Aprenda como ganhar Essência Azul no LoL e onde gastar


Pra quem ainda não sabe, a Essência Azul (EA) é uma das principais formas de desbloquear campeões e outros recursos em League of Legends.

A “moeda” foi introduzida no patch 7.22, substituindo os antigos Pontos de Influência e, depois de um tempo, provou ser um jeito um pouco mais rápido de se habilitar o conteúdo do jogo sem gastar dinheiro de verdade.

Entre os itens que podem ser comprados com Essência Azul estão:

  • Campeões
  • Páginas de Runa
  • Maestria de Campeão
  • Cromas
  • Mudança de nick

Como conseguir Essência Azul?

Existem quatro formas de se obter Essência Azul no jogo:

Completando missões: é importante que você faça todas as missões que estiverem disponíveis, já que a quantidade de Essência Azul recebida por cada uma é bem baixa. Além das missões diárias, fique atento aos eventos que aparecerem.

Abrindo cápsulas de campeão e baús: sempre que você abre cápsulas e baús, existe a chance de você receber uma quantidade variável de Essência Azul.

Desencantando fragmentos de campeão: desencantar um fragmento de campeão confere 20% do valor total do campeão em Essência Azul. No entanto, desencantar um fragmento só vale a pena se você não quiser aquele determinado campeão. Caso você queira, é bem mais barato adquiri-lo fazendo o upgrade do fragmento, que custa 60% do preço total do campeão.

Exemplo:

Jax é um campeão que custa 1350 de Essência Azul. Se você desencantar um fragmento dele, receberá 270 de EA, mas se quiser o campeão, ele sairá por apenas 810 EA se você fizer o upgrade do fragmento.

Portanto, sempre que possível, tente comprar campeões usando apenas fragmentos. Se estiver sem pressa, é preferível acumular fragmentos de um mesmo campeão até consegui-lo do que gastar Essência Azul.

Veja aqui lista dos melhores campeões de LoL em cada posição.

Passando de nível: sempre que você upa, você recebe uma quantidade determinada de Essência Azul (EA). A tabela abaixo mostra o quanto de EA você ganha por nível:

NívelEssência Azul
02400
034800
04450
054800
06270
07810
08270
09810
1090
11400
12450
13450
14500
15960
16500
17500
18540
19600
20960
21600
22650
23725
24725
25960
26725
27720
28725
29720
302120

Depois do nível 30, você ganha 1 cápsula de campeão por nível e 1 cápsula de campeão gloriosa a cada dez níveis.

Confira também algumas dicas de como jogar League of Legends.

Dica para ganhar XP rápido

Coop vs IA - LoL

Jogue no modo Coop. vs IA, escolhendo o nível iniciante de Twisted Treeline. Entre as formas de ganhar experiência em LoL, essa é a que oferece a maior quantidade por tempo jogado.

A XP recebida no Coop. vs IA pode ser pouca comparada aos outros, mas você só precisa de 7 minutos de partida para receber. Por isso, procure jogar várias partidas seguidas nesse modo e tente vencer o mais rápido possível cada uma (após 7 minutos, claro). A diferença de XP recebida depois de algumas horas será bem grande.

Qual o preço de cada campeão?

Sempre que um novo campeão é lançado em League of Legends, seu custo em Essência Azul é de 7800 ou 975 Riot Ponts (RP). Com o tempo, os preços diminuem e se dividem em 5 faixas:

Campeões de 450 Essência Azul

CampeãoFunção

Tier List

AmumuJungleC
AnnieMidB
AsheBotB
Dr. MundoTopC
GarenTopA
KayleJungleD
Master YiJungleB
Nunu & WillumpTopD
PoppyTopD
RyzeMidE
SingedTopC
SivirBotA
SorakaSuporteB
WarwickJungleC

Entenda o que significa cada rank da tier list!

Campeões de 1350 Essência Azul

CampeãoFunçãoTier List
AlistarSuporteA
Cho'GathTopD
EvelynnJungleS
FiddlesticksSuporteB
JannaSuporteB
JaxJungleS
MalphiteTopD
MordekaiserTopD
MorganaSuporteS
NasusTopB
RammusJungleC
SionTopA
TaricSuporteC
TeemoTopC
TristanaBotB
TryndamereTopC
Twisted FateMidC
UdyrJungleC
VeigarMidA
Xin ZhaoJungleA
ZileanSuporteA

Campeões de 3150 Essência Azul

CampeãoFunçãoTier List
AkaliMidC
AniviaMidC
BlitzcrankSuporteB
CorkiBotD
GalioMidE
GangplankTopA
GragasJungleE
HeimerdingerMidE
KarmaSuporteD
KarthusMidA
KassadinMidA
KatarinaMidC
LeBlancMidS
LuxSuporteB
Miss FortuneBotA
NidaleeJungleB
OlafJungleD
PantheonJungleC
ShacoJungleA
ShenTopE
ShyvanaJungleB
SonaSuporteA
TwitchBotA
UrgotTopS

Campeões de 4800 Essência Azul

CampeãoFunçãoTier List
AhriMidA
BrandSuporteA
CaitlynBotC
CassiopeiaMidD
DariusTopA
DianaMidD
DravenBotA
EliseJungleD
EzrealBotA
FioraTopB
FizzMidB
GravesJungleS
HecarimJungleB
IreliaTopS
Jarvan IVJungleC
JayceTopE
KennenTopE
Kha'ZixJungleA
Kog'MawJungleD
Lee SinJungleA
LeonaSuporteB
LuluSuporteC
MalzaharMidA
MaokaiJungleD
NamiSuporteA
NautilusSuporteC
NocturneJungleA
OriannaMidC
RenektonTopB
RengarJungleB
RivenTopB
RumbleTopD
SejuaniJungleD
SkarnerJungleC
SwainTopC
SyndraMidD
TalonMidB
TrundleJungleD
VarusBotC
VayneBotB
ViJungleD
ViktorTopS
VladimirMidC
VolibearSuporteE
WukongJungleC
XerathMidA
YorickJungleE
ZedMidS
ZiggsMidB
ZyraSuporteA

Campeões de 6300 Essência Azul

CampeãoFunçãoTier List
AatroxTopB
Aurelion SolMidD
AzirMidD
BardSuporteB
BraumSuporteC
CamilleJungleB
EkkoMidB
GnarTopE
IllaoiTopB
IvernJungleE
JhinBotS
JinxBotB
Kai'SaBotS
KalistaBotD
KaynJungleA
KindredJungleC
KledTopB
LissandraMidC
LucianBotS
OrnnTopF
PykeSuporteS
QuinnTopB
RakanSuporteC
Rek'SaiJungleD
Tahm KenchSuporteE
TaliyahJungleA
ThreshSuporteS
Vel'KozSuporteA
XayahBotB
YasuoMidA
ZacJungleC
ZoeMidD