Como saber se um jogo roda no meu PC em 2021


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Algo muito comum na vida dos gamers de PC é verificar se um jogo roda na sua máquina. Hoje existem muitas ferramentas para isso! Uma das melhores é o Can you run it, desenvolvida por profissionais de programação. Ela é super simples e pode lhe poupar de gastar com jogos que não vão funcionar. E neste artigo nós vamos ensiná-lo a usá-la a seu favor.

Além dela, há sites que lhe fornecem os requerimentos mínimos e recomendados para cada jogo. Isso não diz de forma direta se o seu PC roda os títulos, mas pelo menos dá uma ideia da potência que determinado game exige da máquina.

Can you run it: site analisa seu PC e detecta se ele roda jogo

Em primeiro lugar você deve clicar no menu "My computer details". O site vai pedir para escanear o seu PC. Permita, pois assim você terá um diagnóstico mais completo sobre se os jogos rodam ou não no seu PC.

escanear pc ciry
Depois de realizar o escaneamento do PC, você deve clicar no menu Can you run it. Nesse menu é onde você escolherá o jogo que quer saber se roda no seu computador. Basta digitar o nome do jogo, selecioná-lo e clicar em "can you run it". can you run it

No caso, escolhemos "Assassin's Creed Odyssey. Depois que a pesquisa for feita, isso lhe levará a uma segunda tela, que mostrará os requerimentos mínimos e os recomendados para jogar o título.

Can you run it exemplo

O mais legal é que o site diz se o computador atinge as configurações mínimas e as recomendadas. Além disso, mostra requisito a requisito qual é o poder do seu PC em relação ao que é exigido. Assim você consegue decidir se vale a pena ou não adquirir determinado jogo.

Logo a seguir, você receberá algumas dicas do site sobre como melhorar seu PC para rodar o jogo. Isso é ótimo, pois você pode analisar o que precisa alterar nas suas configurações, caso seja mesmo necessário fazer isso.

Em casos mais "graves", o site oferece links para você baixar e atualizar os drives do seu computador. Nesse sentido, é uma grande vantagem para quem quer garantir que terá uma melhor performance.

Can you run it vale a pena?

O site Can you run it é um software simples e que fornece um diagnóstico rápido sobre se o seu PC consegue ou não rodar determinado jogo. Uma de suas principais vantagens é o fato de ter uma base de jogos enorme e atualizada, o que significa que você pode ter informações a respeito dos grandes títulos disponíveis para o computador.

Infelizmente o Ciry, como é conhecido, está inteiramente em inglês. As informações que ele disponibiliza tem uma disposição um pouco confusa na tela, o que pode ser um problema ao tentar entender se o seu PC roda.

Por fim, pesando vantagens e desvantagens, consideramos que o Ciry é um site muito bom para saber se um jogo roda ou não no seu PC. Contudo convém consultar outras fontes, principalmente em relação aos requisitos dos jogos.

Prós:

  • Ferramenta gratuita
  • Pode ser acessada em qualquer navegador

Contras:

  • Site em inglês
  • Layout um pouco confuso

Sites para saber os requisitos dos jogos

O Can you run it é o melhor para saber se um jogo roda em seu PC, pois ele analisa sua máquina e a compara aos jogos que você quer jogar. Mas caso você queira algo mais simples, como apenas saber os requisitos dos jogos, também é possível.

Normalmente nas lojas online você encontra essas infos, embora às vezes por vezes vêm incompletas. Abaixo separamos 2 sites que você pode utilizar para ter esses dados de forma confiável.

1. Steam

steam requisitos

Acredite ou não, a Steam é uma ótima fonte de informações para saber se o seu PC roda determinado jogo. Essa plataforma de comercialização de games tem uma base de dados absurda, com informações sobre praticamente todos os títulos que ela disponibiliza aos jogadores.

A desvantagem, óbvio, é que apenas os jogos da Valve e aqueles que estão na Steam contam com informações sobre as configurações mínimas e recomendadas. Caso você queira um título super independente e que não esteja disponível no site, terá de ir a outro lugar procurar pelas infos.

Alémd da Steam, você tem outros ótimos sites que fornecem esses dados e fazem comparações com outros jogos. Veja alguns:

2. Game System Requirements

Game System Requirements

Essa é uma opção bem interessante. O visual é bem antigo, mas o site funciona que é uma beleza. Ele vai mostrar as configurações mínimas e recomendadas em um primeiro momento. Mais abaixo você pode colocar as confugurações do seu próprio PC, o que vai indicar se a sua máquina rodará o jogo desejado.

Assim como o Steam, esse site tem um banco de dados enorme. Conta com os games mais recentes, assim como tem títulos com mais de uma década de lançamento. É ótimo para quem conhece a própria máquina em termos de configuração.

Veja também:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.