Clash of Clans: 6 dicas de defesa para sobreviver a invasões!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Parte fundamental da experiência de Clash of Clans é preparar seu sistema de defesas. Mesmo que diretamente você não participe de batalhas contra invasores a sua base, essas invasões ocorrem todos os dias. Para não perder itens preciosos, como Ouro e Elixir, deve estar preparado, portanto, para suportar ataques de qualquer tipo de inimigo.

Nesse sentido, os layouts de base são de grande ajuda. Há várias maneiras estruturar seus edifícios, muralhas e unidades de defesa e de ataque. Mas para que você consiga resistir às invasões adversárias, é preciso mais do que isso. E neste artigo nós mostramos a você tudo que precisa saber para dormir tranquilo, sabendo que suas defesas estão bem postadas.

1. Saiba tudo sobre as unidades de defesa do jogo

Unidades de defesa de Clash of Clans

As unidades de defesa ficam disponíveis aos poucos, conforme a sua vila vai evoluindo. Conhecê-las a fundo facilita na hora da montagem de sua estrutura defensiva. Nem todo mundo sabe, por exemplo, que algumas dessas unidades atacam apenas o solo, outras apenas o ar e uma parcela ataca ambos.

Elas ainda podem possuir alvos preferenciais, além de o dano que causarem se dividir em um único alvo, em alvos múltiplos ou em uma área inteira. Portanto, bases que não têm o cuidado de distribuir corretamente suas unidades de defesa costumam ser alvo fácil de invasões. Estude cada uma e aproveite ao máximo seus potenciais de ataque.

Não se esqueça que ainda pode colocar armadilhas e bombas, tanto fora quanto dentro das muralhas. Certos heróis também são de grande ajuda na defesa do reino, principalmente aqueles que não podem ser mortos, como o Rei Bárbaro.

Confira a seguir uma tabela com alguns exemplos de unidades de defesa:

UnidadeAlvoDano
CanhãoSoloUnidade
Torre de ArqueirosSolo e ArUnidade
MorteiroSoloÁrea
Torre do MagoSolo e ArÁrea
Defesa AéreaArUnidade
Tesla OcultaSolo e ArUnidade
Torre InfernoSolo e ArUnidades
X-bestaSolo e ArUnidade

2. Defina suas prioridades defensivas

Clash of Clans é um jogo de estratégia, o que exige raciocínio constante dos jogadores. E pensar sobre suas prioridades na hora de se defender é essencial. Há quem não queira, por exemplo, perder Troféus. Muitos focam em defender seus depósitos, enquanto alguns se preocupam mais em impedir o inimigo de obter três estrelas ao final de sua invasão.

Refletir sobre isso é o primeiro passo a ser dado, antes mesmo da efetiva construção da base. Isso porque definir que tipo de defesa quer ter vai refletir na forma como as muralhas, as unidades de defesa e mesmo os edifícios estarão dispostos no cenário.

Como proteger recursos?

Os recursos costumam ser o alvo principal dos ataques inimigos. Quem tem a sua proteção como sua prioridade máxima, precisa prestar atenção na disposição das unidades de defesa. Preste atenção, pois há duas formas principais de defender seu Ouro e seu Elixir.

Os seus depósitos de Ouro e de Elixir precisam ficar sempre próximos do seu Town Hall e do Castelo do Clã. Isso aumenta as chances de essas construções não serem destruídas. Ao mesmo tempo, é bom que elas não fiquem coladas umas nas outras. Tente colocar as torres e demais unidades de curto alcance coladas nas muralhas. Mais para dentro da base as de médio e as de longo alcance.

Outra forma se resume a deixar seu centro de vila completamente exposto. Muitos players atacam pensando apenas em ganhar troféus. Causam um estrago mínimo, destruindo apenas o Town Hall. A vantagem desse método é que se o inimigo for direto ao Hall e destrui-lo, você perde poucos troféus, não perde recursos e ainda ganha um escudo protetor de 12 horas.

A desvantagem é que o adversário pode não se contentar apenas com ganhar troféus. Nesse caso, você perderá recursos também.

Como proteger troféus?

Para proteger os troféus, sua tática deve ser colocar os recursos do lado de fora das muralhas. Afaste-os o máximo que puder do seu Town Hall. Depósitos de ouro, de elixir e de elixir negro, além dos coletores, precisam estar expostos. Isso atrairá os invasores. Em muitos casos eles desistem de atacar o resto, evitando a perda de troféus.

Mas claro que você não precisa facilitar tanto. Armadilhas, bombas, torres devem ser colocadas no caminho dos inimigos. Se eles notam que é tudo muito fácil, acabam se interessando em destruir tudo que veem pela frente. Uma tática pode ser expor os recursos, mas deixá-los cercados por muralhas.

3. Escolha o momento certo de evoluir as unidades de defesa

Upgrade de unidades em Clash of Clans

Quando as unidades de defesa estão em fase de upgrade, elas não podem defender sua base. Cometer esse erro é normal. Os jogadores pensam que é mais "rápido" deixar as unidades evoluindo enquanto não estão com o jogo aberto. De fato é verdade, porém isso deixa sua base vulnerável.

Se quiser fazer isso, faça apenas quando estiver com o Escudo de Proteção. Lembre-se que eles costumam durar de 12 a 16 horas, o que é tempo suficiente para evoluir todas as unidades sem prejudicar seus recursos e troféus.

4. Seja inteligente na hora de construir muralhas

Seria muito fácil se você pudesse construir quantas muralhas quisesse. Em Clash of Clans há um limite, infelizmente. Isso obriga você a ser inteligente e perspicaz na hora de erguê-las. Portanto priorize aquilo que é mais importante para você.

É importante lembrar que os depósitos de recursos têm 33% do seu conteúdo saqueado em invasões. Minas e coletores de Elixir são outras unidades e construções que precisam ser protegidos, já que 50% do que guardam será levado embora em um ataque bem-sucedido.

5. Organize os edifícios para evitar invasões

Invasores não podem colocar suas tropas perto dos edifícios. Toda construção, com exceção daquelas decorativas, possuem um "campo" em torno de si que não permite que as unidades inimigas dropem nessa região. Isso, se usado da forma correta, pode atrasar o ataque dos adversários.

Portanto uma ideia é criar áreas em que os soldados inimigos não possam dropar. Isso garantirá mais tempo para que suas unidades de defesa consigam atacar e retardar o avanço das tropas invasoras.

Essa estratégia de usar edifícios para bloquear o caminho é boa, mas pode não funcionar sempre. Goblins e Gigantes, por exemplo, vão direto a construções específicas, de modo, que eles não são afetados por essa tática. Por isso se certifique de sempre ter muralhas e unidades de defesa posicionadas nos locais certos.

6. Veja o Defense Log após uma invasão

Defense log Clash of Clans

Aprender com os seus erros é fundamental. Nem toda estratégia funciona como planejamos, e muitas vezes é mais uma falha sua do que mérito do adversário. Clash of Clans permite que você veja um replay da invasão, o que é ótimo! É possível analisar todos os erros na organização do seu sistema defensivo, além de começar a estudar como os adversários agem durante ataques.

Isso está disponível no Defense Log. Além do replay, é possível ver quantos porcento da sua base foram destruídos. Se quiser, pode clicar em Revenge para atacar a base inimiga. Se perdeu, veja quantos troféus foram perdidos. Se ganhou, pode ver quantos foram adicionados a sua coleção.

Saiba tudo sobre os layouts de Clash of Clans!

Veja 6 dicas para mandar bem no jogo!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.