Guia completo e dicas para mandar bem em Harry Potter: Wizards Unite


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O mundo mágico está em risco de exposição. Para que isso não ocorra, bruxos de todo o mundo foram convocados para evitar que os trouxas descubram a existência de magia. Você é um desses bruxos, e sua missão é explorar o planeta em busca de vestígios mágicos fora de lugar. Essa é a premissa básica de Harry Potter: Wizards Unite, disponível para sistemas Android e iOS.

No início, Wizards Unite pode parecer bastante confuso. São várias informações com as quais você precisa lidar. Para que não se perca e consiga aproveitar bem essa nova experiência de realidade virtual aumentada, nós montamos um guia completo para mandar bem no jogo. Confira!

Crie seu avatar

Wizards Unite criar avatar

O primeiro passo é fazer registro no jogo. Pode fazer isso usando uma conta Google ou seu login no Facebook. O próximo passo é aceitar Termos e Condições, o que consideramos importante que leia. Como o jogo tem a mesma proposta exploratória de Pokémon GO, é importante saber quais seus deveres legais enquanto joga.

Passadas as burocracias, é hora de criar o avatar. O primeiro nome que você preencherá é o seu nome verdadeiro. Esse pode ser mudado quantas vezes quiser posteriormente. Já seu apelido virtual, nome pelo qual será conhecido durante todo o jogo, não poder ser trocado. Além disso, é um nome único. Por isso não espere colocar nomes como Harry Potter, Draco Malfoy ou mesmo Lord Voldemort.

Escolha sua varinha mágica

Muitas das personalizações do avatar são meramente cosméticas. Elas não interferem de forma alguma no gameplay. No fundo é uma forma de trazer os jogadores para o mundo mágico de forma mais imersiva.

Ainda assim, essa parte é uma das mais legais do início do jogo. As combinações de varinhas são quase infinitas! Há mais de vinte madeiras diferentes, entre elas sabugueiro e azevinho, respectivamente materiais das varinhas de Dumbledore e de Harry Potter.

Você pode escolher também entre três tipos de núcleo: fibra de coração de dragão, pelo de unicórnio e pena de fênix. Por fim, flexibilidade e comprimento da varinha também podem ser modificados.

Cada parte da montagem tem uma explicação, orientando o jogador a formar uma varinha equilibrada. Salientamos mais uma vez, contudo, que tudo isso é apenas cosmético.

Defina sua casa de Hogwarts

Escolher sua casa de Hogwarts é também uma ação visual e muito mais voltada a quem realmente é fã dos livros e dos filmes de Harry Potter. Diferentemente de Pokémon GO, o foco em Wizards Unite está na cooperação, não na competição. Por isso não espere duelar contra "inimigos" de outras casas.

Ainda assim, é bacana deixar evidenciada a qual casa você pertence. Todas têm uma pequena descrição, que pode ser útil para quem não conhece. Caso queira, pode visitar o site Pottermore para fazer um teste e descobrir se você é Corvinal, Grifinória, Lufa-Lufa ou Sonserina. Além disso, assim como com a varinha, é possível mudar de casa sempre que desejar.

Defina sua profissão

Você só poderá escolher sua profissão em Wizards Unite quando chegar ao nível 6. Ainda assim é importante ir pensando no assunto desde o primeiro passo que der no jogo. Até o momento são três carreiras que você pode seguir: Auror, Magizoologista e Professor. Cada uma afeta de forma diferente a sua experiência, portanto a escolha precisa ser feita com cuidado.

Além disso, as carreiras serão extremamente úteis quando você for às Fortalezas. As Fortalezas são locais em que você deve passar por inúmeros desafios, que consistem em duelos contra inimigos poderosos. Cada profissão tem suas vantagens e desvantagens para os desafios. Veja abaixo!

Auror

Certamente muitos escolherão se tornar um Auror. Os Aurores são caçadores de bruxos das trevas. São especialistas em conjurar feitiços debilitantes, que buscam impedir os ataques dos inimigos e derrotá-los rapidamente. Podemos dizer que eles são responsáveis por formar as linhas de frente.

Por norma, se você for um Auror, terá mais facilidade em derrotar ou recuperar vestígios de magia das trevas. Os Aurores sofrem mais danos de Criaturas, no entanto. Em Wizards Unite, essa classe é representada por Harry Potter.

Magizoologista

Os Magizoologistas são representados por Hagrid. É a classe "tanque", mais pacífica, voltada para a recuperação de vestígios mágicos relacionados a criaturas mágicas. Sofrem, contudo, dano extra de Curiosidades. Quando estão em combate, serão responsáveis por ajudar na recuperação de pontos de vida dos seus aliados.

Professor

A respeitada Professora Minerva McGonagall é a responsável pela classe. Os Professores são os mais equilibrados, pois tanto auxiliam os companheiros em batalha quanto atacam os inimigos. Aliás, das três profissões, essa é a que mais danos causa no geral. Apesar disso, sofre dano extra de forças das trevas.

Crie poções mágicas sempre que puder

As poções são parte fundamental de Wizards Unite. Conforme você anda por aí com o celular na mão, encontrará ingredientes aleatórios pelo mapa. São, até o momento, cinquenta e sete. Jogue-os no caldeirão para criar uma poção, de acordo com as receitas.

Existem quinze poções diferentes em Wizards Unite, embora nem todas estejam disponíveis ainda. Algumas são desbloqueadas conforme você sobe de nível. Quanto mais complexa é a poção, mais horas ela demorará para ficar pronta. Todas podem ter uma redução de 15% no tempo de preparo se você acertar as Anotações do Mestre, que são movimentos feitos no caldeirão.

Veja abaixo quais são as poções presentes no jogo, efeitos, quais ingredientes necessários para fazê-las e as respectivas Anotações do Mestre:

Poções

Efeito

Ingredientes Anotações do Mestre
Poção Exstimulo Aumenta a capacidade de lançar feitiços nos rastros e em Desafios Bruxos. Dura três feitiços

Levísia: 1x

Anotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Sentido Horário Wizards Unite

Sangue de Rês-ma: 1x
Campânula-branca: 1x
Pelo de graniano: 1x
Poção de Cura Recupera 35% do vigor máximo se sofrer danos em rastros Anomalus e em Desafios Bruxos

Losna: 1x

Anotações do Mestre Wizards Unite zoom para dentroAnotações do Mestre Sentido Horário Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite toque na telaAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para fora
Pus de bubotúberas: 3x
Ditamno: 2x
Fígado de dragão: 1x
Elixir do Barrufo para o cérebro Concede XP mágico em dobro por rastros, Desafios Bruxos e chaves de portal. Duração: 30 minutos

Cogumelo saltitante: 2x

Anotações do Mestre Sentido Horário Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para foraAnotações do Mestre Wizards Unite seta horizontalAnotações do Mestre Wizards Unite seta horizontalAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para dentroAnotações do Mestre Wizards Unite tremer o celular
Cérebro de sapo: 1x
Ovos de farosutil: 1x
Pó de garra de dragão: 1x
Poção Exstimulo Forte Aumenta a capacidade de lançar feitiços nos rastros e em Desafios Bruxos. Dura quatro feitiços

Levísia: 3x

Anotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite sentido anti-horárioAnotações do Mestre Sentido Horário Wizards Unite
Sangue de Rês-ma: 4x
Campânula-branca: 1x
Pelo de graniano: 1x
Poção Revigorante Concede 1 foco para usar Feitiços Estratégicos nos Desafios Bruxos

Melágua: 1x

Anotações do Mestre Wizards Unite seta horizontalAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para dentro
Infusão de verbena: 1x
Cocleária: 1x
Ligústica: 2x
Poção Exstimulo Potente Aumenta a capacidade de lançar feitiços nos rastros e em Desafios Bruxos. Dura cinco feitiços

Levísia: 4x

Anotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite seta horizontalAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite sentido anti-horárioAnotações do Mestre Sentido Horário Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite sentido anti-horário
Sangue de Rês-ma: 6x
Campânula-branca: 2x
Pelo de unicórnio: 1x
Poção da Preguiça Reduz a probabilidade de fuga do Obstructus com o Magi e aumenta suas chances de completar um rastro. Dura 3 feitiços.

Raiz de valeriana: 2x

Anotações do Mestre Wizards Unite tremer o celularAnotações do Mestre Sentido Horário Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite sentido anti-horárioAnotações do Mestre Wizards Unite sentido anti-horárioAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para fora

Vagem soporífera: 1x

Caramelo: 1x
Concha de caranguejo-eremita: 1x
Poção Revigorante Forte Concede 3 focos para usar Feitiços Estratégicos nos Desafios Bruxos

Melágua: 1x

Anotações do Mestre Wizards Unite seta horizontalAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para dentroAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para dentro
Infusão de verbena: 1x
Cocleária: 1x
Botão-de-prata: 2x
Poção da Sagacidade Aumenta em 50% a eficácia do seu feitiço contra Inimigos de Elite nos Desafios Bruxos. Duração: 3 feitiços

Raiz de gengibre: 4x

Anotações do Mestre Wizards Unite zoom para dentroAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite toque na tela
Baço de salamandra: 3x
Escaravelhos moídos: 1x
Bile de tatu: 1x
Beveragem da Percepção Ainda indisponível no jogo Asas de fada: 3x Anotações do Mestre Wizards Unite tremer o celularAnotações do Mestre Sentido Horário Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite sentido anti-horárioAnotações do Mestre Wizards Unite sentido anti-horárioAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para fora
Felix Felicis Ainda indisponível no jogo Asas de fada: 3x Anotações do Mestre Sentido Horário Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para foraAnotações do Mestre Wizards Unite seta horizontalAnotações do Mestre Wizards Unite seta horizontalAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para dentroAnotações do Mestre Wizards Unite tremer o celular
Poção Cintilante Ainda indisponível no jogo Asas de fada: 3x Anotações do Mestre Sentido Horário Wizards UniteAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para foraAnotações do Mestre Wizards Unite seta horizontalAnotações do Mestre Wizards Unite seta horizontalAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para dentroAnotações do Mestre Wizards Unite tremer o celular
Poção da Memória Ainda indisponível no jogo Asas de fada: 3x Anotações do Mestre Wizards Unite toque na telaAnotações do Mestre Wizards Unite zoom para dentroAnotações do Mestre Wizards Unite seta horizontalAnotações do Mestre Sentido Horário Wizards Unite
Poção do Olho Aberto Ainda indisponível no jogo Desconhecido Anotações do Mestre Wizards Unite sentido anti-horárioAnotações do Mestre Wizards Unite tremer o celularAnotações do Mestre Sentido Horário Wizards UniteAnotações do Mestre Sentido Horário Wizards Unite
Poção Generosa Ainda indisponível no jogo

Asas de fada: 3x

Anotações do Mestre Wizards Unite toque na telaAnotações do Mestre Wizards Unite toque na telaAnotações do Mestre Sentido Horário Wizards UniteAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards UniteAnotações do Mestre Runa Vertical Wizards Unite

Domine os feitiços

Feitiços Wizards Unite

Outra parte muito importante e divertida do gameplay de Wizards Unite é fazer os feitiços. Saiba que será preciso bastante treino para dominá-los, porém sem isso não há como você evoluir no jogo. Isso porque não basta apertar um botão para os feitiços serem lançados da varinha. Você precisa conjurá-los fazendo movimentos na tela.

Até o momento há apenas catorze feitiços disponíveis no jogo. Entender o que cada um faz é necessário, porém ser capaz de "desenhar" a forma do feitiço para executá-lo é ainda mais importante. Quanto mais perfeita é a execução, mais eficaz é contra os adversários. Veja abaixo a lista dos feitiços e seus desenhos.

Feitiço Efeito Modo de fazer
Accio Traz um objeto até você Accio Wizards Unite
Aguamenti Apaga fogo Aguamenti Wizards Unite
Alohomora Abre fechaduras Alohomora Wizards Unite
Aresto Momentum Diminui a velocidade de um objeto Aresto Momentum Wizards Unite
Bombarda Explode objetos Bombarda Wizards Unite
Combat Bolt Feitiço ofensivo genérico Combat Bolt Wizards Unite
Diffindo Corta um alvo ao meio Diffindo Wizards Unite
Ebublio Prende um alvo em uma bolha Ebublio Wizards Unite
Expecto Patronum Conjura um Patrono contra Dementadores Expecto Patronum Wizards Unite
Finite Finaliza feitiços Finite Wizards Unite
Flipendo Feitiço de ataque Flipendo Wizards Unite
Incendio Inicia chamas Incendio Wizards Unite
Meteolojinx Recanto Finaliza feitiços que modificam o clima Meteolojinx Recanto Wizards Unite
Riddikkulus Feitiço para enfrentar Bicho-Papão Riddikkulus Wizards Unite

Explore o mundo e procure por traços de magia

Agora que você já sabe tudo sobre poções e feitiços, está mais do que preparado para caçar rastros de magia espalhados por aí. A premissa é a mesma de Pokémon GO: basta caminhar pela cidade, interagindo com os ícones e objetos que aparecem no mapa.

Importante que você saiba que há 10 tipos de ícones de rastros de magia. Eles são baseados em categorias. Conforme você é bem-sucedido na interação com um rastro, você ganha pontos naquela categoria. Conforme evolui em cada tipo de vestígio de magia, mais pontos de habilidade e mais experiência ganhará.

Essas categorias são:

  • Trato das criaturas mágicas
  • Artes das trevas
  • Hogwarts
  • Lendas de Hogwarts
  • Ministério da Magia
  • Magizoologia
  • Jogos e Esportes Mágicos
  • Artefatos Misteriosos
  • Maravilhas do Mundo Bruxo
  • Anomalus

Ainda existem alguns eventos sazonais, que permitem a você tentar encontrar um ou mais Magi raros e de grande dificuldade de coleta.

Complete os Desafios Bruxos nas Fortalezas

As Fortalezas são prédios específicos e enormes espalhados pelo mapa. Nelas você encontrará seus inimigos mais poderosos. Você pode, por exemplo, ter de derrotar Ararogue, Fenrir Greyback ou mesmo Draco Malfoy. Todo inimigo derrotado deixa para trás um objeto que você deve recolher.

Se você quiser, pode enfrentar os desafios sozinho. Essa parte de Wizards Unite é muito mais divertida, no entanto, se fizer raids com seus amigos. Em grupo fica muito mais fácil, já que são mais bruxos contra os inimigos. É nessa hora que as vantagens de cada Profissão ficam mais evidentes.

Além dos Desafios, há Mistérios específicos envolvendo objetos e personagens que você precisa resolver. É a parte mais "narrativa" do jogo, e é bastante interessante, pois você pode ver várias referências às obras de J.K. Rowling.

Visite as Estufas e as Estalagens

Outros dois tipos de prédios importantes em Wizards Unite são as Estufas e as Estalagens. As Estufas são os edifícios azuis. Nelas você pode coletar diariamente ingredientes para suas poções. Outra utilidade delas é permitir que você plante sementes para coletar mais ingredientes depois.

Para fazer isso, basta ter as sementes do item que deseja, água e clicar no botão na Estufa para plantá-las. Cada ingrediente tem um tempo de crescimento e uma quantidade de água específicos. Além disso, saiba que depois que a planta crescer, qualquer jogador perto pode coletá-la além de você.

Já as Estalagens são os prédios com teto verde. Sua função básica é fornecer energia, já que energia é a "moeda" mais importante do jogo.

Administre sua energia com cuidado

Você começa o jogo com um total de 75 pontos de energia. Cada feitiço que você executa gasta um ponto. Ou seja: independente de estar lutando nos Desafios Bruxos ou salvando um Tronquilho de uma Mimbletônia, você irá perder esses pontos. E o pior: eles não recarregam sozinhos, como as energias de Hogwarts Mystery.

É preciso ou pagar no Beco Diagonal, loja interna do jogo, ou ficar transitando entre Estalagens para obter mais energia. Esse sistema é bastante cansativo, por isso você deve administrar esse recurso com atenção. Veja se vale a pena engajar em todas as coletas de rastros mágicos que vê pela frente, já que muitos serão repetidos.

Colete e use as Chaves de Portal

Chaves de portal Wizards Unite

Por fim, umas das funcionalidades mais legais de Wizards Unite. Assim como os ovos em Pokémon GO, na versão Harry Potter da Niantic há as Chaves de Portal. Elas são objetos trangulares que aparecerem eventualmente no mapa. Colete-as e use uma chave para abri-las. Após basta caminhar um número determinado de quilômetros para desbloquear uma surpresa.

O Ministério da Magia lhe dará uma Chave de Ouro, que pode abrir uma Chave de Portal por vez. Com sorte, você pode ganhar Chaves de Prata, que podem ser usadas uma vez apenas. Se você possuir várias, pode abrir mais de uma Chave de Portal ao mesmo tempo.

Viaje para Hogwarts e para outros locais dos livros

Quando a Chave finalmente abrir, você precisará usar a funcionalidade AR do seu smartphone. A Chave de Portal estará no chão, e um espaço azul em torno dela aparecerá. Fique dentro e clique no objeto, que, normalmente, é uma bola, uma bota velha ou algo do gênero.

Você será temporariamente levado a um local icônico das histórias de Harry Potter. Uma vez lá, deve coletar o máximo de itens que conseguir. Isso lhe dará muita experiência, além da chance de visitar lugares queridos pelos fãs da série criada por Rowling.

Se você é fã de Harry Potter, veja 7 dicas de Harry Potter: Hogwarts Mystery!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.