Como saber se um jogo roda no meu PC em 2019


Algo muito comum na vida dos gamers de PC é verificar se um jogo roda na sua máquina. Alguns, aliás, não fazem isso e arriscam, sem saber se têm a configuração mínima para jogarem. O que acaba causando

Para a sua sorte, hoje existem muitas ferramentas para isso! Uma das melhores é o Can you run it, desenvolvida por profissionais de programação. Ela é super simples e pode lhe poupar de gastar com jogos que não vão funcionar. E neste artigo nós vamos ensiná-lo a usá-la a seu favor.

Além dela, há sites que lhe fornecem os requerimentos mínimos e recomendados para cada jogo. Isso não diz de forma direta se o seu PC roda os títulos, mas pelo menos dá uma ideia da potência que determinado game exige da máquina.

Can you run it: site analisa seu PC e detecta se ele roda jogo

Can you run it exemplo

A primeira ferramenta é o Can you run it. O site está todo em inglês, mas não há problema, pois ele é bastante intuitivo. Ao acessá-lo, verá um espaço para pesquisar o nome do jogo que deseja rodar. Assim que o encontrá-lo, clique em "can you run it". Vai aparecer uma informação inicial, sendo um resumo do que é o jogo.

Mas o mais importante é o que vem a seguir. O site mostra os requerimentos mínimos e os recomendados para jogar o título. Nós usamos como exemplo Assassin's Creed Odyssey, como pode ver acima.

Logo a seguir, você receberá algumas dicas do site sobre como melhorar seu PC para rodar o jogo. Isso é ótimo, pois você pode analisar o que precisa alterar nas suas configurações, caso seja mesmo necessário fazer isso.

Aplicativo de detecção verifica sua máquina

Mas a magia ocorre quando você clica novamente em Can you run it. Isso lhe levará a uma segunda tela. Você vai baixar um aplicativo de detecção, que vai escanear seu PC e lhe dizer se o jogo que você quer jogar roda fácil na sua máquina ou não.

O mais legal é que o site diz se o computador atinge as configurações mínimas e as recomendadas. Além disso, mostra requisito a requisito qual é o poder do seu PC em relação ao que é exigido. Assim você consegue decidir se vale a pena ou não adquirir determinado jogo.

Toda essa análise é segura e confiável. Como você precisa baixar um aplicativo para o PC, seu sistema de proteção vai verificar o arquivo e impedir que qualquer alteração ruim seja realizada. Por isso fique tranquilo! Essa é a melhor forma de você saber se o seu computador está preparado para rodar determinado jogo!

Sites para saber as configurações dos jogos

O Can you run it simplesmente é o melhor para saber se um jogo roda em seu PC, pois ele analisa sua máquina e a compara aos jogos que você quer jogar. Mas caso você queira algo mais simples, como apenas saber os requisitos dos jogos, também é possível.

Normalmente nas lojas online você encontra essas infos, contudo por vezes vêm incompletas. Abaixo separamos 3 sites que você pode utilizar para ter esses dados de forma confiável.

1. Steam

Acredite ou não, a Steam é uma ótima fonte de informações para saber se o seu PC roda determinado jogo. Essa plataforma de comercialização de games tem uma base de dados absurda, com informações sobre praticamente todos os títulos que ela disponibiliza aos jogadores.

A desvantagem, óbvio, é que apenas os jogos da Valve e aqueles que estão na Steam contam com informações sobre as configurações mínimas e recomendadas. Caso você queira um título super independente e que não esteja disponível no site, terá de ir a outro lugar procurar pelas infos.

Alémd da Steam, você tem outros ótimos sites que fornecem esses dados e fazem comparações com outros jogos. Veja alguns:

2. Game System Requirements

Game System Requirements

Essa é uma opção bem interessante. O visual é bem antigo, mas o site funciona que é uma beleza. Ele vai mostrar as configurações mínimas e recomendadas em um primeiro momento. Mais abaixo você pode colocar as confugurações do seu próprio PC, o que vai indicar se a sua máquina rodará o jogo desejado.

Assim como o Steam, esse site tem um banco de dados enorme. Conta com os games mais recentes, assim como tem títulos com mais de uma década de lançamento. É ótimo para quem conhece a própria máquina em termos de configuração.

3. VG Requirements

Esse site é o mais simples de todos. Ele dá apenas os requerimentos mínimos e os recomendados dos jogos, sem quaisquer infos adicionais. A sua vantagem é que ele é atrelado a um sistema de fórum, em que diversos usuários comentam sobre os títulos que você procura.

Isso acaba permitindo que você converse com eles sobre suas experiências em relação aos jogos. Dá para saber, por exemplo, se alguém tem uma máquina parecida com a sua e como foi jogar determinado jogo nela.

Conheça os melhores jogos para quem tem PC fraco!