Fallout 4: todos os 17 companions do jogo e onde encontrá-los


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Fallout 4 é um jogo que permite diversos estilos de gameplay. Contudo é fato que ele se torna muito mais "fácil" se você tiver ao seu lado seus companheiros. Em inglês são chamados de companions, tendo um papel fundamental na sua experiência de sobrevivência e de ação em todos os ambientes do game.

Neste artigo nós apresentamos a você uma lista com todos os companions de Fallout 4. Além disso, descrevemos um por um e explicamos por que eles são úteis a sua personagem!

1. Cait

Fallout 4 Cait

Cait é uma ex-caçadora de recompensas, com um complicado problema de vício em drogas. Apesar disso, ela é extremamente habilidosa com armas de fogo dos mais diversos tipos, além de ter uma porrada que pode nocautear qualquer um! É uma adição importante a sua equipe e você não deve deixá-la de lado.

Essa companion gosta de tudo que é moralmente duvidoso, tais como o uso de entorpecentes e roubo. Mas matar não é bem o que ela e sente mais à vontade em fazer. Se você atingir o nível máximo de afinidade com ela, ganhará a vantagem Trigger Rush. Isso lhe dá regeneração de pontos de ação quando sua vida está abaixo dos 25%.

Onde encontrar Cait: Cait está competindo na Zona de Combate. Tommy Lonegan lhe dá seu contrato assim que alguns raiders são eliminados.

2. Codsworth

Fallout 4 Codsworth

Codsworth não é propriamente forte, mas é útil, principalmente no início do jogo. Aliás, ele é o primeiro companheiro que você obtém. Ghouls, Raiders e Gunners de baixo nível não sobrevivem ao seu armamento pesado.

Diferentemente de Cait, ele odeia egoísmo, ações brutas e severidade. Ele é "pacífico", gosta de generosidade e ficará bem feliz em modificar suas armas para você. É ideal para jogadores que traçarão um caminho moral. Você ganha +10 pontos de resistência contra robôs ao atingir afinidade máxima como Codsworth.

Onde encontrar Codsworth: Codsworth está em sua antiga casa, em Sanctuary. Ele fica disponível após completar a missão Out of Time.

3. Curie

Curie Fallout 4

Curie parece humana, mas não é! Ele tão robótica quanto Codsworth, porém tem mais personalidade e muito mais poder de ataque. Sua habilidade com raio laser, por exemplo, é bem útil em qualquer tipo de batalha. Se atingir a afinidade máxima com Curie, obterá +100 de ponto de vida uma vez por dia, mas só quando sua vida ficar abaixo dos 25%.

Muitos consideram Curie uma das melhores companions de Fallout 4. Ela é durona, aguenta danos pesados e ainda tira muita vida dos inimigos.

Onde encontrar Curie: ela reside no Vault 81. As missões Vault 81 e Emergent Behaviour garantem ela como sua companheira. Aliás, Curie é um interesse romântico.

4. Deacon

Deacon fallout 4

Deacon é o companheiro perfeito para os jogadores que gostam de um gameplay furtivo. Ele não gosta nenhum pouco de ações agressivas, embora não tenha qualquer problema em algumas atitudes moralmente questionáveis de vez em quando. Tais como hackear computadores e abrir portas alheias.

Ele adiciona 20% de dano em ataques furtivos e aumenta 40% da duração da habilidade Stealth Boys, se você atingir 100% de afinidade com ele.

Onde encontrar Deacon: assim que você começar as missões da Railroad, Deacon ficará disponível.

5. Dogmeat

Dogmeat fallout 4

Dogmeat é um bom garoto, portanto ele começa a relação com você no máximo de afinidade. Ele é um dos primeiros companions do jogo, sendo encontrado em Red Rocket. Dogmeat não se importa se você mata, rouba ou tem outras atitudes ruins: ele vai amá-lo enquanto você estiver vivo.

Apesar disso, ele é pouco útil no geral. Fareja loot, sim, e até derruba alguns inimigos fracos, mas nada além disso. Ou seja: é mais para tornar o jogo um pouco mais fofo.

Onde encontrar Dogmeat: em Red Rocket, na parada de caminhões.

6. Hancock

Hancock fallout 4

Hancock é um Ghoul, provavelmente o único amigável que você vai encontrar. Ele protege os justos e pune os maus, sendo ideal apra travar batalhas intensas e para desenvolver conversas profundas. Hancock lhe garante 20% mais de velocidade na hora de encher a barra de dano crítico se você chegar ao máximo de afinidade com ele.

Esse Ghoul inclusive pode ser um interesse romântico. Principalmente se você, assim como ele, gosta de bastante violência.

Onde encontrar Hancock: em Goodneighbour, na Old State House.

7. MacCready

MacCready fallout 4

MacCready é um mercenário que já apareceu em Fallout 3. Antes super violento, agora é mais contido, embora ainda seja um fã de assassinatos. Principalmente com sua sniper, o que faz dele essencial para jogadores que querem uma abordagem mais furtiva. Além disso, é popular por ter alguns dos melhores diálogos do jogo.

Oferece 20% a mais de dano em headshots se você chegar ao máximo de afinidade com ele.

Onde encontrar MacCready: no bar Third Rail, em Goodneighbour. Compre seus serviços por 250 caps.

8. Nick Valentine

Nick Valentine fallout 4

Outro companion de Fallout 4 que é um dos favoritos dos jogadores. Nick é um Synth de segunda geração, mas com pensamento crítico bem desenvolvido. Aliás, ele é um ótimo detetive, principalmente porque tem habilidade de hacking. Em termos de combate, tanto nas lutas à distância quanto em conflitos físicos é bastante útil.

Para atingir 100% de afinidade com ele, complete a quest Long Time Coming. Ele adiciona uma tentativa extra ao hackear algo, além de reduzir em 50% a espera para tentar novamente um hacking após uma falha.

Onde encontrar Nick: Vault 114, em Diamond City, após libertá-lo de uma gangue.

9. Paladin Danse

Paladin Dance fallout 4

Paladin Danse tem visões bastante peculiares sobre os não humanos, quase como se fosse "racista" em relação a outras espécies. Por esse motivo ele pode lhe trazer alguns problemas em relações sociais se ficar como seu companheiro. Mas vale a pena porque ele usa uma Power Armor completa o tempo todo.

Se atingir afinidade máxima com ele, causa 20% mais de dano contra Synth, Ghouls e Super Mutantes. Como deve imaginar, ele fica bem felizinho dando porrada nos outros, mas odeia interagir com NPCs não humanos.

Onde encontrar Paladin Danse: complete algumas missões para a Irmandade para que ele fique disponível.

10. Piper Wright

Piper Wright fallout 4

Piper é uma jornalista em Diamond City. Ela é, portanto, bastante certinha. Não gosta de crimes, seja um pequeno roubo, seja um assassinato. Portanto esteja na linha caso queira ter ela ao seu lado. Mas vale a pena, porque ela é investigativa, inteligente e tem diálogos cheios de humor.

Assim que obter máximo de afinidade com ela, vai o dobro de experiência sempre que encontrar novos lugares ou tiver uma experiência de persuasão de sucesso. Piper é outra personagem que pode ser um par romântico.

Onde encontrar Piper: na primeira vez que chegar a Diamond City. Deve ajudá-la a ganhar acesso à cidade novamente.

11. Preston Garvey

Preston Garvey fallout 4

Preston é um gentleman, sendo um dos companions mais certinhos que você terá. Tudo que ele quer é espalhar amor e generosidade pelo mundo, além de recomeçar sua antiga facção, os Minutemen. Isso pode mesmo acontecer se você completar todas as missões desa personagem.

Você ganha 20 pontos de resistência ao enfrentar dois inimigos ao mesmo tempo, bem como 20% de dano extra quando chega ao máximo de afinidade com esse companheiro.

Onde encontrar Preston: complete a missão The First Step, iniciada no The Freedom Museum.

12. Strong

Strong fallout 4

Strong é mesmo o que o nome diz: forte. Bem forte. Ele é um Super Mutante que pode lidar com mais de uma dezena de inimigos ao mesmo tempo. É um verdadeiro tanque, sendo um companheiro perfeito para quem quer tocar o terror por aí. Aliás, ele é o único companion que permite assassinar indivíduos não hostis.

Você ganha 20% de dano físico quando sua vida ficar abaixo dos 25% se atingir o máximo de afinidade. Como fazer isso? Matando qualquer ser vivo que estiver em sua frente.

Onde encontrar Strong: liberte-o do confinamento em Trinity Tower.

13. X6-88

X6-88 fallout 4

Não espere muito papo da parte desse Synth. Ele não gosta de conversar, mas é um ótimo combatente. X6-88 identifica inimigos à distância e tem uma habilidade acima da média com armas de energia. Infelizmente você não vai desenvolver uma relação amigável com esse robô, o que torna ele praticamente útil apenas para batalhas.

X6-88 oferece 20 pontos de boost em resistência se você atingir o máximo de afinidade com ele. Esse Synth não gosta de ajudar pessoas e evita interações ao máximo, por isso tente ser tão lone ranger quanto ele para terem uma boa relação.

Onde encontrar X6-88: em Institute Courser, em Synth Retention Bureau ou ao norte da praia Nordhagen.

14. Ada (DLC Automatron)

Ada Fallout 4

Assim como Dogmeat, Ada não se importa com suas ações. Tanto faz se você é bom ou mau. De qualquer forma, esse robô não vai lhe dar nada de vantagem. Ele serve apenas como um companheiro de viagem, assim como pastor alemão. Mas sua história de vida é bem interessante, tendo uma pegada bem trágica.

Onde encontrar Ada: indo ao nordeste de Wattz Consumer Electronics, na missão Mechanical Menace.

15. Automatron (DLC Automatron)

Automatron Fallout 4

Automatron é um robô criado por você. Usando partes de máquinas encontradas por aí, você pode montar seu próprio droid quando tiver sua oficina para montar essas criaturas. As opções de customização são as mais variadas, podendo, inclusive, mudar a voz de seu Automatron.

16. Old Longfellow (DLC Far Harbor)

Old Longfellow fallout 4

Old Longfellow é um guia e um caçador. Sua habilidade com tiros de longa distância e seu conhecimento de Fard Harbor são extremamente úteis. Ele é generoso, gosta de ajudar os outros é um inimigo fervoroso das Crianças de Atom. Caso queira afinidade máxima com ele, não cometa assassinatos aleatórios e fique sempre do lado de Far Harbor.

Caso consiga, reduzirá em 25% o dano recebido de animais e de criaturas do mar.

Onde encontrar Old Longfellow: em Far Harbor.

17. Porter Gage (DLC Nuka World)

Porter Gage fallout 4

Porter Gage é um Raider, mas calma que ninguém vai tentar atacá-lo se ele estiver com você. Já dá para imaginar que ele gosta MUITO de violência, ficando seu fã depois de vocês cometerem dois ou três assassinatos juntos. Porém o velho assassino não gosta de ajudar em assentamentos, o que pode ser um problema para alguns jogadores.

Caso consiga 100% de afinidade, você ganha 5% de experiência a mais por cada morte realizada, além de 10 pontos de dano energético permanentes.

Onde encontrar Porter Gage: Nuka Town.

20 melhores mods de Fallout 4

Todos os cheats de Fallout 4 para PC e para consoles

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.