Os 28 melhores pokémons para Copinha (Little Cup) em Pokémon GO!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

A Copinha (Little Cup) chegou em Pokémon GO! A nova liga de batalha é exclusiva para pokémons com um máximo de 500 de CP e que estejam no primeiro estágio da sua evolução (pokémons que não possuem evoluções não entram). Confira abaixo os 28 melhores pokémons da Copinha, seguidos dos seus melhores ataques!

1. Bronzor

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 10

Bronzor é do tipo Aço/Psíquico. O pokémon é o rei da Copinha e se destaca com sua alta durabilidade, podendo ser usado em qualquer momento da partida com a mesma efetividade. Além disso, Bronzor ainda causa um bom dano a todos que não possuem resistência a seus golpes e diversos pokémons dessa lista só estão entre os melhores por serem bons contra ele.

Melhores ataques

Ágil: Confusão (Confusion) pois, apesar de gerar um pouco menos de energia, causa mais dano.

Carregados: Choque Psíquico (Psychock) e Golpe Pesado (Heavy Slam), pois Girobola (Gyro Ball) é simplesmente inferior.

2. Wynaut

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 10

Wynaut é do tipo Psíquico e, assim como Bronzor, se destaca pela altíssima durabilidade na Copinha. Mesmo estando limitado a apenas um golpe carregado, Wynaut possui uma combinação interessante por ser Psíquico e ter o golpe ágil Contra-atacar, que o permite causar mais dano aos diversos Sombrios e de Gelo desta Liga.

Melhores ataques

Ágil: Contra-atacar (Counter), pois é o melhor golpe ágil do tipo Lutador disponível no jogo.

Carregado: Casaco Espelhado (Mirror Coat). É o único golpe carregado que Wynaut pode aprender.

3. Cottonee

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 10

Cottonee é do tipo Planta/Fada.O que garante seu lugar nessa lista é o seu moveset incrível que oferece cobertura contra muitos tipos importantes da Copinha. Com Encantar ela possui todo o dano necessário para lidar com Sombrios, Noturnos e Lutadores. Com os seus golpes carregados de Planta nenhum pokémon dos tipos Água e Terra resistem. Muito versátil!

Melhores ataques

Ágil: Encantar (Charm), pois causa muito mais dano e oferece ferramentas para lidar com os diversos Sombrios da Copinha.

Carregados: Nó de Grama (Grass Knot) e Bomba de Semente (Seed Bomb). O segundo é a sua opção mais rápida e serve para pressionar escundos, enquanto o primeiro é a principal fonte de dano.

4. Deino

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 10

Deino é do tipo Dragão/Sombrio e, mesmo tendo um considerável número de counters na Copinha, ainda se mantém no topo pelo seu conjunto de ataques de primeira qualidade. Capaz de causar um estrago sem mesmo usar golpes carregados, Deino é ótimo contra os vários Psíquicos dessa Liga e o acesso a Pancada Corporal o fornece todo o dano neutro necessário para se aguentar em pé contra quase todos os oponentes.

Melhores ataques

Ágil: Sopro de Dragão (Dragon Breath), pois é um dos melhores ataques ágeis do jogo e causa muito dano.

Carregados: Mastigada (Crunch) e Pancada Corporal (Body Slam). O primeiro é a principal ferramenta de dano e permite Deino lidar com os Psíquicos da Copinha. O segundo deve ser usado em todos os casos em que a Mastigada for resistida (contra Lutadores, por exemplo).

5. Shelmet

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 9

Shelmet é do tipo Inseto, uma tipagem não muito útil em outros contextos do jogo. Aqui, na Copinha, isso o garante vantagens contra os muitos Psíquicos, Sombrios e de Planta, o que acaba o tornando extremamente versátil contra muitos top tiers. Além disso, o pokémon também desfruta de ótima durabilidade.

Melhores ataques

Ágil: Infestação (Infestation), pois gera mais energia e causa mais dano aos diversos Psíquicos da Copinha.

Carregados: Zumbido de Inseto (Bug Buzz) e Pancada Corporal (Body Slam). O primeiro é a principal fonte de dano enquanto o segundo deve ser usado apenas nos casos em que Zumbido de Inseto é resistido.

6. Wooper

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 9

Wooper é do tipo Água/Terra, uma combinação muito comum em diversas ligas da Liga de Batalha GO. Assim como a maioria dos pokémons com esses tipos, Wooper também tem acesso a golpes muito rápidos que causam dano moderado, sendo perfeito para pressionar escudos e farmar muita energia. No entanto, o pokémon é simplesmente destruído por ataques do tipo Planta.

Melhores ataques

Ágil: Tiro da Lama (Mud Shot), pois é um dos melhores ataques ágeis do jogo, com uma altíssima geração de energia.

Carregados: Bomba de Lama (Mud Bomb) e Pancada Corporal (Body Slam). O primeiro está entre os ataques carregados mais rápidos do jogo. A Pancada Corporal deve ser usada somente quanto a Bomba de Lama for resistida.

7. Shadow Stunky

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 9

Stunky é do tipo Sombrio/Venenoso. O acesso a Mordida e Mastigada oferece um ótimo meio de lidar com todos os Psíquicos da Copinha, enquanto a Onda de Lama fica como ferramenta para lidar com os diversos pokémons de Planta. Por ser shadow (sombroso) o pokémon é melhor utilizado no final da partida para que o bônus de 20% de dano não possa ser defendido.

Melhores ataques

Ágil: Mordida (Bite) é melhor em todos os aspectos.

Carregados: Mastigada (Crunch) e Onda de Lama (Sludge Bomb). Ambas oferecem ótimas coberturas contra os Psíquicos e Plantas da Copinha.

8. Lickitung

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8.5

Lickitung é do tipo Normal, e o que garante seu 8º lugar como melhor pokémon da Copinha é o acesso à Lambida e Chicote Poderoso. Dessa forma, Lickitung pode lidar com todos os Psíquicos da liga, além de destruir todos os pokémons de Água/Terra que não esperarem um ataque de planta vindo do linguarudo.

Melhores ataques

Ágil: Lambida (Lick), pois gera energia mais rápido.

Carregados: Pancada Corporal (Body Slam) e Chicote Poderoso (Power Whip). O primeiro é a principal fonte de dano neutro enquanto o segundo é uma ferramenta inesperada contra os vários pokémons do tipo Água/Terra da Copinha.

9. Barboach

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8.5

Barboach é do tipo Água/Terra, assim como Wooper. Ele também tem acesso a golpes rápidos que causam dano moderado, mas ele fica atrás de Wooper com relação a coberturas (por não ter acesso a Pancada Corporal), sendo menos versátil. Barboach também é destruído por pokémons com ataque de Planta.

Melhores ataques

Ágil: Tiro da Lama (Mud Shot), pois é um dos melhores ataques ágeis do jogo, com uma altíssima geração de energia.

Carregados: Bomba de Lama (Mud Bomb) e Aqua Cauda (Aqua Tail). Ambos desempenham mais ou menos o mesmo papel e termos de dano e velocidade, mas a terceira opção (Raio Congelante) é quase irrelevante nessa liga.

10. Igglybuff

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8.5

Igglybuff é do tipo Normal/Fada, mas com acesso a golpes dos tipos Sombrio e Fantasma, além do "golpe coringa" Pancada Corporal. Esse incrível moveset permite que ele gere energia rápido para desferir o melhor golpe do jogo (Bola Sombria) e consiga lidar muito bem com todos os top tiers da Copinha.

Melhores ataques

Ágil: Ataque Dissimulado (Feint Attack), pois causa mais dano e gera a mesma quantidade de energia.

Carregados: Pancada Corporal (Body Slam) e Bola Sombria (Shadow Ball). O primeiro é a fonte de dano padrão enquanto o segundo é um dos melhores golpes carregados do jogo, principalmente na Copinha onde existem vários Psíquicos.

11. Seel

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8.5

Seel é do tipo Água. Seu ataque ágil Caco de Gelo causa ótimo dano e permite uma boa cobertura contra pokémons de Planta, além de assustar os pokémons Voadores da Copinha. Acesso a Vento Congelante também desempenha o mesmo papel, tornando Seel um ótimo pokémon para liderar (entrar em primeiro).

Melhores ataques

Ágil: Caco de Gelo (Ice Shard), pois causa mais dano.

Carregados: Vento Congelante (Icy Wind) e Aqua Cauda (Aqua Tail). O primeiro causa um debuff muito frustrante no Ataque do oponente enquanto o segundo é a principal fonte de dano de Seel.

12. Vullaby

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8

Vullaby é do tipo Sombrio/Voador, uma combinação extremamente útil na Copinha devido a forte presença de Psíquicos, Insetos e Plantas. Com o combo de Ataque Dissimulado + Jogo Sujo, Vullaby consegue pressionar muito os pokémons Psíquicos que estão no topo da liga, enquanto Pássaro Bravo é uma opção mais pontual para determinados oponentes. Vale mencionar que, mesmo sendo Sombrio, o pokémon mitiga o dano recebido por golpes do tipo Lutador (como Wynayt e Riolu), por ser também Voador.

Melhores ataques

Ágil: Ataque Dissimulado (Feint Attack), pois causa ótimo dano e tem ótima geração de energia.

Carregados: Jogo Sujo (Foul Play) e Pássaro Bravo (Brave Bird). O primeiro é a principal fonte de dano de Vullaby e é uma ótima ferramenta contra os Psíquicos da Copinha. O segundo é muito mais lento e causa muito mais dano, devendo ser usado apenas em situações muito específicas.

13. Vulpix

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8

Vulpix é do tipo Fogo, uma tipagem que tem pouquíssima relevância em outras ligas da Liga de Batalha GO. No entanto, considerando que a Copinha é CHEIA de pokémons do tipo Planta, Inseto, Aço e Gelo, Vulpix torna-se de repente muito valioso. O acesso a Pancada Corporal fornece todo o dano neutro necessário para lidar com pokémons resistentes a Fogo. Ele é muito indicado para liderar o time, pois as chances dele forçar uma troca de pokémon é muito alta.

Melhores ataques

Ágil: Brasa (Ember), pois causa mais dano e é uma ferramente necessária contra os diversos Plantas da Copinha, além, é claro, de counterar Bronzor.

Carregados: Ataque em Chamas (Flame Charge) e Pancada Corporal (Body Slam). O primeiro é a principal ferramenta para counterar Bronzor e destruir todos os Plantas e Gelos da Copinha. O segundo deve ser usado em todos os outros casos.

14. Pawniard

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8

Pawniard é do tipo Aço/Sombrio, com acesso a golpes do tipo Inseto. Isso o torna igualmente relevante contra Psíquicos e Sombrios, além de oferecer uma boa resistência contra os muitos ataques de Gelo presentes na Copinha. Sua principal característica é a altíssima geração de energia que o permite desferir muitos Talhos Noturnos.

Melhores ataques

Ágil: Cortador de Fúria (Fury Cutter), pois gera muito mais energia. Seu baixo dano é mitigado pelo fato de causar dano super efetivo nos muitos Sombrios e Psíquicos da Copinha.

Carregados: Talho Noturno (Night Slash) e Texoura X (X-Scissor). Ambos counteram Psíquicos, mas enquanto o primeiro oferece a possibilidade de buff de Ataque, o segundo ainda countera Sombrios. Ótimo moveset.

15. Shadow Vulpix

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8

Obviamente, Shadow Vulpix compartilha todas as características do Vulpix normal, com a diferença de causar e receber mais 20% de dano.

Melhores ataques

Ágil: Brasa (Ember), pelos mesmos motivos de Vulpix.

Carregados: Ataque em Chamas (Flame Charge) e Pancada Corporal (Body Slam), pelos mesmos motivos de Vulpix.

16. Hoothoot

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8

Hoothoot é do tipo Normal/Voador e é uma versão piorada de Vullaby. Seus golpes carregados do tipo Voador são muito úteis contra os muitos Insetos e Planta da Copinha, o que acaba garantindo seu lugar nessa lista.

Melhores ataques

Ágil: Ataque Dissimulado (Feint Attack), pois causa o mesmo dano, gera a mesma energia, mas causa dano super efetivo nos diversos Psíquicos da Copinha.

Carregados: Ataque Aéreo (Sky Attack) e Ás dos Ares (Aerial Ace). É um moveset bem limitado pois ambos são do tipo Voador e possuem características parecidas, mas o segundo é mais rápido (pode pressionar escudos) e o primeiro causa mais dano, sendo melhor utilizado no fim da partida.

17. Ducklett

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8

Ducklett é do tipo Água/Voador, uma combinação muito incomum. Assim como Hoothoot, seus golpes do tipo Voador garantem vantagem contra os muitos Insetos e Plantas da Copinha, mas sua resistência contra Planta é mitigada pelo tipo Água.

Melhores ataques

Ágil: Ataque de Asa (Wing Attack), pois causa mais dano.

Carregados: Ás dos Ares (Aerial Ace) e Pássaro Bravo (Brave Bird). Novamente, outro moveset limitado por ser do mesmo tipo. Parecido com o que acontece com a Hoothoot, o primeiro é bem mais rápido e o segundo é muito mais lento e causa MUITO mais dano, portanto deve ser usado no final da partida.

18. Shadow Turtwig

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8

Shadow Turtwig é do tipo Planta. Sua principal característica na Copinha é o acesso a Folha Navalha somado ao fato de ser shadow (bônus de 20% e dano), que a torna LETAL contra os pokémons da combinação Água/Terra. Por também ter acesso a Pancada Corporal, ela pode lutar em boas condições contra seus muitos counters.

Melhores ataques

Ágil: Folha Navalha (Razor Leaf), pois causa muito mais dano e destrói qualquer pokémon dos tipos Água e Terra na Copinha.

Carregados: Bomba de Sementes (Seed Bomb) e Pancada Corporal (Body Slam). O primeiro é a principal fonte de dano de Turtwig e simplesmente deleta pokémons como Wooper e Barboach. O segundo é a ferramenta de dano neutro que deve ser usada sempre que a Bomba de Sementes for resistida.

19. Chinchou

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 8

Chinchou é do tipo Água/Elétrico, com golpes dos mesmos elementos. Isso faz com que o pokémon seja um meio-termo interessante capaz de counterar Voadores e mitigar sua vulnerabilidade a Terra. Ele também é bom contra outros pokémons de Água, mas continua igualmente fraco contra Planta. Uma opção relativamente incomum e difícil de lidar, mas seu moveset não é de grande qualidade.

Melhores ataques

Ágil: Bolha (Bubble), pois causa bem mais dano e gera quase a mesma quantidade de energia.

Carregados: Jato de Bolhas (Bubble Beam) e Relâmpago (Thunderbolt). O primeiro é muito mais rápido e causa um debuff garantido no Ataque do oponente. O segundo é o ataque de maior dano de Chinchou e destrói os Voadores da Copinha, além de counterar Bronzor.

20. Budew

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 7.5

Budew é do tipo Planta/Venenoso. Assim como outros pokémons dessa lista, o acesso a Folha Navalha a torna destruidora contra pokémons como Wooper e Barboach, e ainda muito eficaz contra qualquer pokémon de Água. No entanto, seu moveset exclusivo de Planta a torna um pokémon pouco versátil que deve ser usado logo após uma troca do oponente.

Melhores ataques

Ágil: Folha Navalha (Razor Leaf), pois causa muito mais dano e destrói qualquer pokémon dos tipos Água e Terra na Copinha.

Carregados: Nó de Grama (Grass Knot) e Bola de Energia (Energy Ball), pois são os únicos golpes carregados que Budew pode aprender.

21. Drifloon

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 7.5

Drifloon é do tipo Fantasma/Voador. O que garante seu lugar nessa lista são seus golpes carregados que oferecem muita versatilidade na Copinha. Com Vento Congelante ele pode debuffar oponentes e lidar com os muitos Planta da liga, os quais já causam dano resistido a Drifloon. Acesso a Bola Sombria sempre será motivo suficiente para tornar um pokémon extremamente útil, e na Copinha sua utilidade é aumentada por ser a melhor ferramenta possível contra Bronzor e Wynaut.

Melhores ataques

Ágil: Feitiço (Hex), pois causa mais dano.

Carregados: Vento Congelante (Icy Wind) e Bola Sombria (Shadow Ball). O primeiro causa um debuff garantido no Ataque do oponente e é uma boa ferramenta contra os Voadores e Plantas da Copinha. O segundo é um dos melhores golpes carregados do jogo inteiro, com um dano absurdo.

22. Shadow Dratini

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 7.5

Dratini é do tipo Dragão. Sua principal característica é o Sopro de Dragão somado com bônus shadow, capaz de causar MUITO dano sem mesmo precisar de golpes carregados. Acesso a golpes do tipo Normal como Embrulho torna Dratini viável contra a maioria dos oponentes, mas ainda se trata de um pokémon pouco versátil.

Melhores ataques

Ágil: Sopro de Dragão (Dragon Breath), pois é um dos melhores ataques ágeis do jogo e causa muito dano.

Carregados: Aqua Cauda (Aqua Tail) e Embrulho (Wrap). O primeiro é a opção mais rápida disponível para Dratini e o segundo é o golpe de maior dano.

23. Eevee

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 7.5

Eevee é do tipo Normal. Sua viabilidade na Copinha se deve à ausência de pokémons do tipo Lutador, o que acaba o tornando um espécie de "coringa" que pode ser usado em quase todos os confrontos. Infelizmente, ambos os seus golpes carregados são exclusivos de eventos e, caso você não os tenha, só poderá obtê-los através de TM de Elite.

Melhores ataques

Ágil: Ataque Rápido (Quick Attack), pois causa mais dano.

Carregados: Pancada Corporal (Body Slam) e Último Recurso (Last Resort). Considerando a ausência de pokémons Lutadores na Copinha, esse moveset completamente formado por golpes do tipo Normal é totalmente viável. O primeiro golpe é a opção mais rápida e usada para pressionar escudos, enquanto o segundo causa muito mais dano.

24. Darumaka

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 7.5

Darumaka é do tipo Fogo e funciona como uma versão piorada de Vulpix devido ao seu moveset exclusivo de Fogo que o torna menos versátil. Mesmo assim, o pokémon está entre os melhores da Copinha para se liderar o time, pois tem grande potencial de forçar a troca de pokémons do tipo Aço (Bronzor), Planta, Inseto e Gelo.

Melhores ataques

Ágil: Presas de Fogo (Fire Gang), pois causa muito mais dano e destrói pokémons do tipo Planta e Gelo da Copinha, além de counterar Bronzor.

Carregados: Soco de Fogo (Fire Punch) e Ataque em Chamas (Flame Charge). O primeiro é muito mais rápido enquanto o segundo causa mais dano e concede um buff garantido de Ataque. São os únicos golpes carregados que Darumaka pode aprender.

25. Riolu

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 7

Riolu é do tipo Lutador, uma raridade na Copinha. Seu moveset inteiro segue a mesma tipagem, o que o torna pouco versátil, mas muito útil contra os muitos Sombrios e Gelos da liga, além de Bronzor. Verdade seja dita: se você tem um Riolu bom, é melhor evoluí-lo para Lucario e preencher seu time da Copinha de outra forma.

Melhores ataques

Ágil: Contra-atacar (Counter), pois é o melhor golpe ágil do tipo Lutador do jogo, com bom dano e ótima geração de energia.

Carregados: Quebra-telhas (Brick Break) e Golpe Cruzado (Cross Chop). Um moveset limitado ao tipo Lutador que acaba sendo muito útil pelo fato de a Copinha ser governada pelo Bronzor e cheia de pokémons Sombrios e de Gelo. O primeiro golpe é mais rápido e pressiona escudos enquanto o segundo causa muito mais dano.

26. Sandshrew (forma de Alola)

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 7

Sandshrew de Alola é do tipo Gelo/Aço. Embora a tipagem seja boa no meio de tantos Voadores e Plantas, o que garante o seu lugar nessa lista é o acesso a Neve em Pó, cuja geração de energia é ótima, e o acesso a Talho Noturno, que oferece as ferramentas necessárias para lidar contra os top tiers da liga. Por trata-se de um ataque carregado rápido, ele pode pressionar escudos com facilidade para, em seguida, tentar encaixar uma Nevasca.

Melhores ataques

Ágil: Neve em Pó (Powder Snow), pois gera energia mais rápido e é mais útil contra os Voadores e Planta da Copinha.

Carregados: Talho Noturno (Night Slash) e Nevasca (Blizzard). O primeiro é muito mais rápido e concede a chance de ganhar um buff de Ataque. O segundo é muito mais forte e lento, devendo ser usado para fechar partidas.

27. Snorunt

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 7

Snorunt é do tipo Gelo. Apesar dos atributos baixos, ele tem um dos melhores movesets da Copinha, combinando alta geração de energia, pressão de escudo, debuffs e o melhor golpe do jogo (Bola Sombria). Um canivete suíço, mas sua fragilidade e tipagem facilmente counterável o tornam uma segunda opções em relação ao Drifloon.

Melhores ataques

Ágil: Neve em Pó (Powder Snow), pois gera energia mais rápido e é mais útil contra os Voadores e Planta da Copinha.

Carregados: Vento Congelante (Icy Wind) e Bola Sombria (Shadow Ball). O primeiro causa um debuff garantido no Ataque do oponente e é uma boa ferramenta contra os Voadores e Planta. O segundo é um dos melhores ataques carregados do jogo, com um altíssimo dano e relativo baixo custo de energia.

28. Cubone

Melhores pokémons para Copinha - Pokémon GO

Nota: 6.5

Cubone é do tipo Terra, e seu melhor conjunto de ataques segue a mesma tipagem na Copinha. Ele não possui atributos incríveis e também não é nada versátil, mas seu combo de ataques carregados (um rápido e um forte) permite um bom desempenho contra os pokémons de Aço, Veneno e Fogo que estão acima dele nessa lista.

Melhores ataques

Ágil: Tapa de Lama, pois causa mais dano e gera quase a mesma quantidade de energia.

Carregados: Bastão de Osso (Bone Club) e Tremor (Bulldoze). Um moveset completamente Terrestre que, apesar de ser bom contra os poucos pokémons de Fogo da Copinha, serve mais para counterar Bronzor. O primeiro golpe é mais rápido e o segundo causa mais dano.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.