Saiba como rodar Fortnite em PC fraco (2020)!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Com tantas atualizações, é certo que Fortnite já está mais pesado do que era no passado. Por isso, juntamos abaixo um guia completo e atualizado para você que tem PC fraco e está com dificuldades para rodar o jogo. Algumas das dicas são voltadas especificamente para o desempenho do jogo enquanto outras otimizam o desempenho do seu Windows como um todo. Confira!

Reduza as configurações padrão do Fortnite

Sabe quando você reduz a qualidade dos gráficos dentro do jogo para que ele rode melhor? Existe uma forma mais otimizada e eficaz de fazer isso, que é alterando as configurações de iniciação do seu Fortnite. Para isso, execute os seguintes passos:

1 - Baixe este arquivo com configurações otimizadas para rodar Fortnite em PC Fraco. Ele é idêntico a um arquivo que você já tem no seu Fortnite, mas editado com todas as melhores definições. O arquivo estará compactado então você precisará do programa WinRAR para abri-lo. Ao fazê-lo, navegue pelas pastas até chegar ao diretório FortniteFPSBoost>FortniteFPSBoost>Config Fortnite>Muito baixo e localize o arquivo GamerUserSettings.ini:

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

Mantenha a janela aberta pois você precisará extrair esse arquivo na pasta que falamos logo abaixo.

Atenção: ao acessar as pastas "Alto" e "Médio" você encontrará um arquivo idêntico ao mencionado acima, com a diferença de estarem configurados para resoluções maiores. Comece testando o arquivo da pasta "Muito baixo" e, caso não goste da qualidade dos gráficos, repita o processo usando os outros arquivos.

2 - Na ferramenta "Executar" (Windows +R) do Menu Iniciar, digite appdata e pressione OK:

Como rodar Fortnite em PC Fraco 2020

3 - Em seguida, navegue até o diretório Local>FortniteGame>Saved>Config>WindowsClient até ver o arquivo GameUserSettings.ini. É ele que será substituído pelo novo arquivo baixado. Para isso, basta arrastar o arquivo localizado no passo acima:

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

4 - Pronto, após substituir os arquivos seu Fortnite estará com todas as definições reduzidas automaticamente, então não será necessário mudar mais nada dentro do jogo. Você também pode executar o arquivo em um editor de texto para ver os valores exatos das definições:

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

Caso você queira editar algo manualmente, os parâmetros mais importantes são:

  • ResolutionSizeX e ResolutionSizeY: definem a resolução do seu jogo.
  • sg.ResolutionQuality: define a qualidade geral dos gráficos do Fortnite. Quanto menor o valor inserido, melhor o desempenho do jogo.

Aumente o desempenho do sistema

Na barra de procura do Menu Iniciar, digite "Exibir configurações avançadas do sistema" e selecione o menu de mesmo nome. Na próxima janela, na Aba "Avançado", clique em "Configurações" na sessão "Desempenho":

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

Na próxima janela, marque a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho" e depois selecione "Ok".

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

Otimize a inicialização do sistema

Partindo agora para dicas aplicáveis no seu Windows, digite msconfig na barra de procura do Menu Iniciar e aperte Enter. Na nova janela, selecione a aba "Inicialização" e, em seguida, Opções avançadas":

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

No campo "Número de processadores", selecione o número máximo que aparecer e então clique em "Ok":

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

De volta à janela anterior, acesse a aba "Serviços" e marque a caixa "Ocultar todos os serviços Microsoft". Isso evitará que você desabilite qualquer programa importante. Em seguida, desmarque todos os programas que você não utiliza. Após, selecione "Ok":

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

Aumente o desempenho do plano de energia

Novamente na barra de procura do Menu Iniciar, digite "Escolher um plano de energia" e, na próxima janela, selecione "Desempenho Máximo":

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

Existe a chance desta opção não estar disponível para você. Nesse caso, digite "cmd" na barra de procura do Menu Iniciar, clique com o botão direito em cima de "Prompt de Comando" e selecione "Executar como administrador":

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

Com o Prompt de Comando aberto, copie e cole o seguinte código:

powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

Você saberá que fez tudo certo se a seguinte mensagem aparecer: "GUID do Esquema de Energia: ee64ee27-468a-4a62-ba0d-74606d1b6a6c (Desempenho Máximo)". Nesse caso, reinicie o computador e retorne ao menu de plano de energia mencionado acima. A opção de Máximo Desempenho estará desbloqueada.

Desabilite o Modo de Jogo e a Barra de Jogo

Na barra de procura do Menu Iniciar, digite "Modo de Jogo" e selecione "Configurações do Modo de Jogo". Na tela seguinte, desative o Modo de Jogo:

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

Na mesma tela, no menu lateral, selecione "Barra de Jogo" e, na próxima tela, desabilite-a também:

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

O Modo de Jogo é uma ferramenta do Windows 10 criada para otimizar o desempenho de jogos. No entanto, já está provado que ela acaba exigindo mais do seu PC e não traz nenhum benefício. Já a Barra de jogo só serve para auxiliar você a gravar a sua tela enquanto joga. Se você não vai usá-la, não tem porque ela estar ativa.

Aumente a prioridade da CPU para o Fortnite

Quando estiver com o Fortnite aberto, minimize o jogo, abra o Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Alt + Del) e acesse a aba "Detalhes":

Como rodar Fortnite em PC fraco 2020

Na lista de processos em andamento, procure por "FortniteClient.exe", clique com o botão direito, selecione o menu "Definir prioridade" e, em seguida, aumente para "Alta" ou "Acima do normal". Note que esse processo não é salvo pelo PC, então você deverá fazer isso todas as vezes que o jogo for aberto.

Requisitos mínimos para rodar Fortnite

Para finalizar, informamos abaixo os requisitos mínimos de Fortnite para você comparar com o seu computador:

  • Placa de Vídeo: Intel HD 4000
  • Processador : Core i3 2.4 Ghz
  • Memória Ram: 4 GB
  • Sistema Operativo: Windows 7/8/10 64-bit

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.