Guia de como usar encantamentos em Minecraft


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Os encantamentos em Minecraft são mecânicas que aumentam os atributos de armas e ferramentas, ou mesmo conferem novos efeitos a eles. Nesse guia nós falaremos tudo o que você precisa saber sobre como encantar itens e também como obter itens encantados do cenário.

Confira nosso guia completo de encantamentos em Minecraft!

Como encantar equipamentos

Existem três formas de encantar equipamentos em Minecraft:

Mesas de encantamento

É preciso gastar XP e lápis-lazuli para obter encantamentos dessa forma. XP é obtida matando animais ou mobs, ou assando itens na fornalha. O lápis-lazuli é obtido através de mineração. Somente itens que ainda não foram encantados podem ser usados na mesa de encantamentos.

Para craftar uma mesa de encantamento você precisa de 4 obsidianas, 2 diamantes e 1 livro. Quando tiver todos os itens, organize-os da seguinte forma para obter a mesa:

Mesa de encantamento

  • As obsidianas são obtidas ao encostar água na lava e só podem ser mineradas com picareta de diamante.
  • Os diamantes só são encontrados bem abaixo da superfície e precisam ser minerados com picareta de ferro ou melhor.
  • Livros são craftados com 3 pedaços de papel e 1 couro.

Como usar a mesa de encantamento

Antes de usar a mesa de encantamento, posicione estantes ao redor dela, com um bloco de distância, conforme a imagem abaixo:

Estantes - Minecraft

As estantes servem para desbloquear mais níveis de encantamentos na mesa. Para construir estantes, basta obter 6 tábuas (qualquer tipo) e 3 livros e combiná-los assim:

Estantes - Minecraft

Para usar a mesa de encantamento basta clicar com o botão direito em cima dela e, então, inserir o item que deseja encantar e uma quantidade variável de lápis-lazuli. Ao fazer isso, três opções aleatórias de encantamentos aparecerão. As formas de modificar esse conjunto aleatório são:

  • mudando o tipo e o material do item;
  • mudando o nível do encantamento (ao trocar a quantidade de estantes);
  • encantando um item (isso gera um novo grupo aleatório).

Nenhuma outra ação mudará a lista de encantamentos disponíveis. Se uma nova mesa for construída com as mesmas condições da primeira, o resultado será o mesmo.

Ao efetuar encantamento em um livro, é gerado um livro encantado, que “guarda” o encantamento em si e pode repassar o efeito para outros através da bigorna. Assim, uma boa forma de rotacionar o conjunto aleatório de encantamentos disponíveis é encantar livros até que apareça o efeito desejado.

Bigorna

É o segundo método que engloba as duas últimas formas de encantar itens. Através da bigorna você pode combinar dois itens para formar um único com ambas as propriedades. Com relação aos livros encantados, basta combinar o livro com o item que deseja encantar para transferir o efeito. Esse processo também gasta XP.

Também é possível combinar dois itens idênticos (duas calças de diamante, por exemplo) que já tenham sido encantados. O resultado será um único item contendo os dois encantamentos. Atenção que esse processo só pode ser feito entre dois itens iguais.

Outras formas de se obter itens encantados

Aldeão bibliotecário: o NPC Aldeão bibliotecário oferece livros encantados em troca de livros mais uma quantidade variável em esmeraldas.

Pescaria: sempre que você pesca existe uma pequena chance de obter um item encantado. Utilizar o encantando “Sorte do Mar” aumenta um pouco essa chance.

Baús: baús podem conter itens encantados.

Derrotar zumbis, esqueletos ou homens-porcos zumbis (zombie pigman) que estiverem usando itens encantados também confere uma chance de dropar itens encantados.

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.