Tipos de jogos: todos os gêneros e subgêneros de jogos eletrônicos


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

A indústria dos videogames já conta com títulos suficientes para agradar qualquer tipo de público. Nesse artigo, apresentaremos todos os principais gêneros de jogos que existem, com a apresentação dos seus subgêneros e exemplos para cada categoria. Tem jogo para todos os gostos!

Ação

Tipos de jogos

Os jogos de ação exploram ao máximo suas habilidades e reflexos para superar obstáculos ou cumprir objetivos, e tendem a ter um ritmo acelerado. Lutas, tiroteios, perseguições e explosões são marcas registradas desses jogos.

Ação é um gênero que se divide em diferentes categorias, dependendo do foco do jogo:

Ação e aventura

Os jogos de ação e aventura são um pouco mais lentos do que outros jogos de ação. Neste subgênero você terá muitos momentos de luta, mas também de exploração, fazendo atividades variadas ou desfrutando de uma narrativa interessante. Esta categoria inclui jogos com elementos de outros gêneros, como RPG, tiro, sandbox, plataformas, etc.

  • Exemplos: Grand Theft Auto V, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Batman: Arkham City, Assassin's Creed: Valhalla, Shadow of the Tomb Raider, Uncharted 4, Red Dead Redemption 2, Horizon Zero Dawn, Ratchet & Clank: Rift Apart.

Battle Royale

O gênero battle royale cresceu em popularidade nos últimos anos. Esses jogos têm sempre a mesma missão: ser o último jogador em pé. São jogos multiplayer que o colocam contra dezenas de outros jogadores (em alguns casos mais de 100). Em geral, você pode jogar jogos solo, mas são jogos perfeitos para jogar em dupla ou em grupo.

Embora a maioria dos battle royales sejam jogos de tiro, esse não é um requisito obrigatório.

  • Exemplos: PUBG (PlayerUnknown's Battlegrounds), Fortnite, Free Fire, Call of Duty Warzone, Fall Guys: Ultimate Knockout, Apex Legends.

Luta

Os jogos de luta são um dos gêneros mais competitivos de todos os tempos. Um jogo de luta tende a colocar um personagem contra outro, cara a cara, corpo a corpo ou usando armas. Às vezes, eles incluem o modo tag, no qual vários personagens podem se revezar no meio de uma luta.

Dependendo dos gráficos e de como você pode mover seu personagem, existem jogos de luta em 2D, 3D ou 2.5D (gráficos 3D, mas você se move em um plano 2D).

  • Exemplos de luta en 2D / 2.5D: Super Smash Bros. Ultimate, Mortal Kombat 11, Street Fighter V, Dragon Ball FighterZ, Guilty Gear Strive, Brawlhalla.
  • Exemplos de luta en 3D: Tekken 7, SoulCalibur VI, Dead or Alive 6, Arms, Dragon Ball Xenoverse 2.

Beat'em Up

Os jogos beat'em up é um gênero que teve seu apogeu nas décadas de 80 e 90. Nesse tipo de jogo, seu objetivo é avançar até o fim da fase batendo em diversos inimigos, seja com as mãos, habilidades ou com itens do cenário. Beat'em up são jogos ideais para jogar cooperativamente.

  • Exemplos: Streets of Rage 4, Double Dragon, Final Fight, River City Girls, Fight'n Rage.

Hack'n Slash

Os jogos hack'n Slash são bastante semelhantes aos beat'em up. A grande diferença é o aumento do uso de armas corpo-a-corpo e de longo alcance, bem como de poderes. Esses jogos costumam ter muita informação na tela, com muitos efeitos visuais chamativos, sempre coloridos e com uma jogabilidade viciante.

  • Exemplos: Devil May Cry 5, God of War, Bayonetta 2, Ninja Gaiden 2 / Sigma 2, Hades.

Jogos de sigilo, espionagem e infiltração (jogos de stealth)

Nesses jogos, a ação descontrolada geralmente é uma opção secundária ou apenas uma má jogada. O mais importante é atingir ou eliminar o alvo sem ser detectado e sem deixar vestígios que o coloquem em evidência.

  • Exemplos: Splinter Cell, Metal Gear Solid, HITMAN, Dishonored, Thief, Commandos.

Shooter / Jogos de tiro

Tipos de jogos

Os jogos de tiro, também conhecido como shooters, são um ramo da ação focado, é claro, na troca de tiros com armas de fogo. Mesmo possuindo sempre a mesma base, os jogos deste gênero são tão variados em ambientação e jogabilidade que podem ser divididos em várias categorias.

FPS

Os FPS (do inglês first person shooters), são jogos de tiro em que você lida com o personagem na primeira pessoa. A chave para esses jogos é a sensação de imersão, já que você se coloca no lugar do protagonista, vendo o que ele vê.

  • Exemplos: Counter-Strike: Global Offensive, Halo 5: Guardians, Call of Duty Black Ops Cold War, Metro Exodus, Rainbow Six Siege, Doom Eternal, Half-Life 2.

Tiro em 3ª pessoa (TPS)

Os jogos de tiro em 3ª pessoa, ou TPS (do inglês third person shooters) são jogos de tiro em que você vê o personagem que controla, com a câmera atrás ou em cima. Assim como os FPS, esse subgênero pode conter vários outros elementos como aventura, exploração, táticos, etc.

  • Exemplos: Grand Theft Auto 5, Red Dead Redemption 2, Gears 5, Control, Tom Clancy's The Division 2, Max Payne 2

Shoot'em Up

Shoot'em up, às vezes abreviado como "shmups", são jogos de tiro que inundam você com uma enxurrada implacável de balas. Quase sempre são jogos 2D em que você se move na mesma direção, mas existem jogos multidirecionais. Você pode controlar qualquer coisa, desde navios a soldados armados até os dentes.

  • Exemplos: Ikaruga, Cuphead, DodonPachi Resurrection, Metal Slug, TouHou, Contra.

Looter shooter

Looter Shooter é um subgênero focado em obter saques para ter o melhor equipamento e armas possíveis. Para vencer o jogo em 100%, é comum passar horas até que você tenha o melhor do melhor para derrotar os inimigos mais perigosos e complicados. Em geral, esses games contam com muitos elementos de RPG.

  • Exemplos: Borderlands 3, Destiny 2, Warframe, Tom Clancy's The Division 2.

RPG

Tipos de jogos

Os RPG (do inglês role playing game) são ótimos para jogar com personagens criados a sua maneira. Dependendo do jogo, você terá mais ou menos liberdade na criação e distribuição de atributos. Em qualquer caso, o ponto comum em jogos de RPG é desenvolver seus personagens de maneiras diferentes. Graças a esse recurso, os RPGs possuem um nível de rejogabilidade altíssimo.

RPG de ação

Esses jogos enfatizam a ação, sem negligenciar o aspecto do RPG. Nestes jogos você vai se acostumar a lutar contra muitos inimigos para avançar na história e completar missões. Na verdade, o desenvolvimento do personagem geralmente se concentra em fortalecê-los.

  • Exemplos: The Witcher 3, The Elder Scrolls V: Skyrim, Fallout 4, Dark Souls, Kingdom Hearts 3, Diablo 3, Mass Effect.

RPG por turnos e táticos

Em contraste com os RPGs de ação, os RPGs com combate por turnos ou táticos deixam você com algum tempo para pensar. Você pode planejar os movimentos com antecedência e optar por uma estratégia para derrotar os inimigos. Nesses jogos, você geralmente gerencia um grupo de personagens em vez de apenas um.

  • Exemplos: Divinity: Original Sin 2, Final Fantasy VII, Final Fantasy Tactics, Fire Emblem, Persona 5, Dragon Age: Inquisition, Disgaea 5.

JRPG / RPG japonês

JRPGs são jogos de RPG criados por empresas japonesas, com todos os traços encontrados em animes e mangás. Neste ramo, você encontrará jogos que possuem combate por turnos ou em tempo real.

  • Exemplos: Final Fantasy VII, Pokémon Espada y Escudo, Persona 5, Nier: Automata, Tales of Berseria, Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age.

Roguelike e explorador de masmorras (dungeon crawlers)

Nos jogos de RPG, existem dois subgêneros com ênfase em masmorras. Tanto os roguelikes quanto os exploradores de masmorras (dungeon crawlers). Esses jogos geralmente têm cenários criados aleatoriamente, de forma que sempre que você jogue de novo, as coisas estarão diferentes.

A jogabilidade pode incluir combate em tempo real ou baseado em turnos. Além disso, há jogos em ambos os gêneros que lhe dão liberdade de movimento, mas você encontrará muitos nos quais você só pode andar em um sentido.

  • Exemplos: Enter the Gungeon, Hades, Darkest Dungeon, The Bard's Tale, Tales of Maj'Eyal, Moonlighter.

Jogos de sobrevivência e crafting

Tipos de jogos

Os jogos de sobrevivência tendem a andar de mãos dadas com o sistema de crafting. Neles você tem um mundo para explorar e muitas ameaças para evitar ou eliminar. Conforme você avança no jogo, é normal que você acabe criando uma boa variedade de equipamentos e até mesmo construa grandes edifícios. É um bom gênero para dar asas à imaginação!

  • Exemplos: Minecraft, Terraria, Rust, ARK: Survival Evolved, The Forest, Raft, Green Hell, Conan Exiles, Valheim.

Sandbox e mundo aberto

Tipos de jogos

Os jogos sandbox e jogos de mundo aberto têm um aspecto em comum: liberdade de ação e movimento. Por um lado, você pode seguir a história ou o objetivo principal. Por outro lado, nada impede que você se perca nos imensos cenários e faça outras atividades. Eles são um dos gêneros de videogame mais amados pela quantidade de horas de conteúdo que possuem.

  • Exemplos: Grand Theft Auto V, Saints Row IV, Mount & Blade, Assassin's Creed: Valhalla, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Red Dead Redemption 2, The Witcher 3, Just Cause, Far Cry 5, Yakuza, The Elder Scrolls V: Skyrim.

MMO

Tipos de jogos

Os MMOs (do inglês massive multiplayer online) são jogos emocionantes que o colocam em um mundo cheio de jogadores. Anteriormente, eles costumavam ser pagos ou exigiam uma assinatura para continuar jogando. Hoje você tem a oportunidade de jogar muitos MMOs gratuitos que cobrem diferentes gêneros que discutimos neste artigo.

Alguns exemplos de subgêneros são MMORPG (RPG), Shooter MMO (atirador), MMORTS (estratégia em tempo real) ou simuladores de MMO.

  • Exemplos: World of Warcraft, Final Fantasy XIV, The Elder Scrolls Online, Tibia, Ragnarok Online, Guild Wars 2, EVE Online Lords Mobile, Second Life.

Simulação

Tipos de jogos

Simulação é um gênero muito extenso que abrange tudo o que você pode imaginar. O ponto principal deste gênero é simular um esporte, atividade ou aspecto da vida. Eles geralmente são muito realistas, mas esses jogos podem ter toques caprichosos. Isso inclui esportes, corrida, simulação de vida e jogos de cidade ou negócios.

  • Exemplos: FIFA 21, NBA 2K21, The Sims 4, Stardew Valley, Second Life, SimCity, Forza Horizon 4, Project Cars, Gran Turismo, Need for Speed: Heat, Trackmania, Euro Truck Simulator 2, Microsoft Flight Simulator, DCS World, Kerbal Space Program.

Estratégia

Tipos de jogos

Estratégia é um gênero rico em variantes e tipos de jogos que você pode encontrar. Nos jogos de estratégia, o mais importante é ter um bom planejamento e táticas eficientes para vencer o jogo. Você deve se colocar antes dos movimentos de cada oponente, gerenciar suas unidades e, em alguns casos, até construir edifícios ou forjar alianças.

TBS / Estratégia por turnos

Começamos com um dos maiores subgêneros! TBS (do inglês turn-based strategy) são jogos de estratégia que acontecem em turnos. Dependendo do jogo, só é possível executar uma ação por turno, enquanto outros permitem mais movimentos. Os jogos TBS têm um ritmo mais tranquilo e relaxante, com uma mecânica de jogo profunda.

  • Exemplos: Civilization VI, Heroes of Might and Magic V, Age of Wonders, Endless Legends, The Battle for Wesnoth, King's Bounty.

RTS / Estratégia em tempo real

Continuamos com o RTS (do inglês real time strategy), semelhante aos jogos TBS mas com a diferença de estar em tempo real, tendo um ritmo mais acelerado. Você terá que ficar atento e estar constantemente alerta, pois a margem de erro é menor. Embora não precise ser assim, os jogos de estratégia em tempo real tendem a se concentrar mais no combate.

  • Exemplos: Age of Empires, Age of Mythology, StarCraft II, Command & Conquer: Red Alert 3, Warcraft III, Homeworld.

MOBA

Os MOBA (do inglês multiplayer online battle arena) são jogos online que dividem os jogadores em duas equipes. Sua missão é simples, mas difícil de executar: destruir a base inimiga. Para fazer isso, você gerencia personagens com habilidades únicas e, às vezes, pode melhorá-los comprando itens. Para vencer, é fundamental cooperar com seus companheiros e ter uma estratégia eficaz!

  • Exemplos: League of Legends, Dota 2, Smite, Mobile Legends, Heroes of the Storm, Arena of Valor.

Auto battler

Os auto battler (muitas vezes chamados também de Auto Chess) são um subgênero com jogabilidade bastante direta. O objetivo de cada jogo é vencer batalhas automatizadas. Seu papel é comprar unidades, fortalecê-las e posicioná-las no tabuleiro de batalha. Assim que a rodada de combate começa, as unidades lutam automaticamente.

  • Exemplos: Teamfight Tactics, Dota Underlords, Auto Chess.

4X

"4X" refere-se aos termos Explorar, Expandir, Explodir e Exterminar. Nesses jogos, você quase sempre começa pequeno e, conforme você obtém recursos, cria um exército forte, forja alianças e expande seu império até alcançar a vitória. As formas de vencer geralmente são variadas.

  • Exemplos: Civilization VI, Stellaris, Age of Wonder, Sins of a Solar Empire, Master of Orion, Endless Legend.

Estratégia táctica

A estratégia tática inclui aqueles jogos de estratégia orientados principalmente para o combate e o desenvolvimento de tecnologia. Eles podem ser baseados em turnos ou em tempo real, e vários desses jogos têm uma boa carga narrativa. Eles podem ter elementos de gerenciamento, mas geralmente não são o prato principal.

  • Exemplos: Company of Heroes, Warhammer: Dawn of War, Total War, XCOM 2, Panzer Corps 2, Hearts of Iron IV.

Tower Defense (defesa de torres)

Defesa de torres é autoexplicativo. Você tem que defender suas torrese estruturas posicionando suas unidades de forma estratégia e administrando bem seus recursos. Nesses jogos você geralmente precisa ter um ótimo conhecimento de todo o conteúdo do jogo, conhecendo as vantagens e desvantagens de cada estrutura, unidade e habilidade para conseguir sobreviver às ondas de inimigos. Alguns dos jogos misturam este gênero com outros, como jogos de cartas ou de tiro.

  • Exemplos: Clash Royale, Plants vs Zombies, Orcs Must Die!, Bloons TD Battles, Minion Masters, Kingdom Rush.

Artilharia

Os jogos de artilharia são um tipo muito simples de jogo de estratégia. Você assume o controle de algumas unidades com o objetivo de eliminar as de seus oponentes. Você tem que mirar bem, calcular trajetórias e mover suas unidades com sabedoria.

  • Exemplos: Worms, Death Tank, Scorched Earth.

Aventura

Tipos de jogos

Os jogos de aventura nos dão histórias emocionantes, às vezes com toques cômicos, às vezes abordando questões sérias. Eles costumam ter uma boa carga narrativa e quebra-cabeças ou situações para resolver. Aqui deixamos de fora os jogos com muitos elementos de ação, pois já falamos deles acima.

Point & Click / Aventura gráfica

Este é o subgênero de aventura mais conhecido. Os jogos de aventura nos desafiam constantemente a falar com diferentes personagens e encontrar ou usar os itens corretos para avançar. Décadas atrás eles tiveram seu apogeu, mas ainda hoje existem jogos desse estilo.

  • Exemplos: The Secret of Monkey Island, Grim Fandango, Day of the Tentacle, Broken Sword, The Longest Journey, Kathy Rain, Runaway.

Aventura conversacional e narrativa

Esses jogos se concentram em contar uma história e impactar mais por meio das escolhas que fazemos quando se trata de uma conversa. Isso não elimina a possibilidade de ter que explorar, procurar determinados itens e até mesmo resolver um quebra-cabeça.

  • Exemplos: The Walking Dead, The Wolf Among Us, Life is Strange, Batman: The Enemy Within.

Walk Simulator / Aventura em primeira pessoa

Os walk simulator eles são um subgênero de aventura muito relaxante. Basta andar de um lado para o outro e deixar a história se desenrolar aos poucos. Não requerem muita habilidade para jogar e vencer o jogo.

  • Exemplos: What Remains of Edith Finch, Stanley Parable, A Short Hike.

Romance visual e filme interativo

Se os walk simulators já são relaxantes, esse subgênero é ainda mais. Nos chamados filmes interativos, você normalmente interage mais com o personagem e o cenário, enquanto nos romances visuais, você apenas toma algumas decisões e assiste a história se desenrolar.

  • Exemplos: Detroit: Become Human, Doki Doki Literature Club!, Until Dawn, CLANNAD, Nekopara.

Terror

Tipos de jogos

Jogos de terror arrepiam os cabelos! Neles, o principal elemento é assustar o jogador, ou pelo menos apresentar um ambiente tenso, opressor, sombrio e perturbador. Abaixo explicamos os dois subgêneros principais.

Survival de horror

Os survival de horror (sobrevivência de horror) são extremamente populares. Além de estar constantemente alerta para possíveis sustos, é preciso administrar bem recursos como armas, remédios e munições. Por isso, o terror vem de duas formas: pelo próprio tema e pelo medo de não ficar sem nada, no pior momento. Acredite, isso acontece várias vezes!

  • Exemplos: Resident Evil Village, The Evil Within, Outlast, Silent Hill 2, Alien Isolation, Dead Space, Obscure.

Terror psicológico

Quanto aos jogos de terror psicológico, o ponto principal é fornecer uma atmosfera arrepiante, em vez de apresentar um gameplay desafiante. Não nos entenda mal: alguns jogos são desafiadores, com inimigos para derrubar e quebra-cabeças para resolver. No entanto, o mais importante é mergulhar em um ambiente hostil.

  • Exemplos: SOMA, Inside, Little Nightmares 2, Layers of Fear, Amnesia, Observer, Hellblade: Senua's Sacrifice.

Plataforma

Tipos de jogos

Os jogos de plataforma desafiam você a posicionar seu personagem com precisão em todos os momentos do gameplay. Este é um desafio em si, mas muitos dos jogos de plataforma incluem combate e / ou quebra-cabeças para resolver. Vencer esses jogos requer habilidade e paciência, pois é normal ter que repetir uma parte ou um nível inteiro várias vezes. É claro, trata-se de um dos gêneros clássicos da história dos videogames.

Dentro dos jogos de plataforma você pode encontrar os aclamados metroidvanias, jogos que são baseados na mecânica dos antigos Metroid e Castlevania.

  • Exemplos em 2D / 2.5D: Sonic Mania, Super Mario Bros, Braid, Super Meat Boy, Metroid, Castlevania, Spelunky.
  • Exemplos em 3D: Super Mario Odyssey, Prince of Persia: Las Arenas del Tiempo, Spyro Reignited Trilogy, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, A Hat in Time.

Jogos de cartas

Tipos de jogos

Os jogos de cartas são, em essência, competitivos. Você cria seu baralho de cartas, garantindo que elas tenham sinergias e combinações poderosas. Jogos desse gênero acontecem em turnos, e é fundamental dar uma boa olhada no que o oponente está fazendo. Além de ter uma boa estratégia, você deve se adaptar aos movimentos do adversário!

  • Exemplos: Hearthstone, Gwent, Magic The Gathering: Arena, Yu-Gi-Oh! Duel Links, Legends of Runeterra.

Arcade

Tipos de jogos

Os jogos de arcade abrangem uma ampla gama de subgêneros, mas todos apresentam uma dinâmica de jogo rápida. Esteja você procurando jogar por alguns minutos ou algumas horas, esses jogos proporcionarão diversão sem fim. Em geral, os jogos de arcade memorizam pontuações, ranques e recordes que encorajam os jogadores a continuar.

  • Exemplos: Tetris, Puyo Puyo Tetris 2, Pac-Man, Space Invaders, Bomberman, NBA Jam, Pong, Streets of Rage, Metal Slug, Out Run, R-Type.

Jogos de agilidade mental

Tipos de jogos

Os jogos de agilidade mental espremem seu cérebro ao máximo. Nos jogos deste gênero, você terá que descobrir pistas, entender como resolver quebra-cabeças, colocar blocos no lugar correto e resolver crimes. Os jogos educativos também são considerados parte deste gênero.

  • Exemplos: Sherlock Holmes: Crimes and Punishments, Phoenix Wright: Ace Attorney, Profesor Layton, Danganronpa, The Room, The Witness, Among Us, Brain Training.

Party games / Minigames

Tipos de jogos

Os party games são jogos que incluem uma boa variedade de minigames rápidos, competitivos e extremamente divertidos. São ideais para jogar com muitos amigos, seja em partidas curtas ou que durem até mesmo horas. Alguns deles também podem ser jogados por uma só pessoa.

  • Exemplos: Super Mario Party, Wii Sports, Jackbox Party Pack, WarioWare: Smooth Moves, Rayman Raving Rabbids.

Jogos de ritmo ou jogos musicais

Tipos de jogos

Os jogos musicais incluem dança, música e jogos de instrumentos. Eles são ideais para os amantes da música e demonstram sua habilidade com a guitarra ou habilidade com sua voz. Alguns deles exigem movimentos reais de dança enquanto outros exigem apenas que você pressione teclas no ritmo certo da música.

  • Exemplos: Dance Dance Revolution, Just Dance, Sing It, SingStar, Friday Night Funkin', Rocksmith, Rock Band, Fuser.
Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, seja FPS, de luta, estratégia, etc.