14 dicas para você começar bem em Civilization VI!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Civilization VI é um jogo de estratégia desafiador! Para ter o melhor império, veja 14 dicas essenciais para quem está começando agora! E mesmo se você já for experiente, saiba como melhorar seu jogo e conheça as 4 formas de vencer a campanha.

1. Escolha um lugar apropriado para iniciar sua cidade

começando civilization vi
Cidades perto da água podem ter vantagens no Comércio

Quando você começa Civilization VI você tem apenas 2 unidades: um Colono e um Guerreiro. O Colono será enviado para buscar o melhor local para iniciar sua cidade. Nesse sentido, preste atenção nos seguintes fatores:

  • Escolha um lugar perto da água
  • Deve ter também comida para coletar e outros recursos, pois no início isso é importante
  • Tente ter montanhas, florestas e ou desertos por perto, pois isso dá bônus e também pode ser fonte de proteção para ataques

Seu Guerreiro, por outro lado, serve para explorar o que tem por perto no início do jogo. Mas não vá muito longe: é essencial que ele proteja o Colono e a cidade, em caso de ataque bárbaro.

2. Destrua todos os bárbaros logo no início

Por falar nos bárbaros, no início do jogo eles serão o maior problema. Com certa frequência eles mandarão batedores à procura da sua cidade. Se encontrarem ela e voltarem para o acampamento deles, voltarão com uma tropa enorme, o que pode ser o seu fim!

Dica? Busque por batedores bárbaros nos arredores de sua cidade e mate todos. Se possível, monte uma boa tropa logo cedo e elimine TODOS os campos bárbaros que encontrar. Assim poderá crescer seu império sem preocupações.

3. Conheça a vizinhança

Assim que o problema dos bárbaros for eliminado, é chegada a hora de explorar todo o mapa. Primeiro busque por fontes úteis de recursos. Comida, madeira, pedra e qualquer coisa que possa ser usada para construção e melhoria do império.

Como dito antes, as paisagens, como matas, florestas, colinas e desertos, dão bônus a sua cidade. Pode buscar pelo mar, para construir um porto e novos acampamentos, que expandam sua civilização.

Mas acima de tudo busque por Líderes e Cidades-Estado além da sua. Comece a fazer contatos com elas para saber se estará diante de inimigos ou de aliados no futuro.

4. Construa um império planejado

cidades civilization vi

Civilization VI evoluiu a franquia e agora você pode ter uma capital e vários distritos e cidades menores em volta. Isso significa que a liberdade de construção do império é enorme. E justamente aí está o perigo: se planejar mal a construção de tudo, pode levar seu reino à ruína.

Planeje a construção dos distritos de acordo com os bônus que pode ganhar. Um distrito Científico ganha mais pontos se ficar nas montanhas. Já o Comércio tem vantagens se ficar perto do mar. Entender essas peculiaridades fará com que você tenha um império forte!

5. Faça alianças poderosas

Na dica 3 dissemos que procurar contatos com outras cidades é importante. Isso pode salvá-lo ao longo do gameplay. Fazer alianças e mesmo conquistar outras cidades tornará o império mais rico e forte para tempos de guerra, por exemplo.

Torne-se Suserano de uma Cidade-Estado e ganhe pontos de Cultura, de Ciência e mesmo Ouro. Jogar "sozinho" é perigoso em Civilization VI, portanto não hesite em encontrar aliados.

6. Libere os momentos Eureka

Os momentos Eureka reduzem o tempo necessário para pesquisar evoluções e melhorias. Cada campo de conhecimento do jogo tem seus momentos específicos, sendo liberados conforme você realiza ações específicas.

Se você criar uma cidade costeira, isso lhe dará um Eureka para a Navegação, por exemplo. Na árvore de tecnologias você encontra tudo que precisa fazer para liberar todos os momentos Eureka de cada conhecimento.

7. Escolha a civilização que esteja de acordo com seu estilo de jogo

civilization vi líderes
A escolha do povo e do Líder definem o futuro do seu império!

Em Civilization VI você tem mais de 40 civilizações diferentes. Cada uma tem um estilo de jogo diferente, com unidades, bônus e construções únicas. Roma é melhor para quem quer se expandir territorialmente. China constrói Maravilhas mais rápido que qualquer outra civilização. Espanha é agressiva contra povos de outras religiões.

Além disso, cada civilização tem uma forma "preferida" de vencer, e isso precisa estar mais ou menos de acordo com a sua forma de jogar. Veja abaixo a lista de Civilizações de Civilization VI:

Civilização Líder Unidade exclusiva Construção Exclusiva
Estados Unidos da América Theodore Roosevelt P-51 Mustang Estúdio de Cinema
China Qin Shihuang Tigre Agachado Grande Muralha
Japão Hojo Tokimune Samurai Fábrica de eletrônicos
Egito Cleópatra Biga de Guerra Maryannu Esfinge
Inglaterra Vitória e Eleanor Lobo do Mar Royal Navy Dockyard
Índia Gandhi e Chandragupta Varu Poço com degraus
França Catarina de Médici e Eleanor Grand Imperiale Chateau
Astecas Montezuma Guerreiro Águia Tlachtli
Brasil Pedro II Classe Minas Gerais Carnaval e Copacabana
Cítia Tômiris Arqueiro a cavalo Saka Kurgan
Alemanha Frederico Barba Ruiva I Barco U Hansa
Espanha Filipe II Conquistador Missão
Congo Mvemba a Nzinga Ngao Mbeba Mbanza
Noruega Haroldo Hardrada Dracar Igreja de Madeira
Grécia Péricles e Gorgo Hoplita Acropole
Roma Trajano Legião Banhos
Suméria Gilgamesh Carro de Guerra Zigurate
Arábia Saladino Mamluk Madrasa
Rússia Pedro, o Grande Cossaco Lavra
Polônia Edviges Hussardo alado Sukiennice
Austrália John Curtin Digger Outback
Pérsia Ciro II Imortais Pairi-Daeza
Macedônia Alexandre Magno Hipaspista Basilikoi Paides
Núbia Amanitore Arqueiro Pítati Pirâmides núbias
Khmer Jayavarman VII Domrey Prasat
Indonésia Gitarja Jong Kampung
Coreia Seondeok Hwach'a Seowon
Cree Poundmaker Okichitaw Mekewap
Escócia Roberto I Highlanders Campo de Golfe
Geórgia Tamara Khevsureti Muralhas do Renascimento
Reino dos Países Baixos Guilhermina De Zeven Provincien Pôlder
Mapuches Lautaro Cavaleiro Malón Chemamull
Mongólia Genghis Khan Keshig Ordu
Zulus Shaka Zulu Impis Ikanda
Fenícios Dido Birreme Cothon
Otomanos Solimão Janizaro Grande Bazar
Suécia Cristina Carolino Museu a céu aberto
Mali Mansa Musa Cavalaria de Mandekalu Suguba
Incas Pachacuti Warak'aq Qapac Ñan
Canadá Wilfrid Laurier Polícia montada Ringue de Hóquei
Maori Kupe Toa Marae e Pa
Hungária Matthias Corvinus Hussar Banho termal
Colômbia Símon Bolívar Llanero Hacienda
Maia Lady Six Sky Hul'che Observatório

8. Saiba qual modo de vencer o jogo é o seu

Há 5 formas de vencer em Civilization VI:

  • Dominação: conquiste todas as capitais do mapa
  • Cultura: atraia o maior número de turistas
  • Ciência: seja o primeiro a colonizar Marte, lance um satélite ou faça uma aterrissagem na Lua
  • Religião: todas as capitais devem adotar a sua religião
  • Pontuação: somando todas as conquistas do jogador após o ano 2050, se essa opção for setada no início da campanha

A Dominação é ideal para jogadores que têm um perfil mais agressivo, que querem dominar completamente o mapa. Nesse caso, Roma pode ser uma boa civilização para controlar, pois suas habilidades, Líder e construções privilegiam isso.

A Cultura é para quem tem um estilo de jogo mais "lento". Você deve ter uma cidade muito bem planejada, de forma a entreter e a atrair turistas. Por isso foque seu investimento em ter Maravilhas, Relíquias, Parques, e abra fronteiras e rotas de troca.

A Ciência exige MUITO investimento financeiro, portanto é um dos mais difíceis de conseguir. Além do mais, mesmo que você invista muito nisso, outro povo pode investir mais e acabar chegando ao objetivo antes do seu império.

A Religião é bastante fácil. No caso, você precisa ter apóstolos e missionários enviados a todas as cidades do mapa, convertendo as populações dessas cidades. Ideal para quem tem um perfil mais tranquilo e pacífico.

A Pontuação, por fim, vai analisar toda a evolução de todas as cidades para definir quem será o grande vencedor. Raramente ocorre, pois por norma uma das outras 4 formas de vencer acontece primeiro.

9. Entretenha seus cidadãos

Ter casas e comida para todo o povo é essencial, claro, algo de primeira ordem. Mas não se esqueça de oferecer diversão aos cidadãos! Pesquise sobre Jogos e Recreação, o que lhe permitirá manter o nível de Entretenimento nas alturas. Se tiver alguns recursos de luxo também ajuda.

Mas por que isso é importante? Cidadão infelizes fazem um império infeliz, pois eles ficam mais revoltados e sujeitos a se rebelarem contra o governo. Além disso, tenha cuidado, pois guerras e doenças diminuem drasticamente o nível de diversão.

10. Busque as Vilas Tribais no começo do jogo

No começo de Civilization VI há muita coisa para fazer. Uma das mais importantes é buscar as Vilas Tribais. Elas são pequenos acampamentos de nativos, que dão bons bônus aos povos que os visitarem.

O problema é que se uma civilização inimiga descobrir uma tribo antes de você, quem ganha o bônus é ela. Portanto se agilize e explore o mapa. Você recerá uma notificação sempre que der de cara com uma Vila Tribal.

11. Só declare guerra depois de acusar seu inimigo

guerra civilization vi
A guerra é parte importante do gameplay

Guerra não é algo natural, mas faz parte do mundo. Em Civilization VI você recebe uma penalidade se declara guerra a outro povo. Porém ela cai pela metade se você ir ao campo Diplomacia e fizer uma acusação formal ao povo inimigo antes de declarar guerra.

12. Compre Personalidades

Outra forma de obter bons bônus e pontuações extras é comprando as Personalidades para sua civilização. Algumas você encontra ou ganha, mas grande parte terá mesmo de gastar para ter. Pode usar Ouro ou Fé, recursos que no início você terá pouco.

Foque em ter Personalidades que auxiliem no seu tipo de vitória. Se quiser vencer pela Religião, que tal ter um grande líder religioso? Caso deseje dominar todo o mapa, foque em uma Personalidade militar. A Cultura traz artistas famosos, enquanto a Ciência apresenta cientistas e inventores.

13. Comece na dificuldade mais fácil

Civilization VI tem uma curva de aprendizagem um pouco difícil para quem nunca jogou. Mesmo quem é veterano no game pode se complicar um pouco. De qualquer forma, recomendamos que comece pela dificuldade mais fácil, a Settler, ou "Colono".

Assim você não precisa se preocupar tanto com invasões bárbaras ou ataques de outros povos ao seu império.

14. Tenha a Civilopedia como guia

No canto superior direito da tela você tem um "?", que é o seu grande auxílio, a Civilopedia. Nessa seção você encontra explicações sobre todas as civilizações, Líderes, unidades e recursos. É um bom local para pegar dicas a respeito das vantagens e das fraquezas do seu império, caso precise.

Saiba como jogar com os amigos em Civilization VI!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.