30 curiosidades sobre Minecraft que você não sabia!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Que Minecraft é um sucesso imenso, todo mundo já sabe. Mas você sabia que ele é até considerado matéria escolar em um país, mas quase foi banido em outro? O que é "Minceraft"? Que língua fala o Enderman? Confira abaixo as respostas dessas e de muitas outras curiosidades sobre Minecraft!

1. Minecraft foi criado em 16 de maio de 2009

A versão Alfa de Minecraft foi criada em 16 de maio de 2009 e publicada 1 dia depois. O desenvolvimento do jogo prosseguiu após seu lançamento, com diversas atualizações posteriores.

2. Minecraft foi criado por Markus Persson

Minecraft foi criado por um programador sueco chamado Markus Persson. No mesmo ano (2009), Persson também fundou a empresa Mojang, a grande responsável pela criação e posterior desenvolvimento de Minecraft.

3. Minecraft é a junção das palavras "mine" ("mina" ou "minerar") e "craft" (fabricar com as mãos).

Ambas as palavras se referem às principais mecânicas do jogo: minerar recursos e usá-los para fabricar coisas.

4. Minecraft foi inspirado em outros jogos

Curiosidades - Minecraft

Marcus Persson tomou inspiração em jogos como Dungeon Keeper, Dwarf Fortress, Infiniminer e RollerCoaster Tycoon durante a criação de Minecraft.

5. A primeira versão do jogo foi criada em 6 dias!

Assim como deus criou o mundo, a versão Alfa de Minecraft levou apenas 6 dias para ficar pronta, com os trabalhos sendo iniciados em 10 de maio de 2009.

6. O primeiro nome de Minecraft foi Cave Game

Curiosidades - Minecraft

Cave Game, traduzido como "Jogo da Caverna", foi o nome escolhido durante o desenvolvimento de Minecraft. Posteriormente, o nome foi trocado para "Minecraft: Order of the Stone" e, por último, Minecraft como conhecemos. Convenhamos que "Order of the Stone" é um bom nome para uma expansão...

7. Persson é mundialmente conhecido como "Notch"

O criador de Minecraft é muito mais conhecido no mundo inteiro pelo seu nickname "Notch", que pode ser traduzido para o português como "encaixe". O apelido é, inclusive, o nome de Persson no Twitter.

8. O nome da empresa criadora de Minecraft é uma palavra sueca

"Mojang", o nome da empresa criada por Persson para desenvolver Minecraft, é um termo sueco que significa "aparelho" ou "dispositivo".

9. De vez em quando o jogo erra o próprio nome

Curiosidades - Minecraft

Em uma espécie de brincadeirinha muito rara, Minecraft erra o seu próprio nome no menu principal, mostrando "Minceraft" no lugar. A estimativa é que isso aconteça 1 em cada 10 mil vezes que você execute o jogo.

10. Minecraft é um produto que se vende sozinho!

Segundo um estudo realizado pela Escola de Comunicação da Universidade da Pensilvânia, apenas 1/3 dos jogadores de Minecraft conheceram o jogo através de marketing da empresa. Os outros 2/3 foram atraídos por amigos ou por vídeos no Youtube.

11. Minecraft é o jogo com mais visualizações no Youtube

Estima-se que 15% de todo o conteúdo do Youtube é composto por jogos, com Minecraft sendo o 1º lugar em visualizações.

12. Não parece, mas o mundo de Minecraft tem limites

Embora seja comumente chamado de "infinito", o mundo de Minecraft tem limites. Markus Persson já postou em seu blog pessoal que, conforme você avança no mapa, o jogo gera e salva regiões de 16x16x128 blocos. Quanto mais longe você avançar, mais regiões serão geradas e, eventualmente, o jogo começa a apresentar bugs e apagar regiões anteriores.

13. Os primeiros bugs se apresentam em 820 horas de caminhada

Caso você queira testar os limites do mundo de Minecraft, é necessário, em média, 820 horas avançando pelo mapa até que os bugs mencionados acima comecem a aparecer.

14. Existem mais de 350 mensagens amarelas para o menu principal

Sabe aquelas pequenas mensagem amarelas que sempre mudam no menu principal? Estima-se que existam mais de 350 delas! Nova Conquista: ler todas elas! Mais alguém?

Curiosidades - Minecraft

15. Minecraft é matéria obrigatória em uma escola na Suécia!

Em 2014, a Escola Viktor Rydberg de Ensino Secundário na Suécia inseriu Minecraft como uma matéria obrigatória para estudantes de 13 anos com o fundamento de que o jogo é importante para os estudos de planejamento de cidades, meio ambiente e até mesmo de organização pessoal.

16. O Reino Unido também usa Minecraft em escolas

Embora não chegue a ser matéria obrigatória, mais de 15 mil escolas no Reino Unido utilizam Minecraft como ferramenta de aprendizado em várias áreas.

17. Notch anunciou a venda de Minecraft pelo Twitter

Curiosidades - Minecraft

Em Junho de 2014, Markus "Notch" Persson foi ao Twitter para demonstrar muita frustração com a politicagem envolvida no gerenciamento de Minecraft e anunciou seu interesse em vender suas ações da Mojang.

18. Microsoft comprou Minecraft por $2.5 bilhões de dólares

Três meses depois do tweet mencionado acima, a própria Microsoft anunciou a compra da Mojang por $2.5 bilhões de dólares.

19. Minecraft quase foi banido na Turquia

Em 2014 a Ministra da Família e das Políticas Sociais da Turquia recomendou que o jogo fosse banido no país por ser violento demais...aham...

20. Creepers foram criados por acidente

Curiosidades - Minecraft

Assim como vários vilões famosos, os Creepers de Minecraft também foram criados por um acidente. Quando Notch tentava criar um porco no jogo, ele trocou acidentalmente a altura pela largura. O programador gostou do resultado e fez mais alguns ajustes para criar o monstrengo que já conhecemos.

21. Enderman fala inglês!

As falas do grande vilão Enderman, embora incompreensíveis, são, na verdade, frases em inglês! O que o monstro fala são coisas simples como "Olá", "Tudo bem?" e "Por aqui!" tocadas de traz pra frente e desaceleradas.

22. Os sons emitidos por Ghasts é de um gato bocejando!

Isso mesmo. Os sons aterrorizantes produzidos pelo mob Ghast foram gravados por um dos produtores do jogo enquanto capturava bocejos do seu gato...

23. A Dinamarca inteira já foi recriada em Minecraft

Curiosidades - Minecraft

A Agência Dinamarquesa de Geodados já recriou a Dinamarca inteira em Minecraft em escala real!

24. Minecraft possui uma LONGA lista de recordes quebrados no Guinness Book

O Guinness Book (Livro dos Recordes) conta com muitos registros relacionados a Minecraft, não apenas dos números de downloads e vendas, mas também de feitos conquistados dentro do jogo como a maior viagem, a maior construção, o maior mundo fictício, etc.

25. Minecraft é o jogo mais vendido de todos os tempos

Com 200 MILHÕES de cópias vendidas, Minecraft é o jogo mais vendido de todos os tempos. Em segundo lugar está GTA V com míseras 120 milhões de cópias vendidas...

26. Em 2014, Notch venceu um leilão em cima de Beyoncé e Jay Z

Curiosidades - Minecraft

Com tanto dinheiro vindo do sucesso de Minecraft, Markus "Notch" Persson venceu um leilão de uma mansão em Beverly Hills em que disputava com Beyoncé e Jay Z.

27. 1 dia em Minecraft passa em 20 minutos reais

Ou seja, 3 dias se passam no jogo em 1 hora de gameplay. Matemática!

28. Existem 111 Conquistas a serem obtidas em Minecraft

A versão Bedrock de Minecraft possui 111 Conquistas (achievements) a serem obtidos. Todas elas são vinculadas ao usuário, ou seja, não importa em qual mundo o jogador esteja, sua conquista ainda constará em outros.

29. Minecraft possui uma série interativa na Netflix

Curiosidades - Minecraft

Minecraft Story Mode é uma série interativa lançada em 2018 na Netflix. Nela você participa ativamente em uma aventura no universo Minecraft. Somando todos os episódios, a história conta com quase 6 horas de duração.

30. Minecraft quase recebeu um mundo chamado "Sky Dimension"

A ideia foi originalmente pensada para ser o mundo oposto ao Nether. Infelizmente a ideia foi descartada.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.