Os 12 recordes de Speedrun mais insanos do mundo


Maurício Amaro
Maurício Amaro

A arte de zerar um jogo no menor tempo possível é chamada em todo o mundo de Speedrunning. Cada vez mais jogadores brilhantes têm dedicado seus esforços a entrar para a história com recordes impossíveis de serem batidos. Essa forma de jogar tornou-se um fenômeno tão grande que já existem eventos internacionais da modalidade.

Praticamente todo jogo pode ser virado em tempo recorde, obviamente. Estamos falando aqui, no entanto, de recordes específicos, históricos. São jogos que levariam horas para serem finalizados, mas que os Speedrunners terminam em minutos ou mesmo em segundos.

Se você tem interesse em saber quais são os grandes recordes de Speedrun da história, confere aqui no artigo! Os jogos são os mais variados e para todos os gostos. Tem o clássico Super Mario Bros., assim como Dark Souls, Resident Evil 4 e até mesmo God of War!

1. Super Mario World - 41,86 segundos

Dentre todos os jogos zerados em tempo recorde, talvez o mais clássico seja o do Super Mario World. Uma pesquisa rápida sobre o jogo mostrará que três principais Speedrunners disputam desde 2014 para ver quem é o mais rápido. Atualmente, o brasileiro Furious é o detentor do recorde mundial. Ele zerou o jogo em incriveis 41,86 segundos. Confira no vídeo como foi esse momento épico!

2. Getting over it - 00:01:17

Getting over it é um game recente, lançado para PC. Nele você assume o controle de um homem preso em um caldeirão, que usa um machado para escalar uma montanha. O sérvio Stillow impressionou a todos ao estabelecer um recorde de 1 um minuto e 17 segundos, cuja execução você pode ver no vídeo acima.

3. Sonic The Hedgehog - 00:10:06

Não poderíamos falar em recordes de Speedrunning e não falar do ouriço mais famoso do mundo. Sonic The Hedgehog foi o primeiro jogo da franquia de sucesso do ouriço velocista. E foi literalmente correndo que o usuário Zaxon96 zerou o jogo do início ao fim em belos 10 minutos em 6 segundos. Confira acima!

4. The Legend of Zelda: Ocarina of Time - 00:17:04

Toda franquia dos jogos que envolvem Zelda e Link são históricos. Mas Ocarina of Time talvez seja um dos mais memoráveis de todos. O norueguês Torje é o atual detentor do recorde de Speedrunning do jogo. Foram precisos para ele apenas 17 minutos e 4 segundos para zerar o game.

5. Cuphead - 00:23:25

Cuphead é um jogo muito divertido de run and gun, lançado em 2017 para várias plataformas. Esse tipo de jogo costuma ser um dos mais fáceis de fazer recordes insanos de Speedrunning, já que são mais curtos e simples. Como é possível ver no vídeo acima, o gamer italiano SBDWolf conseguiu estabelecer um belíssimo e divertido recorde.

6. Dark Souls - 00:31:51

Dark Souls é um dos jogos mais difíceis de todos os tempos. Ele é o cultuado entre os gamers tanto por sua jogabilidade exclusiva quanto pelo enredo e pela narrativa que apresenta. Por sua conhecida dificuldade, é de se surpreender que alguém tenha tentado finalizá-lo em pouco tempo e sem morrer. 

Alguém não só tentou como conseguiu. No vídeo acima você vê o jogador Catalystz finalizar Dark Souls em apenas 31 minutos e 51 segundos.

7. Mega Man X - 00:35:01

É claro que o Mega Max X do celebrado Super NES não poderia faltar nesta lista. Como bom representante dos jogos run and gun, essa obra-prima da Nintendo já foi usada para estabelecer vários recordes de Speedrun. O atual foi obtido pelo estadunidense Walrus_Prime. Foram necessários apenas 35 minutos, praticamente.

8. Super Metroid - 00:41:03

Super Metroid é sempre um dos mais lembrados quando o assunto é recordes de Speedrun. Há anos diversos gamers vêm disputando o posto de detentor do World Record. O mais recente foi o player conhecido como Behemoth87. Conforme o vídeo acima, foram necessários só 41 minutos e 3 segundinhos.

9. God of War - 01:15:56

Até mesmo Kratos e sua jornada em busca de vingança foram alvo do Speedrunning. O brasileiro Noobsgamers foi o responsável pelo feito histórico de zerar a primeira aventura do Fantasma de Esparta no menor tempo até então. Ele roubou a primeira posição de outro brasileiro ao chegar ao fim do jogo em apenas 1 hora, 15 minutos e 56 segundos. Veja no vídeo acima.

10. Resident Evil 4 - 01:36:03

Resident Evil 4 é um dos jogos mais amados pelos gamers das mais variadas gerações. Assim como ocorre com o Super Mario World, o quarto game da famosa série de terror tem muitas tentativas de Speedrun. A maioria, no entanto, envolve hacks, cheats e glitches que nesse jogo invalidam a modalidade.

No vídeo acima, contudo, você vê o usuário japonês Tanoshimu zerando o jogo completamente em 1 hora, 36 minutos e 3 segundos. É o recorde mundial atual sem qualquer tipo de truque.

11. Super Mario 64 - 01:39:20

Outro game da mui antiga e cultuada franquia do Encanador Italiano. O Super Mario 64 tem sido um dos grandes objetos de desejo dos jogadores praticantes de Speedrun. O usuário espanhol Cheese é o atual detentor do recorde do jogo. Ele finalizou o game em 1 hora, 39 minutos e 20 segundos. Isso com um PC bastante lento, como ele conta no vídeo acima.

12. Pokemón Red - 01:45:21

A interminável franquia Pokémon é um sucesso no mundo dos games há décadas. Por isso mesmos seus players têm tentado bater todos os recordes possíveis envolvendo seus jogos. Pokémon Red, um dos mais amados de todos, foi zerado em tempo recorde pelo usuário Pokeguy. Bastou a ele apenas 1 hora, 45 minutos e 21 segundos. Veja no vídeo como foi.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.