9 dicas essenciais de como jogar Call of Duty Mobile!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Call of Duty Mobile chegou prometendo novos ares para os battle royales de celular. O jogo é desenvolvido pela Tencent, a mesma responsável pelo fenômeno PUBG Mobile, e possui muitas semelhanças com o pioneiro, mas também contém várias diferenças importantíssimas.

Confira abaixo as 9 melhores dicas para iniciantes em Call of Duty Mobile!

1. Você jogará contra bots até o nível 7

a

Ok, essa aqui está mais para uma revelação do que uma dica, mas serve para você não se iludir quando começar a jogar Call of Duty Mobile. O jogo coloca você em partidas contra bots até o nível 7 como uma forma de familiarizá-lo com as mecânicas. A mesma estratégia é usada em PUBG Mobile, mas lá, somente a primeira partida é preenchida por bots.

Do nível 8 ao nível 9, você disputará com jogadores reais e bots na mesma partida. Somente do nível 10 em diante as partidas serão totalmente preenchidas por jogadores. Você notará isso quando as partidas se tornarem mais difíceis de repente.

Call of Duty Mobile: requisitos para jogar no Android e iOS

Veja como jogar Call of Duty Mobile no PC com teclado e mouse!

2. Esteja atento às mecânicas básicas do jogo (diferenças com relação a PUBG)

Por ser produzido pela Tencent, Call of Duty Mobile tem muitas (MUITAS) similaridades com PUBG Mobile. No entanto, se você migrou de um para o outro, é possível que se surpreenda com algumas diferenças marcantes na jogabilidade.

A primeira grande diferença é que, em CoD Mobile, você pode se curar andando. Isso mesmo. Não há mais necessidade de parar para se recuperar, então você pode optar por muito mais jogadas evasivas/defensivas. Isso também faz com que sua movimentação seja ainda mais importante, já que, se você souber controlar bem o personagem (usar pulos, deslizes e trocar de direção rapidamente) você pode se curar mesmo durante um tiroteio.

Outra diferença importantíssima é que em CoD você pode usar armas mesmo estando na água. Essa simples mecânica abre inúmeras possibilidades de estratégias que são inviáveis em PUBG. Assim, não tenha medo de mergulhar se precisar se esconder. Você pode alvejar seu oponente mesmo de baixo d’água.

Por fim, ainda sobre mecânicas básicas, em CoD Mobile não há dano por queda. Considerando que o personagem sempre abre seu wingsuit ao saltar de grandes alturas, você possui mais liberdade e mobilidade do que em PUBG. Se acostume!

Call of Duty Mobile: conheça as melhores armas do jogo!

3. Troque facilmente entre as perspectivas em 1ª e 3ª pessoa

a

Surpreendentemente, em Call of Duty Mobile é possível trocar as perspectivas de 1ª e 3ª pessoa facilmente durante as partidas (usando o botão no canto inferior esquerdo), e você deve usar isso em seu favor o máximo possível.

A perspectiva é uma das questões mais importantes em jogos de tiro, já que em 3ª pessoa você possui muito mais visibilidade. Nela, você pode facilmente checar o que há atrás de uma parede ou virando uma esquina, sem precisar expor seu personagem.

Assim, mesmo que você seja um fã incondicional de perspectiva em 1ª pessoa, nossa dica é: troque para a outra quando estiver em ambientes fechados ou em terrenos com muitos obstáculos. Dessa forma você poderá manipular a câmera de formas mais seguras para obter informações. Depois de passar o perigo, pode retornar à outra, se quiser.

4. Aprimore sua movimentação

Call of Duty possui um ritmo mais acelerado (parecido com Apex Legends) com relação a movimentação. O nível de mobilidade área que os personagens possuem somado ao fato de que é possível se curar andando, faz com que a movimentação seja ainda mais importante do que a pontaria.

Se acostume a usar todas as mecânicas relacionadas ao movimento. Por exemplo: evite correr segurando a direcional. Além de ser trabalhoso isso pode prejudicar sua visibilidade na tela. Se acostume a “trancar” a corrida com o ícone acima da direcional e deixe que o personagem corra sozinho.

Outra mecânica essencial para a movimentação é o deslize. Ele faz com que você se desloque um pouco mais rápido, ao mesmo tempo que diminui sua hurtbox (área em que seu personagem leva dano). Para deslizar, basta apertar o botão de agachamento enquanto corre.

5. Aprenda a derrotar Cerberus, o chefe zumbi

a

Uma dica muito simples que parece sair diretamente de jogos singleplayer. Existe uma forma muito (MUITO) fácil de derrotar o Cerberus, o cão infernal que dropa loots de alta qualidade em Call of Duty Mobile. Com ela, você pode solar o monstro facilmente mesmo estando mal equipado.

Para vencê-lo sem suar uma gota, basta acertá-lo com tiros e recuar para trás da cerca branca marcada na foto acima. O chefão não poderá persegui-lo além dessa marca, e assim que chegar na cerca, ele recuará para onde surgiu. Nesse momento, volte para o milharal e continue a causar dano. Repita o processo quantas vezes for necessárias para derrotá-lo.

5. Conheça bem todos os mapas: pratique contra bots!

Como já foi dito nas dicas anteriores, Call of Duty tem um grande foco em movimentação, e isso se traduz muito em conhecer bem os mapas. Só assim você saberá onde encontrar refúgio ou ângulos de ataque inesperados.

Por isso, no menu de Matchmaking, escolha a opção de jogar contra a inteligência artificial e passe esse tempo explorando o máximo possível dos mapas, sem se preocupar em morrer rapidamente.

6. Evite usar o modo de Mira Simples

a

Nas configurações, na aba de “Controles”, você encontrará dois modos de mira: simples e avançada. Evite ao máximo utilizar a primeira, já que ela não está disponível no modo Battle Royale do jogo.

No modo de Mira Simples, seu personagem atirará automaticamente assim que a mira passar por um oponente. Nele, o tiro sempre será em “hip fire”, que é o tiro sem mira (sem zoom). O modo é extremamente fácil para jogadores iniciantes, mas, se você se acostumar, dificilmente mudará para a Mira Avançada, que é onde a graça do jogo começa.

A Mira Avançada abre o scope (mira) e atira logo em seguida. Essa é a forma de jogabilidade mais próxima da versão para console. Apesar de ser um pouco mais difícil de controlar em curtas distâncias, ela é bem melhor para acertar oponentes um pouco mais afastados. Além disso, é único modo de mira disponível no Battle Royale, que é o modo que mais fornece XP no jogo.

7. Você pode personalizar TODOS os seus controles

a

Assim como em PUBG Mobile, Call of Duty também permite que você customize absolutamente todos os seus controles. Nas configurações, você pode modificar a localização de todos os botões na tela, bem como sua transparência e tamanho, então não tem porque ficar desconfortável com qualquer comando.

Nas configurações você também pode modificar a sensibilidade da mira, outro aspecto extremamente importante. Encontre o nível mais confortável para você e evite alterá-lo!

8. Use fones de ouvido e se comunique o máximo possível

a

Assim como na maioria dos jogos de tiro multiplayer, o som em Call of Duty Mobile é um dos fatores mais decisivos. É crucial que você jogue com fones para saber exatamente a direção de cada barulho, seja tiros, passos, veículos, etc. Não basta ouvir, tem que saber de que lado o barulho veio e agir de acordo com isso.

Agora o próximo passo: sempre repasse as informações para o seu time. Basicamente, comunique tudo o que você ver e ouvir que for útil. Caso você não queria falar, você pode usar o sistema de ping (marcação) disponível na tela, logo embaixo do minimapa.

9. Experimente habilitar o giroscópio!

O giroscópio de Call of Duty Mobile é considerado o mais preciso feito para jogos mobile, então experimente habilitá-lo! A função adiciona muito mais dinamicidade ao jogo e ainda transmite uma sensação de realidade virtual.

Para quem não sabe o giroscópio pode ser habilitado nas configurações para fazer com que a mira do personagem se movimente para as mesmas direções que você movimentar seu aparelho. Assim, caso alguém esteja atirando em você por trás, você poderá virar na vida real para contra-atacar. Muito mais divertido!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.