Como pegar e usar um Command Block em Minecraft!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Em Minecraft, o Command Block (ou Bloco de Comando) é um bloco capaz de salvar e executar comandos do console, abrindo assim várias oportunidades de interações com o cenário e jogadores. Para pegar um Command Block, basta seguir esses dois passos:

1 - Vá até o menu “Mais opções do Mundo…” e, em seguida, defina a opção “Permitir Cheats” para “On”. Isso fará com que você tenha acesso aos comandos do console.

2 - Dentro do jogo, acesse o console e digite o código “give @p command_block” ou “/give [seu nick exato] minecraft:command_block [x]”, onde “x” é a quantidade de command blocks que você quer (o máximo possível é 64). Você não deve inserir nenhum dos colchetes.

Isso fará com que a quantidade escolhida de blocos apareça no seu inventário. O Command Block não está disponível em nenhum local do mapa e essa é única forma de obtê-lo.

Esse método serve para todas as versões do jogo: PC, Celular (Pocket Edition), Xbox One e Xbox 360.

Configurando seu Command Block

O Command Block é usado da mesma forma que qualquer outro bloco do jogo. Para posicioná-lo, basta selecioná-lo no inventário e clicar com o botão direito onde você quiser que ele fique.

Ao clicar com o botão direito em cima do bloco de comando, você acessará o seguinte menu:

Command Block - Minecraft

Essas são todas as opções que devem ser configuradas para o seu Bloco de Comando funcionar devidamente:

Comando do Console: é a ação que o seu bloco irá executar quando a condição (Condition) for cumprida. Exemplo: "quando a alavanca for acionada, começará a chover". Note que, ao contrário do console normal, o Command Block não exige que você utilize "/" antes do comando.

Hover Note: uma legenda que ficará flutuando acima do bloco. Geralmente é usado para lembrar o jogador qual o comando definido para aquele bloco.

Block Type: é o tipo do bloco. São três:

  • Impulse: o Bloco de Comando padrão. Você define o comando e ele executará.
  • Chain: um Bloco de Comando dependente de um bloco do tipo Impulse. Ele serve para dar continuidade a uma cadeia de comandos, nunca um início. Pode ser usado para complementar o comando de outro bloco.
  • Repeat: outro bloco dependente. Ele apenas executa novamente um comando já executado, ou seja, ele não dá continuidade a um comando, mas sim inicia novamente.

Condition: é a condição para a execução do comando.Se você selecionar “Conditional”, vinculará a execução do comando a uma ação prévia. Se você selecionar “Unconditional”, o comando será executado independente de qualquer coisa.

Redstone: é a forma de ativação do comando. Se você selecionar “Always Active”, o comando será executado assim que a condição for cumprida. Se você selecionar “Needs Redstone”, o comando só será executado caso seja acionada uma alavanca, botão, interruptor, etc.

Você pode combinar essas configurações de inúmeras formas para criar várias interações divertidas, desde obter quaisquer itens do jogo como armas, equipamentos, poções e etc, até construir cidades inteiras rapidamente. Mas, para isso, você precisará conhecer os comandos!

Lista de comandos para o Command Block

Em regra, o Command Block pode executar todos os comandos que um jogador pode acionar no console. Você pode consultar a nossa lista de principais códigos de Minecraft para ter algumas ideias. Lembre-se que não é necessário usar "/" no Command Block.

Você também pode brincar com esses:

Código Efeito
say [mensagem desejada] Faz o bloco mostrar a mensagem que você quiser
tell [mensagem desejada] Manda uma mensagem privada para o jogador alvo
setworldspawn Define sua localização atual como um ponto de respawn
spreadplayers Teleporta entidades próximas para locais aleatórios
immutableworld Torna o mundo imutável
spawnentity [nome do mob] Invoca o mob selecionado
launch [jogador] [x,y,z] Arremessa (não teleporta)o jogador definido para as coordenadas informadas
explode [x,y,z] Causa uma explosão nas coordenadas informadas
Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.