Como jogar Tibia: 10 dicas para iniciantes no game


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Tibia é um dos mais antigos e respeitados MMORPGs disponíveis para PC. Desde 1997, quando foi lançado, mantém uma constante legião de fãs e de jogadores. Quem está começando agora a se aventurar pelas dezenas de mundos do jogo, no entanto, pode ficar confuso sobre como jogar Tibia. Afinal, esse game oferece muitas possibilidades de exploração e quests para realizar.

Para ajudar os iniciantes a entrarem no universo de Tibia, preparamos um conjunto de dicas básicas. Vamos lhe ensinar a criar sua conta e também o avatar com o qual irá jogar, com foco na escolha da classe da sua personagem. Daremos alguns conselhos sobre combate, missões, eventos e tudo que precisa saber no começo do jogo.

1. Criando a conta no servidor e o avatar

Quem está acostumado a RPGs de console, acha estranho ouvir falar em servidor. Não é muito comum mesmo ver no PlayStation ou no Xbox jogos que exijam a criação de uma conta em um servidor específico. Por isso não estranhe você ter que fazer isso para jogar Tibia. É um processo rápido e simples de fazer, podendo ser feito antes ou depois de baixar o jogo.

O primeiro passo é criar a conta geral no site oficial do jogo. Você deve preencher informações típicas, como nome da conta, e-mail e senha. Já nessa tela você deve escolher também o nome da sua personagem e seu gênero. A seguir, defina a sua localização geográfica, que é uma formação importante para definir o servidor no qual irá jogar.

Nessa mesma seção há uma decisão importante a ser tomada. É preciso decidir em que tipo de mundo quer jogar em relação aos combates PvP. Se você está mesmo começando a jogar Tibia agora, escolha a caixa em que diz Optional PvP. Isso quer dizer que apenas se ambos players derem consentimento os seus avatares podem entrar em combate. Por fim, a própria página irá sugerir a você um mundo para iniciar o jogo. Se quiser, contudo, pode mudar isso.

Com tudo pronto, submeta o registro. Você será transferido para outra página, em que se confirmará que a conta existe. Pode aqui verificar todas as informações que registrou. Inclusive pode deletar a conta quando quiser. Na seção em que edita suas informações, é possível verificar todos os 180 achievements que o seu avatar pode ter.

Caso não tenha ainda feito o dowload do jogo, aqui é o momento para fazer. Depois que iniciar o aplicativo e iniciar o jogo com a conta que criou, será enviado automaticamente para o mundo do jogo. Há uma opção de criar a personagem depois que cria a conta, mas ela basicamente faz você preencher os mesmos campos novamente. A única diferença é que permite pular o tutorial do início do game.

2. Entenda a tela de jogo

Tela inicial de Tibia

Tibia é bastante amigável em seu início, visto que lhe dá um tutorial básico sobre como começar a jogar. Mas quem é mesmo iniciante, pode se confundir com as informações disponíveis na tela do jogo. São muitos dados, e a maioria está sem qualquer indicação a respeito da sua função e para que servem.

Na imagem acima é possível ver marcações em pontos específicos da tela de jogo. Abaixo você pode verificar o que cada uma significa.

  1. Janela de jogo: aqui a sua personagem fica centralizada. É onde ocorrem todas as ações do jogo. Dizemos que é uma janela visto que mostra apenas uma parcela do continente em que você está, com tudo que há ao seu redor.
  2. Minimapa: apesar de pequeno, é o mapa que irá guiar sua aventura pelos mundo de Tibia. Conforme você explora as áreas e vai fazendo seu caminho, ele vai se expandindo. Tudo que está em preto é o que você precisa descobrir. Os botões ao lado desse minimapa permitem que você visualize seu percurso todo até o momento. Dá para usar zoom in e zoom out.
  3. Barra de status: a barra de status é fácil de entender, já que as informações que contém são quase sempre universais em RPGs. A barra vermelha representa os pontos de vida, ou Health Points, enquanto a azul é pontos de magia, ou Magic Points. Os Magic Points aparecem apenas mais tarde no jogo, conforme você for progredindo nele.
  4. Inventário: o inventário é parte importante de Tibia. Nesse caso, é até bastante fácil entender suas informações. Como ele se divide em pequenos slots para cada parte do corpo, fica fácil visualizar seus equipamentos. Por isso nem tente brincar de colocar uma espada na parte designada à cabeça, pois o sistema do jogo não permite. Pode ver, ainda, que há uma mochila no slot superior direito, reservado apenas a itens do gênero.
  5. Posturas de combate: aqui pode ficar um pouco confuso, pois não há indicação escrita e até visual do que fazem esses botões. Mas fique sabendo que as posturas de combate servem para determinar como o seu avatar irá reagir a inimigos. Digamos, por exemplo, que haja uma criatura próxima. Se marcar uma postura ofensiva, o avatar irá seguir a criatura até matá-la ou até ser morto por ela.
  6. Botões extras: há algunsbotões com funções variadas logo abaixo da Barra de status. Eles servem a variados propósitos, todos diferentes entre si. Por isso foram agrupados em conjunto. Veja o que faz cada um:
    • Store: como sugere o nome, é onde você irá comprar itens para a sua personagem.
    • Options: aqui você acessa as configurações do jogo.
    • Help: caso precise de ajuda ou tenha dúvidas, clique nesse botão.
    • VIP List: uma forma rápida de saber quando seus amigos estão online. Basta adicioná-los à lista.
    • Battle: um botão útil para os mais ofensivos, já que ele mostra uma lista de todos os jogadores e criaturas disponíveis para batalha perto do seu avatar.
    • Stop: botão de emergência que fará com que a sua personagem pare imediatamente de fazer qualquer coisa que estiver fazendo no momento em que você apertá-lo.
    • Logout: você sai do jogo imediatamente.
  7. Console: a palavra console aqui se refere a uma janela na tela de jogo que você usa para se comunicar com players e personagens controladas pelo jogo. É como se fosse uma caixa de diálogo. Existem diferentes canais de comunicação que você pode ativar.
  8. Barra de cooldown: única parte da janela de jogo que dá para ocultar. Essa barra lhe mostra o quanto ainda precisa esperar para poder usar novamente um feitiço.
  9. Barras de ações: veja que há slots com "F1", "F2" e assim por diante. Esses espaços servem para agilizar suas ações. Tem algum item consumível que use com frequência? Coloque em uma das barras de ação para facilitar o seu uso. Isso funciona com quase qualquer item, mesmo com feitiços.

3. Use o minimapa

Agora que você já sabe o que significam todas as informações da tele de jogo, vamos à prática. Há muitas coisas para fazer em Tibia, o que é ótimo. Porém você só encontrará seus caminhos se souber como caminhar por eles. Para se movimentar no jogo, clique com o mouse na janela onde está a sua personagem.

Independente do lugar do mapa que clicar, seu avatar irá se encaminhar para lá. Quando isso não for possível, a setinha do mouse se transformará em um sinal de proibido. Durante suas aventuras, pode adicionar no minimapa marcas dos lugares importantes para você, caso queira voltar a eles.

Isso é importante porque conforme você avança no jogo, as chances de se esquecer dos caminhos prévios é enorme. Por isso use o recurso das marcações no minimapa. Há NPCs, inclusive, que marcam lugares importantes para eles e que eles acham que podem lhe interessar.

4. Explore a ilha de Downport ao máximo

Downport Tibia

Ao término do Tutorial você chegará a Downport, uma localidade para onde são enviados todos os jogadores que começam a jogar Tibia. Digamos que ela oferece uma continuação do seu aprendizado. No centro desse local, por exemplo, há um posto avançado em que NPCs se reúnem para dar orientações aos novos players.

Downport é também onde você poderá definir qual a sua classe, que em Tibia é chamada de vocação. São quatro opções: Knight, Druid, Sorcerer e Paladin. Para escolher uma delas, deve seguir para uma das quatro saídas do posto. Assim que passar pela saída escolhida, todas as suas roupas, magias e set de itens ficará de acordo com a vocação que escolheu.

Essa ilha tem ainda algumas regras que você precisa saber. Só pode sair dela, por exemplo, quando chegar ao nível 8. Mas se decidir sair de Downport e ir para Rookgaard, será proibido de voltar. Além disso, tudo que tinha em Downport será perdido para sempre.

Só é permitido ficar na ilha até o nível 20. Depois disso é exigido que você parta para o continente de forma definitiva. Quando isso acontece, tem 5 minutos para escolher de vez sua classe. Quando passar o tempo, será teletransportado para o templo, no continente.

5. Escolha sua vocação definitiva só depois de encontrar seu estilo de jogo

É importante que explore Downport ao máximo, visto que é o lugar perfeito para quem está começando agora a jogar. É a forma mais rápida de pegar as mecânicas de jogo iniciais, principalmente de movimentação e de combate. É na ilha que receberá sua primeira quest, por exemplo.

Downport, no entanto, é o local em que você terá de definir qual classe seguirá durante todo o jogo. Se você tem alguma experiência anterior com jogos do gênero, sabe que essa escolha impacta muito a sua experiência. Ela não deve, portanto, ser feita baseada simplesmente em qual vocação você acha mais "legal".

Por essa razão é importante que experimente todas as classes de forma quase exaustiva antes de proceder à escolha final. Aproveite que o sistema de regras de Downport permite que você troque de classe sempre que quiser antes do nível 20. É nessa experimentação que você encontrará seu estilo de jogo.

A vocação Knight, para que você saiba, é perfeita para combate corpo a corpo, já que tem enorme resistência a dano físico. Já o Paladin é um arqueiro, que domina o ataque à distância. É rápido e leve, dominando algumas magias simples. O Druid é o especialista na arte da cura, podendo convocar até duas criaturas para lhe auxiliar em combate. Por fim, o Sorcerer é o mestre das artes arcanas, sendo capaz de dominar o fogo e a eletrecidade.

Brincar por horas com cada classe é a forma mais rápida de chegar a uma escolha definitiva. Acredite: fazer essa escolha a partir da forma como você joga Tibia é a forma mais fácil de não se frustrar em missões mais difíceis no futuro.

6. Prefira usar magia e não poções para recuperar sua vida

Tibia Poções e Healing Magic

Essa dica pode parecer estranha a um primeiro momento, contudo segui-la é um ato bastante inteligente para quem está começando a jogar Tibia. E nós explicamos por quê.

Usar healing magic em vez de poções é ótimo por dois motivos. Primeiro porque você treina e evolui seus atributos de magia se usar suas healing skills, principalmente se for da classe Druid. Em segundo lugar, você economizará dinheiro, já que não comprará poções. Aquelas que eventualmente encontrar pelo caminho ficarão guardadas.

Deixe para usá-las contra inimigos que são realmente difíceis e desafiadores. Nesses casos, as magias de cura podem não ser suficientes. Tendo as poções guardadinhas para esse fim, suas lutas mais complicadas podem ficar mais fáceis.

7. Equipe anéis para reduzir danos

Em Tibia há uma porção de itens que você equipa e ganha melhorias. No casos dos anéis, os rings, há alguns que podem mesmo livrar seu avatar de morrer quando você mais precisa que ele viva. Digamos que grande parte dos players iniciantes nunca ouviram ou ouvirão falar desses anéis. Por isso você está com sorte.

Os rings são equipamentos muito leves e que ocupam pouco espaço. Um dos melhores é o might ring. Todo dano que você levar é reduzido em 20%. É um item incrível para realizar muitas quests e mesmo para sobreviver a hordas de inimigos. Há anéis mais caros e melhores, é claro, mas se você conseguir um might já será muito bom para seu começo de jornada.

8. Preste atenção nos Eventos

Todo bom jogo de MMORPG tem a seção dos Eventos. Ficar de olho nessas "atividades especiais" que estão ocorrendo no mundo de Tibia é fundamental para você progredir em sua aventura. Há um NPC específico que avisa sobre tudo que estiver acontecendo ao seu redor. Ele fica em Thais, e o seu nome é Towncryer.

Uma segunda opção para se informar dos eventos é usar uma Adventurer"s Stone em um templo. Se fizer isso, será automaticamente teletransportado para um local onde há uma placa com todas as informações a respeito do assunto.

9. Não se esqueça de se alimentar

Comida e alimento em Tibia

As comidas em Tibia têm várias utilidades. Você não deve ignorar sua importância, além de ser interessante que conheça cada tipo de alimento que existe no jogo. Normalmente elas regeneram MP e HP, podendo ser compradas de NPCs ou encontradas após derrotar determinadas criaturas.

Alguns alimentos só podem ser obtidos em Eventos especiais de Tibia, que ocorrem esporadicamente, sendo necessário prestar atenção à Dica 8 deste artigo. Algumas comidas, além disso, só podem ser feitas pelo próprio jogador, o que faz delas itens ainda mais raros.

Um dos alimentos mais interessantes de se ter na mochila é o brown mushroom, que pesa muito pouco e que recupera rapidamente seus pontos vitais com apenas quatro itens consumidos.

10. Tenha sempre cordas e pás no inventário

Os jogadores mais experientes de Tibia sempre tem em seus inventários esses dois itens. E eles não estão errados, visto que pás e cordas são dois dos itens mais úteis do jogo. O bom é que você já ganha uma unidade de cada um na fase tutorial, por isso vale a pena não pular esse momento inicial do jogo.

A função primordial da pá é a mesma que ela tem no mundo real: cavar. Em Tibia cavar tem uma função de relevância. É possível abrir buracos e achar itens. As pás são pesadas, podendo ser substituídas pelas pás leves. Já a corda serve para tirá-lo de um buraco ou de outro local do gênero. Portanto se você cair em seu próprio buraco pode ser interessante ter uma cordinha na mochila.

Com tudo isso em mente, você já pode ir para o que é mais divertido nesse game: a exploração do seu mundo. Não tenha medo de conhecer todos os lugares possíveis do Continente. Entre em cavernas, explore masmorras e aventure-se quando puder em batalhas PvP.

Faça todas as quests que puder, não só para ganhar experiência e evoluir seu avatar, mas também para conhecer todos os segredos desse jogo. Quanto mais jogar, melhor dominará as mecânicas de Tibia.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.