10 jogos parecidos com Fortnite para os amantes de Battle Royale


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Fortnite se tornou um sucesso inquestionável de forma muito rápida. Isso se deve a muitos fatores. A mecânica de jogo é simples, proporcionando um sistema de combate acessível a todos os tipos de players. Além disso, colocar 100 jogadores para lutarem entre si em um espaço que vai se fechando pouco a pouco se provou uma ideia genial.

Não é à toa que outros jogos de qualidade foram criados a partir da mesma fórmula. Por isso se você está à procura de títulos parecidos com Fortnite ou que pelo menos lembrem seu sucesso, veio ao lugar certo. Neste artigo lhe traremos 10 opções de games tão bons quanto esse e que lhe garantirão longas horas de diversão, seja no modo Battle Royale seja no modo Survival.

1. Free Fire

Free Fire

Plataformas: iOS e Android

Free Fire talvez seja um dos "clones" mais interessantes de Fortnite. Em vez dos até 100 jogadores ao mesmo tempo, aqui você pode ter que enfrentar até 49 players, totalizando 50 jogadores ao mesmo tempo com um mesmo objetivo: ser o único sobrevivente no campo de batalha.

Inicialmente você sobrevoa uma ilha em um avião, sem qualquer arma ou item. Pode escolher em qual local da ilha irá pular de para-quedas, o que possibilita de início traçar uma estratégia de sobrevivência. Aliás, a primeira coisa a fazer é evitar inimigos, pelo menos até que encontre uma arma para se defender.

São várias opções de armas em Free Fire. Você tem as armas brancas, ideais para combates corpo a corpo, como machetes e espadas. O recomendado, no entanto, é que aposte nas armas de fogo. Há pistolas, SR, SG, AR, SMG e granadas. A cada nova temporada do jogo novas peças são adicionadas, por isso é preciso estar atento.

Free Fire também conta com os Passes de Fogo. Eles se dividem em gratuitos ou de elite. Os de elite, infelizmente, são pagos, mas acabam proporcionando mais itens especiais e exclusivos aos jogadores. Cada Passe tem um tema específico, por isso os itens, principalmente as skins, costumam estar de acordo com esse tema.

Por fim, as personagens de Free Fire também são importantes. Os dois mais comuns, Adam e Eve, não possuem nenhuma habilidade especial além de mudarem a cor da pele. São gratuitos, porém. Os outros 15, totalizando 17 avatares, possuem habilidades únicas que o jogador pode usar a seu favor nos combates. O problema é que a maioria precisa de dinheiro do jogo para ser comprada.

Saiba tudo e mais um pouco sobre Free Fire!

2. PUBG

PUBG

Plataformas: iOS, Android, PlayStation 4, Xbox One e PC

Esse jogo é diretamente inspirado em um filme japonês intitulado Battle Royale, e com esse nome é fácil perceber o que é PUBG. A fórmula é basicamente a mesma de Fortnite, visto que em PUBG você também cai de para-quedas em uma ilha. São até 100 jogadores que se enfrentam pelo posto de único sobrevivente da rodada.

Nesse jogo você pode optar por entrar em uma partida sozinho, em dupla ou em um grupo de até quatro amigos. Assim como em Free Fire, é preciso escolher em qual ponto da ilha quer pular do avião. Você chega ao solo sem quaisquer itens, por isso escolher o ponto de chegada é fundamental caso não queira começar morrendo.

Algumas zonas do mapa recebem melhores equipamentos do que outras, sendo chamadas de zonas de risco. É preciso muita rapidez de raciocínio para não tomar a decisão errada nessa. Vale vasculhar cada canto, desde cidades fantasmas e prédios abandonados a campos abertos. Isso pode lhe render armamentos pesados e até mesmo veículos.

PUBG traz outra característica importante comum a outros jogos do gênero: a diminuição do terreno do mapa. A cada cinco minutos o mapa começa se fechar. Todos os jogadores fora da área de segurança são prontamente eliminados. Outra coisa a se prestar atenção é que de tempos em tempos uma área determinada do mapa pode ser bombardeada.

A ideia com essas mecânicas de jogo é obrigar os players a se encontrarem, de modo que se privilegie os jogadores justos e não os campers.

Tudo que é preciso saber sobre PUBG!

3. Realm Royale

Realm Royale

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

Gratuito e multiplataforma, Realm Royale é um jogo que não está tão em alta quanto outros do gênero, mas que é tão divertido quanto. Aqui você também é lançado de um avião na direção de uma ilha, sem armas, equipamentos e quaisquer itens. A missão é ser o único sobrevivente entre 100 jogadores. Caso queira, pode jogar no modo Squad, formando um time de até quatro players.

Há alguns diferenciais de Realm Royale em relação a outros Battle Royale do gênero que precisam ser salientados. O primeiro deles é que há um sistema de crafting. Ou seja, é possível destruir itens encontrados para transformá-los em outros, melhorados e mais poderosos. Isso é feito na Forja, um local específico do mapa que frequentemente acaba lotado de players.

Outro ponto único do jogo é que os jogadores podem sofrer um K.O. de outro player. Quando isso acontece, o perdedor é transformado em uma galinha. Se ele sobreviver por um tempo determinado, é transformado novamente em seu avatar original. Importante dizer que nesse jogo há quatro classes de personagens. Cada uma tem habilidades específicas e se dá melhor com armas e equipamentos específicos.

Em relação a outras características, Realm Royale é muito semelhante a Fortnite e a outros jogos do gênero. Também conta com Battle Pass, que premia os jogadores com skins e outros itens.

4. Ring of Elysium

Ring of Elysium

Plataforma: PC

Ring of Elysium talvez seja um dos menos conhecidos da nossa lista. Afinal, seu lançamento é recente, visto que tornou-se disponível apenas em 2018. Ele traz uma dinâmica ao mesmo tempo semelhante e diferente daquela proporcionada por Fortnite. Aqui também há elementos de survival em um mundo mais ou menos aberto, em que é preciso eliminar outros jogadores e não ser eliminado.

O pano de fundo coloca até 60 jogadores ao mesmo tempo em um ambiente de nevasca e tempestade em uma montanha. Todos os jogadores estão presos nesse ambiente hostil, à espera de resgate. O problema é que no avião que irá salvar os sobreviventes só cabem quatro pessoas.

A partir disso, você deve eliminar os demais competidores. Ao mesmo tempo, é preciso sobreviver à tempestade Ymir, que se aproxima cada vez mais. Você pode e deve encontrar armas disponíveis no mapa. Além disso, você tem a sua disposição um snowboard e material de escalada.

Até o presente momento ocorreram apenas duas temporadas de Ring of Elysium. A primeira foi a que falamos acima, em uma montanha de neve. A segunda se passa em uma ilha tropical, em que os mesmos 60 jogadores precisam escapar de uma nuvem de fumaça e cinzas.

5. Cuisine Royale

Cuisine Royale

Plataforma: PC

A ideia principal de Cuisine Royale é fazer o jogador rir enquanto joga. A temática é toda inspirada em cozinha, por isso entre seus equipamentos estão inclusos vários utensílios do gênero, como panelas. Mas claro que as armas tradicionais também estão presentes no jogo, e contam com uma ampla variedade de modelos para o jogador usar.

O jogo em si é uma grande paródia dos Battle Royale, mas que acabou conquistando inúmeros fãs. Primeiro porque traz elementos comuns ao gênero, como o objetivo de sobreviver a dezenas de inimigos. Como são no máximo 30 jogadores por partida, é mais fácil encontrar outros jogadores para entrar em uma ronda, o que também é um ponto positivo para Cuisine Royale.

Outras características fazem desse um ótimo Battle Royale para quem por acaso se cansou de Fortnite. O sistema de loot é bastante simples, com inúmeras caixas disponíveis no mapa. Elas costumam ser bem equilibradas, o que é justo para todos os jogadores. Você também pode encontrar alimentos espalhados pelo mapa, que podem ser usados a favor do jogador.

6. Rules of Survival

Rules of Survival

Plataformas: iOS, Android e PC

Esse jogo segue a fórmula mágica de Fortnite e de outros jogos de Battle Royale. Existem dois mapas em que a ação pode decorrer. Em Ghillie Island podem jogar até 120 jogadores, enquanto em Fearless Fiord o máximo é de 300 players. Em relação aos outros games do tipo, é o que mais suporta pessoas em uma mesma partida.

Assim como em grande parte dos Battle Royale, há várias formas de jogar. Pode jogar sozinho, em dupla, em grupo de quatro e também em grupo de cinco, chamado de Fireteam. O jogo conta com dois modos de jogo especiais, o Gold e o Diamond, em que é possível obter ouro e diamante ao longo das partidas.

Há um modo de jogo especial chamado de Blitzkrieg, em que os jogadores já começam armados. O comum, no entanto, é que os jogadores surjam em um local da ilha, sem armas ou quaisquer equipamentos. É necessário, portanto, realizar loot, seja em caixas, seja em players mortos.

De tempos em tempos, a área segura da ilha é reduzida, o que leva os jogadores a se encontrarem obrigatoriamente. O último vencedor ganha a partida.

7. Battlelands Royale

Battlelands Royale

Plataformas: iOS e Android

Battlelands Royale lembra mais o Cuisine, visto que suporta menos jogadores por partida. Isso facilita a entrada em partidas e deixa as partidas mais rápidas também. Como o jogo é apenas para aparelhos celulares, ter menos jogadores deixa-o mais leve. As batalhas costumam durar no máximo cinco minutos, por isso espere bastante intensidade.

As personagens são outro detalhe especial, pois são muito fofos. São pequenos, lembrando versões minúsculas dos heróis de Fortnite. Depois de escolher o seu, é só cair de para-quedas no terreno, pegar suas armas e sair dando tiro em todo mundo. Isso porque não há sala de espera.

Assim como em outros jogos do gênero, há vários mapas em que pode jogar. Assim que cair em terra, há muitas opções de locais que pode saquear, explorar ou mesmo usar como esconderijo. A única coisa que não pode fazer é demorar demais para agir, visto que a tempestade se aproxima, o que vai diminuir a área segura do mapa.

Aqui também dá para jogar sozinho, em dupla ou em trios. Há passes de batalha, que lhe conferem itens únicos e exclusivos para personalizar suas personagens. Em Battlelands Royale também existem dancinhas da vitória, skins e outras aquisições típicas dos Battle Royale. É, portanto, um jogo super divertido, leve e que merece sua atenção.

8. Survival Heroes

Survival Heroes

Plataforma: Android

Survival Heroes é uma mistura de MOBA com Battle Royale. Traz, dessa forma, alguns elementos extras a esse tipo de jogo, o que pode ser "sopro de vida" ao gênero. Nesse jogo você pode começar em qualquer lugar do mapa. É só escolher. Assim que aparecer, corra para pegar uma arma e fique atento a tudo. Árvores, arbustos, terrenos enevoados: tudo pode conter surpresas.

Um diferencial desse jogo em relação aos outros é que ele contém criaturas controladas por inteligência artificial. Ou seja: além dos inimigos controlados por outros players, é preciso dar conta também de monstros aleatórios que podem surgir no caminho. É preciso ter cuidado, pois eles também podem lhe matar.

São mais de 30 variedades de armas disponíveis em Survival Heroes. São arma de fogo e armas brancas, o que permite variadas formas de aniquilar os inimigos. Outra possibilidade aqui é colocar armadilhas para que os inimigos morram. É uma opção muito interessante, principalmente para quem quer jogar em mobile.

9. H1Z1

H1Z1 Battle Royale

Plataformas: PlayStation 4 e PC

H1Z1 é um Battle Royale robusto, que passou por inúmeras mudanças ao longo de sua produção, inclusive mudando de nome mais de uma vez. A versão final traz os 100 jogadores que combatem uns contra os outros para sobreviverem. Os players podem jogar sozinhos, em duplas ou em grupos de no máximo cinco jogadores.

A queda de para-quedas ocorre em uma área aleatória do mapa. A missão de sobreviver pode ser feita de várias maneiras, de acordo com o estilo de cada jogador. Você pode partir para a ofensiva, pegando uma das muitas armas espalhadas pelo mapa. Ou, se quiser, pode dar uma de camper, esperando os outros jogadores se aproximarem para lhe eliminar.

Se quiser, pode encontrar veículos para atropelar os adversários ou só usá-los para fugir. Há um bom sistema de loot no jogo, permitindo que kits de primeiros-socorros, armas e equipamentos possam ser obtidos quase a todo momento. Além disso, há em H1Z1 a possibilidade de forjar equipamentos.

Assim como nos demais Battle Royale, há uma função no jogo, que aqui é uma nuvem de gás tóxico, que vai eliminando os jogadores. Ela reduz o tamanho do mapa, o que obriga os players a se enfrentarem cara a cara, até que nenhum sobreviva.

10. Apex Legends

Apex Legends

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

Um dos mais recentes lançamentos do gênero Battle Royale, Apex Legends alcançou voos enormes muito rapidamente, embora já tenha perdido um pouco da sua popularidade. Ele se passa no mesmo universo de Titanfall, inclusive se passando 30 anos depois dos eventos desse jogo.

Como os outros jogos da lista, os jogadores precisam enfrentar-se para sobreviver. São no máximo 60 players por partida, sendo que eles são agrupados sempre em trios. Os jogadores devem buscar armamentos e equipamentos em geral, de modo que possam sobreviver aos oponentes e eliminá-los para sobreviverem. Um diferencial em relação a outros Battle Royale é que um jogador morto pode ser revivido por um membro da equipe em determinadas circunstâncias.

Apex Legends ainda conta com um sistema de comunicação bastante eficiente, que permite aos jogadores "trocarem uma ideia" por bate-papo de voz. Quem não pode ter acesso a esse recurso, conta com a opção de fazer ping em recursos do mapa.

No jogo, cada jogador deve escolher um herói "Legend" exclusivo, que até pode ser personalizado em sua aparência. Eles contam com habilidades únicas, o que dá um certo dinamismo aos combates. Cabe acrescentar que esse jogo é free to play, embora possua microtransações e alguns Packs que dão acesso a itens especiais.

Conheça 10 Battle Royale para quem tem PC fraco!

Está sem ideias de nomes? Veja nosso gerador de nomes para jogos como Fortnite!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.