Apex Legends vs Fortnite: veja qual o Battle Royale ideal para você!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Apex Legends e Fortnite talvez sejam os maiores fenômenos do gênero battle royale. No entanto, os dois jogos não possuem muita coisa em comum.

Para você que quer decidir em qual jogo focar, comparamos as características dos dois títulos para ajudar você nessa escolha. Confira abaixo as principais diferenças entre Apex Legends e Fortnite!

Plataformas e requisitos

Tanto Apex Legends quanto Fortnite são disponíveis para Windows, Playstation 4 e Xbox One. A diferença é que Fortnite também é disponível para Mac, Nintendo Switch e celulares Android e iOS. No entanto, a Respawn Entertainment, desenvolvedora de Apex Legends, já informou que o jogo estará disponível para outras plataformas no futuro.

Com relação aos requisitos mínimos para rodar em PC, ambos os jogos requerem um processador i3 e uma boa placa de vídeo. A diferença está na memória RAM requerida: enquanto Fortnite exige no mínimo 4 GB, Apex Legends requer 6 GB.

Veja mais sobre requisitos mínimos de Apex Legends e os requisitos mínimos de Fortnite e como otimizar os jogos!

Perspectiva

Perspectiva - Apex Legends vs Fortnite

A primeira grande diferença ingame entre Apex Legends e Fortnite é a perspectiva. Enquanto Apex Legends só é jogável em 1ª pessoa (você só vê o que seu personagem vê), Fortnite só é jogável em 3ª pessoa (você vê o personagem pelas costas e arredores).

A perspectiva é um fator especialmente relevante em battle royales. Em Apex Legends, por exemplo, você raramente verá o oponente sem que você possa ser visto também. Em Fortnite e outros battle royales em 3 ª pessoa, você pode se esconder atrás de qualquer coisa e mover a câmera para ver o que tem ao seu redor (inclusive atrás), sem ser detectado.

Modos e número de jogadores

Squads - Apex Legends vs Fornite

Em Fortnite as partidas envolvem 100 jogadores e duram, em média, 20 minutos. Em Apex Legends as partidas ocorrem entre 60 jogadores e têm duração média de 25 minutos.

Com relação aos modos, Fortnite pode ser jogado em Solo, Duo ou Squads de 3 ou 4 jogadores, enquanto Apex Legends só pode ser jogado em squads de 3 jogadores. Além disso, Fornite conta com vários eventos temporários como squads de 20 jogadores, partidas 50x50, etc. No entanto, a Respawn Entertainment já informou a possibilidade de Apex Legends ganhar novos modos em futuras atualizações.

Personagens e personalização

Personagens - Apex Legends vs Fortnite

Apex Legends conta com 8 personagens jogáveis, cada um com habilidades e características específicas. Fortnite não possui personagens com diferentes habilidades.

Ambos os jogos possuem diversos itens puramente cosméticos (skins) para personalizar personagens e equipamentos.

Super guia de todos personagens de Apex Legends!

Combates

Combates - Apex Legends vs Fortnite

Os combates em Apex Legends são essencialmente baseados em mira e nas skills dos personagens. Assim, além de saber controlar o recoil (recuo) das armas, é essencial conhecer os personagens e utilizar bem suas habilidades, tanto para ataque quanto para defesa.

Em Fortnite os personagens não possuem habilidades específicas. Os combates giram em torno de mira, movimentação e construção de estruturas. Assim, atirar bem não é suficiente para vencer, você precisa aprender a construir rapidamente estruturas para ajudar no reposicionamento, tanto para se defender quanto para atacar. Além disso, é importante que você se mantenha em constante movimento, seja correndo ou pulando.

A mecânica de construção diferencia Fortnite dos outros battle royales do mercado, tendo em vista que durante a partida você precisa farmar materiais para construir suas estruturas.

Confira as 5 melhores composições de times de Apex Legends!

Armamento e inventário

Armas - Apex Legends vs Fortnite

Apex Legends e Fortnite contam com diversas armas que vão de pistolas e metralhadoras até rifles de assalto e de precisão.

A grande diferença entre os jogos é que Apex Legends conta com diversos acessórios para o jogador anexar às armas, como miras, coronhas, barris e etc. Além disso, em Fortnite o jogador só pode carregar 5 itens, no máximo. Em Apex Legends você pode encontrar mochilas que aumentam em até 6 espaços o seu inventário.

Dinheiro

Dinheiro - Apex Legends vs Fornite

Tanto Apex Legends quanto Fortnite são grátis para jogar, mas possuem itens puramente cosméticos que são compráveis com dinheiro real. No entanto, esses itens também podem ser adquiridos com dinheiro virtual do jogo, mas de forma mais demorada.

Qual o jogo para você?

Apex Legends e Fortnite são jogos bem diferentes, mas extremamente divertidos. Talvez a principal diferença que divida os jogadores seja a perspectiva. Se você gosta de jogos em 1ª pessoa, jogue Apex Legends. Se você gosta de jogos em 3ª pessoa, jogue Fortnite.

Além disso, Apex Legends parece ter uma curva de aprendizado maior, com algumas técnicas mais avançadas que o tutorial do jogo não ensina, e que requerem prática para serem masterizadas. Então se você gosta de jogos mais profundos, vai preferir Apex Legends.

Outro elemento que pode ser decisivo é o fato de que Apex Legends só é jogável em squads de 3 pessoas, ou seja, você não pode jogar sozinho. Assim, se você não gosta de depender de ninguém, talvez prefira jogar Fortnite.

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.