Tudo o que você precisa saber sobre as patentes em CS:GO!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

O caminho da patente Prata 1 para Global é bem longo. Para chegar lá, é importante saber como funciona o sistema de patentes e o que é necessário para subir no CS:GO competitivo. Infelizmente, a Valve nunca revelou muitos detalhes sobre o funcionamento deste sistema ranqueado, mas ainda existe bastante informação que ajuda a entender melhor as suas mecânicas. Confira abaixo vários detalhes importantes que vão ajudá-lo a subir de rank!

Todas as patentes CS:GO

As patentes abaixo são aplicadas para o Modo Competitivo e para o Modo Braço Direito:

CS:GO Patentes

A ordem das 18 patentes começa no Silver I e vai até ao Global Elite, onde jogam os melhores jogadores do CS:GO Competitivo:

1. Prata 1 (Silver I)

Silver I (S1) CS:GO

2. Prata 2 (Silver II)

Silver II (S2) CS:GO

3. Prata 3 (Silver III)

Silver III (S3) CS:GO

4. Prata 4 (Silver IV)

Silver IV (S4) CS:GO

5. Prata de Elite (Silver Elite)

Silver Elite (SE) CS:GO

6. Prata de Elite Mester (Silver Elite Master)

Silver Elite Master (SEM) CS:GO

7. Ouro 1 (Gold Nova I)

Gold Nova I (GN1) CS:GO

8. Ouro 2 (Gold Nova II)

Gold Nova II (GN2) CS:GO

9. Ouro 3 (Gold Nova III)

Gold Nova III (GN3) CS:GO

10. Ouro Mestre (Gold Nova Master)

Gold Nova Master (GNM/GN4) CS:GO

11. AK 1 ou Mestre Guardião 1 (Master Guardian I)

Master Guardian I (MG/MG1) CS:GO

12. AK 2 ou Mestre Guardião 2 (Master Guardian II)

Master Guardian II (MG2) CS:GO

13. AK Cruzada ou Mestre Guardião Elite (Master Guardian Elite)

Master Guardian Elite (MGE) CS:GO

14. Xerife ou Distinto Mestre Guardião (Distinguished Master Guardian)

Distinguished Master Guardian (DMG) CS:GO

15. Águia 1 ou Águia Lendária (Legendary Eagle)

Legendary Eagle (LE) CS:GO

16. Águia 2 ou Águia Lendária Mestre (Legendary Eagle Master)

Legendary Eagle Master (LEM) CS:GO

17. Supremo ou Mestre Supremo de Primeira Classe (Supreme Master First Class)

Supreme Master First Class (SMFC) CS:GO

18. Global (Global Elite)

The Global Elite (GE) CS:GO

Existem ainda dois "status" de rank que não são patentes propriamente ditas:

Rank desconhecido

Patentes CS:GO - 2020

Chamado no jogo de "Grupo de habilidade desconhecido", esse é o seu status antes do jogo definir sua primeira patente (leia mais sobre isso abaixo). Após 10 partidas ranqueadas, você receberá uma das patentes acima.

Rank expirado

Patentes CS:GO - 2020

Mesmo já tendo uma patente, ela expirará caso você passe 30 dias sem jogar uma partida ranqueada. Para recuperá-la, basta que você vença uma única partida ranqueada a qualquer momento. No entanto, existe a chance de você receber uma patente inferior à patente expirada. Dentro do jogo a nomenclatura oficial é "Grupo de habilidade vencido".

Como obter sua primeira patente

Se você ainda estiver no nível 1, você precisará jogar algumas partidas em qualquer um dos modos disponíveis para você (Casual, Mata-mata, Braço direito, etc). Assim que você atingir o nível 2, o Modo Competitivo será desbloqueado.

Após ganhar acesso ao Modo Competitivo, você só precisa jogar 10 partidas nele. Durante esse tempo o seu rank será mostrado como "Desconhecido", mas o jogo ainda avaliará seu desempenho em cada partida para determinar seus oponentes. Isso significa que, mesmo sem patente visível, se você ganhar as 7 primeiras partidas, por exemplo, você poderá entrar em partidas com jogadores de nível bastante alto. Dessa forma o jogo consegue avaliar com maior precisão o seu nível, para então definir sua patente após a 10ª partida.

Existe também um "sistema de segurança" que permite que você vença apenas duas partidas por dia enquanto você ainda não tiver uma patente. O objetivo é evitar que jogadores formem grupos fechados para burlar o sistema de avaliação e obter patentes altas rapidamente. Por isso, sua primeira patente demorará alguns dias para sair.

Por fim, sua primeira patente nunca será superior a AK 2 (Mestre Guardião 2).

Como subir de patente

CS:GO : como subir de patente

Como forma de proteger a integridade do sistema, a Valve não divulga grandes informações sobre o cálculo de pontuação para subida ou descida de patentes. No entanto, uma coisa é certa: você só subirá de patente vencendo! Isso significa que o seu desempenho individual na partida é muito menos importante para definir sua patente do que o sucesso da sua equipe.

Além disso, o sistema de pontuação sempre levará em conta o nível dos seus parceiros de equipe e também dos seus oponentes, então sempre há muitas variáveis em jogo. Mesmo assim, é certo que se você vencer uma partida contra jogadores de nível mais baixo, ganhará menos pontos. Se vencer contra jogadores de nível mais alto, ganhará muitos pontos. Da mesma forma, é claro, se você perder contra jogadores de nível mais baixo, você perderá muitos pontos.

Essas regras nos levam às seguintes conclusões:

Contribua para o time mais do que qualquer coisa: Evite jogar de forma individualista já que o seu desempenho não servirá de nada caso seu time perca.

Encoraje a comunicação no time: considerando que nas partidas ranqueadas os times costumam ser muito desorganizados, a comunicação do time pode ser muito mais importante do que o nível dos jogadores.

Tente jogar com grupos fechados: quanto mais amigos você tiver para jogar junto, melhor. Isso ajuda a comunicação e aumenta o entrosamento dos jogadores.

Distribuição de jogadores por patente ao redor do mundo

Chegar nas patentes mais altas pode demorar muito tempo e você terá que jogar muitas partidas para subir de rank lentamente. Não desanime caso você esteja em patentes baixas, pois só uma pequena porcentagem de jogadores consegue alcançar as patentes, como você pode ver no gráfico abaixo:

Patentes CS:GO - 2020
CS:GO, distribuição de jogadores por patente em 2020

Patentes do Modo Zona de Perigo

Em 2019 a Valve surpreendeu lançando um modo Battle Royale dentro de CS:GO chamado Zona de Perigo. Após alguns meses, o modo recebeu suas próprias patentes, também baseadas no desempenho dos jogadores:

Patentes CS:GO - 2020

No entanto, as patentes no modo Zona de Perigo são muito menos importantes já que o jogo não distingue os jogadores na hora de formar as partidas. Assim, jogadores que estejam na patente "The Howling Alpha" podem muito bem jogar contra jogadores "Lab Rat I".

Diferente do que acontece no Modo Competitivo, a progressão de patentes no Zona de Perigo é muito mais rápida. Inclusive, não é necessário vencer para ganhar pontos. Quanto melhor você se classificar, mais pontos ganhará.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.