Como domesticar Raposa, Llama, Cavalo e outros animais em Minecraft!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Poder domesticar animais é mais uma das atividades muito divertidas que podemos fazer em Minecraft. Abaixo você encontrará o tutorial completo de como encontrar e ganhar a confiança de cada bichinho domesticável do jogo (infelizmente nem todos são), bem como onde encontrar os itens necessários. Confira!

Raposas

como domesticar raposa llama cavalo minecraft

O processo de domesticação é um pouco diferente para as raposas em Minecraft, já que não é possível domar uma raposa adulta. No entanto, há uma forma de se criar raposas "domesticadas". Para isso, você precisará de 1 Laço (4 Linhas + 1 Goma de Slime) e 2 Frutas Vermelhas Doces (ou Baga Doce). O craft do Laço é assim:

como domesticar raposa llama cavalo minecraft

As Frutas Vermelhas Doces são obtidas em Arbustos que surgem em qualquer bioma de taiga. Após obter esses itens, dirija-se a um bioma de taiga, preferencialmente de noite, onde você terá maiores chances de encontrar raposas.

Em seguida, espere até você encontrar duas raposas próximas uma das outras. Quando achar, dê 1 Fruta Vermelha Doce para cada uma. Isso fará com que as dois procriem e gerem uma nova pequena raposa automaticamente.

Quando isso acontecer, utilize o Laço na raposinha e a leve para longe dos pais. É triste, mas assim que você estiver longe o suficiente, a nova raposinha ganhará sua confiança e o acompanhará.

Llhamas, cavalos, burros e mulas

como domesticar raposa llama cavalo minecraft

As llhamas, cavalos, burros e mulas seguem o mesmo processo de domesticação. Para isso, você precisará do item Sela, que não pode ser craftado. As melhores chances de se obter o item é matando Devastadores, já que eles sempre dropam uma Sela. Além disso, é possível obtê-las através de Baús e também há uma pequena chance de consegui-las pescando.

Após obter pelo menos uma Sela, você só precisa usá-la em qualquer llhama, cavalo, burro ou mula do jogo. Você nunca conseguirá na primeira vez, mas eventualmente você terá sucesso em montar no animal. Ao fazê-lo, ele estará domesticado e você poderá usá-lo como montaria.

Alguns alimentos do jogo podem acelerar o processo de domesticação desses animais. Maçãs e Cenouras Douradas são os mais eficazes do jogo inteiro, mas Trigo, Fardo de Feno e Maçã também ajudam.

Para ajudar mais um pouco, informamos abaixo onde encontrar cada um desses animais:

  • Llhamas: geralmente em biomas de savana, montanhas e colinas. É comum encontrá-las em grupos de 4 a 6 llhamas.
  • Cavalos e burros: geralmente em biomas de planícies e savanas.
  • Mulas: são o resultado do cruzamento entre um Cavalo e um Burro. Tente dar a cada animal Maçãs ou Cenouras douradas para que o cruzamento aconteça.

Gatos

como domesticar raposa llama cavalo minecraft

Para domesticar um gato você precisará de um Bacalhau Cru ou Salmão Cru. A melhor forma de obtê-los é através de pescaria e com a ajuda do encantamento "Isca".Evite utilizar o encantamento "Sorte do Mar" já que ele aumenta as chances de tesouros, consequentemente diminuindo a chance de encontrar esses peixes. Alternativamente, você pode obtê-los com altas chances ao derrotar os mobs Guardiões, Guardiões-mestres e Ursos Polares. Tente obter várias unidades desses peixes antes de levá-los até o Gato.

Após obter os peixes, dirija-se a qualquer vila que tenha pelo menos 1 aldeão e 4 camas.Essa é a condição mínima para que exista pelo menos 1 Gato no local. A cada 4 camas, 1 Gato surge na vila, com um máximo de 10 Gatos.

Ao encontrar um bichano, basta dar-lhe o Bacalhau ou Salmão Cru, mas tenha em mente que:

  • É possível que você precise dar vários peixes ao gato até domesticá-lo.
  • Quando estiver alimentando o gato, fique quieto. Caso contrário, ele pode fugir!

Loros

como domesticar raposa llama cavalo minecraft

Papagaios são animais que só aparecem em biomas de selva e floresta. Apesar de serem raros, o processo de domesticação é muito simples e você só precisa de Sementes, seja de Melancia, Trigo ou Abóbora, que são obtidas nesses respectivos alimentos ou em Baús.

Ao encontrar um Papagaio, basta que você o alimente com qualquer uma dessas Sementes. As chances de domesticá-los é de 33.33%.

Lobos

como domesticar raposa llama cavalo minecraft

Os Lobos aparecem em diferentes tipos de florestas e taigas, geralmente em grupos de 4. O método de domesticar os Lobos é semelhante ao dos Papagaios, mas em vez de Sementes, você deve usar Ossos. Esses itens são obtidos ao derrotar qualquer mob esqueleto do jogo, em Baús e, em menor chance, pescando.

Ao obter alguns Ossos, dirija-se aos biomas mencionados acima e alimente um Lobo com eles. As chances de domesticá-los também é de 33.33%. Quando o animal não aceitar mais Ossos, você saberá que ele já está domesticado.

Outros animais de Minecraft

Infelizmente, os animais mostrados acima são os únicos que podem ser domados em Minecraft. Jaguatiricas, por exemplo, podiam ser domesticadas até a versão 1.14 do jogo ser lançada. Algo semelhante aconteceu com os Coelhos: eles poderiam ser domesticados até que a versão 1.8 do jogo fosse lançada. Em outras palavras, você não pode mais domar Porcos, Pandas, Ursos polares, Golfinhos, entre outros. No entanto, você ainda pode fazer com que alguns animais o sigam. Para todos os casos, fique perto do animal e:

  • Golfinhos interagem com os itens que você joga na água. Se você alimentá-los com Bacalhau ou Salmão Cru, eles "confiarão" mais em você e mostrarão onde há tesouros por perto.
  • Vacas e Ovelhas o seguirão se você tiver Trigo em mãos.
  • Galinhas o seguirão se você tiver Sementes à mão. Você pode usar Trigo, Melancia, Beterraba ou Abóbora.
  • Tartarugas irão segui-lo se você tiver Erva Marinha em mãos.
  • Porcos o seguirão se você tiver Cenouras, Batatas ou Beterrabas em mãos.
  • Abelhas podem ser amarradas com Laços, mas ainda podem atacá-lo.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.