Elo no LoL: conheça a ordem, como funciona, o MMR e como upar


Joana Maltez
Joana Maltez

Você finalmente chegou ao nível 30 em League of Legends e quer jogar ranked, mas está confuso sobre como tudo isso funciona? Nós vamos ajudá-lo a descobrir como funcionam os elos, como subir de nível e divisão e como achar o seu posicionamento em tudo isso!

No LoL, tudo começa com o Sistema de Ligas, um sistema de partidas ranqueadas (rankeds) que funciona como uma ordem de elo através de várias divisões. Saiba agora do que estamos falando!

Conheça o Sistema de Ligas e quais são os Elos de LoL

O sistema de partidas ranqueadas de League of Legends divide os jogadores por 7 níveis (chamados de tiers ou ligas) que representam o seu lugar na competição. Conheça a ordem de classificação, organizada da liga mais baixa até a liga mais poderosa:

Ferro

Ferro - LoL

Bronze

Bronze - LoL

Prata

Prata - LoL

Ouro

Ouro - LoL

Platina

Platina - LoL

Diamante

Diamante - LoL

Mestre

Mestre - LoL

Grão-mestre

Grão-mestre - LoL

Desafiante

Desafiante - LoL

De Ferro a Diamante, as ligas subdividem-se em quatro divisões organizadas em forma decrescente: IV, III, II, I. Isso significa, por exemplo, que se você estiver em Bronze I, a sua próxima subida será para Prata IV. Portanto, o nível mais baixo do jogo é Ferro IV.

Como pegar elo e entender o que é MMR

League of Legends

Após a sua primeira partida ranqueada, você receberá um rank provisório que só você poderá ver. Esse rank durará pelos primeiros dez jogos das partidas classificatórias (mais conhecidas como MD10), que servem para colocar você em uma tier e divisão oficial adequadas ao seu nível de habilidade.

O game usa 3 fatores para determinar o seu posicionamento nas ranqueadas:

  • O seu resultado na MD10;
  • O nível de dificuldade dos oponentes que você enfrentou;
  • O seu desempenho na pré-temporada e na temporada anterior.

Todas estas informações juntam-se para formar um valor chamado de MMR (Matchmaking Rating, no original, ou Pontuação de Gerenciador de Partidas na tradução). Esse valor é oculto e é muito semelhante ao que muitos jogadores conheceram anteriormente como o famoso elo, um número de pontos que informava claramente o posicionamento nas ranqueadas.

O MMR é um dado essencial para o gerenciador de partidas achar os aliados e inimigos com os níveis mais próximos do seu, com o objetivo de obter partidas justas para todos os jogadores.

Como subir de elo, o que é PdL e como upar de divisão e de nível

League of Legends

No fim da sua MD10, você começa a ganhar Pontos de Liga (PdL) em cada vitória na ranqueada ou a perder alguns desses pontos quando sofrer uma derrota. Ao contrário do que acontece com o MMR, os PdL são um número visível para os jogadores.

A quantidade de pontos que você ganha ou perde está diretamente relacionada com seu MMR, isso significa que quanto mais alto for esse valor oculto, mais PdL você receberá quando ganhar e menos pontos vai perder nas derrotas.

Quando você atingir 100 PdL, vai entrar em uma série de promoção que te dá chance de obter a tão desejada subida de nível ou divisão. Você precisa vencer 2 de 3 jogos para subir uma divisão e ganhar 3 de 5 partidas para subir um nível.

Tenha em atenção as exigências para essas promoções: quando você chegar ao Platina, terá apenas 28 dias para fazer a sua série. Para os jogadores em Mestre e Diamante, o prazo é de apenas 5 dias. Ou seja, é obrigatório completar a sua série dentro dos prazos indicados ou você vai perder um dado número de PdL.

Se você arriscar a sair da seleção de campeões em uma série de promoção, isso vai contar como uma derrota.

Ainda está confuso com tudo o que falamos sobre MMR e PdL? Então assista a esse vídeo oficial bem simples que explica tudo direitinho:

Cuidado para não cair de elo

League of Legends

Existem duas palavras terríveis para os invocadores: rebaixamento e inatividade. São estas as duas formas de você cair de divisão e é fácil entender como elas podem acontecer.

O rebaixamento acontece quando você chega aos 0 PdL e perde partidas. Isso faz com que o jogador seja posicionado na divisão abaixo mais próxima, por exemplo, de Ouro II para Ouro III. Se você estiver na divisão IV, cairá de liga (de Ouro para Prata, por exemplo).

A inatividade ocorre quando o jogador passa muito tempo sem jogar, mas só afeta os invocadores das ligas Platina, Diamante, Mestre, Grão-Mestre e Desafiante. Se você está no Platina ou Diamante, vai começar a perder PdL após 28 dias sem jogar em filas ranqueadas. Uma vez por semana, os jogadores no Platina perdem 35 PdL, os Diamante perdem 50 PdL e de Mestre para cima perdem 100 PdL.

Os invocadores de Mestre à Desafiante caem por inatividade após 10 dias sem jogar em filas ranqueadas. A cada 7 dias, estes jogadores perdem 250 PdL pela sua inatividade.

Para os níveis Mestre, Grão-Mestre e Desafiante, existem regras exigentes para se manterem nessas tiers:

  • Cada partida ranqueada jogada nessas ligas fica armazenada no seu “banco de imunidade” até completar o total de 10. Para ficar por dentro dessas partidas, acesse o seu perfil e a aba Ligas;
  • Todos os dias, 1 jogo de imunidade é retirado desse “banco”;
  • Se você deixar a sua reserva de imunidade chegar a 0 jogos guardados, você perderá 100 PdL por dia até que volte a jogar e guardar mais partidas ranqueadas.

Agora que você já sabe o essencial sobre as partidas ranqueadas de League of Legends, acha que tem o que é preciso para detonar os jogos?

Joana Maltez
Joana Maltez
Mestre em Design e Nerd apaixonada por boas histórias de ficção, perdendo horas jogando um game ou assistindo séries e filmes.