Tudo que sabemos sobre as patentes do CS:GO


André Alves

O caminho da patente Silver I para Global Elite é bem longo. Para chegar lá, é importante saber como funciona o sistema de patentes e o que é necessário para subir no CS:GO competitivo.

A Valve nunca revelou muitos detalhes sobre o funcionamento deste sistema ranqueado, mas existe bastante informação que ajuda a entender melhor a sua mecânica. Descubra vários detalhes importantes que vão ajudá-lo a subir de rank.

Todas as patentes CS:GO

CS:GO Patentes

A ordem das 18 patentes começa no Silver I e vai até ao Global Elite, onde jogam os melhores jogadores do CS:GO Competitivo: 

1. Silver I (S1)

Silver I (S1) CS:GO

2. Silver II (S2)

Silver II (S2) CS:GO

3. Silver III (S3)

Silver III (S3) CS:GO

4. Silver IV (S4)

Silver IV (S4) CS:GO

5. Silver Elite (SE)

Silver Elite (SE) CS:GO

6. Silver Elite Master (SEM)

Silver Elite Master (SEM) CS:GO

7. Gold Nova I (GN1)

Gold Nova I (GN1) CS:GO

8. Gold Nova II (GN2)

Gold Nova II (GN2) CS:GO

9. Gold Nova III (GN3)

Gold Nova III (GN3) CS:GO

10. Gold Nova Master (GNM/GN4)

Gold Nova Master (GNM/GN4) CS:GO

11. Master Guardian I (MG/MG1)

Master Guardian I (MG/MG1) CS:GO

12. Master Guardian II (MG2)

Master Guardian II (MG2) CS:GO

13. Master Guardian Elite (MGE)

Master Guardian Elite (MGE) CS:GO

14. Distinguished Master Guardian (DMG)

Distinguished Master Guardian (DMG) CS:GO

15. Legendary Eagle (LE)

Legendary Eagle (LE) CS:GO

16. Legendary Eagle Master (LEM)

Legendary Eagle Master (LEM) CS:GO

17. Supreme Master First Class (SMFC)

Supreme Master First Class (SMFC) CS:GO

18. The Global Elite (GE)

The Global Elite (GE) CS:GO

Chegar nas patentes mais altas poderá demorar muito tempo e você terá de jogar muitas partidas com os jogadores do seu nível atual. Só uma pequena percentagem de jogadores consegue alcançar a patente Global Elite. Você pode conferir neste gráfico como os jogadores estão distribuídos pelas 18 patentes.

Distribuição de ranks CS:GO
Distribuição dos jogadores em janeiro de 2017

Como pode ver, grande percentagem dos jogadores se encontra batalhando nos ranks de Gold Nova. Se você chegar a Legendary Eagle, já se encontra entre os 10% dos melhores no CS:GO. Confira também que nesse mês nem 1% dos jogadores chegou a Global Elite, o que mostra como o game é bastante competitivo.

Como obter sua primeira patente

Para você ser inserido em um rank com uma conta nova, terá de jogar 10 partidas, onde só pode ter o máximo de duas vitórias por dia. Sim, no início é meio chato, mas foi o método seguro encontrado para evitar formas de enganar o sistema.

Poderá demorar alguns dias para você receber a sua primeira patente, que nunca poderá ser superior a Master Guardian II. A partir daí, você já pode jogar todas as partidas que quiser por dia.

Sistema de ranqueamento Glicko-2

A Valve confirmou que usa uma versão modificada do sistema de ranqueamento Glicko-2. Este é um método de classificação ELO que atribui a pontuação de um jogador entre dois números (2000-3000), em vez de um número fixo (1500). Isto faz com que a classificação seja mais precisa, pois o intervalo entre os números indica uma avaliação mais justa.

Quantos mais jogos você fizer, mais dados você estará dando para o sistema aprimorar o ELO. Então, o Clicko-2 vai reduzindo a diferença entre os dois números para encontrar o rank mais justo.

Contudo, o ELO é um sistema que funciona bem em games em que um jogador joga contra outro. No CS:GO você joga em uma equipe de 5 e o impacto individual é algo mais difícil de classificar. Você pode até matar 3 jogadores, mas provavelmente isso aconteceu porque a sua equipe criou essa oportunidade. 

Como subir de patente

CS:GO : como subir de patente

Para proteger o sistema de ranqueados não existe muita informação oficial sobre os fatores que ajudam a subir no ranking. Se existisse essa informação, muitos jogadores iriam constantemente procurar a glória individual em vez do sucesso da sua equipe. Com certeza isso iria prejudicar muito o game.

O nosso conselho principal é que você mantenha o foco na vitória da equipe. Não pense que fazer mais mortes ou ativar/desativar a bomba vai dar mais pontos se estiver perdendo as partidas. O desempenho individual não vale nada se você perder.

Nas partidas de CS:GO Competitivo pode existir a diferença entre 5 níveis de patentes. Aí, se você vencer jogadores de nível mais alto, você poderá ganhar mais pontos. Mas se perder de jogadores de nível mais baixo, também será prejudicado.

Se ficar algum tempo sem jogar, você pode cair de patente. Há jogadores que defendem isso como uma estratégia, para depois conseguir uma série de vitórias contra jogadores tecnicamente mais fracos.

Recomendamos que jogue regularmente com uma equipe com os mesmos objetivos que você. Se jogar com jogadores aleatórios, pode acontecer deles não terem o mesmo propósito ou não se interessarem pelo trabalho de equipe.

André Alves
Gamer competitivo desde o Street Fighter II, jogava escondido no fliperama quando não tinha idade. Atualmente vive dividido entre partidas de FIFA e a ladder de Hearthstone.