Guia completo de como minerar em Minecraft


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Não é à toa que o jogo se chama MINEcraft. Aqui, minerar é uma das principais atividades e certamente é onde você passará boa parte do tempo atrás de matéria-prima para seus crafts.

Para aqueles que ainda não sabem direito como minerar da forma mais efetiva, trouxemos um guia completo com tudo o que você precisa saber para ir direto ao ponto. Confira abaixo o guia completo de como minerar em Minecraft!

Camadas e altitude

Camadas - Minecraft

O primeiro passo para você ser um bom minerador é entender as camadas e a altitude no jogo. O mundo de Minecraft tem 128 camadas, ou seja, 128 blocos de altura. Você pode construir blocos desde a base até a camada mais alta.

A base é encontrada nas camadas 0-4, ou seja, se você cavar até atingir a base, estará pisando na camada 4. O nível do mar é a camada 64.

Uma forma prática de saber em qual camada você está e acessar a tela de debug pressionando a tecla F3. Ali você pode checar suas coordenadas x, y e z. Sua altitude será a coordenada Y.

Iniciando sua mina

Mina - Minecraft

Escolha um lugar seguro e bem iluminado para começar a cavar sua mina, já que muitas vezes que você voltar à superfície, já estará de noite. Também evite lugares altos para essa tarefa uma vez que isso só dificultará o processo de ir mais fundo. Uma boa sugestão é começar no porão da sua casa.

Equipamentos necessários

Para iniciar sua mina, você só precisará de picaretas, pás, tochas e madeira para fazer mais tochas. Conforme você desce mais fundo, certamente encontrará carvão para melhores iluminações e ferro para novas ferramentas.

Levar algumas armas e armaduras pode ser necessário para o caso de você encontrar alguma caverna ou mina abandonada.

Cuidados especiais na hora da mineração

Existem alguns perigos que você deve evitar na hora de minerar. Os principais são:

Iluminação: mobs perigosos aparecem no escuro, portanto, sempre leve bastante madeira para fazer tochas. Caso seu estoque esteja acabando, é hora de voltar à superfície para repor. Lembre-se também de colocar tochas a cada 10 blocos.

Cavernas e minas abandonadas: de vez em quando você encontrará ambientes abertos com criaturas hostis enquanto minera. Tenha isso em mente e leve armas e armaduras com você.

Nunca cave diretamente para baixo: nunca cave o bloco em que você está pisando, já que ele pode ser o que o separa de um rio de lava ou algo pior. Assim, tente minerar sempre o bloco imediatamente à sua frente.

Cuidado ao cavar diretamente para cima: a mesma lógica serve para cavar para cima, já que o rio de lava pode estar acima de você. A mesma coisa serve para areia, água ou outros elementos que podem lhe sufocar. Colocar placas e escadas na altura da sua cabeça evita que as coisas caiam após você minerar o bloco abaixo. Além disso, água e lava acima dos blocos é indicada por gotas pigando, então fique atento.

Onde encontrar minérios

Minérios Minecraft

Todos os minérios estão disponíveis a partir da camada 16, por isso, construir sua mina próxima da base (0-4) é a melhor opção. No entanto, cavernas, lava e minas abandonadas podem atrapalhar esse processo, então se você só está atrás de carvão, ferro e ouro, pode se limitar à camada 30, mais ou menos.

Minério Onde procurar Usos
Carvão Qualquer ponto embaixo da terra, mas mais abundante abaixo da camada 40 Tochas e combustível para Fornalha
Ferro Qualquer ponto embaixo da terra, mas mais abundante abaixo da camada 40 Craftar ferramentas, armaduras e construir trilhos
Ouro Abaixo da camada 30 Poções, crafts e trilhos elétricos
Redstone Abaixo da camada 16 Crafts e poções
Lápis-Lazúli Abaixo da camada 30, mas mais abundante próximo da camada 12 Decorativo
Esmeralda Abaixo da camada 30, somente no bioma "Colinas Extremas" Para trocar com aldeões
Diamante Abaixo da camada 16 Craftar as melhores armas, ferramentas e armaduras
Quartzo do Nether No Nether Blocos de quartzo e Sensor de Luz Solar

Modelos de minas mais populares

O modelo da sua mina depende totalmente de você, mas existem dois formatos bem otimizados que você pode seguir:

Corredor principal

Corredor Principal

Construa um corredor bem largo com um trilho no meio. Os túneis ficarão nas laterais, conforme a imagem acima. Também não esqueça da iluminação.

Câmaras laterais

Câmaras Laterais

Construa seus túneis com 3 blocos de distância entre um e outro. Isso porque a maioria dos minérios estão agrupados em "veias", ou seja, pequenos grupos que, se você encontrar um bloco, encontrará outros interligados. Dessa forma, 3 blocos de distância é a medida ideal para você cavar o mínimo possível e ainda encontrar o máximo de minérios. Considerando que as esmeraldas estão sempre em blocos únicos, você deverá encurtar a distância entre os túneis para 2 blocos.

Clique aqui para ver mais dicas e tutoriais de Minecraft!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.