Dicas para se dar bem em SMITE (com aprovação dos deuses!)


Sara Gomes
Sara Gomes

SMITE é um game de competição com uma componente cooperativa forte. Você precisa aprender bem as funções básicas do game para se dar bem e não sofrer a ira dos outros jogadores.

Confira este guia para saber mais das mecânicas de SMITE.

Encontre um deus favorito

smite

Você deve escolher um deus do qual a jogabilidade lhe agrade para treinar as suas habilidades. Como ao início vai ter muito para aprender no game, ao menos não tem de se preocupar em aprender várias habilidades e estilos de jogo diferentes.

Confira as diferentes classes:

  • Assassinos: normalmente são deuses que atacam corpo a corpo e usam o seu poder físico nos seus ataques básicos e habilidades divinas. Eles são bastante ágeis e causam grande dano, mas podem ser um pouco vulneráveis.
  • Guardiões: esses são os tanques do game, usam o seu poder físico e mágico para controlar a batalha.
  • Guerreiros: essa classe é uma mistura entre Assassinos e Guardiões. Eles são lutadores de corpo a corpo que conseguem suportar algum dano e também causar uma quantidade de dano moderada.
  • Magos: normalmente esses deuses atacam ao longe, usando poder mágico para aumentar a sua força de ataque base e habilidades. Porém, eles são bastante frágeis se forem pegos.

Confira os cinco melhores Deuses para iniciantes!

Conheça as diferentes funções

funções

Em todos os games MOBA, existem cinco funções básicas que você pode pegar na equipe: Mid Lane, Solo Lane, Jungler, Carry e Suporte. Independentemente da classe do seu deus, cada jogador tem uma dessas funções durante a partida.

  • Mid Lane: normalmente tem uma habilidade forte capaz de causar uma quantidade massiva de dano. Você tem de pressionar o seu caminho e o proteger, atacando sempre que possível a torre inimiga. Essa é a função ideal para Magos, pois os feitiços de dano em área são especialmente úteis para a função.
  • Solo Lane: essa função é para os jogadores que gostam de ser mais individualistas, mas também gostam de ajudar a equipe quando é preciso. Já que você fica sozinho em um caminho, é necessário escolher as suas batalhas com precaução ou quando é melhor aguardar que o jungler da sua equipe o venha ajudar. Para essa função, você quer um deus robusto, com muita vida e resistências, como um Guerreiro.
  • Carry: essa é uma posição muito importante na equipe. Você vai causar o maior número de mortes e, para atingir o seu poder máximo, precisa se fortalecer com a ajuda dos seus aliados. O objetivo é ficar forte o suficiente para levar o time à vitória na fase final do game. Os melhores deuses para começar experimentando essa função são os Caçadores.
  • Suporte: nessa função você vai ajudar a sua equipe no geral, mas o mais importante é ajudar o seu carry com as mortes que ele precisa para se tornar mais forte. Um bom deus para começar nessa função é Ymir, pois tem grande defesa e bom controle de multidões para ajudar a sua equipe durante as batalhas de grupo.
  • Jungler: essa é a função mais difícil do game, pois você vai pegar as suas mortes e a sua XP na jungle e não nos caminhos. Além disso, você precisa também ajudar os caminhos que estão sendo pressionados. Essa não é a posição ideal para quem está começando, pois você precisa de alguns conhecimentos da mecânica do game e de como os deuses funcionam. Os melhores junglers são, sem dúvida, os Assassinos.

Existem vários Modos no game

modos

Antes de se aventurar no game, você deve saber que modos existem e em que consistem.

  • Conquista: esse é o modo tradicional. Consiste em duas equipes de cinco jogadores em um mapa com três caminhos e uma jungle entre eles. Cada equipe tem de tentar pressionar a outra, eliminando lacaios e torres até conseguir eliminar o Titã do oponente.
  • Justa: esse é um modo em que você joga em um contra um ou três contra três, com apenas um caminho e uma jungle. Essas batalhas são boas para você aprender o básico do game e as mecânicas de cada deus.
  • Assalto: aqui você só tem um caminho, não existe jungle e você pertence a uma das duas equipes com cinco jogadores. Porém, você não escolhe o seu deus, mas é atribuído um aleatório a você.
  • Arena: esse é o modo com mais ação. Não existem caminhos, nem torres, nem jungle, apenas uma grande arena aberta com um portal em cada ponta. O objetivo é assegurar que os seus lacaios cheguem ao portal do inimigo e prevenir que os lacaios adversários cheguem ao seu.
  • Siege: uma batalha em dois caminhos, onde duas equipes com quatro deuses tentam destruir as estruturas de cada uma, tentando chegar ao Titã inimigo com a ajuda de um Siege Juggernaut. As equipes ganham pontos ao limpar campos na jungle e matando deuses e lacaios inimigos. Quando uma equipe chegar nos 100 pontos, o seu Siege Juggernaut aparece para ajudar na batalha.

Comunique com a sua equipe

modos

Uma das possibilidades deste tipo de games cooperativos é a comunicação entre os jogadores. Por isso, se você vir um deus adversário sair do seu caminho, se vir algum escondido na jungle ou se notar qualquer outra coisa importante, você deve compartilhar essa informação com o resto da equipe.

Faça isso e evite que seus aliados sofram ganks desnecessariamente.

Espere pelos seus aliados para atacar

smite

Uma das piores coisas que você pode fazer em um game cooperativo é sair sozinho para o ataque. SMITE é feito para trabalhar em equipe, por isso, não adianta querer ser o herói e tentar alcançar os louros da vitória sozinho. O mais provável é acabar estragando toda a estratégia do seu time, alimentando os seus oponentes com mortes fáceis.

Seja um comprador inteligente

comprador

Na sua base, você pode comprar itens com o ouro que vai ganhando durante a batalha. Esses itens são essenciais, pois aumentam o seu poder e os seus atributos.

A maior parte deles está dividido em três categorias, sendo a primeira relativa aos mais baratos e, por consequência, mais fracos. Quais itens comprar e por qual ordem vai depender do deus que você está jogando e da sua função dentro da equipe.

A importância dos Wards

wards

Esses itens o protegem ao permitir que você veja os jogadores inimigos que se encontrem ao seu redor. Isso é uma função essencial para evitar ganks e outro tipo de emboscadas. Além disso, você pode destruir o ward dos seus inimigos para tentar pegá-los de surpresa.

Só não se esqueça de que os deuses com habilidades de invisibilidade não são detectados pelos wards, por isso, nunca baixe a sua guarda.

Evite o dano causado pelas Torres

torre

As torres são fundamentais em games MOBA. Elas tanto podem ajudar o seu time a proteger um caminho, como podem impedir que você dê o golpe final em um adversário, fazendo com que perca a morte.

As torres são feitas essencialmente para atacar ondas de lacaios, mas se entrar em batalha com deuses perto das torres, o foco fica em você. Logo, é boa ideia evitar o risco de o fazer, a não ser que tenha a certeza de que vai matar mesmo o seu inimigo.

Sara Gomes
Sara Gomes
Com cerca de 10.000 horas passadas a salvar Azeroth, essa garota ainda tem tempo para se aventurar em variados RPGs e games de ação. Hoje em dia, ela se encontra em licença sabática, aproveitando a vida de fazendeira em Stardew Valley.