Guia para melhor sensibilidade e configuração no Free Fire


Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo

Em Free Fire, sensibilidade é a razão usada para medir a rapidez da mira com a precisão do tiro. Maior sensibilidade permite ao jogador mirar mais rápido, mas se exagerado, pode fazer com que a mira falhe completamente o alvo. Além disso, é importante testar a sensibilidade sempre que ocorre uma atualização e, se necessário, re-configurá-la, já pode ter sido sofrido alterações. Confira nosso guia para personalizar sua sensibilidade em Free Fire e conseguir tiros perfeitos, rapidamente!

1. Configure o DPI para mira mais rápida

Antes de modificar detalhes no game em si, é necessário verificar o DPI do aparelho onde joga. DPI (Dots Per Inch) é uma medida que quantifica a densidade de pixeis numa determinada área. "E o que isso importa para subir capão?" pensa você, irritadinho. É simples: maior DPI significa maior sensibilidade, logo, será necessário menos movimento dos seus dedos para a mira chegar no lugar. No geral, sua mira ficará, pelo menos em teoria, mais rápida.

DPI Free Fire

A questão do DPI é mais importante para jogadores de celular, mas tem acontecido um certo exagero: as telas são pequenas e nem sempre se nota a diferença. Maior DPI também gasta mais bateria e pode fazer seu celular aquecer mais rápido. Para configurar o DPI num celular depende bastante do modelo, mas é quase sempre necessário habilitar o Modo de Desenvolvedor. Aí pesquise por Idioma e Entrada > Velocidade do Ponteiro.

DPI Free Fire Emulador

Para configurar o DPI num emulador é necessário entrar nas configurações e, no motor de jogo, descobrir a aba do DPI. Nesse exemplo, a configuração é no Gameloop.

2. Não copie, personalize a sensibilidade do seu jeito

sensibilidade Free Fire

Para configurar basta apertar o simbolo do menu de configurações no canto superior direito e, em seguida, escolher a aba da sensibilidade. Cada sensibilidade é importante e pode necessitar de um ajuste personalizado. Na teoria, quanto maior a ampliação da mira, menor será sua sensibilidade para diminuir erros de mira.

  • Geral: sensibilidade global do jogo, mais centrada no tiro em movimento do seu personagem;
  • Red Dot: sensibilidade da mira Red Dot, a mira quadrada quase sem ampliação de muitas armas;
  • Mira 2X: a mira mais comum, com alguma ampliação;
  • Mira 4X: uma mira já para usar em snipers;
  • Mira AWM: essa mira tem uma ampliação de 8X e, portanto, pode necessitar de um ajuste mais cuidado.

Depois de configurar, teste sua sensibilidade na Ilha de Treinamento, equipando diferentes armas com diferentes miras e grips. É verdade, ao contrário dos jogadores iniciais de Free Fire, agora é possível fazer testes e experimentar diferentes armas sem andar meio mapa à procura ou levar um capa enquanto o faz.

A sensibilidade também depende do equipamento que é usado. Um celular mais modesto pode não precisar de tanto ajuste como um tablet ligeiramente mais poderoso ou um emulador correndo num PC médio. Além disso, Android, iPhone e Emuladores precisam quase sempre de sensibilidades diferentes. Ou seja, personalizar sua sensibilidade é um detalhe necessário, seja qual for sua plataforma. E lembre-se de testar você mesmo, não coloque sensibilidades copiadas de outros jogadores, youtubers, streamers ou do seu cachorro.

3. Configure o HUD para eliminar ruído da tela

Personalizar HUD Free Fire

HUD significa Head Up Display e é nada mais que os botões que aparecem na tela. O ideal, se usar celular ou mesmo emulador, é tornar os botões que usa menos mais transparentes. O objetivo dessa estratégia é ter menos ruído na tela e conseguir observar melhor a partida.

Cada botão pode ser movimentado para qualquer zona da tela, além de sua transparência e tamanho. Se jogar com os dedos em garra modifique a posição dos botões para que sirvam melhor seu propósito.

Tem dúvidas sobre sua mira? Saiba qual é a melhor mira para seu estilo de jogo.
Se o seu celular trava demais, descubra como baixar e jogar Free Fire no PC com emulador!

Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo
Atirando desde as selvas de Sanhok de PUBG até os escombros enegrecidos de Torres Tortas de Fortnite, esse cara já fez de tudo. Se você cair no mesmo Battle Royale, vai perder.