Os 30 melhores jogos de terror para PC!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Os jogos de terror são muito populares em todas as plataformas, inclusive nos PCs. Por isso veja os 30 melhores! Seja em uma jogando solo, seja no multiplayer você tem nos games abaixo muitos motivos para se assustar e para querer ir até o fim em todas as histórias muito bem construídas abaixo!

1. Silent Hill 2 (2001)

Silent Hill 2 PC

Obviamente que Silent Hill 2 é o grande nome desta lista. Apesar de o primeiro título da franquia ter sido um grande sucesso, é sua continuação que consolida a série como uma das melhores do gênero de terror. Assumindo o comando de James Sunderland. Ele vai a Silent Hill após receber uma carta da esposa, Mary, já falecida.

Na maior parte do gameplay, tudo que o jogador faz é vagar por Silent Hill. É possível, aliás, evitar uma boa quantidade de inimigos se souber andar pelos lugares certos. Nessas andanças, você deve encontrar chaves que abrirão portas, grades outros acessos a locais antes bloqueados.

2. The Resident Evil 3: Nemesis (2020)

The Resident Evil 3 PC

The Resident Evil 3 está no hall dos melhores jogos de terror da história. Muito disso porque o maior vilão do game é ninguém menos do que Nemesis. O zumbi mais temido de toda a franquia é responsável por causar alguns pequenos ataques cardíacos no jogador durante o gameplay.

Nessa terceira edição, você controla Jill Valentine, enquanto ela tenta escapar Racoon City. Você terá de enfrentar uma série de zumbis, resolver puzzles e vagar pela cidade à procura de uma saída. No meio do caminho, sempre sem avisar, você será surpreendido por Nemesis, que usa um lança-foguetes como arma.

3. The Evil Within 2 (2017)

The Evil Within 2 PC

Quem jogou o primeiro título da franquia sabe bem o que esperar de The Evil Within 2: sustos, ação e aquela pegada exploratória e furtiva que dá ainda mais tensão a um jogo que já é tenso.

Novamente o jogador controla Sebastian Castellanos, agora à procura de sua filha perdida. Para isso, Sebastian vai ao mundo simulado de Union, em que a menina está sendo usada como cobaia para um experimento. Uma vez lá, descobre que Union se tornou um pesadelo, com criaturas demoníacas atacando seus moradores.

4. Amnesia: The Dark Descent (2010)

Amnesia: The Dark Descent PC

Amnesia: The Dark Descent é um jogo mais psicológico e conceitual de terror. Ganhou dois prêmios como game independente, principalmente por sua proposta de jogabilidade. O jogador controla Daniel, que acorda em um castelo sombrio, sem se lembrar por que está lá. A única coisa que ele sabe é que há alguma criatura o seguindo.

Enquanto percorre o castelo tentando descobrir como foi parar ali, o jogador precisa resolver diversos enigmas e puzzles para prosseguir. O jogo é completamente baseado na furtividade, sem qualquer tipo de ação ofensiva. Há, inclusive, uma barra indicando seu nível de stealth.

5. Friday the 13th: The Game (2017)

Friday the 13th PC

Especialmente pensado para os fãs de carteirinha de Jason Voorhees, Friday the 13th: The Game é um jogo muito divertido para quem gosta de um horror multiplayer. São oito jogadores por partida, sendo sete prováveis vítimas e um controlando o temível Jason. A missão aqui é clara de ambas as partes: sobreviver e matar, respectivamente.

Mas claro que o jogo não se resume a isso. Diferentemente de outros jogos de multiplayer assimétrico, Friday the 13th permite que os conselheiros ataquem Jason com ferramentas, armas e armadilhas. Apesar não matar o serial killer, pode atrasá-lo, o que já ajuda.

6. Alien: Isolation (2015)

Alien: Isolation PC

Podemos dizer que Alien: Isolation faz parte da série de filmes que fez sucesso nos cinemas, pelo menos em termos de enredo. O jogador controla Amanda Ripley, filha de Ellen Ripley, personagem de Sigourney Reaver nos filmes. O objetivo é investigar o desaparecimento de Ellen no espaço.

Nessa missão para entender o que se passa dentro da estação espacial Sevastopol, Amanda precisa sobreviver a uma criatura Xenomorfo. Além do alien, há ciborgues descontrolados e humanos que devem ser enfrentados.

7. Left 4 Dead 2 (2009)

Left 4 Dead 2

Ainda que Left 4 Dead 2 seja de umas gerações anteriores de jogos, continua sendo um dos melhores jogos de terror para PC quando o assunto é cooperação. No modo tradicional de jogo ele junta quatro players de um lado, representando os sobreviventes. Do outro lado estão os Infectados, que tentarão evitar que os survivors cheguem ao seu destino.

No modo Versus quem assume os Infectados também são jogadores reais. Há também uma campanha single player, em que os demais sobreviventes são controlados por inteligência artificial. O ponto mais divertido do jogo, no entanto, é justamente a parte cooperativa, que torna a tarefa de sobreviver muito mais dinâmica e emocionante.

8. Outlast (2013)

Outlast PC

Outlast é aquele clássico filme de terror investigativo que se passa em um hospício, mas em versão jogável. Na pele do jornalista Miles Upshur, o jogador investiga hospital psiquiátrico após ter sido acionado por uma fonte. Uma vez lá dentro, ele descobre que há algo sinistro acontecendo no edifício. A missão descobrir o que é exatamente e também tentar sair de lá com vida.

Miles não pode atacar seus inimigos. No máximo o que pode fazer é empurrá-los às vezes. Sua vantagem é poder subir em locais mais altos, que os pacientes do hospício não alcançam. Ele ainda pode rastejar e se esconder em locais fechados. O hospital é completamente escuro, por isso Upshur usa a visão noturna de sua câmera para enxergar o caminho.

9. Resident Evil 7: Biohazard (2017)

Resident Evil 7: Biohazard

Esqueça a Corporação Umbrella: seu inimigo em Resident Evil 7 é um pouco mais sinistro do que isso. Tudo começa com uma carta de sua esposa, Mia, que supostamente está desaparecida há três anos. O pedido de ajuda dela leva o jogador, Ethan Winters, aos terrenos da família Baker, um local inóspito, sombrio e que lhe dará uma grande dor de cabeça até o fim do jogo.

No geral, a jogabilidade de Biohazard é bem semelhante aos títulos anteriores da franquia. Você tem a sua disposição utensílios e armas de fogo para enfrentar os doentios Bakers. Além da família, há uma espécie de bactéria em forma humana que anda pela mansão onde se passa 99% do game.

10. Dead by Daylight (2016)

Dead by Daylight Jogos de Terror PC

Dead by Daylight é uma experiência unicamente multiplayer, o que de forma alguma é um ponto negativo. Ainda que o game não tenha campanha solo ou siga uma linha narrativa clara, fornece uma dinâmica e um gameplay eletrizantes. Você assume o controle de um assassino ou de uma vítima, em uma arena, sendo obrigado ou a matar ou a sobreviver para sair vencedor.

Se quiser jogar como assassino, escolha um de uma lista de boas opções. Alguns são inspirados em filmes de terror, como Freddy Krueger, Ghostface e Leatherface. O mais divertido é que cada serial killer tem habilidades únicas e formas exclusivas de atacar as vítimas.

11. Resident Evil 2 (1998)

RE2

A presença de dois pontos de vista diferentes (Claire e Leon) e a maior liberdade de exploração em Raccoon City tornaram Resident Evil 2 um dos melhores jogos de terror da franquia. Os zumbis ganharam mais habilidades, aumentando o nível de dificuldade para os jogadores. E o remake, lançado em 2019, tornou o clássico ainda melhor.

12. Dead Space (2008)

dead space terror pc

Em Dead Space você assume o comando de Isaac Clarke, um engenheiro em luta contra uma invasão de alienígenas. Os aliens são vírus que tomam controle de seres humanos. É um jogo homenagem a vários filmes de terror espacial, incluindo Alien. E o melhor: como pausar não para totalmente o jogo, você pode ser devorado enquanto olha o inventário!

13. Little Nightmares (2017)

little nightmares terror pc

Um jogo de puzzle muito fofo, que coloca o jogador para controlar Six, uma menina que deve escapar de um barco cheio de inimigos. Sem armas, sua única forma de sair com vida é ser mais inteligente que as criaturas, resolvendo puzzles e encontrando caminhos seguros.

14. SOMA (2015)

soma terror pc

Em SOMA você vai tentar sobreviver a uma instalação científica subaquática, em que os inimigos são máquinas com consciência humana. Não existem armas, apenas sua inteligência e estratégia para não ser pego. Cada monstro que aparece tem uma característica única, e cabe a você se adaptar a eles.

15. Layers of Fear (2016)

Layers of Fear pc terror

Layers of Fear traz elementos clássicos do terror. É em primeira pessoa, e você deve explorar uma antiga mansão em que você é o único morador vivo. Enquanto anda por quartos, salas e diversos cômodos vai descobrir da pior forma que não está sozinho. E o pior é que pode morrer a qualquer momento.

16. Blair Witch (2019)

Blair Witch pc terror

Game em primeira pessoa, em que você controla um ex-policial, Ellis Lynch, que vai em busca de um garoto desaparecido em uma floresta. O jogo é em um mundo semiaberto, que pode ser explorado com bastante liberdade. Você tem um celular e uma câmera como ferramentas úteis, além de Bullet, seu cachorro.

17. F.E.A.R. (2005)

F.E.A.R.

F.E.A.R. é uma organização de agentes que combatem inimigos espirituais com armas de fogo. Estranho ou não, o game é muito bom, tendo um combate intenso e frenético, acompanhado de uma ambientação mesmo assustadora.

18. Five Nights at Freddy's (2014)

Five Nights at Freddy's

Five Nights At Freddy’s é um jogo bizarro de survival em que você deve sobreviver 5 noites em uma pizzaria, como segurança noturno. Para isso não pode deixar que os bonecos robóticos vejam você. Do contrário eles vão matá-lo.

19. Pathologic 2 (2019)

Pathologic 2

Pathologic 2 é um survival, em que você deve cuidar com as necessidades básicas da personagem: fome, sede, cansaço, entre outras. O objetivo é sobreviver 12 dias no game. Spoiler: é quase impossível fazer isso sem morrer.

20. Call of Cthulhu (2018)

Call of Cthulhu

Baseado na obra de H.P. Lovecraft, Call of Cthulhu é um RPG em mundo semiaberto. A exploração faz parte do terror, pois você nunca sabe o que vai encontrar. Existem muitos momentos em que é preciso investigar e usar de furtividade, além de usar a própria ambientação sombria a seu redor a seu favor.

21. Visage (2018)

Visage

Considerado o sucessor espiritual de P.T. Ambientado em uma mansão, o jogador deve explorar todos os cantos da casa para entender qual é a sua história. Você vai testemunhar todas as mortes que aconteceram nesse local, inclusive vendo espíritos bastante assustadores e que vão surgir quando menos esperar.

22. Darkwood (2014)

Darkwood

Um jogo bem completo! Um survival em uma floresta isolada, em que você deve criar itens e usar furtividade para sobreviver. Tem sistema de progressão e de evolução de habilidades, e a história tem múltiplos finais. Não há cenas de susto, apenas suspense constante.

23. Observation (2019)

Observation

Nesse suspense espacial você controla um mecanismo de vigilância de uma estação espacial internacional. Inicialmente você tem acesso a apenas um módulo da estação, mas vai ganhando controle sobre toda a nave. Até que uma entidade toma controle do local. E é aí que o terror começa.

24. System Shock (1994)

System Shock

O terror de System Shock é cibernético. A história se passa em um futuro cyberpunk, em 2072, em que uma inteligência artificial tenta tomar conta de uma estação de controle. Você controla um hacker, que deve usar suas habilidades para tal. O game na época recebeu vários prêmios pela mecânica e pela proposta inovadora.

25. Oxenfree (2016)

Oxenfree

Oxenfree coloca os jogadores em uma ilha, com um grupo de adolescentes. Após eventos sobrenaturais, eles decidem desvendar os segredos desse lugar, embarcando em uma jornada repleta de mistérios e alguns sustinhos bem memoráveis.

26. Sylvio (2015)

Sylvio

Você é uma caçadora de fantasmas, que se vê presa em um parque. Usando uma arma e uma máquina para gravar vozes e sons, sua missão é sobreviver até o dia amanhecer, para tentar ter alguma chance de sair do parque com vida.

27. Control (2019)

Control

Control nos faz questionar as fronteiras entre o que é real e o que é sobrenatural. Você controla Jesse Feden, diretora de uma agência secreta que precisa investigar uma invasão alienígena. O jogo é um sandbox, com a personagem tendo acesso à criação de armas e a poderes quase mágicos.

28. Man of Medan (2019)

Man of Medan

Um grupo de amigos viaja de férias para o Pacífico. Depois de uma tempestade se veem presos em um navio fantasma. Criado pela empresa de Until Dawn, traz a mesma premissa de que suas escolhas podem salvar todos os 5 amigos ou matar todos. É um game intenso e com uma porção de sustos espetaculares.

29. Stasis (2015)

Stasis

Visto sob um perspectiva isométrica, Stasis é um point and click, com elementos de puzzle, com interação com cenários e com coleta de itens. O jogador deve encontrar sua família perdida na nave, antes que ela chegue às nuves de metano de Saturno.

30. Slender: The Eight Pages (2012)

Slender: The Eight Pages

O melhor de Slender é que ele é gratuito. Ele é super simples, mas aí é que está a graça, pois o objetivo é encontrar 8 páginas deixadas em uma floresta. Quando a primeira é pega, Slenderman aparece. E o jogador não tem nada para se defender, apenas uma lanterna que usa para iluminar o caminho. E que eventualmente fica sem bateria...

Outros artigos que podem interessar:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.