GTA V: 15 easter eggs que você precisa encontrar agora mesmo!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

GTA V é um jogo interminável e cheio de surpresas. E com surpresas queremos dizer também easter eggs. Os famosos ovos de Páscoa são aquelas referências a outros jogos, a filmes ou coisas da cultura pop dentro do gameplay. Se você está atrás de encontrar todos os mais procurados segredos do jogo, nós trazemos a você neste artigo!

1. Palhaços assassinos

Easter egg palhaços assassinos GTA V

Esse é um dos easter eggs mais doidos de GTA V. Ele é atrelado a uma missão, chamada em inglês de Grass Roots. Esse, obviamente, será o ovo de Páscoa mais fácil de encontrar porque uma hora ou outra será obrigado a passar por ele.

De qualquer forma, na missão Grass Roots Trevor encontra Barry em Legion Square. Barry está tentando conscientizar as pessoas sobre a legalização da maconha. Ele oferece ao Trevor um pouco da sua erva, que a personagem acaba aceitando.

Nesse momento ele começa a alucinar, vendo diversos palhaços assassinos em sua frente. Uma 12" aparece em sua mão, e a missão envolve ter de matar todos os palhaços e destruir a van de onde eles não param de sair.

O mais legal desse easter egg é que descobrimos que Trevor tem fobia de palhaços. Essa mesma missão pode ser feita usando Michael, mas no caso dele aparecem aliens, não palhaços.

2. Red Dead Redemption e Nyan Cat

Como Red Dead Redemption é da Rockstar, é normal que nós vejamos alguma referência ao jogo de faroreste. Para encontar esse easter egg, vá a Strawberry, sob a rodovia. Lá encontrará diversas pichações na parede. E é aqui que tem que ter atenção!

Se tiver um bom olho, conseguirá notar que uma delas é a silhueta de John Marston, montado em um cavalo, sob a lua cheia. John é o protagonista do inesquecível Red Dead Redemtpion.

No mesmo local, há um segundo ovo de Páscoa. Dessa vez é do meme conhecido como Nyan Cat, um gato cinza e rosa que tem um rastro de arco-íris atrás de si.

3. Pé Grande

O Pé Grande já "aparece" desde os tempos de GTA San Andreas. No V ele também está presente, mas só pode ser visto durante uma missão específica, chamada de Predador. Tudo a ver, não é?

Nessa missão, assuma o controle de Michael e tenha em mãos o rifle de longo alcance. Quando você mirar lá para baixo, verá que alguns pontos vermelhos aparecem na mira. São em sua maioria vacas. Mas no canto inferior direito tem "homem grande" parado.

Assim que você focar nele e tirar a mira de calor, ele já não estará lá! Veja no vídeo abaixo:

4. Zumbi do bem

Em West Vinewood você encontrará a Calçada da Fama de GTA V. Nela há uma pessoa "fantasiada" de zumbi. Na verdade é mesmo um morto-vivo, mas que não tem qualquer atitude perigosa. Ele fica falando besteiras sobre cérebro, principalmente sobre os cérebros que ele tem vontade de comer. Bizarro...

5. O fantasma de Jolene Cranley Evans

Esse é um easter egg bem conhecido dos jogadores mais antigos de GTA V. Em 1978 ela andava com o marido Jock por Monte Gordo, quando ele a empurrou de lá. Ela obviamente morreu, mas o maridão foi libertado por falta de provas.

O fantasma de Jolene aparece entre as 23h e a meia-noite. É preciso usar um rifle de precisão para enxergá-la. Ela foi programada para desaparecer, mas em versões otimizadas do jogo dá para se aproximar sem que isso aconteça.

O easter egg aqui é que na rocha, após ela sumir, há uma mensagem escrita em sangue, em que se lê "Jock". Nas versões para a 8ª geração de consoles, dá para ouvir barulhos e gritos arrepiantes vindos do Monte Gordo.

Acredita-se que esse caso seja uma referência a um caso real, ocorrido na Pensilvânia, em um local chamado... Mount Gordon.

6. Mansão da Playboy

A Mansão da Playboy é parada obrigatória para todos os jogadores. Ela é mesmo bastante parecida com a sua versão real, tendo piscina, bar e uma série de garotas de topless e velhos ricos. A festa ocorre mesmo à noite, e se você ficar até o amanhecer as pessoas começam a desaparecer do nada.

7. Alienígenas

GTA V alien congelado easter egg

Assim como o Pé Grande, os aliens são uma referência constante em GTA. No V você pode encontrar mais de um ovo de Páscoa relacionado aos E.T.s.

No fundo do oceano: em Paleto Bay há uma nave alienígena submersa e coberta com plantas. Infelizmente não podemos entrar nela, mas é muito legal ficar imaginando como ela foi parar ali. Lembre-se, contudo, que só dá para chegar lá usando um submarino.

No céu: depois que concluir 100% da sua campanha, em Mount Chiliad há uma nave voando e parada no mesmo lugar. Para conseguir vê-la em todos os detalhes, precisará de um rifle de precisão.

Sandy Shores: em Sandy Shores há um local de culto aos aliens. Ele tem desenhos, pinturas e formas geométricas doidas por toda a parte no chão. Acredita-se que tenha sido criado por hippies dos anos 60.

Primeira missão do jogo: logo no início do game você terá o easter egg mais legal de todos os referentes aos aliens. Quando Michael chega ao rio congelado, sob a ponte, poderá ver um Xenomorfo, da franquia cinematográfica Alien, também congelado.

8. De volta para o futuro

A gente já entendeu que o pessoal da Rockstar é doido por cinema. E seria mesmo estranho não colocarem referências aos filmes da franquia De volta para o futuro. Infelizmente não temos o hoverboard de Marty ou o DeLorean, mas sim algumas menções quase imperceptíveis.

Gigawatts: os gigawatts são um tipo de voltagem que o Doc descobre nos filmes, sendo a única maneira de permitir a viagem no tempo. Em GTA V é bem fácil de encontrá-los, bastando olhar para caixas de luz espalhadas pelas estradas.

Colete de Marty McFly: controlando Michael, vá a uma loja da Suburban e compre um colete laranja idêntico ao usado por McFly nos filmes.

Hill Valley: esse é o nome da cidade fictícia dos filmes. Uma placa com o nome pode ser encontrado em Pacific Buffs, perto do cemitério.

88 mph: 88 mph é a velocidade exata que o DeLorean precisa atingir para viajar no tempo. Na casa de Lester Crest há uma nota, que pode ser vista apenas nos consoles da 8ª geração. Nela temos escrito 88 mph e um desenho do DeLorean. Essa é uma referência perfeita a uma cena da franquia.

9. Charles Manson

GTA V easter egg manson

O serial killler Charles Manson é levemente referenciado em GTA V. Para encontrar esse easter egg, vá a Vinewood Hills. Em uma parede encontrará uma pixação do número 1807, com uma flecha embaixo. O 18 é o número de mulheres com as quais Manson dividiu uma casa. Elas eram suas seguidoras e representavam a Manson Family.

Já o 07 é o número de assassinatos cometidos por Manson. Na comunidade de gamers há quem acredite que em Vinewood Hills há um pedestre com a cara do serial killer, mas isso nunca foi confirmado.

10. Árvore de ouro

Em Mount Gordo, perto de Braddock Pass, há uma árvore dourada ou de ouro, que brilha muito. Ela pode ser vista somente à noite. Não há qualquer menção a ela ao longo do game, o que tem levado diversos jogadores a pensarem que ela possa ser um glitch.

11. O Assassino do Infinito

Esse é um dos casos mais bizarros e interessantes de GTA V. Merle Abrahams, serial killer muito mencionado em várias partes do jogo, matou 8 pessoas e jogou seus corpos no fundo do mar. Eles podem ser encontrados nas ilhas perto de Mount Chiliad.

Além disso, há diversas outras referências ao Assassino do Infinito ao longo do jogo. Poderá encontrar pegadas de sangue em Sandy Shores e inscrições em uma pedra no mesmo local. Até mesmo uma reportagem de jornal mencionando o caso poderá achar em Sandy Shores.

Já na Penitenciária de Bolingbroke verá uma mensagem deixada por Abrahams, em que ele "revela" o local em que deixou suas vítimas.

12. Thelma & Louise

Thelma e Louise easter egg gta v

Outro easter egg dos cinemas, referente ao filme chamado Thelma & Louise. No final do filme, com o perdão dos spoilers, ambas saltam de um penhasco em um carro, cometendo suicídio. No jogo isso pode ser visto perto de Raton Canyon, em Mount Chiliad. É melhor visto de um helicóptero, mas isso só ocorre entre às 7 e as 8 da noite.

13. Série Lost

Com um submarino, vá ao leste da costa de San Andreas. Você encontrará The Hatch, a célebre escotilha presente na série Lost. Seu propósito no jogo é um mistério completo. Se aproximar dela é impossível, pois você morrerá. Mesmo o código de invencibilidade é automaticamente desabilitado perto dela. Por que será?

14. Boneco de neve

Em La Mesa, ao leste de Los Santos, há um frigorífico. Ao entrar nesse local, haverá duas portas em ambos os lados do jogador. Uma delas estará um pouco aberta. Usando uma mira potente, conseguirá ver um boneco de neve sorridente e bastante macabro olhando de volta para você.

15. Onde os fracos não têm vez

Terminamos nossa lista com mais uma boa referência ao cinema. Agora é ao filme Onde os fracos não tem vez. Em Chiliad Mountain State Wilderness o jogador dará de cara com uma negociação de tráfico de drogas que deu errado. O único sobrevivente tem uma maleta com 25 mil.

Se o jogador pegá-la, será perseguido por traficantes. Terá de matá-los para ficar com o dinheiro. Mas claro que você sempre pode deixar a maleta lá e seguir sua vida.

Veja também 16 lugares secretos de GTA V!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.