7 dicas de Harry Potter: Hogwarts Mystery para se tornar um bruxo poderoso


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Harry Potter: Hogwarts Mystery é o primeiro RPG desenvolvido com base no mundo criado por J.K. Rowling. É um fan service pelo qual todos os apaixonados pelos livros e pelos filmes do bruxo esperavam há muito tempo. O melhor de tudo é que é um jogo inteiramente gratuito e disponível para Android e iOS. O único problema é que não é um jogo assim tão simples de progredir.

Paciência e às vezes dinheiro é o que você precisa para seguir evoluindo na narrativa de Hogwarts Mystery. Se você tem a primeira, mas não tem o segundo, nós podemos lhe ajudar. Preparamos algumas dicas simples para que seus dias na maior escola de bruxaria do mundo sejam uma experiência divertida.

1. Aceite que as energias acabam

Energias Hogwarts Mystery

Sim, nós sabemos que o sistema de energias de Hogwarts Mystery complica bastante a experiência. Praticamente tudo que você faz exige gastar suas bolinhas de energia. Normalmente uma missão completa, dependendo da importância dela, já consumirá quase toda a sua reserva. O pior é quando isso acontece no meio de uma aula!

O segredo, no entanto, é não se frustrar e não se desesperar. O sistema é mesmo esse e não há muito o que fazer a respeito disso. Espere que sua reserve volte a se encher e dê um tempo do jogo. Largue o celular, vá ler um livro, fazer um lanche. A ideia dos produtores é que Hogwarts Mystery fosse mesmo um jogo no estilo passatempo.

Como ganhar mais energia?

Em média leva 100 minutos, pouco mais de uma hora e meia para recuperar seus pontos de energia. Para alguns é muito tempo, por isso o jogo permite que você adquira bolinhas extras.

Uma das formas de obter mais energia é finalizando exercícios e aulas. Às vezes, infelizmente não sempre, há a opção de escolher energia extra como premiação. Essa talvez seja a maneira mais difícil, por isso não conte muito com ela.

Uma segunda opção é interagir com determinados pontos de interesse espalhados pelo castelo. Veja abaixo quais são:

  • Torres na seção Leste: nessa parte do castelo há dois pontos. O segundo quadro, partindo da entrada, perto da sala de aula de Feitiços é um deles. Pirraça, Peeves em inglês, flutua por essa região. Clique nele também para ganhar pontos de energia.
  • Torres na seção Oeste: perto do banheiro dos Monitores há um quadro, que é o primeiro a partida da entrada.
  • Andar de baixo Leste: uma pilha de livros em cima de um banco.
  • Andar de baixo Oeste: novamente há dois pontos aqui. O primeiro é uma tocha no lado direito da entrada do Salão Principal. A estátua segurando uma espada é o segundo ponto. Após clicar nela, passará a usar um escudo. Sempre que estiver com a arma poderá pegar a energia.
  • Masmorras: quase sempre há um elfo doméstico espreitando perto da sala de Poções. Clique nele.
  • Terrenos do castelo: há um pedaço de pau no chão no segundo caminho que você seguir.
  • Hogsmeade: clique no menino segurando um trenó.

Dá para aumentar o limite máximo de energia?

No seu primeiro ano em Hogwarts é possível aumentar em três pontos o seu limite de energia. Isso é possível a partir da realização de aulas de voo. Por isso é uma boa ideia priorizar essas aulas às missões principais em um primeiro momento.

2. Foque em ganhar pontos de atributos, não dinheiro

O dinheiro dos bruxos tem um único propósito em Hogwarts Mystery, que é comprar roupas e outros itens para a sua personagem. É com as moedas e com as raras gemas que você personaliza seu bruxo ou sua bruxa com coisas bem exclusivas. Apesar de algumas roupas e acessórios específicos fornecerem pontos de atributos, o ideal mesmo é não focar em ganhar dinheiro como recompensa.

Há muitas formas de ganhar moedas no jogo, mas pontos de atributos nem tanto. Eles são fornecidos em sua maioria quando você completa as aulas. Cada professor lhe concede um tipo exclusivo de atributo, podendo ser Coragem, Sabedoria ou Empatia. Ter elevados níveis desses pontos é importante para desbloquear opções de diálogo que serão mais úteis a você.

Salientamos, no entanto, que nos anos mais avançados em Hogwarts tornam a missão de ganhar esses pontos mais difíceis. Como você terá acumulado bom dinheiro, poderá comprar outfits que darão um impulso nos seus atributos.

3. Compreenda a dinâmica dos duelos

Hogwarts Mystery duelos

Uma das partes mais divertidas de Harry Potter: Hogwarts Mystery é duelar. O sistema criado para o jogo é simples, não tão desafiador quanto poderia ser, mas ainda assim bem legal. Ele se divide em duas partes: a primeira é um "pedra, papel e tesoura". Quem vencer nessa parte pode, então, realizar uma ação.

Na primeira parte você deverá escolher entre Agressivo, Defensivo e Sorrateiro. Preste muita atenção aqui. Se escolher Agressivo, vencerá o Sorrateiro, mas perderá para o Defensivo. Posições sorrateiras vencem posições defensivas e perdem para agressivas. Entender essa dinâmica é essencial.

Preste atenção no estilo de duelo dos oponentes

Ben vai ser quase sempre defensivo, enquanto Mérula costuma adotar posições agressivas ou sorrateiras. Mas isso nem sempre vai ser assim. Portanto preste atenção na forma como o duelista se comporta naquele duelo específico. Os embates não se resolvem em um ou dois movimentos. Aliás, às vezes demoram justamente porque os duelistas ficam se estudando.

Duele com calma e tente sempre prever os movimentos adversários. É a melhor forma de se sagrar vencedor na primeira parte do duelo.

Parta para a ação

A parte da ação é a mais fácil. Sua atitude estará relacionada à posição que escolheu na primeira seção do duelo. Para compreender o que é possível fazer, veja abaixo:

PosiçãoAçãoEfeito
AgressivaAtirar frascoCausa 10 de dano
ExpelliarmusCausa 10 de dano e pode aturdir por 1 turno
IncendioCausa 5 de ano e pode causar 20 de dano extra em 2 turnos
DepulsoCausa 17 da dano
ConfringoCausa 5 de dano e pode aturdir por 2 turnos
SorrateiraAtirar frascoCausa 10 de dano
RictusempraCausa 5 de dano e pode aturdir por 1 turno
FlipendoCausa 15 de dano
ImmobulusCausa 10 de dano e pode aturdir por 1 turno
DefensivaAtirar frascoCausa 10 de dano
Poção WiggenweldRegenera 3 pontos de vida na hora + 12 em 2 turnos
EpiskeyRegenera menos do que Wiggenweld
Perificus TotalusCausa 5 de dano e pode aturdir por 2 turnos
BombardaCausa 10 de dano inicial e pode dar mais 10 de dano no próximo turno. Há chance de aturdir por 1 turno

4. O horário que você joga é importante

Muitas missões têm uma tolerância de até 8 horas para serem cumpridas. Além de renderem melhores recompensas, permitem que você tenha tempo para recuperar sua energia. Em relação a isso é importante que escolha os horários certos para jogar essas missões.

Pense em como é seu dia a dia. Tente planejar o jogo de modo que nessas 8 horas da missão você consiga a cada hora e meia dar uma jogadinha. Já que esse é o tempo que leva mais ou menos para preencher sua barra de energia, em 8 horas de missão você consegue terminá-la com o máximo de sucesso.

5. Seja esperto para ganhar a Taça das Casas

Taça das Casas Hogwarts Mystery

Não basta ser um bom aluno para ganhar a Taça das Casas em Harry Potter: Hogwarts Mystery. Claro que acertar corretamente todas as perguntas, fazer os movimentos certos de feitiços em aula é essencial, mas não é o suficiente. É preciso fazer mais para garantir que a sua casa seja a vencedora ao final do ano.

Há duas coisas importantes que você precisa fazer nesse sentido. A primeira exige paciência, visto que exigirá um gasto de pontos de energia. Mas se possível for, vá várias vezes às aulas que já frequentou. Repita as lições sempre que der, visto que elas concedem pontos.

Outra coisa é prestar atenção nas escolhas dos diálogos. A escolha da resposta certa depende do que você deseja. Se deseja pontos, escolha aquela resposta que seja condizente com a casa em que o Chapéu Seletor lhe colocou. Conheça os traços mais destacados dela.

Slytherin, por exemplo, tem a ver com ambição e esperteza. Griffyndor é ousadia e bravura. Hufflepuff está para lealdade e amizade. Já Ravenclaw é inteligência e espirituosidade. Você não vai querer deixar de ganhar a Taça, já que receberá pelo menos 100 gemas se o fizer.

6. Aprenda a focar nas aulas

Errar um desafio de foco em Hogwarts Mystery deixa o professor irritado e lhe faz perder a chance de ganhar mais pontos para sua casa. Quem é afobado acaba errando com frequência nesse momento, se frustra e entra uma reação em cadeia de erros.

Você verá que há dois círculos fixos na tela, enquanto outro diminui e aumenta de tamanho. O objetivo é que você clique na tela quando esse círculo em movimento estiver entre os dois círculos fixos. Isso é o foco.

Há dois métodos para fazer isso. Você pode dar um toque na tela no momento perfeito, ou seja, em que os círculos ficam todos verdes. Ou pode tocar na tela e manter o dedo nela. O círculo continuará a se movimentar. Quando ele ficar no meio dos outros dois e todos ficarem verdes, tire o dedo do aparelho. Pronto! Foco feito!

7. Fique de olho nos eventos especiais

Eventos especiais Hogwarts Mystery

Outro ponto divertido de Harry Potter: Hogwarts Mystery é que o jogo quase sempre tem algum evento especial acontecendo. Já houve evento de Dia dos Namorados, de Dia das Bruxas, de Natal e de Páscoa. Além dos sazonais, há outros mais diferenciados, alguns especificamente voltados para a narrativa do jogo.

Preste muita atenção nesses eventos, visto que eles lhe possibilitam ganhar itens e prêmios únicos. Normalmente é preciso realizar algumas missões específicas, que costumam render bons pontos para sua casa.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.