Os 12 melhores shaders de Minecraft para PC e como instalar! (2022)


Equipe Editorial

Shaders em Minecraft são tipos específicos de mods. Eles consistem em pacotes de texturas aplicadas no jogo para aprimorar muito os gráficos e as animações padrões, tornando seu Minecraft muito mais bonito e realista. Abaixo você encontrará uma lista atualizada com os 12 melhores shaders para você usar. Na medida do possível, esclarecemos quais os requisitos que cada um pede.

Nota: todos os shaders requerem OptiFine. No final do artigo falamos sobre essa ferramenta e como instalar os shaders.

1. BSL Shaders

Shaders Minecraft

  • Baixe BSL Shaders aqui!
  • Versão recomendada do Minecraft: 1.7.10 ou superior. Recomenda-se usar a versão mais recente disponível do OptiFine.
  • Requisito: placa gráfica similar ou superior a NVIDIA GeForce GTX 750.

BSL Shaders é um pack com alto nível de customização e otimização. Ele conta com texturas mais suaves e efeitos de "borrão" que dão um ar mais charmoso ao jogo. Ele também acompanha efeitos como sombras em tempo real, luz volumétrica, nuvens customizáveis, reflexos na água, oclusão de ambiente e muito mais.

Esse shader também integra um sistema anti-aliasing e caso você queira brinca com uma estética cômica poderá ativar o cel-shading!

2. SEUS Renewed

SEUS Renewed - Shaders Minecraft

SEUS Renewed trata-se de um meio-termo entre desempenho e qualidade gráfica. De todos os shaders listados, não é o melhor de qualidade gráfica ou mais otimizados, porém, o resultado é formidável! Já que, melhora a qualidade da iluminação e sua interação nas superfícies. De certa forma, o aprimoramento gráfico se aproxima ao KUDA/ ProjetcLUMA, com algumas alterações.

Pensando no futuro, o autor do SEUS Renewed também está trabalhando no SEUS PTGI. Esta versão apresentará opções gráficas como ray tracing sem a necessidade de um RTX, algo interessante!

3. Complementary Shaders

Shaders Minecraft

  • Baixe Complementary Shaders aqui!
  • Versão recomendada do Minecraft: 1.15.2 ou superior. O desenvolvimento do shader começou com as últimas versões do Minecraft em mente.
  • Requisito: funciona em praticamente qualquer placa gráfica; agora para algumas opções você precisará de uma placa gráfica com boa potência.

Complementary Shaders é um pack muito básico que visa obter o máximo de compatibilidade possível. Sua principal função é corrigir pequenas falhas nas texturas de forma que os gráficos pareçam do jeito que deveriam parecer, sem distorções, bugs, borrões, etc. Mesmo assim, a diferença visual é muito notável.

4. Chocapic13's Shaders

Shaders Minecraft

  • Baixe Chocapic13's Shaders aqui!
  • Versão recomendada do Minecraft: 1.12 ou superior para versões de sombreador V7, V8 e V9. V6 funciona com qualquer versão do Minecraft.
  • Requisito: Se você deseja obter mais de 120 FPS com todas as opções habilitadas, recomendamos AMD Radeon RX 570 ou NVIDIA GeForce GTX 1060. Fora isso, é um shader que funciona bem em muitas configurações de PC, mesmo em PCs de baixo custo.

Mais um shader pesado que aprimora bastante a qualidade dos gráficos. Chocapic13 adiciona vários efeitos de sombras, neblina, ondas sutis na água, ventos nas folhas e, em geral, um ar um pouco mais sombrio ao jogo. Sem dúvida um dos pacotes de shaders mais bonitos disponíveis atualmente. Só fique longe se o seu PC é fraco.

5. Beyond Belief Shaders

Shaders Minecraft

  • Baixe Beyond Belief Shaders aqui!
  • Versão recomendada do Minecraft: 1.12 em diante. A princípio funciona em qualquer versão, mas não foram feitos testes, então é possível que haja problemas em versões mais antigas.
  • Requisito: qualquer placa gráfica serve, exceto Intel (como Intel HD Graphics). Não funciona no Mac.

Um shader simples e leve que vai direto ao ponto. Beyond Belief aplica várias texturas na iluminação do jogo, fazendo o dia e a noite parecerem muito mais realistas. Um dos grandes diferenciais aqui é que, quando chove, os blocos se tornam molhados e até refletem luzes de tochas ou de outras fontes. Você também notará melhoria nas nuvens, folhas, água, etc.

6. Sildur's Shaders

Shaders Minecraft

  • Baixe Sildur's Shaders aqui!
  • Versão recomendada do Minecraft: as variantes Vibrant e Enhanced são compatíveis com as versões 1.7.10 até a atual. Já, a variante Fabulous é compatível apenas com 1.16 e superior.
  • Requisito: os requisitos mudam dependendo da versão do shader. Sildur’s Vibrant Lite e Medium são perfeitos para PCs com poucos recursos.

Sildur’s Shaders é composto por três variantes: Vibrant, Enhanced e Fabulous. Aqui no caso, queremos recomendar o Vibrant. Na imagem, você pode ver um bom exemplo das cores aprimoradas por uma saturação mais alta e as texturas aplicadas no Nether. Apesar de ser o elemento mais marcante, as características do shader não param por aí!

Agora, se você estiver curioso, experimente o Enhanced, pois se trata da versão aprimorada dos gráficos padrão do Minecraft. Se você optar pelo Fabulous, um shader semelhante ao Enhanced, certifique-se de ler as instruções, já que é instalado de maneira diferente da maioria dos shaders.

7. Vanilla Plus Shaders

Shaders Minecraft

  • Baixe Vanilla Plus Shaders aqui!
  • Versão recomendada do Minecraft: 1.12 ou superior.
  • Requisito: uma placa gráfica que suporte OpenGL 4.0 ou superior. É um shader ideal para PC com poucos requisitos. Os gráficos Intel HD 5000 ou anteriores não são compatíveis com este shader.

Vanilla Plus é um shader que visa combinar leveza com elegância. As texturas aqui não são tão bem detalhadas quanto outros packs dessa lista, mas são capazez de rodar em PCs muito mais fracos. Como o próprio nome sugere, o objetivo desse shader é manter a identidade visual do jogo original, adicionando apenas alguns detalhes mais bem desenhados como cores customizáveis, neblina, sombras dinâmicas, etc.

8. Oceano Shader

Shaders Minecraft

Como o nome sugere, Oceano Shader é um pack que visa aprimorar muito os efeitos visuais da água. No entanto, com a última atualização, seu principal diferencial se tornou as texturas aplicadas ao Nether, que agora são muito mais vibrantes e transmitem uma sensação constante de calor. O shader também criou sombras novas com o objetivo claro de criar uma atmosfera única.

9. Nostalgia Shader

Nostalgia Shaders

  • Baixe Nostalgia Shader aqui!
  • Versão recomendada do Minecraft: 1.12 ou superior.
  • Requisito: uma placa gráfica NVIDIA ou AMD que suporte pelo menos OpenGL 4.0.

Nostalgia trata-se de um shader que busca imitar o aspecto visual de alguns shader da primeira geração, ou seja, os primeiros que saíram para Minecraft. Mas, não para por aí. Simultaneamente, oferece efeitos gráficos modernos com opções de acabamentos incríveis na seção visual!

Ele funciona muito bem em PCs fracos, mas aqueles com PCs mais poderosos, desfrutarão de sombras dinâmicas, efeitos de iluminação, entre outros detalhes.

10. Kuda-Shaders

Shaders Minecraft

  • Baixe Kuda-Shaders aqui!
  • Versão recomendada do Minecraft: qualquer uma, mas isso depende da versão do OptiFine que você deseja usar.
  • Requisito: não há requisitos oficiais. Mas, foi relatado que uma placa gráfica semelhante à NVIDIA GTX 960 pode ser usada para que o shader funcione com qualidade máxima.

Kuda Shaders é um dos packs mais populares de todos os tempos em Minecraft. Seu principal diferencial é a alta compatibilidade com diversas versões. Ele altera, na medida certa, vários aspectos do jogo de forma muito balanceada. Com ele você notará muita melhoria nas cores e na saturação, como se todo o cenário tivesse passado por uma edição de fotos. Ele também conta com muitas opções de customização para você regular seus gráficos da forma que quiser.

11. ProjectLUMA

ProjectLUMA - Shaders Minecraft

  • Baixe ProjetLUMA aqui!
  • Versão recomendada do Minecraft: para um desempenho ideal, deve ser usada a versão mais recente do OptiFine disponível. Tente ter a versão do Minecraft de acordo com o OptiFine.

O ProjectLUMA é a continuação do KUDA-Shaders. No entanto, comparado com o antecessor, ele apresenta algumas mudanças nas opções gráficas. Contudo, o melhor ponto é que o trabalho está sendo feito para que o shader, venha ser menos exigente num nível geral! Por isso, recomendamos que vocês experimentem tanto esse shader, quanto o KUDA e decida por si mesmo, qual deles você prefere.

12. Continuum + Stratum

Continuum + Stratum - Shaders de Minecraft

Se você está buscando um shader que ofereça a mais alta qualidade visual possível, então terá que usar o Continuum e o Stratum! No caso do Continuum, ele melhora o Minecraft até que se assemelhe a um game atual. Com efeitos dignos de grandes obras visuais. Principalmente se você tiver uma placa de vídeo que suporta ray tracing. Porém, para isso, irá precisar de um bom PC!

Já o Stratum trata-se de um pacote de recursos que deve ser usado em conjunto com o Continuum. Esses recursos realçam a sensação de profundidade nas texturas, além de aumentar a resolução.

Como instalar shaders no Minecraft

O uso de shaders no Minecraft exige dois passos: a instalação do mod Optifine e instalação dos shaders.

Instalando o Optifine

Para colocar os shaders acima (ou qualquer outro) no seu Minecraft, você precisa, antes de tudo, instalar o mod Optifine através deste link. Nessa página, irá encontrar várias versões compatíveis com Minecraft, porém, a versão do OptiFine dependerá da que você usa no Minecraft e/ou do shader que deseja instalar. De qualquer forma, geralmente é recomendável instalar uma das versões mais recentes do OptiFine. Para baixá-la, basta clicar em Download que se encontra do lado da versão que você deseja, como mostra a imagem:

Melhores shaders para Minecraft PC 2022

OBS: Caso você seja direcionado para outra página após clicar em download, procure a palavra SKIP ou espere ela aparecer em algum canto da tela. Depois é só clicar nela que será direcionado para a página de Download do arquivo Optifine.

Por se tratar de um arquivo .jar o seu navegador poderá mostrar avisos de que se trata de um arquivo perigoso. Isso é normal. Prossiga o download normalmente e, após concluí-lo, clique com o botão direito no arquivo e escolha "Abrir com: Java". A próxima tela deverá ser a de instalação:

Melhores shaders para Minecraft PC 2021

Selecione o botão "Install" como mostrado na imagem acima. A instalação é quase instantânea e, após concluída, você já pode executar o seu Minecraft, não importa qual tipo de Launcher você use. Dentro do jogo, você já poderá acessar o menu Opções>Gráficos>Shaders, que será usado em seguida.

Baixando e colocando shaders no Minecraft

Após a instalação do Optifine, é hora de baixar os shaders através dos links acima (ou de qualquer outro que você encontre pela internet). Obviamente, o procedimento para baixar varia de site para site mas, em regra, o botão de download é muito destacado.

Quando você já tiver os packs de shaders baixados, arraste-o ou cole-os para o diretório ".minecraft>shaderpacks". Para encontrá-lo, basta abrir o Menu Executar (Tecla do Windows + R) e digitar $APPDATA% e então clicar em OK. Se você não tiver a pasta "shaderpacks", você pode criá-la sem problema.

Atenção: você deverá arrastar os packs para a pasta acima ainda na sua forma compactada (.zip ou .rar), dessa forma:

Melhores shaders para Minecraft PC 2021

Com os shaders na pasta correta, execute o Minecraft com o Optifine e acesse o menu Opções>Gráficos>Shaders:

Melhores shaders para Minecraft PC 2021

Agora você só precisa selecionar o shader que deseja executar e clicar em "Concluído", como mostrado na imagem acima. Pronto, seus shaders serão aplicados e o seu jogo ficará muito mais bonito.

Confira também:

Equipe Editorial
O Liga dos Games é composto por uma equipe de gamers, assim como você, sempre com vontade de ir mais longe.