Master League PES 2020: 8 dicas para ser um treinador de sucesso!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

PES 2020 nos traz mais uma vez o modo Master League. Ele faz sucesso desde a época em que a franquia se chamava Winning Eleve. Nesta edição, esse modo de jogo recebeu algumas mudanças importante, sendo agora uma experiência muito mais completa.

Se esta é a primeira vez que você vai jogar este modo ou simplesmente quer melhorar o básico, compartilhamos 8 dicas para vencer na Master League! Confira!

1. Defina uma meta apropriada

Metas Master League PES 2020
Legenda

A primeira escolha que você fará no modo Master League é definir a meta final para o seu primeiro ano. É muito importante parar para pensar em quais possibilidades você tem para atingir determinados objetivos. Todos queremos alcançar o objetivo mais difícil, pensando que não há nada a perder. Tudo tem consequências!

Atingir o objetivo designado lhe dará um bônus extra no orçamento. Quanto mais difícil for alcançar esse objetivo, maior o bônus. Por exemplo, optar por ganhar uma copa regional não é o mesmo que vencer a liga. Mire alto, mas não exagere! Caso contrário, você receberá uma penalidade de orçamento por não atingir o objetivo.

Nossa recomendação é:

  • Atinja metas difíceis se quiser liderar uma equipe muito boa e consolidada
  • Atinja o objetivo que eles propõem se você for responsável por uma equipe regular ou criada pelo jogo
  • Atinja um objetivo menor se optar por treinar um time fraco ou um criado pelo jogo e com grandes dificuldades
  • Obviamente, os próximos objetivos que você definir dependerão muito de como você se saiu da primeira vez. Se você excedeu todas as expectativas em seu ano de estreia, é sua oportunidade perfeita para ser ambicioso!

2. Conheça seus jogadores

Antes de fazer o primeiro jogo com seu time, reserve um tempo para conhecer seus jogadores. Você não poderá melhorar a estratégia ou as táticas sem entender bem como cada parte da engrenagem funciona. Para fazer isso, recomendamos que você analise a lista completa de jogadores do time.

Um aspecto que você deve observar são as pontuações. Não apenas as gerais, mas também as específicas. Isso lhe dará uma ideia do que cada jogador pode contribuir em campo.

Talvez você tenha três meias com a mesma classificação geral, mas alguns serão mais resistentes, outros terão passes mais precisos, etc. Ao examinar esses detalhes, pense na estratégia que você deseja executar.

Outra questão a considerar é a função de cada jogador. Você pode ver essas informações na mesma lista de jogadores, embora seja interessante acessar Informações da minha equipe > Lista de funções na equipe. Lá você quem faz o que na sua equipe, podendo atribuir as funções para quem você julgar desempenhá-las melhor.

Finalmente, vale a pena dar uma olhada nas posições e habilidades aprendidas do jogador. Isso lhe dará uma ideia melhor de onde, no campo, ele funciona melhor.

3. Defina a estratégia e a tática de sua equipe

O último passo antes de iniciar a temporada é definir a estratégia e as táticas específicas. Se você optou por treinar uma equipe já consolidada, pode não querer alterar nada. Mas pode ser interessante fazer algumas mudanças, seja na formação, na posição dos jogadores ou na atitude da equipe no ataque e na defesa.

Para fazer essas alterações, vá para Gerenciamento de equipe > Estratégia. Nesse menu existem três seções que são úteis: táticas predefinidas, posição de alinhamento/edição e opções de jogador.

Reserve um tempo para cada seção e tente colocar todos os jogadores talentosos que puder. Essa é uma boa oportunidade para encontrar variações dentro dos esquemas de jogo, buscando mais versatilidade e flexibilidade para jogar.

Se você começou com uma equipe totalmente nova, essa etapa é importante. Não hesite em experimentar táticas diferentes e colocar jogadores diferentes na formação inicial. Tente mudar quase tudo, dando oportunidades a jogadores fracos. Os resultados podem ser surpreendentes.

4. Otimize o treinamento dos jogadores

Embora participar de partidas seja fundamental, não é o único fator importante na evolução dos jogadores. Se você deseja que cada membro dê o melhor de si na Master League, tente mudar o foco do treinamento de acordo com a necessidade.

É importante dar esse passo depois de estabelecer a estratégia e a tática da equipe, para saber qual papel cada membro terá. Um jogador que está na linha ofensiva certamente desejará que você desenvolva um treinamento de abordagem ofensiva.

Já se ele for jogar na linha central, vai depender se você deseja usá-lo para criar jogadas, bloquear o caminho dos oponentes ou melhorar o contra-ataque. Isso deve ser pensado em relação a todos os jogadores!

Se você tem uma equipe consolidada, deve deixar o treinamento como está, exceto se tiver alterado um jogador de posição . Se você começou do zero, prepare-se, pois terá quase todos os jogadores em "Balanced".

Embora possa parecer uma boa ideia deixar dessa maneira, não é. Personalize cada treino de acordo com a sua posição e o papel que você deseja que ele tenha. Vai demorar um pouco, mas valerá a pena!

Não se esqueça de dar uma olhada nos exercícios de habilidade. Toda vez que vir que um jogador pode aprender uma nova habilidade, aproveite-a. Dessa forma, seu time terá mais ferramentas em campo. Mais ferramentas significam mais chances de ganhar!

5. Use caçadores de talentos

Caçador de talentos PES 2020
Legenda

À medida que você avança na temporada, é comum perceber que sua equipe pode melhorar ainda mais. Mesmo se você não sentir falta de ninguém nos onze iniciais, poderá precisar de melhores jogadores na reserva. De qualquer forma, é altamente recomendável o uso de caçadores de talentos na Master League do PES 2020.

Não é preciso recrutar imediatamente qualquer jogador que seja descoberto pelo caçador de talentos. Haverá uma lista, que ficará disponível por algumas rodadas. Portanto pense bem e veja se esses atletas realmente serão úteis ao seu plantel. Do contrário, não gaste dinheiro à toa!

6. Negocie jogadores apenas quando necessário

Transferências, empréstimos e renovações de contratos são a parte mais importante no gerenciamento da equipe. Ao longo das semanas, surgirão ofertas de outras equipes para comprar ou pedir emprestado seus jogadores. Além disso, graças aos caçadores de talentos, você também terá a oportunidade de contratar outras pessoas.

Contudo, mesmo que fique tentado, não entre em negociações o tempo todo. Se você está constantemente vendendo e comprando jogadores, não há como estabelecer uma boa base em seu time, seja com os proprietários ou com as reservas. Por esse motivo, considere interromper as negociações na maioria das vezes.

No entanto, se houver um jogador que você não usará a curto ou longo prazo, negocie-o. Mas faça isso para obter o máximo de dinheiro possível na transferência. Nunca aceite as primeiras condições! Se eles não aceitarem, aguarde outra oferta. Obviamente não aceite vender jogadores repetidamente sem comprar. Você deve ter no plantel entre 21 e 28 jogadores.

Outra questão importante é olhar para o próprio time. Veja se tem dinheiro em caixa para manter seus principais jogadores. É normal que você tenha que pagar mais salário depois de um tempo. Se não puder pagar, os jogadores ficarão insatisfeitos e vão querer sair.

7. Descanse seus jogadores

Você leu corretamente: deixe seus jogadores descansarem! Não estamos falando apenas de substitui-los no meio do jogo, embora isso também seja importante.

Mas uma parte ainda mais crucial do gerenciamento dos onze iniciais é verificar se eles estão em forma e bem descansados. Caso contrário, eles terão um desempenho ruim ou até sofrerão lesões.

Por esse motivo, tente alterar seus titulares de vez em quando. Dê a eles tempo para recuperar a força e permitir que outros jogadores tenham a chance de mostrar seu valor. Só então sua equipe crescerá, permanecerá em forma e ficará feliz com você como treinador.

8. Seja sempre flexível e ouça sua equipe

PES 2020 treinadores
Legenda

Na última dica queremos enfatizar alguns detalhes. Por um lado, o restante da equipe de gerenciamento dará conselhos sobre as negociações em andamento, informando se deve interromper ou continuar negociações. E eles geralmente estão certos nesses conselhos, mesmo que não sigam os seus planos.

Por outro lado, os jogadores fazem comentários sobre o seu trabalho e sobre como se sentem. Ouvi-los é fundamental! Alguns vão falar sobre rumores de transferências e comentarão se estão felizes ou não. Preste atenção a isso, pois isso pode lhe dar algumas indicações do que mudar em termos táticos e mesmo em relação aos onze iniciais.

Veja 10 dicas para mandar bem no PES 2020!

Conheça os melhores jogadores do jogo por posição!

Saiba quais são os jogadores brasileiros mais rápidos!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.