10 dicas de Pokémon GO para você ser um Mestre!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Para ser um Mestre em Pokémon GO é preciso ir além do básico! Neste artigo trazemos as dicas perfeitas para isso! São 10 tips para quem está em qualquer nível do jogo, e ao mesmo tempo elas podem lhe ajudar a se tornar um jogador avançado rapidinho!

1. Arremesse a Pokébola em curva

Pokémon GO captura

Um dos segredos mais simples de Pokémon GO para aumentar a quantidade de experiência que você ganha ao tentar capturar uma criatura. Basta que mantenha o dedo pressionado sobre a Pokébola e gire-a no lugar antes de lançá-la em direção ao Pokémon.

Repare que ela fará uma super curva, que em muitos casos impede que a captura seja bem-sucedida. Mesmo exigindo treino, essa técnica vale a pena porque sempre aumenta o quantidade de EXP dada ao jogador caso consiga capturar.

2. Não fique melhorando Pokémon fracos à toa

A gente sabe que todo mundo se apega ao seu primeiro Pokémon, mas Pokémon GO não é uma versão de Game Boy ou de Nintendo Switch. Por isso não vale a pena perder tempo e recursos com seus bichinhos iniciais, visto que no início é normal que apareçam apenas criaturas fracas.

Conforme você evolui seu nível de treinador, vai automaticamente encontrar Pokémon dignos de receberem melhorias. Portanto seja paciente e vá jogando dia após dia.

3. Adote a estratégia correta para ganhar experiência

Ao mesmo tempo em que não deve perder tempo no início com Pokémon fracos, eles são fundamentais para que você aumente seu nível de treinador. Quanto mais você capturar e evoluir suas criaturas, mais experiência receberá.

A melhor estratégia nesse sentido é focar sua captura em 3 Pokémon:

  • Caterpie
  • Weedle
  • Pidgey

Cada um deles precisa de apenas 12 candies para evoluir. Sendo que capturar um lhe dá 3 doces, ou seja: capturando 4 você já pode evoluir 1. Cada captura dá 100 de EXP, enquanto a evolução dá 500. A cada 4 capturados, portanto, temos 900 de EXP recebidos.

Isso pode ser potencializado se você usar um Lucky Egg. Como ele dobra a experiência durante 30 minutos, se você for rápido pode evoluir até 60 Pokémon nesse tempo. O que, em média, dá 60 mil de EXP.

4. Planeje a sua rota quando for jogar

Rota Pokémon GO

Uma dica simples, mas que a maioria não segue. Esse planejamento é fundamental para que você encontre o maior número de Pokéstops e de Lures pelo caminho. Se você tem uma rota típica todos os dias, fica mais fácil, como ir ao trabalho ou às aulas.

Aos finais de semana, tente uma rota diferente. Tenha atenção que a maioria dos Pokémon aparece em locais cheios de pessoas, não tanto em locais afastados, com poucos habitantes.

Outra dica dentro dessa é que você deve capturar TODAS as criatuas que vir em seu caminho. Não importa se for um Zubat ou um Bellsprout. Qualquer captura vale pontos de EXP, e nós sabemos que isso é fundamental em todos os níveis do jogo.

5. Sempre mantenha o jogo aberto

A gente sabe que isso consome bateria e que nem sempre você pode ficar mexendo no aparelho. Contudo deixar o aplicativo aberto vai fazer com que eventualmente uma criatura apareça. E um segredo que ninguém conta: isso acontece com mais frequência em locais que atrapalham o sinal do GPS.

Não se sabe bem por que, mas esse bug pode lhe favorecer nesse sentido. Ao mesmo tempo, vale a pena colocar SEMPRE um ovo dentro de uma incubadora e deixar o jogo aberto enquanto trabalha. Principalmente se você se mexe muito. Isso garante que todos os dias você tenha um novo Pokémon.

Enfim: sempre há a opção de comprar um extensor de bateria ou um Power Bank para você não ter o telefone morto no meio do dia.

6. Prefira Pokébolas a Potions e Revives

Eventualmente sua mochila ficará lotada e você terá que desocupar espaços. Dê preferência sempre a Pokébolas e menos a Potions e a Revives. As bolas são mais importantes do que tudo, pois você passa mais tempo capturando criaturas do que propriamente batalhando.

Além disso, é normal que você coloque fora algumas das suas Pokébolas em tentativas falhadas de captura. Quanto mais ter delas, portanto, melhor.

7. Evolua seus Pokémon antes de melhorá-los

Evoluindo Pokémon GO

Para garantir que seus Pokémon tenham o máximo de força, evolua-os antes de começar a treiná-los. Quando evoluem ganham um novo set de ataques, por norma mais fortes do que os anteriores. Nesse sentido é melhor ter eles no máximo da evolução, para que os novos e mais poderosos ataques possam ser melhorados.

8. Os tipos de ataque dos Pokémon realmente importam nas batalhas

Há quem acredite que os tipos de Pokémon interferem nas batalhas. Quase isso: o que interfere é o tipo do ataque. Mas nada de novo, já que segue a mesma ideia dos jogos clássicos da franquia. Ou seja: se o seu Pikachu por acaso aprender Surf, ele pode ter vantagem contra um Charmeleon ou qualquer outro Pokémon de fogo.

Estima-se que você pode vencer um adversário com CP de 500 acima do seu se os seus ataques forem de um tipo com vantagem sobre o tipo de Pokémon do oponente.

9. Varie o horário de captura dos Pokémon

Há quem diga que é mito, mas diversos usuários já comprovaram que é verdade: cada turno do dia revela Pokémon diferentes por aí. Novamente: é igual a alguns jogos mais clássicos. Ou seja: à noite é provável que encontre criaturas que pela manhã não encontraria, assim como pela tarde há outros Pokémon disponíveis.

Isso também tem a ver com os locais que você percorre. Determinados locais costumam ter os mesmos tipos de Pokémon sempre, portanto pode ser interessante variar minimamente a rota quando o assunto é captura.

10. Não use a realidade aumentada

A realidade aumentada foi o que conquistou milhões de jogadores quando Pokémon GO foi lançado. Ela é legal, traz um ar mais realista ao game, mas vamos combinar: ela só atrapalha tudo!

Quando usamos a AR, os Pokémon ficam mais difíceis de serem capturados. Eles se movem mais, afinal estão mais realistas, e qualquer movimento no cenário real em torno deles pode atrapalhar sua captura.

Prefira desligar essa funcionalidade, de modo a ter certeza de que o Pokémon ficará centralizado na tela.

Conheça tudo sobre os tipos de Pokémon

Para que servem os itens especiais do jogo

Todos os shinies de Pokémon GO e como capturá-los

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.