Clash of Clans: aprenda a fazer farming corretamente


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Farming é um termo muito utilizado pelos gamers, principalmente em jogos como Clash of Clans. Essa prática consiste em estratégias para obter recursos de outros jogadores, de modo a atingir uma quantidade necessária para fazer seus upgrades. Há muitos métodos para realizar isso, embora nem todos sejam eficientes.

Por isso neste artigo vamos lhe dar algumas boas dicas para "farmar" corretamente em Clash of Clans. Todas abordam aspectos completamente legais e permitidos pelo sistema do jogo, não sendo, portanto, cheats. Confira!

1. Tenha foco

Dicas de farming Clash of Clans

A regra básica do bom e produtivo farming é não querer obter e saquear tudo ao mesmo tempo. Da mesma forma, seu foco é ganhar mais recursos do que já tem, não perder o que tem armazenado. Por isso por que investir muito em criar uma tropa se você não vai obter uma taxa de lucro? De nada adianta gastar 2,000 de Elixir Negro para farmar a mesma quantidade.

Por isso tenha foco e entenda quais são suas prioridades. Saiba, por exemplo, que não dá para fazer loot de Elixir e de Elixir Negro ao mesmo tempo. Foque apenas em um, de preferência naquele que será mesmo útil para melhorar sua base.

2. Escolha as Ligas certas para farmar

Um ponto muito importante sobre o loot em Clash of Clans é que você não pode deixar de prestar atenção nas Ligas do jogo. Isso porque todo ataque que você realizar no multiplayer será recompensado com bônus de recursos caso pertença a uma Liga. Mesmo os ataques de vingança são recompensados. E claro: quanto maior e mais difícil é a Liga, maiores são suas recompensas.

O bônus depende do tamanho do estrago que você fez. Por isso quem tem a estratégia de apenas focar nos recursos que precisa e sair, pode acabar perdendo uma oportunidade muito boa de enriquecer. Na Liga Cristal, por exemplo, é possível obter até 400 mil em recursos, além de 2 mil em Elixir Negro. Isso é estimado por cada ataque bem-sucedido.

De acordo com as regras das Ligas, pelo menos 70% da base inimiga precisa ser destruída para se obter o máximo de loot.

3. Fique de olho no Bônus de Estrela

O Bônus de Estrela é uma feature que permite ganhar recursos extras assim que você atingir cinco ou mais estrelas em batalhas online multiplayer. A quantidade de recursos é de acordo com a Liga na qual você se encontra, por isso é mesmo importante tentar chegar a Ligas superiores assim que possível.

Um detalhe importante sobre o Bônus de Estrela é que pode haver dois ao mesmo tempo. Todas as estrelas extras que sobrarem do primeiro serão revertidas para o segundo. Depois disso, é preciso esperar 24 horas até que novos bônus sejam disponíveis.

4. Procure por vilas abandonadas

Apesar de aconselharmos a buscar subir nas Ligas, há uma alternativa a isso que é interessante para quem busca farming de qualidade. Manter-se nas Ligas mais baixas pode ser uma boa ideia para quem quer encontrar vilas abandonadas. Elas costumam estar repletas de coletores cheios, por isso pode ser uma boa ideia.

Você pode pagar uma quantia em ouro para visualizar as vilas inimigas. Isso é ótimo para descobrir quais estão com e quais estão sem escudo. Essa tática também permite ver se há coletores fora dos muros das bases alheias. Se o seu alvo é mesmo farmar recursos, usar isso a seu favor é fundamental.

Há quem não aprove esse tipo de tática, visto que ela está atrelada a fazer o loot e a desistir do raid, o que causa perda de troféus. A perda de troféus ainda rebaixa você nos rankings, portanto é preciso ter isso em mente antes de optar por esse caminho.

5. Monte as melhores tropas para farmar

Tropas de farming Clash of Clans

A parte mais importante do farming em Clash of Clans não poderia faltar: as tropas. Há diversas combinações que você pode fazer, dependendo do seu estilo de jogo e do seu objetivo ao tentar os loots. Algumas possibilidades são usar apenas arqueiras e bárbaros ou arqueiras e gigantes. Veja um pouco sobre cada uma:

Arqueiras e bárbaros

As arqueiras e os bárbaros são uma combinação que causa muito dano quando é realizada. Experimente fazer metade, metade, sendo 100 unidades de um, 100 de outro, por exemplo. Como são tropas baratas, você não investe tantos recursos, podendo ter um ótimo lucro depois dos saques.

Arqueiras e gigantes

Os gigantes têm a função de atuarem como tanques. Eles compõem a linha de frente, enquanto as arqueiras se protegem atrás deles. Claro que a quantidade de tropas que você pode levar para uma invasão depende dos acampamentos que têm. De qualquer forma a ideia é sempre ter uma proporção de 8 arqueiras para 2 gigantes.

Hogibarch

Hogibarch é uma tática de formação de tropas que exige um Centro de Vila que esteja pelo menos no nível 7. Isso porque usa uma unidade chamada de corredor. Digamos que o seu espaço de acampamentos seja de 200: divida a tropa em seis corredores, vinte gigantes, trinta arqueiros, trinta bárbaros e cinco quebra-muros.

Baloonion

Uma composição de tropa menos usual. Necessita ser a partir do nível 8 do Centro de Vila. Independente do seu acampamento, leve trinta balões. O restante pode ser composto por servos.

Gobarch

Gobarch é uma versão melhorada da Barch. Além da adesão dos goblins aos bárbaros e às arqueiras, temos a possibilidade de levar um feitiço bem específico, para potencializar a ofensividade das tropas. O feitiço será o de salto, mas também pode levar feitiços de cura e de fúria. Se quiser, adicione 10 quebra-muros a sua composição.

Lembre que sempre pode customizar esses modelos de tropas. Existem outras boas unidades e feitiços que pode levar com você para um raid. Relâmpagos e terremotos são exemplos disso, principalmente se estiverem em alto nível e se o seu objetivo é obter Elixir Negro.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.