Como aumentar o FPS de Fortnite de verdade! (2020)


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Com tantas atualizações, Fortnite está se tornando um jogo cada vez mais pesado e difícil de rodar. É comum que máquinas que antes rodavam o jogo perfeitamente agora apresentem alguns problemas de FPS (frames por segundo), especialmente desde a chegada do Capítulo 2.

Não importa se você joga em PC fraco ou não, o objetivo é sempre jogar na forma mais otimizada, então confira abaixo nosso tutorial de como melhorar o FPS de Fortnite no Windows 7, Windows 10 e no PS4!

Habilite a Renderização Multithread (PC)

Configurações - Fortnite

Acesse as configurações de vídeo do Fortnite e, na sessão “Vídeo Avançado”, ligue a opção “Permitir Renderização Multithread”. Isso fará com que mais núcleos do seu processador sejam dedicados ao jogo, melhorando automaticamente a taxa de frames.

Edite o arquivo de configurações de vídeo (PC)

Além das opções de vídeo disponíveis no menu do jogo, Fortnite possui algumas configurações “secretas” que só podem ser acessadas pelo arquivo correto na pasta. Para editá-lo, faça o seguinte:

1 - No menu “Executar” do Windows (Windows + R), digite "%localappdata%" e aperte Enter.

2 - Acesse o diretório FortniteGame>Saved>Config>WindowsClient.

3 - Clique com o botão direito no arquivo “GameUserSettings”, escolha “Propriedades” e certifique-se que a caixa “Somente leitura” não está marcada. Caso esteja, desmarque-a:

Configurações - Fortnite

4 - Execute o arquivo "GameUserSettings". Você verá esta tela:

Arquivo configurações - Fortnite

4 - Em seguida, modifique as seguintes configurações para os valores mostrados abaixo:

  • DisplayGamma: troque de “2.200000” para “1.000000”
  • bShowGrass: troque de “True” para “False”
  • sg.FoliageQuality: troque o valor que estiver para “0”

Ao salvar essas alterações e executar o jogo, você notará uma melhora sutil (mas notável) na taxa de FPS e sentirá seu jogo mais leve.

Reduza a qualidade dos gráficos, mas não das texturas (PC e PS4)

Agora uma dica óbvia, mas talvez nem tanto: reduza a qualidade dos gráficos nas configurações de vídeo. Assim como em qualquer jogo, quanto mais baixa for a qualidade, melhor será o desempenho do game. Nesse sentido, gradue cada opção (Sombras, Efeitos, Pós-processamento, etc) de acordo com o seu gosto, ou apenas coloque tudo no mínimo.

Mas atenção! Experimente colocar o nível das texturas em Épico. Isso mesmo. Diversos jogadores ao redor do mundo estão observando uma melhoria na taxa de FPS do jogo quando todas as opções estão baixas e as Texturas estão no máximo. Faça uma tentativa!

Desabilite a opção de gravar replays (PC e PS4)

Configurações - Fortnite

Acesse a sessão de replays nas configurações do jogo e, em “Gravar Replays”, escolha “Desligado”. Isso aumentará automaticamente o desempenho do seu jogo. Infelizmente, você não poderá salvar as suas jogadas épicas, mas vale a pena.

Habilite o Modo de Aprimoramento se você tem um PS4 Pro (PS4)

Modo Aprimoramento - PS4 Pro

O PS4 Pro conta com uma opção extremamente útil para os jogadores mais competitivos: o Modo de Aprimoramento (Boost Mode). Para habilitá-lo, basta acessar “Configurações>Sistema>Modo de aprimoramento e marcar a caixa correspondente.

O Boost Mode oferece maior taxa de frames por segundo, mais estabilidade de FPS e ainda reduz o tempo de carregamento nos jogos.

Rode Fortnite a partir de um HD externo (PS4)

Se possível, tente instalar o seu Fortnite de PS4 em um HD externo de grande capacidade em vez de instalá-lo no console. Dessa forma o jogo será carregado de forma mais otimizada, conferindo uma pequena melhoria na taxa de FPS, além de garantir menos flutuações no desempenho.

Veja também como otimizar o Fortnite para rodar liso em PC fraco!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.