvP e ainda oferece cobertura contra Sombrios.

Carregados: Corte Psíquico e Deslize de Pedra oferecem maior cobertura, contudo, Trovoada é um Ás na manga contra top tiers como Azumarill e Skarmory.

8. Probopass

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Um dos maiores tanks da Grande Liga, Probopass possui a 9ª maior defesa de todo o jogo. Probopass também possui ótima versatilidade de golpes que permitem com que ele se dê bem contra diversos oponentes, com exceção de Terrestres e Aço, contra os quais possui quádrupla fraqueza.

Melhores ataques

Ágeis: Tanto Faísca quanto Lançamento de Rocha são ótimos golpes. Escolha aquele que encaixar melhor com o resto do seu time.

Carregados: Deslize de Pedra e Relâmpago são as escolhas mais otimizadas, mas ainda não fornecem cobertura contra Terra.

9. Bastiodon

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Literalmente uma parede. Bastiodon está em 6º lugar de maior Defesa do jogo, acima até de Deoxys na sua forma de defesa. Devido a isso, Bastiodon leva pouquíssimo dano de qualquer elemento que não o countere. Seu principal papel no meta é counterar pokémons Voadores como Altaria e Skarmory. No entanto, sua altíssima defesa não o salva de Lutadores e Terrestres.

Melhores ataques

Ágil: Derrubada, pois causa mais dano.

Carregados: Gume de Pedra e Lança-chamas. O primeiro cumpre seu papel como counterador de Voadores (entre outros tipos), enquanto o segundo deve ser usado contra Aço e Planta.

10. Tropius

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Um pokémon regional da África, Tropius se destaca entre os pokémons de Planta devido ao seu subtipo Voador, que fornece ótimos golpes para lidar com outros pokémons Planta, além de Lutadores. Além disso, Tropius possui uma resistência bem acima da média e, mesmo possuindo dupla fraqueza contra Gelo, é capaz de aguentar um Raio Congelante de um Azumarill, por exemplo.

Melhores ataques

Ágil: Folha Navalha causa um dano extremamente alto e é capaz de destruir oponentes fracos contra Planta sem mesmo precisar de golpes carregados. No entanto, o golpe também possui uma das piores gerações de energia de todo o jogo.

Carregados: Lâmina de Folha e Ás dos Ares. O primeiro é golpe padrão a ser usado nos casos em que a Folha Navalha não foi suficiente. Já o segundo deve ser usado contra outros pokémons de Planta.

11. Medicham

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Medicham é um counterador de tanks como Umbreon, Bastiodon e Registeel. Apesar dos atributos bem distribuídos, Medicham possui um dano surpreendentemente alto, além de ter cobertura contra counters Voadores através do Soco de Gelo.

Melhores ataques

Ágil: Contra-atacar, pois é um dos melhores ataques ágeis para PvP.

Carregados: Soco Dinâmico para acabar de destruir qualquer tank e Soco de Gelo para oferecer cobertura e forçar escudos, já que carrega muito rápido.

12. Swampert

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Swampert não é muito resistente mas tem acesso a um moveset extremamente forte e ofensivo (leia abaixo). Por ser de Terra e Água, possui grande fraqueza contra Planta e é destruído por usuários de Folha Navalha.

Melhores ataques

Ágil: Tiro de Lama, pois é o ataque com maior geração de energia de todo o jogo.

Carregados: Hidro-canhão (ataque de evento) e Terremoto. O primeiro é uma opção bem mais forte do que Surfar e exige pouquíssimo mais de energia. Terremoto exige mais energia, o que não é um problema considerando a qualidade do Tiro de Lama.

13. Sableye

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Sableye possui uma das tipagens mais interessantes do jogo, sendo Sombrio e Fantasma. Devido a isso, sua única vulnerabilidade é contra Fadas, que não são tão comuns assim na Grande Liga. Apesar de não ter grande resistência em comparação a outros pokémons dessa lista, Sableye tem acesso a ótimos ataques capazes de counterar grandes nomes do PvP.

Melhores ataques

Ágil: Garra Sombria, pois gera um pouco mais de energia.

Carregados: Jogo Sujo e Gema do Poder. O primeiro pode ser usado com muita frequência e é ótimo para forçar escudos. O segundo oferece certa cobertura contra Fadas.

14. Meganium

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Uma opção parecida, mas inferior ao Venusaur. Meganium possui resistência muito acima da média e seu principal diferencial é o acesso ao golpe Terremoto, que oferece ótima cobertura contra counters comuns de Fogo e Veneno, além de ser super efetivo contra outros top tiers como Bastiodon e Probopass.

Melhores ataques

Ágil: Chicote de Vinha.

Carregados: Ira de Planta (golpe de evento) e Terremoto. O primeiro é, possivelmente, o melhor ataque de Planta do jogo e Terremoto fornece ótima cobertura.

15. Hypno

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 9

Hypno é um pokémon lento, mas que apresenta ótimos resultados. Seu principal papel é de counterar Lutadores (principalmente Medicham) e seu grande diferencial é o acesso a diversos ataques carregados, o que o torna extremamente versátil e capaz de counterar qualquer pokémon do jogo.

Melhores ataques

Ágil: Confusão, pois causa o maior dano e gera mais energia.

Carregados: Bola Sombria oferece ótima cobertura contra Fantasmas e abre grande vantagem em lutas contra outros Psíquicos. Explosão Focalizada possibilita vitórias contra tanks como Bastiodon e Probopass. Soco Trovoada countera Azumarill e Skarmory, além de induzir o uso de escudos contra outros oponentes

A lista de ataques carregados de Hypno continua, mas os mencionados acima são os mais relevantes.

16. Quagsire

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 8

Mais um dos pokémons "lamaçentos" da Grande Liga. Quagsire possui muitas características em comum com Swampert e com Whiscash (que, por pouco, ficou fora dessa lista). Por ter a combinação Água e Terra, sua única fraqueza (dupla) é contra Planta, tornando-o uma opção muito segura para o seu time. Como grande diferencial, Quagsire tem acesso a ótimos golpes que outros pokémons do mesmo tipo não possuem.

Melhores ataques

Ágil: Tiro de Lama, pois possui a maior geração de energia do jogo.

Carregados: Terremoto e Gume de Pedra cobrem 8 diferentes tipos e causam altíssimo dano.

17. Bronzong

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 8

Bronzong é um ótimo pokémon balanceado em todos os sentidos. Bons tipos, bons atributos e bons ataques o tornam uma ferramenta extremamente útil no seu time. O importante aqui é cobrir as fraquezas, principalmente as mais comuns como Terra e Fogo.

Melhores ataques

Ágil: Confusão, pois causa mais dano.

Carregados: Canhão de Flash e Feixe Psíquico. O primeiro oferece vantagem contra top tiers como Azumarill e o segundo possui baixo custo de energia.

18. Melmetal

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 8

Melmetal é um dos pokémons raros mais relevantes para o PvP em Pokémon GO. Sua tipagem única de Aço lhe garante nada menos do que 11 resistências, tendo problemas apenas contra Lutador, Terrestres e Fogo. Suas principais características são a rápida geração de energia e ótimos golpes carregados disponíveis. Infelizmente, devido a dificuldade de se evoluir um Meltan, o pokémon é muito (MUITO) mais acessível para quem conseguir uma Caixa Misteriosa através dos jogos Let's Go Pikachu e Let's Go Eevee do Nintendo Switch.

Melhores ataques

Ágil: Trovoada de Choque, pois oferece altíssima geração de energia.

Carregados: Deslize de Pedras e Relâmpago possuem ótimos números (alto dano e baixo custo de energia).

19. Haunter

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 8

Haunter é um pokémon com muitos altos e baixos e melhor usado por jogadores experientes em PvP. Ele possui baixíssima resistência e alto poder de ataque, indo na direção contrária aos melhores pokémons do jogo. Mesmo assim, se utilizado no momento certo, Haunter é capaz de causar altíssimo dano mesmo contra os melhores tanks do jogo, sem necessidade de super efetivos. Infelizmente, seu subtipo Veneno só atrapalha o seu lado Fantasma.

Melhores ataques

Ágil: Garra Sombria é um dos melhores ataques ágeis do jogo.

Carregados: Soco Sombrio e Bola Sombria. O primeiro carrega extremamente rápido permitindo que Haunter aplique ótima pressão nos escudos do oponente, enquanto o segundo causa o altíssimo dano que faz Haunter um dos pokémons mais ofensivos da Grande Liga.

20. Marowak (Forma de Alola)

Melhores pokémons - Grande Liga

Nota: 8

Marowak (Forma de Alola) é o típico anti-meta. Sua presença nessa lista se dá, exclusivamente, pelo fato de counterar diversos top tiers Lutadores, Gelo, Fada, Aço e etc. O pokémon também possui uma resistência decente e acesso a Bola Sombria. Seu maior ponto negativo são as vulnerabilidades comuns como Água, Terra e Pedra.

Melhores ataques

Ágil: Feitiço, pois causa mais dano e gera muito mais energia.

Carregados: Bola Sombria e Golpe de Taco. O primeiro é o principal causador de dano do Marowak enquanto o segundo oferece cobertura contra 5 tipos comuns na Grande Liga, allém de carregar muito rápido.

21. Raichu (Forma de Alola)

Melhores pokémons Grande Liga - Pokémon GO

Nota: 8

Raichu é um pokémon muito versátil e eficiente em alguns pontos, mas sua baixíssima resistência o faz durar pouco tempo em combate. O pokémon é extremamente forte contra Voadores e Água, e ainda tem resistência contra Lutadores. Seu golpe ágil Troca Elétrica permite que ele cause um dano decente na maioria dos tipos do jogo, enquanto seus golpes carregados são rápidos e oferecem cobertura. Devido a sua fragilidade, Raichu é melhor usado por primeiro, quando ainda há escudos em jogo.

Melhores ataques

Ágil: Troca Elétrica, pois é um dos ataques ágeis mais consistentes da Grande Liga, causando ótimo dano neutro a diversos tipos do jogo.

Carregados: Soco Trovoada e Nó de Grama. O primeiro carrega extremamente rápido e é bom para pressionar escudos. O segundo oferece cobertura contra os diversos pokémons de Terra presentes na Grande Liga, como Swampert, Whiscash, Quagsire, etc.

Concordou com a nossa lista? Diz pra gente lá no @ligadosgamesoficial quem você colocaria nesse top!

Veja também mais dicas de PvP de Pokémon GO:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.