6 formas de melhorar bastante sua mira em Fortnite!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Não há dúvidas que Fortnite é o maior fenômeno dos battle royales. O jogo adicionou ao gênero as mecânicas de construção e farm de material que são cruciais para a jogabilidade. Mesmo assim, como qualquer jogo de tiro, a mira e as habilidades de tiro continuam sendo o aspecto mais importante do jogo.

Pensando nos jogadores que precisam dar um up nas suas skills, trouxemos aqui 6 formas de melhorar sua mira em Fortnite!

1. Conheça as mecânicas de tiro de Fortnite

Mira - Fortnite

As mecânicas de tiro em Fortnite são um pouco diferentes do que estamos acostumados a ver em outros jogos como PUBG, Counter Strike, CoD, etc. Por isso, nem sempre é possível transferir as habilidades de outros jogos, o que pode pegar muitos jogadores desprevenidos.

O primeiro passo é entender que nem todas as armas do jogo obedecem as mesmas regras. Isso porque, em Fortnite, existem dois tipos de mecânicas de armas: hitscan e projectile base. Hitscan é como funcionam todas as armas do jogo, com exceção de snipers e explosivos. Através dessa mecânica os tiros não possuem qualquer tempo de viagem ou queda, atingindo os oponentes imediatamente após o disparo, independente da distância, desde que o tiro seja preciso, claro.

Snipers e explosivos são armas baseadas em projéteis físicos (projectile based). Significa que quando você clica, um projétil sairá da sua arma e viajará até o alvo. Assim, sempre que você usar esse tipo de arma, precisará levar em conta a distância e a velocidade do projétil para acertar os tiros, uma vez que eles levarão um tempo até chegar ao alvo, além de perder altura. É nesse contexto que você precisa atirar um pouco à frente do seu alvo, esperando que ele se mova e vá de encontro ao tiro.

Portanto, não confunda as duas mecânicas. Mesmo em super longa distância, se estiver usando um rifle de assalto, por exemplo, nunca leve em consideração o tempo de viagem e a queda de bala.

This is probably my best shot in @FortniteGame @EverestOnes pic.twitter.com/H30gAhmxJs

— GRIFFO (@ImClazzic) 14 de março de 2019

2. Entenda o que é bloom

Bloom - Fortnite

Bloom é outra mecânica de Fortnite que se diferencia de outros jogos de tiro. Consiste na abertura da sua mira quando você efetua muitos disparos seguidos. É parecido com o recoil de Counter Strike, mas a diferença é que em Fortnite os tiros se espalham de forma totalmente aleatória dentro da área da mira. Portanto, não há como dominar o spray das armas, por isso os combates giram em torno de controlar e minimizar o tamanho da mira.

Quanto menor a mira, menor a área que os tiros podem atingir e maior sua precisão. Se agachar, ficar parado e disparar lentamente oferece o máximo de precisão possível aos seus tiros, enquanto correr e disparar rápido tem o efeito contrário. Algumas formas de lidar com o bloom são:

Controle sua taxa de disparo: em média e longa distância, evite ao máximo segurar o botão do mouse. A melhor forma de jogar essas situações é fazer disparos únicos controlados o mais rápido possível. Existe um meio termo ideal entre disparar rápido e de forma precisa que você só obtém clicando para cada tiro. Só assim você encontrará o ritmo certo.

Precisão do primeiro tiro: Sempre que possível, tente iniciar os combates enquanto você estiver parado. Isso porque, parado, o primeiro tiro sempre tem 100% de precisão, então aproveite para sair na vantagem e, só então, inicie a movimentação.

Taxa de disparo>Precisão: em curta distância, saiba que você deve se preocupar bem menos com a precisão e sim em ATIRAR. Lembre-se que, quando o oponente estiver próximo, muitos tiros ainda conectarão mesmo se sua mira estiver grande. Por isso, esse é o momento certo de segurar o botão.

Algumas armas como rifle de assalto com mira e rifle de assalto com mira térmica não são afetados pelo bloom da mira.

3. Use a movimentação para ajustar sua mira

Você não precisa mirar com o mouse sempre. Em diversas situações durante combates a sua mira está na altura certa e você só precisa dar um ou dois passos para o lado para ajustar a mira. Essa dica é especialmente útil quando você estiver mirando para baixo (quando você tiver o high ground).

Assim, o objetivo é manter o mouse parado ao máximo e tentar espelhar os movimentos do oponente para manter a mira correta. Dessa forma você elimina um fator muito importante que é a sensibilidade do mouse.

4. Alinhe seus tiros antes de sair da cobertura

Alinhamento - Fortnite

Quando você incorpora a movimentação no seu ajuste de mira você desbloqueia a opção de alinhar os tiros antes de sair da cobertura. Assim, a forma ideal de usar coberturas é: identificar a posição do oponente>alinhar a mira>peekar e atirar>se esconder. Claro que sempre há a chance de seu oponente ter se reposicionado, mas quanto mais alinhada estiver a mira, menor será o ajuste necessário.

5. Se atente ao posicionamento de mira

Finalmente algo que pode ser trazido de outros jogos. O posicionamento de mira é um conceito presente em qualquer FPS. Segundo ele, você deve sempre ter mente os pontos na tela onde seus oponentes podem aparecer, e deixar a mira lá.

O posicionamento de mira é um pouco mais negligenciado em Fortnite devido às mecânicas de construção que forçam os jogadores a manterem a mira em diversos pontos da tela. Fique atento a isso e, sempre mantenha a mira apontada para um possível ponto de risco. Ficar atento aos sons é crucial para ajudar no posicionamento da mira.

A melhor forma de melhorar o posicionamento de mira é gravar suas partidas e assisti-las. Você notará a quantidade de vezes que você nem está construindo nada e sua mira está apontada para pontos inúteis na tela.

6. Treine tracking e flicks no modo playground

Treino - Fortnite

Tracking consiste em “acompanhar” o alvo, disparando enquanto ele se move. O tracking está presente em basicamente todos os combates do jogo, já que a maioria das armas funciona com a mecânica de hitscan (ver o item número 1 acima). Jogar com sensibilidade baixa ajuda MUITO na hora de manter a mira em cima de alvos móveis.

Já os flicks ou flick shots são as famosas “arrastadas de mouse”. É quando você reposiciona sua mira extremamente rápido para conectar os tiros em oponentes que estavam longe do seu posicionamento de mira. Geralmente os flicks são necessários em combates frenéticos em curta distância quando os jogadores estão pulando, correndo e construindo o mais rápido possível.

Para treinar as duas técnicas existe um método divertido que pode ser feito no Modo Playground. Use dois pula pula afastados um do outro e posicione um objeto para cair em cima de um, de forma que ele fique quicando de um lado para o outro. O método não é tão efetivo quanto se gostaria, mas ajuda muito, principalmente com o tracking e para você encontrar a sensibilidade ideal.

Clique aqui para ver mais dicas e tutoriais de Fortnite!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.